Thierry Henry Publicado 24 Setembro 2021 Citação de antifa, há 1 hora: É tipo... nem bom, nem mau, fez-se o essencial, o deixa andar, o que qualquer comissão transitória sem poder de decisão faria, o basiquinho. Destaca-se por hoje continuar a apostar na comunicação, no marketing, cultivar a aura pseudo-independente. Sabe jogar com o orgulho típico dos portuenses, é rei dos anúncios de projectos megalómanos que não começam. E chega perfeitamente, da mesma forma que não tenho dúvidas que chegasse quase em qualquer outro município do país, apesar de que aqui tens a particularidade desse "bairrismo" ter um peso mais forte a que ele tão bem sabe apelar como falaste. O que me custa um bocado a perceber é a forma como o Caso Selminho parece não ter qualquer impacto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Setembro 2021 Citação de antifa, há 1 hora: O Rui Moreira para mim é uma mistério e um daqueles fenómenos de popularidade que duram e duram de foram pouco explicável, a não ser pela saturação da politica partidária convencional. Teve um primeiro mandato que sim teve características de uma lufada de ar fresco depois de anos e anos de um Rio hiper autoritário. Tinha boa imagem, boa comunicação e acima de tudo tinha um braço direito espectacular como o Paulo Cunha e Silva que veio fazer uma revolução na cultura da cidade onde fomentou eventos e redes de contacto entre espaços da cidade que duram até hoje, essa é a melhor coisinha que lhe aponto, só que o Paulo Cunha e Silva morreu já em 2015. Desde aí beneficiou e fomentou o turismo na cidade, parte iniciativa da câmara, mas grande parte fruto do acaso e do modo de funcionamento desse mercado, tendo ao mesmo tenpo assistido-se à recuperação das zonas da baixa da cidade, o seu grande trunfo já que provocou uma mudança na forma como as pessoas passaram a olhar para a cidade. Fora isso, e no que importa, o impacto da politica da câmara não é visível, nem em termos urbanísticos, sociais, nem em termos de rede viária, transportes publicos, nem em termos de habitação, tratamento de resíduos. Nada. Nessas competências base de qualquer município estes foram mandatos random, sem qualquer cunho particular nem nada que sobressaia. É tipo... nem bom, nem mau, fez-se o essencial, o deixa andar, o que qualquer comissão transitória sem poder de decisão faria, o basiquinho. Destaca-se por hoje continuar a apostar na comunicação, no marketing, cultivar a aura pseudo-independente. Sabe jogar com o orgulho típico dos portuenses, é rei dos anúncios de projectos megalómanos que não começam. Os outros partidos apenas meteram os pés pelas mãos, sabem que não conseguem competir com a popularidade do Moreira e o que queriam na realidade era fazerem parte da sua lista. O PSD escolheu um regen, o PS escolheu um tipo até com valor mas que é para aí a 5ª escolha e veio fazer o frete. Desde que eu existo enquanto pessoa com um mínimo de atenção dada à política, o Rui Moreira é o melhor presidente de cãmara que o Porto teve. Pode ter imensos defeitos, que os tem mas pá, é muito melhor que F. Gomes, Cardoso e Rui juntos. Acresce a isto haver uma tendência natural nas autárquicas para perpetuar edis enquanto for possível. Mesquita Machado, o Major, Jaime Marta Soares, etc. e os adversários do Rui Moreira serem quase todos uma nulidade: O Vladimiro Feliz tem o carisma de uma porta. Pode ser brilhante, um técnico como poucos mas como dizes, é um regen; O TBR representa o pior do PS. É um Miguel Costa Matos ou uma Begonha mais velho e um pouco menos "begonhoso". Se alguém me souber dizer algo de relevante que ele tenha feito na vida, fora cargos políticos e um tacho no conselho superior do FCP, sou todo ouvidos; A Ilda Figueiredo parece ser uma excelente pessoa, mas também, atualmente, não parece passar disso. O candidato do BE é outro regen. É o único que insiste em trazer o caso Selminho para a campanha e, mesmo assim, nesse tema tão sensível, anda, debate a debate a ser enxovalhado pelo Rui Moreira nesse tema; A candidata do PAN, que é líder da bancada parlamentar aparenta ter dificuldades em articular duas frases seguidas de forma fluida e compreensível a quem a está a ouvir; O tipo do Chega não conta. O Porto continua a ser o bastião nacional anti-Chega e não me parece que isso mude. A mim surpreende-me se o Rui Moreira não tiver mais que os 49% previstos pelo @Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Tio Hans, há 15 minutos: O TBR representa o pior do PS. É um Miguel Costa Matos ou uma Begonha mais velho e um pouco menos "begonhoso". Se alguém me souber dizer algo de relevante que ele tenha feito na vida, fora cargos políticos e um tacho no conselho superior do FCP, sou todo ouvido E desde quando é que isso prejudicou alguém? Pegas nos "grandes nomes" dos dois principais partidos e são raros os que têm "algo de relevante [...] feito na vida". Mas, sobretudo, o que é fazer algo de relevante na vida? Não faço ideia o que é que o TBR fez ou deixou de fazer, mas o Miguel Costa Matos, que enumeraste, tem um percurso académico bem jeitoso. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 24 Setembro 2021 Numero de Vitorias Expectáveis por Forca Politica Ha 80% de chances dos resultados finais estarem dentro da margem de erro. PS 161 -> 149 (129 a 157) PSD (ou PSD CDS) 98 -> 110 (103 a 124) CDU 24 -> 22 (19 a 26) IND 17 -> 19 (16 a 24) CDS 6 -> 6 (4 a 6) JPP 1 -> 1 (0 a 2) NC 1 -> 1 (0 a 1) CH 0 -> 0 (0 a 3) BE 0 -> 0 (0 a 0) IL 0 -> 0 (0 a 0) PAN 0 -> 0 (0 a 0) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Carlos Gouveia, há 22 minutos: E desde quando é que isso prejudicou alguém? Pegas nos "grandes nomes" dos dois principais partidos e são raros os que têm "algo de relevante [...] feito na vida". Mas, sobretudo, o que é fazer algo de relevante na vida? Não faço ideia o que é que o TBR fez ou deixou de fazer, mas o Miguel Costa Matos, que enumeraste, tem um percurso académico bem jeitoso. Estou a falar daqueles gajos do aparelho que saíram da faculdade diretamente para cargos políticos e fazem carreira de tacho em tacho sem ter qualquer noção do que é a vida. Muitos dos "grandes nomes" tiveram ou têm outros empregos. Mas reconheço que esta é a percepção que tenho do TBR. Posso estar redondamente enganado. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Tio Hans, há 42 minutos: Desde que eu existo enquanto pessoa com um mínimo de atenção dada à política, o Rui Moreira é o melhor presidente de cãmara que o Porto teve. Pode ter imensos defeitos, que os tem mas pá, é muito melhor que F. Gomes, Cardoso e Rui juntos. Acresce a isto haver uma tendência natural nas autárquicas para perpetuar edis enquanto for possível. Mesquita Machado, o Major, Jaime Marta Soares, etc. e os adversários do Rui Moreira serem quase todos uma nulidade: O Vladimiro Feliz tem o carisma de uma porta. Pode ser brilhante, um técnico como poucos mas como dizes, é um regen; O TBR representa o pior do PS. É um Miguel Costa Matos ou uma Begonha mais velho e um pouco menos "begonhoso". Se alguém me souber dizer algo de relevante que ele tenha feito na vida, fora cargos políticos e um tacho no conselho superior do FCP, sou todo ouvidos; A Ilda Figueiredo parece ser uma excelente pessoa, mas também, atualmente, não parece passar disso. O candidato do BE é outro regen. É o único que insiste em trazer o caso Selminho para a campanha e, mesmo assim, nesse tema tão sensível, anda, debate a debate a ser enxovalhado pelo Rui Moreira nesse tema; A candidata do PAN, que é líder da bancada parlamentar aparenta ter dificuldades em articular duas frases seguidas de forma fluida e compreensível a quem a está a ouvir; O tipo do Chega não conta. O Porto continua a ser o bastião nacional anti-Chega e não me parece que isso mude. A mim surpreende-me se o Rui Moreira não tiver mais que os 49% previstos pelo @Ticampos Completamente de acordo. Acho que a CMP tem muito a melhorar e o Rui Moreira não é a ultima bolacha do pacote, mas comparado com os anteriores e olhando aos outros candidatos não pode haver outra escolha. Sobre o candidato do PS, o Portuense comum sabe lá quem é o Tiago Barbosa Ribeiro, e ainda me vem com o Fernando Gomes como trunfo de apoio. Alguém que deixou zero de saudades na CMP, tido como um mamão em todo o lado. Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Ticampos, há 22 minutos: Numero de Vitorias Expectáveis por Forca Politica Ha 80% de chances dos resultados finais estarem dentro da margem de erro. PS 161 -> 149 (129 a 157) PSD (ou PSD CDS) 98 -> 110 (103 a 124) CDU 24 -> 22 (19 a 26) IND 17 -> 19 (16 a 24) CDS 6 -> 6 (4 a 6) JPP 1 -> 1 (0 a 2) NC 1 -> 1 (0 a 1) CH 0 -> 0 (0 a 3) BE 0 -> 0 (0 a 0) IL 0 -> 0 (0 a 0) PAN 0 -> 0 (0 a 0) Quais são as 3 do chaga? Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Ticampos, há 23 minutos: Numero de Vitorias Expectáveis por Forca Politica Ha 80% de chances dos resultados finais estarem dentro da margem de erro. PS 161 -> 149 (129 a 157) PSD (ou PSD CDS) 98 -> 110 (103 a 124) CDU 24 -> 22 (19 a 26) IND 17 -> 19 (16 a 24) CDS 6 -> 6 (4 a 6) JPP 1 -> 1 (0 a 2) NC 1 -> 1 (0 a 1) CH 0 -> 0 (0 a 3) BE 0 -> 0 (0 a 0) IL 0 -> 0 (0 a 0) PAN 0 -> 0 (0 a 0) O PSD depois da campanha miserável que fez, nomeadamente nos concelhos onde tinha possibilidade de reconquistar camaras, se conseguir obter esse resultado é, para mim, a grande surpresa ... Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Stromp, Agora: Quais são as 3 do chaga? Moura, Mourao e Monforte, por ordem de facilidade. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Setembro 2021 Vamos todos esquecer que o investimento num programa de comentário político/futebol não é suficiente para muito tanso escolher em quem votar? Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 24 Setembro 2021 (editado) Os votos de Moura são transferidos PS para o Chega? Ou da CDU? É que uma coisa foram as presidenciais onde o AV teve 1800 votos, mas numas eleições autárquicas era algo brutal... estamos a falar que a direita há 4 anos teve 600 votos. Mas falo sem dados adicionais, nem sei quem é o candidato. Já vi que ele próprio é candidato à AM. Mesmo assim... Editado 24 Setembro 2021 por M. Porter Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 24 Setembro 2021 (editado) Citação de M. Porter, há 15 minutos: Os votos de Moura são transferidos PS para o Chega? Ou da CDU? É que uma coisa foram as presidenciais onde o AV teve 1800 votos, mas numas eleições autárquicas era algo brutal... estamos a falar que a direita há 4 anos teve 600 votos. Mas falo sem dados adicionais, nem sei quem é o candidato. Já vi que ele próprio é candidato à AM. Mesmo assim... Sobretudo do PS e Abstencao, mas nao por motivos ideologicos, os 2 maiores motivos que levam os votantes a votar neles sao a presenca de ciganos (que e vista como um problema transversalmente no espetro politico em Moura) e desleixo no foco dos partidos mainstream em relacao ao interior pobre do pais. Sao municipios pobres e os grupos sociais que se sentem atraidos pelo Chega sao bastante complexos e diversificados (vao desde os ricacos de Cascais aos pobres de Mourao). Tem-se que parar de ver a transferencia de voto como esquerda-esquerda/direita-direita, em relacao ao Chega nao e assim que funciona. Se assim fosse os melhores resultados do Chega nao seriam no Alentejo. Se em teoria os votantes do Chega vem da direita, como e que o Ventura teve mais em Beja nas presidenciais que PSD+CDS+IL em 2019? Se os votos do Chega no Alentejo vem do PSD/CDS, os do PSD/CDS do PS e os do PS do PCP. Porque e que esse fenomeno nao acontece nos outros locais? Em suma as pessoas que votam Chega nesses sitios estao-se a cagar quanto a ideologias, votam em quem lhes promete mais coisas que procuram obter (neste caso prejudicar os ciganos para se auto-beneficiarem). Podem ir de partidos de esquerda como a CDU, ate partidos de direita como o CDS. Isso tem mais a ver com psicologia do que com ideologias. OBS. Eu dou poucas hipoteses do Ventura ganhar Moura, mas e uma hipotese que nao pode ser colocada de parte a 100%. Editado 24 Setembro 2021 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 24 Setembro 2021 (editado) Citação de Carlos Gouveia, há 1 hora: Miguel Costa Matos, que enumeraste, tem um percurso académico bem jeitoso. qual é? Editado 24 Setembro 2021 por Puto Perdiz Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos: qual é? Licenciatura em Economia, Filosofia e Política em Warwick; Mestrado em Economia na Nova. Concluído no tempo mínimo e com boa média. Longe do normal de um tipo das jotas. Não me parece mal para quem tem 27 anos... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Carlos Gouveia, há 16 minutos: Licenciatura em Economia, Filosofia e Política em Warwick; Mestrado em Economia na Nova. Concluído no tempo mínimo e com boa média. Longe do normal de um tipo das jotas. Não me parece mal para quem tem 27 anos... Diz me q uma pessoa é beta sem dizeres que é beta Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Ticampos, há 1 hora: Moura, Mourao e Monforte, por ordem de facilidade. Ironicamente, começam todos por M, tal a afinidade... 2 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Carlos Gouveia, há 2 horas: E desde quando é que isso prejudicou alguém? Pegas nos "grandes nomes" dos dois principais partidos e são raros os que têm "algo de relevante [...] feito na vida". Mas, sobretudo, o que é fazer algo de relevante na vida? Não faço ideia o que é que o TBR fez ou deixou de fazer, mas o Miguel Costa Matos, que enumeraste, tem um percurso académico bem jeitoso. Em eleições autárquicas importa é que o povo te reconheça, querem lá eles saber da ordem de cursos que tens. Dando um exemplo claro, por algum motivo o Santana vai limpar a Figueira e o Pedro Machado, que até teve um bom trabalho no Turismo do Centro, nem aos 10% vai chegar. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 24 Setembro 2021 é pá ó André, deixa só fazer um tiktok para ganhares engajamento com a malta jovem Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 24 Setembro 2021 Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos: Em eleições autárquicas importa é que o povo te reconheça, querem lá eles saber da ordem de cursos que tens. Dando um exemplo claro, por algum motivo o Santana vai limpar a Figueira e o Pedro Machado, que até teve um bom trabalho no Turismo do Centro, nem aos 10% vai chegar. Sem dúvida alguma. Mas ali estava a responder ao @Tio Hans que fez uma afirmação bastante genérica e que se aplica a qualquer um. Eu olho para grande parte dos "políticos de carreira" e vejo aquele perfil de "não fez nada na vida", sem sequer saber bem o que isso é. E falei no Miguel porque o conheço há uns anos (e não, não tenho, nem tive nada a ver com a JS) e sei mais ou menos o que fez na vida. Se isso lhe dá reconhecimento do público e força numas autárquicas? Claro que não. Se acho um bocado injusto dizer que nunca fez nada na vida? Acho. Agora, claro, tem 27 anos, uma vida pela frente, vamos ver o que vai fazer daqui para a frente. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Carlos Gouveia, há 1 hora: Licenciatura em Economia, Filosofia e Política em Warwick; Mestrado em Economia na Nova. Concluído no tempo mínimo e com boa média. Longe do normal de um tipo das jotas. Não me parece mal para quem tem 27 anos... Lembro-me de uma entrevista onde disse que era de esquerda por ter lido Marx enquanto estudava num Colégio Privado em Cascais, pelo menos reconheço que é original. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 24 Setembro 2021 Citação de Carlos Gouveia, há 2 minutos: Sem dúvida alguma. Mas ali estava a responder ao @Tio Hans que fez uma afirmação bastante genérica e que se aplica a qualquer um. Eu olho para grande parte dos "políticos de carreira" e vejo aquele perfil de "não fez nada na vida", sem sequer saber bem o que isso é. E falei no Miguel porque o conheço há uns anos (e não, não tenho, nem tive nada a ver com a JS) e sei mais ou menos o que fez na vida. Se isso lhe dá reconhecimento do público e força numas autárquicas? Claro que não. Se acho um bocado injusto dizer que nunca fez nada na vida? Acho. Agora, claro, tem 27 anos, uma vida pela frente, vamos ver o que vai fazer daqui para a frente. Certo, mas acho que o Tio também falava nessa perspectiva de relacionamento com a cidade. Que era a minha de partida quando o achava um candidato fraco. Apesar de ele ter lá feito vida, ser de lá e lá continuar, acho que não é um gajo reconhecido por ninguém que não elites. E elites por si só não dão grandes resultados autárquicos. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Setembro 2021 Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos: Certo, mas acho que o Tio também falava nessa perspectiva de relacionamento com a cidade. Que era a minha de partida quando o achava um candidato fraco. Apesar de ele ter lá feito vida, ser de lá e lá continuar, acho que não é um gajo reconhecido por ninguém que não elites. E elites por si só não dão grandes resultados autárquicos. Sim, mas não só. O TBR aparece quase do nada. Ninguém o conhece, ninguém sabe quem ele é, vai crescendo na jota e de repente surge como deputado, presidente da concelhia e etc. Não é um portuense reconhecido. Não é alguém que se reconheça ter feito nada que se visse na e pela cidade/região, nada. Aliás, é mais conhecido aqui no Porto por ir com muita frequência ao Dragão e por ter abdicado da dignidade numa cambalhota épica a respeito da transferência do Infarmed para o Porto. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Setembro 2021 Citação de antifa, há 36 minutos: é pá ó André, deixa só fazer um tiktok para ganhares engajamento com a malta jovem *ver o tik tok dele quando vai ao bairro da jamaica e usa a musica bairro dos wet bed gang* Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 24 Setembro 2021 Alguém é capaz de me arranjar este artigo premium completo? Autárquicas: há 51 surpresas possíveis. E o PS é quem mais arrisca Compartilhar este post Link para o post