Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 3 horas:

Começam bem as votações na AR com o chumbo do Tiago Antunes (PS) para Provedor da Justiça. Foi escolhido em conjunto pela AD e pelo PS mas a IL e o Chega reclamaram porque ele tinha feito parte dos governos xuxalistas do Sócrates e bastou para uma parte da bancada da AD chumbar.

Nem sei se toda a gente do PS votou nele. Ele não era unânime no partido 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Lebohang, Em 15/04/2026 at 18:13:

Há uma coisa certa no meio disto tudo: a condução na estrada piorou a olhos vistos nos últimos anos.

Não sei o que aconteceu mas pós-pandemia parece que as pessoas desaprenderam por completo o conceito de condução segura. Desde passar sinais vermelhos em plena luz do dia porque não há peões, não parar em passadeiras com peões parados à espera de atravessar, andar colado ao carro da frente... podemos dizer que isto já acontecia antes mas nunca a níveis tão elevados como hoje.

Pego neste post porque me parece uma reflexão interessante. Fala-se muito na velocidade como sendo o bicho papão da coisa, mas está longe de ser o principal problema.

De facto, a condução é, maneira geral, péssima. Eu conduzo poucas vezes mas, quando o faço, levo as mãos à cabeça. Em AE então é surreal. Metem-se na tua faixa sem olhar (primeiro metem-se, depois olham), cagam no facto de vir um carro mais rápido na faixa onde se vão meter, sempre a mexer no telemóvel, sempre na m*rda da faixa do meio…

Tudo bem, a velocidade é um factor importante. Mas há tanta outra coisa tão grave para resolver…

Passadeiras são outro flagelo grave. Quantas vezes vai um peão a iniciar a travessia e o pessoal passa na mesma. Para mim basta ver alguém a dirigir-se para a passadeira e paro logo, até para tentar criar alerta para os outros.

Outro fenómeno que tenho visto mais, geralmente com pessoas mais velhas, é malta que faz marcha-atrás em sítios proibidos, nomeadamente entradas e saídas de IPs/AEs. Como se o facto de não entrarem ou saírem no sítio certo os obrigasse a conduzir sem fim e a só parar na China.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de conduzir e a estrada estar cheia de atrasados mentais não ajuda.

Tenho muita inveja de quem se consegue mover, sem ser por obrigação, usando transportes públicos 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que está melhor. Menos taxistas e mais sensores ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scirea, há 13 horas:

Eu já perdi conta à quantidade de gente que vejo diariamente a mandar mensagens e a conduzir. Chega a ser aflitivo porque só me apetecia pregar um par de estalos aos estupores que conduzem assim. Seja em auto-estrada ou localidades é impressionante a quantidade de gente que vai agarrada à porcaria do telemóvel tendo um brinquedo com 1 tonelada nas mãos. 

e as pessoas que vão com o telemóvel encostado às orelhas?

estupidez flagrante, pessoas novas não sabem o que é um altifalante

depois são paradas - caça à multa, ai coitadinho de mim

po crl

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Os telemóveis são um problema mas os carro sem qualquer botão físico com autênticos LCD's é tudo tranquilo, para desligares o AC tens de clicar em 4 botões no ecrã touch...

Editado por Alonso.
  • Concordo! 17

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 14 minutos:

Os telemóveis são um problema mas os carro sem qualquer botão físico com autênticos LCD's é tudo tranquilo, para desligares o AC tens de clicar em 4 botões no ecrã touch...

Tocar no telemovel com o mindinho? multa!!!

Toma la 2 ecras maiores que o ecra do teu portatil para te distraires 

mercedes-cla-sb-11.jpg

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo da UGT deve-se estar a sentir super importante para andar a fazer estas figuras. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 15 minutos:

Exato. Estes carros novos têm gadgets e ecrãs a mais, não contribuem nada para uma condução segura e sem distrações.

Será que precisamos assim tanto de uma televisão no carro?

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Na China discute se precisamente essa questão neste momento: de os carros terem ecrãs tácteis que obrigam a olhar para eles, em vez de terem botões físicos. 

Editado por dpitz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 1 minuto:

Na China discute se precisamente essa questão neste momento: de os carros terem ecrãs tácteis que obrigam a olhar para eles, em vez de terem botões físicos. 

Não é só na China, na Europa também.

A China já proibiu foi os puxadores "encastrados" por questões de segurança. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Parece que ainda não será desta que teremos oficialmente um terrorista entre nós.

