Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Morreu Sara Carreira em trágico acidente na A1

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 1 hora:

Contudo, não comparar um Ibiza de 98 a um Audi de 2015. É bem mais seguro o Audi a 140 do que o Ibiza a 120.

Aí é que está o erro, achar-se que o nível de segurança da velocidade a que vamos se faz essencialmente do carro em que se está e não do condutor que vai ao volante.

Enquanto a carta de condução em Portugal for emitida como uma mera licença que se atribui a alguém em troca de umas centenas de euros e umas quantas aulas teóricas e práticas, este e outro tipo de acidentes vão continuar a ocorrer.

Um carro é uma arma, mas a maioria dos condutores em Portugal não entende a arma e não sabe manuseá-la. Não compreendem a dinâmica de um carro, não sabem o que é perder a traseira, o que se deve fazer numa situação de aquaplaning, a adaptação que a sua condução deve ter às condicionantes que estão à sua volta (piso, velocidade, trânsito, meteorologia, etc.), nunca tiveram a oportunidade de levar o carro ao limite num ambiente controlado para perceberem as reacções do mesmo, etc. Porra, há pessoas que nem obter a melhor posição de condução no seu carro sabem.

A atribuição da carta de condução devia ser mais cara, muito mais criteriosa, devia ser obrigatória a incorporação de várias aulas de condução defensiva (com avaliação) e de 5 em 5 ou de 10 em 10 anos a sua renovação devia depender de novos exames teóricos e práticos, incluindo novas avaliações em contexto de condução defensiva e simulação de casos extremos.

E sim, eu sei que isto não resolveria tudo, porque até pilotos de rally ou F1 cometem erros e têm acidentes. Agora, que seria um passo fundamental para reduzir o número de acidentes a níveis mínimos, disso tenho a absoluta convicção.

• Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 3 minutos:

Um carro é uma arma

Fdx és tu pai? Foi a primeira coisa que o meu pai me disse quando tirei a carta 😂

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e abram mais circuitos em Portugal para um gajo poder ir esgalhar o carro à vontade, crl!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 14 minutos:

Aí é que está o erro, achar-se que o nível de segurança da velocidade a que vamos se faz essencialmente do carro em que se está e não do condutor que vai ao volante.

Eu já pensei nisso quando escrevi. O mesmo condutor no Audi a 140/150 ou no Ibiza a 120 está a jogar com os mesmos riscos, mais ou menos. O Audi é, efetivamente, mais seguro. O problema é que, dessas velocidades para a frente, tudo piora, e de forma exponencial. Pior ainda, o Audi de 2015 não dá 160, dá 220 ou 230. Por isso podem bem cagar nele que a probabilidade de o espatifarem, caso não tenham noção, é maior do que espatifar o Ibiza. Depois há aquela questão do "carro novo, vou mostrar o que ele é capaz".

Fora da autoestrada a qualidade do condutor é tão ou mais importante, certas ultrapassagens e desrespeito de sinais são demasiado absurdas que a gente até fica ali 10 segundos de boca aberta sem reação, e é onde mais se põe em perigo pessoas completamente alheias a esses condutores.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Legi, há 11 horas:

Não imagino a dor. 
estou completamente em choque. 

Experimenta ir a 180km/h naquele troço da A1, ficas logo a perceber a dor. 

Citação de Mesut Ozil, há 2 horas:

Eu acho, sinceramente, é que este fórum está repleto de cidadãos exemplares. 

Mas isso não é novidade lol.

Eu já tive 4 acidentes e voces são todos uns anormais se não percebem que a velocidade é o factor mais mortal nesta equação.

1º acidente, 20km/h resultou no capô amolgado

2º acidente, 50km/h fiquei sem bagageira

3º acidente, 160km/h capotei no separador central da a2 

4º acidente, 220km/h carro pá sucata.

Se o gajo vinha em velocidade excessiva, e claramente que vinha tendo em conta o aspecto final do carro, é julgar o menino por homicidio negligente. 

E fdc o confinamento começou à 13h o que estavam a fazer aquela hora a voltar do Norte? Ou os famosos têm outro recolher? devem ter subornado os agentes com umas garrafas de vinho. 

oh wait.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Epa eu que me considero um condutor com capacidade um pouco acima da média (tenho experiência de pista, condução desportiva, derrapagens controladas, provas de perícia e afins) fico extremamente desconfortável a conduzir à noite em tempo de chuva, imediatamente aumento as distâncias e circulo a velocidade inferior, fico parvo como às vezes carros passam por mim como se estivessem condições óptimas.

Ainda nem consegui perceber que carro era, mas foi uma pancada daquelas...

Não sou propriamente admirador do "circo" que se montou com a família Carreira mas é desolador, ainda por cima ter sido com a mais nova

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

E peritos em sinistralidade que, baseados numa ou duas fotos, já determinaram a causa do acidente. E juízes que já determinaram a responsabilidade do acidente e sentenciaram o culpado.

