Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

Citação de Bernas, há 2 horas:

Fez um jogo menos conseguido em Alvalade e já não chega, nós para queimar jogadores somos impecáveis. Claro que ainda tem muitas falhas, principalmente a nível defensivo, estranho seria se não as tivesse, mas tem tudo para dar um óptimo lateral se for bem trabalhado. Não podemos insistir na aposta na formação e depois queimar um jogador por um mau jogo. E nem acho que tenha estado especialmente mal, por acaso.

Quanto ao Sérgio Conceição, tinha de ter saído este Verão. Em final de contrato, com algumas propostas interessantes para uma saída limpa, era o melhor para todas as partes. E, ainda por cima, era uma altura em que muitos treinadores, com o Vítor Pereira à cabeça, estavam disponíveis. Assim, estamos presos ao Conceição até 2024 e, se eventualmente ele sair entretanto, podemos não ter tanta sorte com os treinadores disponíveis no mercado. 

Citação de Elvis, há 4 minutos:

f*da-se.

Tive o cuidado de pedir desculpa para quem não estava preparado para ouvir isto. Neste momento o João Mario não chega para ser o nosso único LD e o titular indiscutível. Se tem opinião contraria, nada contra, alias são opiniões. 

Mas atenção que não é pelo JM que estamos mal, longe disso. Não me importo de o ver ali, há tão pior noutros lugares. 

Editado por JP_

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 2 horas:

4 anos depois sinto que não se melhorou em nada, pelo contrário, sinto que cada vez se piora mais.
Mesmo a cena dos jogadores darem tudo em campo está a desaparecer aos poucos e não me surpreendia se alguns lá dentro quisessem começar a fazer a cama ao treinador.

Fora isso, em janeiro quando o Fábio Vieira assinar um pré-contrato com outro clube, vamos ver as acusações de que é ingrato e a SAD tentou, etc.

E vamos ver se o Diogo Costa não decide que é mais seguro por-se daqui para fora.

E vamos perder o Corona e o Mbemba a custo 0, isso também é mais que certo, tanto que já nem parecem ter vontade de jogar depois de não terem saído neste mercado.

O Conceição vai ficar na história por 2 motivos - por ter impedido o penta do Benfica em condições muito difíceis (grandíssimo mérito nessa época) e por ter ajudado a destruir a geração de ouro do F.C.Porto, deixando um plantel repleto de mancos, que nem em muitos clubes da 1ª Liga seriam opção, para o seu sucessor. Atenção, o plantel tem muita qualidade, ele é que é fã de auto-sabotagem e dá sempre prioridade aos seus fetiches.

Os sinais estavam todos aí, era evidente que esta época tinha tudo para ser a pior do reinado do Conceição (vamos ver se se confirma ou não, ainda é cedo). Quanto à contestação, ela só vai acontecer em espaços como este ou nas redes sociais. Enquanto o Pedroto 2.0 tiver o PdC na mão e a sua guarda pretoriana, com especial destaque para um macaco de estimação, nada feito. Não vamos ouvir um pio, nem uma crítica. Só em caso de hecatombe é que isto poderá ganhar outras proporções mais rapidamente.

Citação de fns, há 2 horas:

Ah isso não muda. Mas eu tenho mais "problemas" com o individual do que com o coletivo. Basta ver que quando jogam os jogadores certos as coisas tendem a correr melhor.

Sim, jogar com os melhores ajuda mas não resolve todos os teus problemas. Se colocares o Vitinha em campo ou o F. Vieira vais chegar à conclusão que nem eles acrescentam grande m*rda neste correball. Uns dirão que só nos Sub-21 é que são bons, outros assumirão que é o colectivo do Porto que não funciona porque o treinador não tem mãos para isto.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 1 hora:

Tive o cuidado de pedir desculpa para quem não estava preparado para ouvir isto. Neste momento o João Mario não chega para ser o nosso único LD e o titular indiscutível. Se tem opinião contraria, nada contra, alias são opiniões. 

Mas atenção que não é pelo JM que estamos mal, longe disso. Não me importo de o ver ali, há tão pior noutros lugares. 

