Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[EURO 2020] Portugal 2-4 Alemanha (RF)

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 21 minutos:

Contra a Hungria fizemos uma boa primeira parte. Na segunda não existimos, as substituições foram más e ganhámos com uma piçada. Hoje não existimos o jogo todo, as substituições foram más e a única piçada, além do 1º golo caído do céu, foi não termos levado uma sova maior.

Se o Danilo e/ou William entrarem contra a França deixa de haver desculpas.

Em relação ao Nelson Semedo, apesar de ter feito uma exibição medonha, a verdade é que esteve sempre desapoiado, sem extremo/ala e sem trincos a ajudá-lo.

Ya, exagerei nos 80 minutos mas no fundo eu esperava ganhar o jogo da Hungria sem aquele piço todo no fim, temos muitos bons jogadores, dá pena jogarmos só isto, principalmente quando certas opções são evidentes, não estão a jogar os melhores nem tão pouco os que estão em melhor forma... A defesa esteve mal, mas tb concordo que estiveram mt mal apoiados pelos médios centrais, os laterais não tiveram ajuda defensiva que se preze. 

Citação de Ibrahimovic_9, há 17 minutos:

O jogo era decisivo sobretudo para a Alemanha. Com este formato de Europeu, Portugal sabe que fez o básico ganhando o primeiro jogo e que a França, empatando hoje, também não se vai expor muito no último jogo. O empate serve a ambos e perante esse cenário Portugal está como peixe na água. Chegando ao mata-mata Portugal é sempre dos mais sérios candidatos a chegar à final prevendo que serão jogos fechados e com pouco risco.

Hoje a coisa deu para o torto porque a Alemanha jogava a vida, em casa, e quem preparou o jogo esqueceu-se disso.

Exactamente por isso tudo é que eu preferia arriscar, claro que  ficava contente se tivéssemos sacado o pontinho, mas lá está, era preciso bem mais que isto, eu tentava surpreender só prq acho que tentamos fazer algo que a Alemanha conhece bem, apesar de já nem jogarem assim.

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 12 minutos:

O Fernando Santos descobriu o Robin Gosens no dia 19 de junho de 2021. Eu até percebo que a malta do tópico da liga pipoca, da liga tapas ou da liga escargot não o conheça bem. Já a pessoa que está a cargo da seleção nacional desculpo menos.

É que não tenho dúvidas disso. Ainda para mais com o seu yes man adjunto Ilídio Vale. Está ali uma boa dupla. Bons para ir para o tasco jogar umas cartas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 8 minutos:

É que não tenho dúvidas disso. Ainda para mais com o seu yes man adjunto Ilídio Vale. Está ali uma boa dupla. Bons para ir para o tasco jogar umas cartas.

Com o Dani.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 33 minutos:

Eu não conhecia a Alemanha, não vi nada deles, e o tal do Gosens - que foi o gajo mais influente - eu não o conheceria nem que estivesse à minha frente; não esperava era que quem preparou o jogo por parte de Portugal partilhasse comigo esse mesmo desconhecimento. 

Aqui acho que já estás a exagerar.

Eu estou como tu. Acho que hoje foi a primeira vez que ouvi falar do Gosens. Mas não acredito que a equipa técnica portuguesa não o conheça de ginjeira. Estou convencido que eles conhecem bem a Alemanha, os seus pontos fortes e fracos. Sabiam que este jogo era decisivo para a Alemanha e que esse facto, criando dificuldades adicionais, também oferecia algumas oportunidades a explorar. Acredito também piamente que toda a informação foi passada aos jogadores e que estes conheciam perfeitamente o que se esperava deles.

O que na minha opinião aconteceu foi que a estratégia concebida para anular os seus pontos fortes não funcionou. Ou porque foi mal concebida ou porque os jogadores escolhidos para a concretizar não estiveram em condições de o fazer. Não é um problema de desconhecimento. É de incapacidade para rentabilizar esse conhecimento.

