Tio Hans Publicado 1 Agosto 2025 Eu recusei recentemente uma proposta para ir ganhar mais 5k€ por mês. O que ia perder em termos de qualidade de vida, o que ia gastar em combustível a mais, a perda do teletrabalho, do qual eu nem sou grande fã, mas que gosto de ter pela comodidade de quando preciso posso fazer, etc. não valia o dinheiro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 1 Agosto 2025 Também é preciso ver que muitas vezes o que se considera "melhoria da qualidade de vida" vs. rendimento acaba por não ser tão preto no branco. A última vez que mudei de emprego tinha duas propostas na mesa que diferenciavam mais de 300€/mês entre elas. Escolhi a mais baixa, porque o trabalho era 100% remoto. Olhando para isto no vácuo foi preferir "melhoria na qualidade de vida" a rendimento. Na realidade 300€ era o que gastaria por mês em combustível + portagens (e se for dar um valor às três horas por dia que passaria em viagens para o trabalho, nem que a diferença fosse 500 ou 600) e foi uma escolha puramente económica. 5 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 1 Agosto 2025 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Tambem esta bem visto que agora em Lisboa paguei 49 centimos por cada bola de lenha ou da avo, no Continente Padeiro hoje, padeiro milionario amanha! E ainda por cima essa m*rda nem é pão. Mas pensa em custo vs rendimento. Essas bolas de lenha pelo natal ainda vão estar molinhas. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Agosto 2025 (editado) Citação de Carson Wentz, há 1 hora: Também é preciso ver que muitas vezes o que se considera "melhoria da qualidade de vida" vs. rendimento acaba por não ser tão preto no branco. A última vez que mudei de emprego tinha duas propostas na mesa que diferenciavam mais de 300€/mês entre elas. Escolhi a mais baixa, porque o trabalho era 100% remoto. Olhando para isto no vácuo foi preferir "melhoria na qualidade de vida" a rendimento. Na realidade 300€ era o que gastaria por mês em combustível + portagens (e se for dar um valor às três horas por dia que passaria em viagens para o trabalho, nem que a diferença fosse 500 ou 600) e foi uma escolha puramente económica. É muito por aí, na minha opinião. Não desprezando a área de trabalho do @Vaart10 considero que muitas dessas condições que se elencam como decisivas na procura de emprego se traduzem, no final do mês, em compensações financeiras. Ou seja, na prática a transformação a que assistimos é que as empresas, condicionadas pela oferta de mão de obra num mercado de pleno emprego, procuram alternativas legais ao tradicional pagamento adicional "por baixo da mesa". O trabalho remoto (ou teletrabalho) é o novo conceito para o emprego à porta de casa, que foi algo sempre privilegiado por quem procurava emprego. De tal forma que as grandes empresas até construiam bairros habitacionais junto às fábricas para instalar os seus trabalhadores e respetivas famílias. Foi essa a génese urbana das cinturas industriais de Lisboa e do Porto, por exemplo. Todas as outras questões, que não desvalorizo, relacionadas com a saúde mental ou a compatibilização casa-trabalho tendem a ser secundárias. Não querendo com esta opinião desmerecer todas as políticas modernas de RH e consequente categorização da Geração Z como algo excêntrico na história da humanidade. Editado 1 Agosto 2025 por Descartes 4 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Burkina2008, há 10 horas: Isso parece uma de perdido por um perdido por mil Ja que nunca vou sair de casa dos meus pais, casar or ter filhos, olha que se f*da, prefiro receber 800 Euros e trabalhar a partir do sotao dos meus velhos do que receber 1200 e ter de ir para o escritorio interagir com pessoas... Pegar num comentário que fala em vários exemplos e usar um único deles acho que faz pouco sentido, mas posso fazer o mesmo e usar-me a mim como exemplo. Recentemente abdiquei de cerca de 200€ mês por uma questão de horários e para poder estar mais tempo com a minha família. Não só não foi por teletrabalho, como ainda fui para mais longe (passei de trabalhar na cidade que moro para ter que ir para Lisboa todos os dias). Como eu, há muita gente a fazer o mesmo. E não é uma questão de opinião, é factual. Citação de Descartes, há 8 horas: Todas as outras questões, que não desvalorizo, relacionadas com a saúde mental ou a compatibilização casa-trabalho tendem a ser secundárias. Não querendo com esta opinião desmerecer todas as políticas modernas de RH e consequente categorização da Geração Z como algo excêntrico na história da humanidade. Não são mesmo. É uma das principais razões pelas quais as empresas não conseguem reter talento hoje em dia. Confia em mim, tenho que ouvir a minha mulher a queixar-se disso todos os dias. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2025 Daqui a 2 anos, a minha decisão de ficar ou sair da minha empresa atual, vai ser o teletrabalho. Se disserem que sou obrigado a lá ir para absorver a cultura da empresa, vou para outro lado onde possa ficar em casa a absorver a cultura dos meus gatos 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 2 Agosto 2025 Só abdica de mais dinheiro quem está confortável e tem uma rede de segurança. Num país onde o salário é extremamente baixo, com a habitação a levar 90% do teu salário, ninguém diz não a 200/300€ mesmo que tenha de fazer mais umas horas ou trabalhar sábados. Recusar aumentos de 5K é a realidade de 0.000001% dos portugueses. A realidade da maioria dos portugueses é receber aumentos de 5/10€, exigência máxima na produtividade mesmo com salários baixíssimos, contratos precários, subsídios sempre o mínimo possível e se não tiveres bem ou andares a reclamar muito, haverá muito brasileiro, paquistanês ou outro coitado qualquer que precisa e fará o teu trabalho. 14 Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Alonso., há 7 minutos: 0.000001% dos portugueses Isso nem 1 português dá. 7 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Alonso., há 8 minutos: Só abdica de mais dinheiro quem está confortável e tem uma rede de segurança. Num país onde o salário é extremamente baixo, com a habitação a levar 90% do teu salário, ninguém diz não a 200/300€ mesmo que tenha de fazer mais umas horas ou trabalhar sábados. Recusar aumentos de 5K é a realidade de 0.000001% dos portugueses. A realidade da maioria dos portugueses é receber aumentos de 5/10€, exigência máxima na produtividade mesmo com salários baixíssimos, contratos precários, subsídios sempre o mínimo possível e se não tiveres bem ou andares a reclamar muito, haverá muito brasileiro, paquistanês ou outro coitado qualquer que precisa e fará o teu trabalho. Tal como os aumentos de 5k não são a norma, a realidade da maioria também não é essa que referes. Claro que há muita gente a quem esses 10 euros fazem a diferença, mas não são, nem de perto nem de longe, a maioria. Citação de Caviar, há 2 minutos: Isso nem 1 português dá. Ele não parece ser muito bom com números, também diz que os custos com habitação levam 90% do ordenado. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 2 Agosto 2025 (editado) Citação de Le God, há 7 minutos: Tal como os aumentos de 5k não são a norma, a realidade da maioria também não é essa que referes. Claro que há muita gente a quem esses 10 euros fazem a diferença, mas não são, nem de perto nem de longe, a maioria. Claro são. Pode não ser a maioria das pessoas que conheces ou que andam neste forum, mas os dados sobre os salários nacionais mostram que são a maioria das pessoas. Se uma pessoa que recebe mais de 2mil euros já está num grupo de 5% de privilegiados, é porque a realidade é mesmo aquela. E admito que esta conversa de os jovens valorizarem outras coisas que não os salários causa-me imensa comichão e eu entendo perfeitamente a parte de estudo da coisa e até a sua veracidade. Só que depois o modo como é aplicada dá-me urticária. Primeiro os grupos empresariais tendem logo a admitir que então o salário não interessa ou interessa pouco. E depois que se embelezarem com outras porcarias, como progressão de carreira (que muitas vezes leve a salários igualmente merdosos) que isso irá atrair mais jovens. E assim conseguem empurrar com a barriga o maior problema da maioria das empresas, que são os salários baixos. Isso passa-se em parte do universo empresarial que trabalho. Fazem um acordo com os sindicatos em que o salário inicial até é pior que antes, mas como aumenta a progressão profissional isso será imensamente chamativo e porque tem cores bué modernas e bonecos fixes. E ficam espantados que a mão de obra continua escassa, quando outras saídas profissionais pagam logo mais e com crescimentos profissionais imensamente mais atrativos. E isto quando apresentam salários iniciais ao nível de empregados de mesa de segunda e com menos benefícios empresariais (por naturalmente as empresas serem mais pequenas). Editado 2 Agosto 2025 por smashing_pumpkin 2 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Le God, há 17 minutos: Tal como os aumentos de 5k não são a norma, a realidade da maioria também não é essa que referes. Claro que há muita gente a quem esses 10 euros fazem a diferença, mas não são, nem de perto nem de longe, a maioria. Ele não parece ser muito bom com números, também diz que os custos com habitação levam 90% do ordenado. E tu o português não é o teu forte. Eu não disse que 10€ fazem a diferença. Disse que a realidade é levarem com aumentos salários de 5/10€. Se essa não é uma realidade, então vivemos mesmo numa realidade muito diferente. Aqui as fábricas já nem sequer contratam pessoas diretamente. Desculpe quero trabalhar posso deixar o currículo? Olhe não recebemos currículos, inscreva-se nesta agência de trabalho temporário X, contratamos por lá... Uma pessoa ganha 900€ a renda custa 750/800€... Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 2 Agosto 2025 (editado) Citação de smashing_pumpkin, há 25 minutos: Claro são. Pode não ser a maioria das pessoas que conheces ou que andam neste forum, mas os dados sobre os salários nacionais mostram que são a maioria das pessoas. Se uma pessoa que recebe mais de 2mil euros já está num grupo de 5% de privilegiados, é porque a realidade é mesmo aquela. E admito que esta conversa de os jovens valorizarem outras coisas que não os salários causa-me imensa comichão e eu entendo perfeitamente a parte de estudo da coisa e até a sua veracidade. Só que depois o modo como é aplicada dá-me urticária. Primeiro os grupos empresariais tendem logo a admitir que então o salário não interessa ou interessa pouco. E depois que se embelezarem com outras porcarias, como progressão de carreira (que muitas vezes leve a salários igualmente merdosos) que isso irá atrair mais jovens. E assim conseguem empurrar com a barriga o maior problema da maioria das empresas, que são os salários baixos. Isso passa-se em parte do universo empresarial que trabalho. Fazem um acordo com os sindicatos em que o salário inicial até é pior que antes, mas como aumenta a progressão profissional isso será imensamente chamativo e porque tem cores bué modernas e bonecos fixes. E ficam espantados que a mão de obra continua escassa, quando outras saídas profissionais pagam logo mais e com crescimentos profissionais imensamente mais atrativos. E isto quando apresentam salários iniciais ao nível de empregados de mesa de segunda e com menos benefícios empresariais (por naturalmente as empresas serem mais pequenas). Eu há não muito tempo (2022) tive sem projecto na consultora onde trabalhava então puseram-me a ajudar a preparar uma preparação para gerentes de pessoal (line managers, não sei bem a tradução), nomeadamente na pesquisa de coisas que são mais importantes para o trabalhador, e a prova empírica é sempre salário e benefícios. Não sei de onde vêm estes estudos que falam por aí. Talvez seja verdade que o pessoal agora procura mais flexibilidade no trabalho do que antes, mas salário e benefícios vinha sempre primeiro em qualquer survey. Acho que este Gallup poll foi um dos que eu usei https://www.gallup.com/workplace/389807/top-things-employees-next-job.aspx Edit, mea culpa que agora pesquisei e parece que isso mudou nalguns surveys da mesma magnitude este ano : https://www.theguardian.com/business/2025/jan/21/work-life-balance-pay-workers-covid-pandemic Mas é a primeira vez em 22 anos que work life balance passa à frente de salário. Isso não quer dizer que as pessoas nao tenham o salário como algo extremamente importante Editado 2 Agosto 2025 por Sandes. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Alonso., há 15 minutos: E tu o português não é o teu forte. Eu não disse que 10€ fazem a diferença. Disse que a realidade é levarem com aumentos salários de 5/10€. Se essa não é uma realidade, então vivemos mesmo numa realidade muito diferente. Aqui as fábricas já nem sequer contratam pessoas diretamente. Desculpe quero trabalhar posso deixar o currículo? Olhe não recebemos currículos, inscreva-se nesta agência de trabalho temporário X, contratamos por lá... Uma pessoa ganha 900€ a renda custa 750/800€... Outro cancro. 2 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 2 Agosto 2025 Eu recusei no ano passado uma proposta de mais 1k por mês. Por me sentir em casa onde estou e ter um plano de carreira bem definido. Mas bolas, por mais 5k ia sem pensar. Até porque quem recebe tal proposta certamente não estará a receber pouco desde logo. Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Alonso., há 43 minutos: E tu o português não é o teu forte. Eu não disse que 10€ fazem a diferença. Disse que a realidade é levarem com aumentos salários de 5/10€. Se essa não é uma realidade, então vivemos mesmo numa realidade muito diferente. Aqui as fábricas já nem sequer contratam pessoas diretamente. Desculpe quero trabalhar posso deixar o currículo? Olhe não recebemos currículos, inscreva-se nesta agência de trabalho temporário X, contratamos por lá... Uma pessoa ganha 900€ a renda custa 750/800€... https://www.rtp.pt/noticias/economia/ine-salario-medio-em-portugal-subiu-para-1525-euros_v1655428#:~:text=INE. Salário médio em Portugal subiu para 1.525 euros. Hoje vai ser um dia difícil, por isso tens aí. Se quiseres procura a definição de médio no priberam que para isso não tenho tempo. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Le God, há 1 hora: Ele não parece ser muito bom com números, também diz que os custos com habitação levam 90% do ordenado. Salário de 900€, renda de 800€, no exemplo dado. 100€ para viver o resto do mês (vamos acreditar que a renda engloba despesas). E, como estamos a falar do “levar 90%”, vamos concluir que não há mais ninguém a suportar a renda. Isto simplesmente não acontece. Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Le God, há 15 minutos: https://www.rtp.pt/noticias/economia/ine-salario-medio-em-portugal-subiu-para-1525-euros_v1655428#:~:text=INE. Salário médio em Portugal subiu para 1.525 euros. Hoje vai ser um dia difícil, por isso tens aí. Se quiseres procura a definição de médio no priberam que para isso não tenho tempo. O salário mediano é de cerca de 1.000€ Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2025 Mais um dia em que se discute abdicando de noções básicas de estatística como média e mediana. Se num universo de 10 pessoas nove ganharem 1 euro e uma 10000 a média é 1000.9 euros. Ganham todas muito bem, portanto. Só que não. 4 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 2 Agosto 2025 Citação de RAG, há 9 minutos: O salário mediano é de cerca de 1.000€ Eish, o dia está cada vez mais difícil. Citação de HappyKing, há 2 minutos: Mais um dia em que se discute abdicando de noções básicas de estatística como média e mediana. Se num universo de 10 pessoas nove ganharem 1 euro e uma 10000 a média é 1000.9 euros. Ganham todas muito bem, portanto. Só que não. Ui agora o dia complicou mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Duda34, há 35 minutos: Eu recusei no ano passado uma proposta de mais 1k por mês. Por me sentir em casa onde estou e ter um plano de carreira bem definido. Mas bolas, por mais 5k ia sem pensar. Até porque quem recebe tal proposta certamente não estará a receber pouco desde logo. O villas boas está confortável, ia ganhar mais 5k e sair de ser presidente do porto? Nunca na vida 1 7 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Plagio o Original, há 13 horas: Senti-me atacado mas n vivo em casa dos pais nem recebo 1.2k euros Pra mim é pq as promoções no local de colaboração são políticas. Muitas vezes fartei me de trabalhar, uma última vez a minha colaboração serviu pra mudar a estrutura de uma empresa, e fico sempre a ver navios nas promoções Ah e n trabalho pra portugueses Odeio ser yuppie Eu leio os teus posts aqui e consigo imaginar bem porque é que não és promovido Deixa adivinhar o feedback que recebes... "excelente tecnicamente, mas faz tudo pelo mínimo, pouco colaborativo e tem dificuldades a trabalhar em equipa com os colegas" Atenção não tou na tua empresa não sei o que se passa lá, às tantas podes ter razão que haja algo injusto pelo meio, isto é uma bicada meio na brincadeira meio provocatória no bom sentido, é só para parares para pensar 1 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 2 Agosto 2025 Citação de HappyKing, há 53 minutos: Mais um dia em que se discute abdicando de noções básicas de estatística como média e mediana. Se num universo de 10 pessoas nove ganharem 1 euro e uma 10000 a média é 1000.9 euros. Ganham todas muito bem, portanto. Só que não. Estava tão bem na ignore list. Por favor mantém. Citação de Alonso., há 52 minutos: Eish, o dia está cada vez mais difícil. Ui agora o dia complicou mesmo. 1000 x 2= 2000 Pelos vistos 900€ são 90% de 2000.👍 Compartilhar este post Link para o post
Kenny Omega Publicado 2 Agosto 2025 O @Alonso. pode estar a exagerar ligeiramente mas está bem mais perto da realidade do país. Os aumentos de salários que muitos têm tido, são a reboque do aumento do salário mínimo, por isso nunca se viram sequer numa situação com propostas de mais 200/300€ por mês. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 2 Agosto 2025 o cmpt é uma bolha completamente fora da realidade do país e não há mal nenhum nisso mas também falta alguma noção lol 3 Compartilhar este post Link para o post
Le God Publicado 2 Agosto 2025 Citação de Kenny Omega, há 23 minutos: O @Alonso. pode estar a exagerar ligeiramente mas está bem mais perto da realidade do país. Os aumentos de salários que muitos têm tido, são a reboque do aumento do salário mínimo, por isso nunca se viram sequer numa situação com propostas de mais 200/300€ por mês. Eu faço parte da realidade que recebe abaixo da média e bem perto da mediana. E é assim há 20 anos. Mas não era isso que se discutia. O que se discutia era haver uma geração que abdica de valor monetário em troca de outras coisas. E na maioria das vezes nem sequer é algo que a empresa vende como benefício, é mesmo a vontade das pessoas em procurar algo melhor para si mesmas. Preocupa-me que esteja a passar a mensagem de que é muito bom os patrões pagarem mal. Não é, é uma vergonha e há pessoas que são completamente exploradas. Mas isso não muda a realidade. O pessoal quer melhor vida e muitas vezes o facto de não ter vida faz com que 100€ não faça a diferença. Compartilhar este post Link para o post