Eu estou plenamente de acordo contigo. Tem que aprender a defender. Quando só é preciso atacar, dificilmente se arranja melhor. O problema é o resto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Conceição é ter mudado tanto a forma de estar depois dos primeiros 2/3 meses no clube. Não sei porque acontece mas é raro o caso em que não acontece isso. Aconteceu com ele e com muitos outros. Para já só o Amorim se mantém igual a si próprio desde o primeiro dia em que chegou e isso reflete-se nos resultados. De resto, não sei porque mas muitos começam com uma ideia e vão se tornando casmurros e mais casmurros com o passar do tempo. Preferindo levar a deles avante mesmo sabendo que não é o melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 1 hora:

O Conceição vai ficar na história por 2 motivos - por ter impedido o penta do Benfica em condições muito difíceis (grandíssimo mérito nessa época) e por ter ajudado a destruir a geração de ouro do F.C.Porto, deixando um plantel repleto de mancos, que nem em muitos clubes da 1ª Liga seriam opção, para o seu sucessor. Atenção, o plantel tem muita qualidade, ele é que é fã de auto-sabotagem e dá sempre prioridade aos seus fetiches.

Os sinais estavam todos aí, era evidente que esta época tinha tudo para ser a pior do reinado do Conceição (vamos ver se se confirma ou não, ainda é cedo). Quanto à contestação, ela só vai acontecer em espaços como este ou nas redes sociais. Enquanto o Pedroto 2.0 tiver o PdC na mão e a sua guarda pretoriana, com especial destaque para um macaco de estimação, nada feito. Não vamos ouvir um pio, nem uma crítica. Só em caso de hecatombe é que isto poderá ganhar outras proporções mais rapidamente.

Sim, jogar com os melhores ajuda mas não resolve todos os teus problemas. Se colocares o Vitinha em campo ou o F. Vieira vais chegar à conclusão que nem eles acrescentam grande m*rda neste correball. Uns dirão que só nos Sub-21 é que são bons, outros assumirão que é o colectivo do Porto que não funciona porque o treinador não tem mãos para isto.

Absolutamente de acordo.
Se fosse por falta de jogadores de qualidade, eu dava de barato todos os problemas, porque ele apesar de tudo faz com que a equipa seja competitiva.

O problema é que temos bom plantel este ano, e em muitos casos jogam os piores (como acontece desde que chegou) porque ele tem um fetishe.

Gestão de plantel não existe, com certos jogadores a jogar até cair para o lado, jogadores com a cabeça fora daqui a jogar 90 sobre 90, etc.
Não há proteção dos atletas e estes como jogam até rebentar também não valorizam e é assim que se chega a este ponto de irmos aos quartos de final da Champions e não conseguirmos vender os maiores ativos nem por valores baixos

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

f*da-se.

Eu concordo. Levar com o Manafá e Nanu faz com que o João Mário pareça o Cafu. O João Mário tem qualidade e pode atingir um bom nível (e é a melhor opção para o lugar), mas não consigo olhar para a posição e pensar "bem, o lugar de DD está fechado e estou tranquilo com as nossas soluções".

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Apostar nos jovens exige capacidade de lidar com as suas dores de crescimento naturais. Se fosse apenas apostar no talento, esperar 6 meses e vê-los partir tudo em campo, toda a gente apostava neles e isto era fácil.

O João Mário vai melhorar com o passar dos jogos e com a experiência que vai adquirir. Mas certamente que terá dias maus pelo caminho, é praticamente garantido. A aposta vai-se reflectir mais na forma como o seguram no 11 nesses dias maus do que propriamente na forma como o elogiam quando ele faz bons jogos.

E isto vale para todos os jovens, claro.

• Like 2
  • Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 19 minutos:

Eu concordo. Levar com o Manafá e Nanu faz com que o João Mário pareça o Cafu. O João Mário tem qualidade e pode atingir um bom nível (e é a melhor opção para o lugar), mas não consigo olhar para a posição e pensar "bem, o lugar de DD está fechado e estou tranquilo com as nossas soluções".

O João ainda tem que crescer muito no aspecto defensivo, mas depois quando olhas para aquela organização defensiva (ou falta dela), onde um central de qualidade como o Mbemba também se tem fartado de enterrar, parece ficar claro que o problema está longe de ser apenas a valia dos jogadores. O João já tem algumas dificuldades a defender, o que acaba por ser natural quando ainda está numa fase de adaptação à posição, e depois ainda acaba por se ver muitas vezes desapoiado. A anarquia táctica é de tal ordem que não há um verdadeiro extremo direito que acompanhe o lateral/ala adversário. Jogue o Corona, jogue o Otávio, eles andam mais tempo no corredor central do que propriamente na direita e depois nas transições o João é muitas vezes apanhado em situações de 2x1.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não se admirem de no próximo jogo os laterais serem o Corona e o Manafá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bernas, há 8 minutos:

Mas não se admirem de no próximo jogo os laterais serem o Corona e o Manafá.