Isto ao nível dos pontos fortes da Alemanha. Porque em termos de aproveitamento dos pontos fracos as coisas até correram bem. Marcámos 2 golos (quando é que o tínhamos conseguido, tirando o hat-trick do Sérgio Conceição?), tivemos uma bola no poste e ainda conseguimos mais duas ou três boas oportunidades. Com uma organização defensiva decente e disponibilidade dos jogadores podíamos ter conseguido um resultado jeitoso.

Já agora, mais uma acha para a fogueira: andámos nos Sub-21 a jogar com Tavares e Contés que, se calhar, nos custaram um título para levar o melhor defesa esquerdo jovem do mundo com os mais velhos e arriscamo-nos a voltar para casa sem que o rapaz tenha um minuto sequer em campo. Que desperdício...

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O mais impressionante sobre o que se tem discutido é que atualmente no futebol internacional basta não complicar. É assim simples: não há tempo para treinar e sistematizar; há tempo de chegar, fazer dois treinos e jogar. Não é por acaso que corremos este tópico e não falta malta a comentar que nenhuma selecção joga pão. É normal, não há tempo para isso.

Já repararam que a única selecção dos últimos vinte anos que ganhou com regularidade foi a Espanha? Tinham a base do Barcelona, apanhando a transição para o tiki-taka do Guardiola e a sua fase áurea, e construíram à volta disso, sem grandes complicações e invenções. Bastou não complicar.

O Fernando Santos, não. Desde o Mundial 2018, entre jogos particulares, de apuramento para o Euro 2020, o Mundial 2022 e as duas edições da Liga das Nações, usou na constituição do meio-campo Danilo, William Carvalho, Ruben Neves, João Moutinho, João Mário, Pizzi, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, num total de catorze configurações diferentes. Catorze!

O meio-campo atual com Danilo, William Carvalho e Bruno Fernandes foi usado apenas três vezes: na final da Liga das Nações contra a Holanda e no jogo seguinte do apuramento para o Euro 2020 na Sérvia, ambos em 2019, e no empate na França para a Liga das Nações em Outubro 2020.

Como raio espera o Fernando Santos obter alguma espécie de rendimento de uma estrutura que raramente é utilizada e que não teve tempo para ser sistematizada porque não há tempo suficiente para a treinar? E como raio espera ele alcançar alguma estabilidade, fluidez e mecanização quando faz trocas quase de jogo para jogo dos elementos do meio-campo?

É tão simples que basta olhar para a história recente da selecção. Portugal teve as suas melhores campanhas em provas internacionais quando o Scolari decidiu não complicar e chapou o meio-campo do Porto do Mourinho que funcionava de olhos fechados. Até no Euro 2016, apesar de menos influente do que esse trio Costinha-Maniche-Deco, Portugal estabilizou quando ao William se adicionou Adrien e João Mário, que era na altura o meio-campo do Sporting do Jesus e também se entendiam de olhos fechados.

A Alemanha campeã do Mundo em 2014 tinha a base do Bayern com Neuer, Lahm, Boateng, Schweinsteiger, Kroos, Muller e Gotze. A França não tem propriamente uma base oriunda de um clube, mas o Deschamps sabe disto para carai e não complica o que é fácil: desde o Mundial 2018 que a equipa está construída em torno de Pavard, Varane, Lucas Hernandez, Kante, Pogba, Griezmann, Giroud e Mbappé.

Nós, não. As únicas constantes são o Ronaldo e o Raphael, depois disso é tudo tão aleatório que mais parece escolhido por sorteio. Ora é Pepe, ora é Ruben Dias, ora é José Fonte, ora é Ruben Semedo. A lateral direita é conforme calha, do Cancelo ao Cedric, do Nelson Semedo ao Ricardo Pereira. Do meio-campo já falei, mas no ataque é o mesmo pesadelo, é o Ronaldo e o resto vai rodando, do Bernardo ao Jota, do Félix ao André Silva, ou o Pedro Neto, ou o Rafa, ou o Guedes, ou o Trincão, ou o Paulinho, ou o Podence... por vezes um deles é titular, no jogo seguinte é suplente não utilizado, depois falha uma convocatória e volta na seguinte e é logo titular, depois desaparece outra vez.