Pela minha parte acho que faltam uns quantos pais, como eu. Desde que ouvi a notícia ontem só consigo pensar que faleceu de uma forma estúpida uma miúda com a idade da minha própria filha. E só consigo pensar no caco em que estará o seu pai. A vida para ele (e para a mãe e irmãos) deixou de fazer sentido.

O resto será apurado com o tempo pelas autoridades competentes.

Este caso mexe mais porque o pai e os irmãos são conhecidos, é fácil metermo-nos no papel do pai ou dos irmãos, porque grande parte de nós temos esse papel na nossa vida. 

Compartilhar este post

Link para o post

A música do Tony com a filha parece que ganha outra dimensão depois desta tragédia.

Todos os dias morrem pessoas de várias idades, mas uma cena destas com alguém conhecido tem um impacto brutal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 9 minutos:

#banallcars

Comprem uma bicicleta. Andem de comboio e de autocarro. Manifestem-se pelo investimento em transportes públicos.

Porque não há acidentes com esses meios de transporte?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 horas:

Foi esperto, ouve lá umas musiquinhas na França, traduz para português e vem para Portugal ter sucesso com o trabalho dos outros 😅

Tens mais perigo em nacionais do que propriamente em auto estradas, desde pessoal fazer ultrapassagens a queimar, não respeitar stops, curvas cegas, estradas em mau estado, etc

Eu não falei nas tradicionais estradas nacionais portuguesas, que são um terror. Falo, por exemplo, de percursos citadinos, mais demorados ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 horas:

Foi esperto, ouve lá umas musiquinhas na França, traduz para português e vem para Portugal ter sucesso com o trabalho dos outros 😅

Goste-se ou não do Tony Carreira há claramente um antes e depois dele na música portuguesa.

Se calhar os mais experts não vão gostar mas a nível de músicas, discos vendidos, impacto internacional e capacidade de mobilização de fãs o Tony Carreira cá é um Julio Iglesias ou Roberto Carlos versão portuguesa.

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Menendez 9, há 2 horas:

Admiro este argumento. Dada a possibilidade que já tenhamos andado todos em excesso de velocidade em alguma altura das nossas vidas, então que se atirem as regras todas pelo cano abaixo. Torna muito mais fácil defender o indefensável. 

É claro que já andei a mais de 120 - não muito mais, porque não tenho carro para isso. E alguns users daqui também já admitiram isso. A questão é que destes últimos, 2 ou 3 já partilharam que, por causa disso, já tiveram acidentes mais ou menos graves e por isso passaram a ser mais cuidadosos. Aproveitem as experiências deles para retirarem as vossas conclusões.

Porque foi exatamente isso que eu disse, não foi?

Não espero que o tópico da Sara Carreira no CMPT seja um verdadeiro memorial, mas não deixa de ser irónico que tanto se critique a posição de alguns orgãos de comunicação social e aqui mesmo haja tantos comentadores de bancada que podiam perfeitamente substituir a Maya ou o Malheiro. 

Mas se é para falar de segurança rodoviária, concordo que tem tudo a ver com as condições e o contexto em que se faz as coisas. O que sabemos é que ontem as condições climatéricas não eram as mais favoráveis, conduziam na A1 (que é um troço altamente seguro) e um Land Rover Evoque. O resto que se apure e se necessário se responsabilize a quem de direito. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 12 minutos:

Goste-se ou não do Tony Carreira há claramente um antes e depois dele na música portuguesa.

Se calhar os mais experts não vão gostar mas a nível de músicas, discos vendidos, impacto internacional e capacidade de mobilização de fãs o Tony Carreira cá é um Julio Iglesias ou Roberto Carlos versão portuguesa.

Eu não gosto porque as músicas são cópias exactas de músicas francesas. Por isso nunca lhe vou reconhecer talento.

Foi esperto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente o Tony Carreira quase nunca foi um escritor na sua carreira, a maior parte das músicas eram do Ricardo Landum.

Mas percebo onde queres chegar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 26 minutos:

esse é o Marco Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tony carreira é o j balvin das Olaias

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 41 minutos:

Claro que há.
Se basta ser esperto e "copiar musicas francesas" não percebo como só há um Tony Carreira...
E ainda podes juntar ao Bold, a dimensão e a qualidade dos espetáculos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

E peritos em sinistralidade que, baseados numa ou duas fotos, já determinaram a causa do acidente. E juízes que já determinaram a responsabilidade do acidente e sentenciaram o culpado.

Pela minha parte acho que faltam uns quantos pais, como eu. Desde que ouvi a notícia ontem só consigo pensar que faleceu de uma forma estúpida uma miúda com a idade da minha própria filha. E só consigo pensar no caco em que estará o seu pai. A vida para ele (e para a mãe e irmãos) deixou de fazer sentido.

O resto será apurado com o tempo pelas autoridades competentes.