Era uma tremenda filha da putice sentar o João Mário, mas nada que me surpreendesse vindo de quem vem.

Citação de TariboWest, há 11 minutos:

O João ainda tem que crescer muito no aspecto defensivo, mas depois quando olhas para aquela organização defensiva (ou falta dela), onde um central de qualidade como o Mbemba também se tem fartado de enterrar, parece ficar claro que o problema está longe de ser apenas a valia dos jogadores. O João já tem algumas dificuldades a defender, o que acaba por ser natural quando ainda está numa fase de adaptação à posição, e depois ainda acaba por se ver muitas vezes desapoiado. A anarquia táctica é de tal ordem que não há um verdadeiro extremo direito que acompanhe o lateral/ala adversário. Jogue o Corona, jogue o Otávio, eles andam mais tempo no corredor central do que propriamente na direita e depois nas transições o João é muitas vezes apanhado em situações de 2x1.

Concordo em absoluto. E o mesmo vale para o Pepe. Olhe-se para o golo do Sporting, por exemplo. É assustador o posicionamento da nossa linha defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o topic onde mais se pede que o treinador ponha a jogar jovens jogadores e agora que o Joao Mario joga já há pessoal a querer sentar-lo?  Certamente algum que critica o Joao Mario pedia o Tomas Esteves faz um mes. 😛

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente, acho que está toda a gente a dizer o mesmo, mas um estão a ver o copo meio cheio e outros meio vazio.

JM é o nosso melhor lateral direito atualmente, infelizmente isso não é dizer muito.

• Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 9 horas:

Vai mudar, vai. Não vai é mudar para o que tu queres. Quarta-feira vês o Manafá na esquerda e o Sérgio Oliveira no lugar do Bruno Costa, vais ver. De resto tudo na mesma. 

Yap, isto é o que vai acontecer.

E vamos fazer um "bom" jogo, tenho quase a certeza. Perdemos por um ou empatamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero bem que o Sérgio tenha o bom senso de mexer em qualquer para nos sabermos comportar contra outra equipa que projeta os alas de forma extremamente agressiva. Ontem vi resumos de dois jogos do Atlético e o comportamento dos laterais é bastante semelhante ao dos do Sporting. Se o conseguirmos conter aí, acho que podemos perfeitamente discutir o jogo em Madrid.

Já colocando de parte hipóteses que sei que são demasiado remotas na cabeça do Sérgio para acontecerem, ia assim:

Diogo; João Mário, Pepe, Mbemba, Manafá; Uribe, Grujic, Sérgio Oliveira, Otávio; Díaz; Toni Martínez.

Editado por Thierry Henry

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 8 minutos:

Espero bem que o Sérgio tenha o bom senso de mexer em qualquer para nos sabermos comportar contra outra equipa que projeta os alas de forma extremamente agressiva. Ontem vi resumos de dois jogos do Atlético e o comportamento dos laterais é bastante semelhante ao dos do Sporting. Se o conseguirmos conter aí, acho que podemos perfeitamente discutir o jogo em Madrid.

Já colocando de parte hipóteses que sei que são demasiado remotas na cabeça do Sérgio para acontecerem, ia assim:

Diogo; João Mário, Pepe, Mbemba, Manafá; Uribe, Grujic, Sérgio Oliveira, Otávio; Díaz; Toni Martínez.

tira Grujic e Toni e introduz Taremi e Corona e acho que acertas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 minutos:

O jogo contra o Sporting fez-me lembrar a abordagem patética do F. Santos contra a Alemanha. Toda a gente sabe como jogam mas ainda assim somos comidos de cebolada. Os próprios laterais (J. Mário e Marcano) acabaram por ser vítimas desse falhanço na preparação do jogo como na altura o N. Semedo também foi muito criticado.

Contra o Atlético, estou curioso para perceber qual será a abordagem e o sistema utilizado. Tenho poucas dúvidas que o SO vai ser titular, assim como o Manafá, resta saber em que modelo.

Diogo; Marcano, Pepe, Mbemba; Manafá, Corona; SO, Uribe, Otávio; Díaz e Taremi. Isto em 3-5-2, acho que vai entrar assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 24 minutos:

Sério e bom senso na mesma frase.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 13 minutos:

Este jogo não é também ideal para a estreia do Wendell pois não? 

Colocaria o Marcano.