Pah, a este nível basta não complicar, tentar aproveitar qualquer tipo de vantagem que se consiga retirar de algum entrosamento entre os jogadores que calhem jogar na mesma equipa e/ou formar um núcleo duro que vá criando esse entrosamento, fazendo-se apenas alguns ajustes devido a lesões, maus momentos de forma, à saída de jogadores que abandonem o futebol internacional e ir introduzindo jovens talentos.

É assim tão difícil, Nandinho?

• Like 8
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 16 minutos:

Já agora, mais uma acha para a fogueira: andámos nos Sub-21 a jogar com Tavares e Contés que, se calhar, nos custaram um título para levar o melhor defesa esquerdo jovem do mundo com os mais velhos e arriscamo-nos a voltar para casa sem que o rapaz tenha um minuto sequer em campo. Que desperdício...

Qual é o mal? Os títulos jovens não deveriam ser um objetivo em si. As competições jovens servem é para formar jogadores séniores - os melhores tem que tar é na equipa senior disponíveis para jogar se necessário. 

Acho é que o Nuno já começa a justificar ganhar o lugar ao Raphael, mas isso é outra conversa. Ah e hoje estava lesionado e indisponível. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 minutos:

Qual é o mal? Os títulos jovens não deveriam ser um objetivo em si. As competições jovens servem é para formar jogadores séniores - os melhores tem que tar é na equipa senior disponíveis para jogar se necessário. 

Acho é que o Nuno já começa a justificar ganhar o lugar ao Raphael, mas isso é outra conversa. Ah e hoje estava lesionado e indisponível. 

Não disse que havia mal nenhum. Concordei com a opção. Só disse que é um desperdício caso as coisas não corram como se deseja. Com a lesão e a conjuntura parece-me que se começa a fechar a porta para que ele possa ser opção nesta fase final.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 37 minutos:

O que na minha opinião aconteceu foi que a estratégia concebida para anular os seus pontos fortes não funcionou. Ou porque foi mal concebida ou porque os jogadores escolhidos para a concretizar não estiveram em condições de o fazer. Não é um problema de desconhecimento. É de incapacidade para rentabilizar esse conhecimento.

Lá está, por isso é que eu referi que a preparação para o jogo foi inexistente ou insuficiente. Tu como treinador não tens de explicar ao Semedo como é que ele tem de se posicionar quando a bola está do lado contrário, ele sabe isso desde os 14 ou 15 anos; a organização defensiva está lá. Tens é de dar aos teus jogadores - sobretudo quando apanhas equipas de valia semelhante ou superior - as melhores ferramentas para eles se aguentarem perante os problemas que vão surgir. No duelo Gosens x Semedo, não foi o caso.

PS: aliás, há coisa de 1 mês aconteceu algo de semelhante na final da taça quando o Jesus passou o jogo a berrar com o Diogo Gonçalves e até o tirou para meter o Tavares. Houve falta de preparação da parte do treinador do Benfica relativamente aos posicionamentos do Galeno.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 horas:

E continua sempre a mesma lenga-lenga do que ganhou no passado. Mas que raio é que isso conta para o que fez ou deixou de fazer hoje? 

Vai poder desaproveitar uma equipa de alto nível como Portugal nunca teve, darem-lhe a próxima, não aproveitar mas continuará a treinar porque no passado já ganhou. 

Estou me a cagar para o que já fez. Isto não é a santa casa em que se dá prémios ao empregado porque há 5 anos atrás conseguiu algo que hoje em dia já não consegue. 

Uma seleção é o aproveitamento de uma/duas gerações. Se deixas alguém que não consegue tirar rendimento do que tem à frente estás a perder o que de bom tens. 

Mas como é que desaproveitou se conseguiu ganhar 2 competições que mais ninguém conseguiu ganhar? Se podia jogar melhor futebol? Podia. Mas no final de contas o que interessa são os resultados e nisso, até ver, o saldo é extremamente positivo.

Se for eliminado agora na fase de grupos é uma vergonha de todo o tamanho e deve ser o final de ciclo dele. Até lá, não faz sentido nada disso porque para todos os efeitos continuam a depender de si próprios para passar.