Ontem estávamos a falar nisso no discord daqui. Aqueles que já foram pais é como quase que levássemos um soco no estômago quando vemos notícias destas, começo logo a imaginar como seria se fosse na minha família. Tal como tu, sendo a Sara da idade da tua filha, sei o que estás a sentir. Num ano com tantas mortes de pessoal famoso, a morte que mais me bateu e ainda cerca de um mês a pensar naquilo, foi a morte da pequena Valentina. Tinha mais uns meses que a minha filha e quando olhava para a minha garota perguntava-me como pode haver um pai a fazer o que fez e o sofrimento que a pobre criança teve durante horas e horas. Mas isto é uma situação que começamos a sentir exactamente depois de sermos pais.

Quanto às discussões das velocidades, excesso de velocidade significa perigo, mas não é automático que possa causar mais mortes que uma velocidade mais reduzida. Há tantas coisas que possam causar a morte e a velocidade nem sempre é a principal.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 10 minutos:

Ontem estávamos a falar nisso no discord daqui. Aqueles que já foram pais é como quase que levássemos um soco no estômago quando vemos notícias destas, começo logo a imaginar como seria se fosse na minha família. Tal como tu, sendo a Sara da idade da tua filha, sei o que estás a sentir. Num ano com tantas mortes de pessoal famoso, a morte que mais me bateu e ainda cerca de um mês a pensar naquilo, foi a morte da pequena Valentina. Tinha mais uns meses que a minha filha e quando olhava para a minha garota perguntava-me como pode haver um pai a fazer o que fez e o sofrimento que a pobre criança teve durante horas e horas. Mas isto é uma situação que começamos a sentir exactamente depois de sermos pais.

Quanto às discussões das velocidades, excesso de velocidade significa perigo, mas não é automático que possa causar mais mortes que uma velocidade mais reduzida. Há tantas coisas que possam causar a morte e a velocidade nem sempre é a principal.

True story. Eu mudava de canal quando davam notícias sobre o assunto. Só me apetecia vomitar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 hora:

Enquanto a carta de condução em Portugal for emitida como uma mera licença que se atribui a alguém em troca de umas centenas de euros e umas quantas aulas teóricas e práticas, este e outro tipo de acidentes vão continuar a ocorrer.

Um carro é uma arma, mas a maioria dos condutores em Portugal não entende a arma e não sabe manuseá-la. Não compreendem a dinâmica de um carro, não sabem o que é perder a traseira, o que se deve fazer numa situação de aquaplaning, a adaptação que a sua condução deve ter às condicionantes que estão à sua volta (piso, velocidade, trânsito, meteorologia, etc.), nunca tiveram a oportunidade de levar o carro ao limite num ambiente controlado para perceberem as reacções do mesmo, etc. Porra, há pessoas que nem obter a melhor posição de condução no seu carro sabem.

A atribuição da carta de condução devia ser mais cara, muito mais criteriosa, devia ser obrigatória a incorporação de várias aulas de condução defensiva (com avaliação) e de 5 em 5 ou de 10 em 10 anos a sua renovação devia depender de novos exames teóricos e práticos, incluindo novas avaliações em contexto de condução defensiva e simulação de casos extremos.

E sim, eu sei que isto não resolveria tudo, porque até pilotos de rally ou F1 cometem erros e têm acidentes. Agora, que seria um passo fundamental para reduzir o número de acidentes a níveis mínimos, disso tenho a absoluta convicção.

Eu não tenho carta mas quando fui para tirar na altura tinha um instrutor de condução que metia sempre o pé no acelerador dentro de todas as locadidades. Então aqui ao pé da escola de condução/minha casa temos escolas e ele metia o pé para ir até aos 100 sempre... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 40 minutos:

Teoricamente o Tony Carreira quase nunca foi um escritor na sua carreira, a maior parte das músicas eram do Ricardo Landum.

Mas percebo onde queres chegar.

Eu também não estou a perceber onde queres chegar 😅 e não é ironia atenção

Porque raio ei de ter admiração ou dizer que o homem tem talento quando os maiores êxitos dele são todo cópias, desde o textos até às melodias de músicas francesas. 

Foi esperto veio para cá, pegou nas músicas, meteu em português e montou uma estrutura com ele. Querem que diga o quê? Que é talentoso?

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takumi Fujiwara, há 1 hora:

Epa eu que me considero um condutor com capacidade um pouco acima da média (tenho experiência de pista, condução desportiva, derrapagens controladas, provas de perícia e afins) fico extremamente desconfortável a conduzir à noite em tempo de chuva, imediatamente aumento as distâncias e circulo a velocidade inferior, fico parvo como às vezes carros passam por mim como se estivessem condições óptimas.

Ainda nem consegui perceber que carro era, mas foi uma pancada daquelas...

Não sou propriamente admirador do "circo" que se montou com a família Carreira mas é desolador, ainda por cima ter sido com a mais nova

2x em tudo.

Não vale de muito o limite ser 120km/h e os carros andarem 250km/h.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 2 horas:

Acho que isso era muito importante, pelo menos, falar-se nas aulas de código.

No acidente que tive, perdi a traseira e só me desenrasquei mais ou menos porque, ia a baixa velocidade. Se calhar, se tivesse, pelo menos, umas luzes do que fazer numa situação dessas, não tinha pago 500€ par arranjar o carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...