Nunca vai ser. Apostaria, talvez, num jogo em casa, contra um Arouca, ou algo parecido.

oh wait

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 6 minutos:

Nunca vai ser. Apostaria, talvez, num jogo em casa, contra um Arouca, ou algo parecido.

oh wait

Ele se quer queimar o Wendell é coloca-lo neste jogo, um pouco semelhante ao que fez ao Saravia contra o Krasnodar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 42 minutos:

O jogo contra o Sporting fez-me lembrar a abordagem patética do F. Santos contra a Alemanha. Toda a gente sabe como jogam mas ainda assim somos comidos de cebolada. Os próprios laterais (J. Mário e Marcano) acabaram por ser vítimas desse falhanço na preparação do jogo como na altura o N. Semedo também foi muito criticado.

Contra o Atlético, estou curioso para perceber qual será a abordagem e o sistema utilizado. Tenho poucas dúvidas que o SO vai ser titular, assim como o Manafá, resta saber em que modelo.

Diogo; Marcano, Pepe, Mbemba; Manafá, Corona; SO, Uribe, Otávio; Díaz e Taremi. Isto em 3-5-2, acho que vai entrar assim.

Por acaso nem achei que o Sporting tivesse criado muitos problemas por aí: tiveram o lance do golo e não me lembro assim de nenhuma situação de aperto criada pelas exploração da profundidade dos alas, mesmo no golo a maior descoordenação até foi dos centrais e do João Mário na forma como deixaram o Nuno Santos à vontade no coração da área. Mencionei isso no meu post mais porque a qualidade dos intervenientes do lado do Atlético é outra e se sofremos com um Sporting sem alguns dos seus melhores jogadores, a probabilidade de isso acontecer em casa de um clube como o Atlético acaba por ser maior.

O 3-5-2 se calhar não era mal pensado, mas tenho ideia de só termos entrado assim na meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting mais porque na altura andávamos a conta com uma série de casos de COVID/lesões/suspensões que não lhe deram outra hipótese. Duvido que mude tão radicalmente para um jogo da Champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos a Madrid no sistema que fomos a Manchester... 5-4-1...

O Marcano vai ser o nosso Sarr.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 12 minutos:

Por acaso nem achei que o Sporting tivesse criado muitos problemas por aí: tiveram o lance do golo e não me lembro assim de nenhuma situação de aperto criada pelas exploração da profundidade dos alas, mesmo no golo a maior descoordenação até foi dos centrais e do João Mário na forma como deixaram o Nuno Santos à vontade no coração da área. Mencionei isso no meu post mais porque a qualidade dos intervenientes do lado do Atlético é outra e se sofremos com um Sporting sem alguns dos seus melhores jogadores, a probabilidade de isso acontecer em casa de um clube como o Atlético acaba por ser maior.

O 3-5-2 se calhar não era mal pensado, mas tenho ideia de só termos entrado assim na meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting mais porque na altura andávamos a conta com uma série de casos de COVID/lesões/suspensões que não lhe deram outra hipótese. Duvido que mude tão radicalmente para um jogo da Champions.

O Porro, principalmente, fez o que quis no corredor esquerdo e enquanto teve pilhas foi o melhor em campo. Muito por culpa do lateral (improvisado) ser o Marcano e porque esse corredor estava desprotegido - o Díaz não pode nem deve desgastar-se em missões defensivas e não temos um médio interior que possa fazer essas coberturas - que jeito dava mudar para um meio-campo a 3, Sérgio!

Contra o Sporting, o ideal seria mesmo jogar com uma linha de 3, em que os 3 defesas (Pepe, Marcano e Mbemba) podiam ficar responsáveis pelos 3 avançados do Sporting. Acho que era uma forma de evitar aquela descoordenação toda que ficou bem visível no lance do golo e nas outras oportunidades flagrantes do N. Santos. Prefiro uma marcação mais individualizada, em que cada um sabe muito bem que adversário vigiar e que espaço ocupar, do que andarem todos perdidos nas marcações.

Eu que sou grande defensor do 4-3-3, nesta altura até estaria mais inclinado para utilizar um 3-5-2 de raiz, porque acho que encaixa bem nas opções que temos ao dispor. Diogo na baliza, no trio de centrais não haveria dúvidas (Pepe no centro a servir de referência, Marcano e Mbemba mais abertos e a poderem iniciar a construção, porque nesse aspecto até são mais evoluídos do que o próprio Pepe), Grujic e Vitinha a comandar as operações no miolo, Wendell e Corona bem abertos a oferecer largura ao jogo (são os melhores laterais/alas que temos à disposição no plantel e também tiraríamos partido disso com este sistema), Otávio na posição 10 (onde é mais forte) e Díaz vagabundo nas costas da referência ofensiva, com total liberdade de movimentos e sem se preocupar muito em defender.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...