Citação de Black Hawk, há 5 horas:

Nós, não. As únicas constantes são o Ronaldo e o Raphael, depois disso é tudo tão aleatório que mais parece escolhido por sorteio. Ora é Pepe, ora é Ruben Dias, ora é José Fonte, ora é Ruben Semedo. A lateral direita é conforme calha, do Cancelo ao Cedric, do Nelson Semedo ao Ricardo Pereira. Do meio-campo já falei, mas no ataque é o mesmo pesadelo, é o Ronaldo e o resto vai rodando, do Bernardo ao Jota, do Félix ao André Silva, ou o Pedro Neto, ou o Rafa, ou o Guedes, ou o Trincão, ou o Paulinho, ou o Podence... por vezes um deles é titular, no jogo seguinte é suplente não utilizado, depois falha uma convocatória e volta na seguinte e é logo titular, depois desaparece outra vez.

Pah, a este nível basta não complicar, tentar aproveitar qualquer tipo de vantagem que se consiga retirar de algum entrosamento entre os jogadores que calhem jogar na mesma equipa e/ou formar um núcleo duro que vá criando esse entrosamento, fazendo-se apenas alguns ajustes devido a lesões, maus momentos de forma, à saída de jogadores que abandonem o futebol internacional e ir introduzindo jovens talentos.

É assim tão difícil, Nandinho?

Completamente de acordo com tudo excepto na parte dos centrais. Desde que o Ruben ganhou (e bem) o lugar que me lembre nunca mais sentou.

Esperemos que o FS tenha coragem de fazer o que o Scolari fez em 2004 depois da primeira derrota com a Grécia e meta as vacas sagradas no banco

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem acho que o FS não tenha coragem para arrumar com as vacas sagradas. Acho só que não sabe para mais. É um treinador fora dela, do antigamente. e ontem viu-se a forma como foi abusado pela Alemanha.

Agora que não se lembrem de trazer o Rui Jorge. Ou o AVB ou até o Marco Silva. Da malta que anda aí está mais complicado. Não sei até que ponto o VP seria treinador para conseguir espremer algo em curtos espaços de tempo. 

Mas com o talento desta nova geração, é só preciso não estragar. Arrumar os pesos mortos e soltar para quem sabe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 14 horas:

Não 😕 França 7, Alemanha 6, Portugal 3, Hungria 1

portanto passamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não li nada para trás, mas acredito que a discussão foi engraçada.

Uma coisa é certa: um treinador campeão europeu que sofre 4 golos IGUAIS tem total responsabilidade neste resultado e é bom que exista terapia de choque depois deste jogo. Acredito que já tudo tenha sido espremido por aqui, desde a inutilidade de ter o William e o Danilo na mesma equipa, o distanciamento absurdo entre sectores, o médio entrar para obrigar o Semedo a acompanhar quando deveriam ser os trincos a assumir para o Semedo ficar com a entrada do lateral, etc ...

E agora? Agora têm de jogar os melhores, e não as vaquinhas sagradas. O Renato Sanches não pode nem vai continuar no banco, e seria bom que além de se ensinar o que fazer com bolas ao 2º poste, que elas não possam entrar (o Raphael também foi um desastre).

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das coisas que me fica na retina do jogo de ontem, é quando na 1º parte tem de ser o Pepe com 38 anos a ir lá à frente numa transição criar um desequilíbrio enquanto aquelas 2 tartarugas andavam a pisar uvas no meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que só não passamos caso a Hungria ganhe à Alemanha e/ou a França nos esmague (a França como nós privilegia a defesa pelo que penso que vamos jogar ambos para o empate). Desde que ganhámos 3-0 no primeiro jogo eu imaginei logo que quase de certeza que isso nos qualificou.

Temos neste momento 3 pontos e saldo positivo de +1 com muitos golos marcadas. Neste momento somos o melhor 3º.