@antifa precisas ser mais convincente, apenas votaram em ti Chega e CDS. Até a própria IL ficou indecisa se votava em ti, o resto foi tudo contra e não te julga como sendo terrorista.

Fora de brincadeiras, não haverá mais matérias interessantes para votar e que mexam - positivamente - na vida das famílias portuguesas?

Edit: Foi aprovado o diploma que proíbe bandeiras LGBT, partidárias ou associativas em edifícios públicos. 

Finalmente, uma medida em condições que me vai permitir poupar no cabaz alimentar e na renda da casa...ou talvez não. Isto já cansa.

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 21 horas:

Pasme-se, nenhuma delas envolve excesso de velocidade! Mas sim, os radares de velocidade média e instantânea é que vão resolver o problema da sinistralidade na estrada.

O velocidade média ajuda sim. 

No troco do Marco de Canaveses até às portagens era um acidente com vitimas mortais todos meses. Desde que colocaram o radar de velocidade média, não me lembro de haver um acidente. 

Pode não ser a única solução mas há locais que ajudará. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 8 horas:

Um dos motivos de preferir BYD a Tesla é que apesar de ambos terem o LCD do mesmo tamanho na Tesla é ridículo ao ponto de até meterem os piscas no ecrã no meio do carro (entretanto já voltaram à manete normal no X que saiu no ano passado). E como isso várias outras coisas, BYD ainda manteve botões e controlos manuais além do LCD.

No entanto LCD só é como descreves se for mal optimizado. Eu no BYD se quiser aumentar potência do AC são 3 dedos para a direita, aumentar/diminuir graus é 3 dedos para cima/baixo… nem preciso de olhar para o ecrã, estou a conduzir normalmente. Além de que posso sempre ativar por voz, tipo se disser “BYD tenho calor” o assistente baixa 1 grau.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 4 horas:

Parece que ainda não será desta que teremos oficialmente um terrorista entre nós.

@antifa precisas ser mais convincente, apenas votaram em ti Chega e CDS. Até a própria IL ficou indecisa se votava em ti, o resto foi tudo contra e não te julga como sendo terrorista.

Fora de brincadeiras, não haverá mais matérias interessantes para votar e que mexam - positivamente - na vida das famílias portuguesas?

Edit: Foi aprovado o diploma que proíbe bandeiras LGBT, partidárias ou associativas em edifícios públicos. 

Finalmente, uma medida em condições que me vai permitir poupar no cabaz alimentar e na renda da casa...ou talvez não. Isto já cansa.

E agora como é que o Chega vai pendurar as suas bandeiras nas janelas do Parlamento? Passou a ser proibido? Com os votos do Chega? Mais um exemplo do pleno funcionamento da democracia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok mas pq q o sistema económico mundial evoluiu porque as pessoas da cidade precisam de 500 maneiras diferentes de diminuir a temperatura do ar condicionado? Um botão fisico dos anos 80 não era suficiente? Até pra cortar barba, a gente teoricamente só precisa de uma lâmina, mas inventamos toda uma industria à volta de cortar pêlo, uma lâmina tem que ter 3 ou 4 lâminas e uma espécie de lubrificante azul no topo e ser descartável 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 53 minutos:

Ok mas pq q o sistema económico mundial evoluiu porque as pessoas da cidade precisam de 500 maneiras diferentes de diminuir a temperatura do ar condicionado? Um botão fisico dos anos 80 não era suficiente? Até pra cortar barba, a gente teoricamente só precisa de uma lâmina, mas inventamos toda uma industria à volta de cortar pêlo, uma lâmina tem que ter 3 ou 4 lâminas e uma espécie de lubrificante azul no topo e ser descartável 

81Ki0+nbYqL._AC_SY300_SX300_QL70_ML2_.jp

É amor! 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Espanha, Itália, Alemanha: desconto fiscal que durará semanas para permitir um alívio no preço dos combustíveis

Portugal: ai, o gasóelo vai descer 13 cêntimos? Toma lá um agravamento do ISP!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 21 horas:

81Ki0+nbYqL._AC_SY300_SX300_QL70_ML2_.jp

É amor! 

É fácil encontrares as lâminas? No Pingo Doce nunca tem, só mesmo a máquina 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 horas:

É fácil encontrares as lâminas? No Pingo Doce nunca tem, só mesmo a máquina 

No meu pingo doce tem, já vi na normal, mas normalmente mando vir da primor.
Só tenho comprado da Gillette nunca experimentei outras marcas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...