Tenho quase a certeza que vai existir 2 piores terceiros lugares:

Grupo A

- Se a Suíça não ganha à Turquia fica com 2 ou 3 pontos e tem saldo -3 neste momento, a Turquia só consegue chegar aos 3 e tem saldo -5.

Grupo B

- A Finlândia tem 3 pontos e saldo 0 mas vai jogar com a Bélgica, deve ficar com saldo negativo. A Rússia tem 3 pontos e saldo negativo -2 e vai jogar com a Dinamarca com saldo -2 que só pode chegar a 3 pontos se ganhar.

Acho que deste grupo quem ficar em 3º deve ficar pior que nós.

Grupo C

- Áustria e Ucrânia vão jogar entre si e têm ambas 3 pontos e saldo 0. Penso que se jogarem para o empate passam ambas que 4 pontos deve ser suficiente lol. Se uma ganhar a outra fica com saldo negativo, é uma incógnita aqui porque depende do nosso saldo vs França.

Grupo D

- Croácia e Escócia têm 1 ponto e vão jogar entre si, Basicamente se empatarem devem ser ambas eliminadas e quem ganhar deve passar.

Grupo E

- A Espanha tem 2 pontos e saldo 0 obviamente, vai jogar com a Eslováquia que tem 3 pontos e saldo 0. Polónia tem 1 ponto.

Difícil fazer estimativas, a Espanha teoricamente ganharia à Eslováquia mas em 2 jogos ainda não ganhou. Se Espanha empatar só não passa se a Polónia ganhar. Basicamente temos de esperar que a Ucrânia ganhe à Polónia ou empate para garantir que o pior 3º vai ser ou Espanha (2 ou 3 pontos) ou Eslováquia (3 pontos). Neste caso tanto Espanha como Eslováquia, uma delas, vai ficar com saldo negativo.

Nós se empatarmos com a França de certeza que passamos a não ser que tudo corra mal nos outros grupos, notem que se ambos empatarmos deveremos ambos passar por isso acho provável irmos ambos jogar para o empate... é mesmo à Santos e Deschamps lol

Se perdermos por 1 golo também deveremos passar a não ser que a Hungria ganhe.

Uma estimativa teste:

Suíça 2-1 Turquia

Itália 2-0 Gales

Terceiro: Suíça 4 pontos, saldo 3-5

Bélgica 2-0 Finlândia

Rússia 1-1 Dinamarca

Terceiro: Finlândia 3 pontos, saldo 1-3

Ucrânia 1-0 Áustria

Países Baixos 2-0 Macedónia do Norte

Terceiro: Áustria 3 pontos, saldo 3-4

Croácia 1-0 Escócia

Inglaterra 1-1 Chéquia (eu seu que é cringe mas temos de começar a uniformizar os nomes lol)

Terceiro: Croácia 4 pontos, saldo 2-2

Espanha 1-0 Eslováquia

Suécia 1-1 Polónia

Terceiro: Eslováquia 3 pontos, saldo 2-3

França 1-0 Portugal

Alemanha 1-0 Hungria

Terceiro: Portugal 3 pontos, saldo 5-5

Terceiros por ordem:

Croácia 4 pontos, 2-2

Suíça 4 pontos, 3-5

Portugal 3 pontos, 5-5

Áustria 3 pontos, 3-4

Eslováquia 3 pontos, 2-3

Finlândia 3 pontos, 1-3

São eliminados os 2 piores terceiros, com esta futurologia até podemos perder por 2 golos com a França que os nossos golos marcados salvavam-nos

Felizmente, tal como em 2016, somos o último grupo pelo que já saberemos que resultado precisaremos para passar lol

Se a Alemanha ganhar à Hungria até poderemos estar qualificados independentemente do nosso resultado, dependendo dos outros grupos (mas acho que precisaremos sempre de não ser esmagados pela França)

Já agora, contra a França, ainda por cima porque o empate deve chegar, acho que a única alteração no 11 vai ser o Renato em vez do Bernardo.

Vamos estar tracção atrás com meio campo o máximo cavalagem que o FS conseguir lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 1 hora:

Eu bem acho que o FS não tenha coragem para arrumar com as vacas sagradas. Acho só que não sabe para mais. É um treinador fora dela, do antigamente. e ontem viu-se a forma como foi abusado pela Alemanha.

Agora que não se lembrem de trazer o Rui Jorge. Ou o AVB ou até o Marco Silva. Da malta que anda aí está mais complicado. Não sei até que ponto o VP seria treinador para conseguir espremer algo em curtos espaços de tempo. 

Mas com o talento desta nova geração, é só preciso não estragar. Arrumar os pesos mortos e soltar para quem sabe.

É preciso ver o que é que se quer num selecionador. Para mim o selecionador ideal seria algo do género:

1) Com personalidade unificadora, apaziguante, gestor de conflitos, com perfil para representar a federação e o país

2) Taticamente flexível, capaz de se adaptar a várias situações de jogo e de espremer resultados em contextos distintos sem necessidade de jogadores com um perfil demasiado específico, sem estar demasiado agarrado a uma formação tática única

3) Estilo de jogo neutro mas mais a puxar para o conservador do que necessariamente atacante (isto é pela minha convicção que isto resulta melhor em seleções em que há menos tempo para treinar, é mais fácil começar por afinar uma defesa)

4) Experiência *recente* (tipo, últimos 5 anos ou pelo menos última década) ao mais alto nível possível, com resultados ao mais alto nível possível

O Fernando Santos é muito bom no ponto 1) e foi por aí que mais ganhamos em relação ao Paulo Bento que era o inverso - entrava em conflito fácil com os jogadores e excomungava jogadores com valor do grupo com demasiada facilidade. Também acho que no ponto 2) é qb, não tem grandes problemas em trocar frequentemente entre 4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, apesar de contra a Alemanha termos perdido devido a um problema tático evidente.

O problema é nos pontos 3) e 4). É conservador sim mas a entrar em excesso, e no ponto 4) então é que temos problemas. Comparemos com um Mancini, um Deschamps, até um Roberto Martinez, com experiência recente das grandes ligas e/ou de fases finais da Champions, o Fernando Santos não está a esse nível há muito tempo. O futebol de clubes está em constante evolução e para obter resultados exige algo mais - exige um plano claro de como é que se quer pressionar, como é que se quer construir em todas as fases do jogo, como é que se quer gerir as transições atacantes e defensivas, etc etc. Parece-me claro que o Fernando Santos ficou ligeiramente para trás em relação ao nível apresentado por outros selecionadores neste Euro que demonstram modelos de jogo mais sofisticados/evoluídos, sem serem demasiado complicados ao ponto de ser impossível implementá-los numa seleção.

Agora, olhando para as opções disponíveis, partindo do princípio que o Fernando saía agora...

JJ é completamente incompatível para o papel. Pode ser o treinador com melhores resultados, melhor experiência recente a um nível alto, equipas que jogam melhor. Mas em termos de personalidade e inflexibilidade tática e de casmurrice com perfil de jogadores super específicos, dificilmente consigo imaginar pior. Depois não se esqueçam que é um cargo que não tem só a ver com o jogo em campo - é um cargo de representação do país. Opá, não.

Rui Jorge não tem experiência ou resultados no futebol de mais alto nível, olhando ao que a seleção de sub-21 joga parece-me má escolha. Marco Silva e AVB são mais-ou-menos. Algo demasiado jovens. Preferia o AVB ao Marco em termos de qualidade de jogo, mas receio que seja demasiado lírico e pouco conservador qb nos momentos ideais. Quem se esquece daquela insistência em jogar com defesa subida no Chelsea apesar de ter o John Terry que já não podia com o cu.

Parece-me claramente que o treinador que melhor encaixa nos meus 4 critérios é o Leonardo Jardim. Acredito que seja possível repescá-lo às Arábias. 2ª escolha seria o VP mas tenho algumas dúvidas na personalidade. Tem os 2 aquele perfil de modelo de jogo não-extraordinário mas que não estraga e que é evoluído qb. São conservadores, mas não em excesso como o Fernando Santos.

Se permitirmos a entrada na conversa, nomes de treinadores estrangeiros, o leque abre-se imenso. Mas em Portugal neste momento parece-me impossível. O lobby do "treinador português é que é bom" é muito forte desde o sucesso do Mourinho.

Agora lembrei-me doutro nome, já agora. Paulo Fonseca. Tenho a dúvida tal como o AVB que seja demasiado lírico, não conservador o suficiente para uma seleção. Mas dos desempregados atuais é o que tem experiência mais recente de equipas/ligas de topo, e tem um modelo de jogo evoluído e adaptado aos dias de hoje. A correr bem poderia ser o nosso Roberto Martinez - a por a seleção a atacar com qualidade.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

O Leonardo Jardim agrada-me muito e acho que faria bons resultados.

Mas é um treinador que pode ter problemas no 2), parece-me. Pouco flexível.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que este jogo foi uma boa resposta à pergunta "porque é que cada vez mais equipas jogam com 3 centrais". É impressionante a dificuldade que este esquema coloca a uma defesa a 4. Se desce o extremo para acompanhar o ala adversário, a equipa fica muito curta para contra-atacar. Se vai o lateral, abre um buraco no meio, colocando em inferioridade numérica o defesa-central (e o trinco, se existir) vs. 2 avançados + 1 médio interior.

Não é fácil. Ou então fui eu que fiquei traumatizado a ver o Porto a defender com uma linha de 6 contra o Benfica no Dragão, Sporting, várias vezes contra o Chelsea, etc. e mesmo assim na maior parte dos casos não conseguir o resultado desejado.

Para além de tudo o que já foi dito por aqui, impressionou-me a exibição do Moutinho. Talvez tenha entrado numa fase do jogo mais fácil para nós, mas deu logo outro andamento ao meio-campo, parecia que estava em todo o lado.

Contra a França, entrava com: Patrício, Nélson, Pepe, Rúben, Nuno Mendes (se já estiver recuperado), Palhinha, Renato, Moutinho, Guedes, Jota e Ronaldo. 4-3-3 clássico ou 4-4-2 com o Renato a fechar a direita, fica à escolha do mister.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 57 minutos:

O Leonardo Jardim agrada-me muito e acho que faria bons resultados.

Mas é um treinador que pode ter problemas no 2), parece-me. Pouco flexível.

Assinou recentemente por um clube das Arábias 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 10 horas:

O jogo era decisivo sobretudo para a Alemanha. Com este formato de Europeu, Portugal sabe que fez o básico ganhando o primeiro jogo e que a França, empatando hoje, também não se vai expor muito no último jogo. O empate serve a ambos e perante esse cenário Portugal está como peixe na água. Chegando ao mata-mata Portugal é sempre dos mais sérios candidatos a chegar à final prevendo que serão jogos fechados e com pouco risco.

Hoje a coisa deu para o torto porque a Alemanha jogava a vida, em casa, e quem preparou o jogo esqueceu-se disso.

A única forma de não expor os laterais era fazeres linha de 5 com um dos alas a baixar e a pegar no lateral. Correu mal ao Semedo porque apanhou a locomotiva pela frente. Do lado contrário o Kimmich tem características diferentes e por isso é que o Guerreiro passa meio incólume ao analista de facebook.

Não achas que poderiamos ter fechado a 5 com o Danilo no meio dos centrais? William Bernardo Bruno e Jota para não termos inferioridade em zona central. Deixaríamos claramente NS para Gosens e Raphael para o Kimmich.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shark, há 1 minuto:

Não achas que poderiamos ter fechado a 5 com o Danilo no meio dos centrais? William Bernardo Bruno e Jota para não termos inferioridade em zona central. Deixaríamos claramente NS para Gosens e Raphael para o Kimmich.

Era uma opção, eu preferia baixar um ala porque não gosto muito de abdicar de gente no corredor central. Por exemplo num dos golos o Dani (...) queixou-se que o Bernardo tinha ido à linha cruzar e não veio a tempo fechar, o lógico seria definires como princípio defensivo organizares linha de 5, se o ala não viesse a tempo teria de ser um dos médios a baixar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...