Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 22/23

Publicações recomendadas

Citação de Samuel, há 22 minutos:

Estou muito curioso para ver como vai ser gerida a situação do centro da defesa.

Pepe cada vez menos podemos contar jogar com ele todas as semanas.

+1 ano para Marcano? Ou apostamos de vez no Carmo?

Despachar o Fábio?

Os da equipa B, cada vez mais acho que o Zé Pedro é mais central que o João Marcelo. Tenho visto alguns jogos ao vivo, e fico sempre com essa ideia

O Zé Pedro nunca na vida será mais jogador que o João Marcelo. Pode sim dar mais nas vistas pela sua forma de jogar mas desconfio que nem na 1ª Liga se conseguirá afirmar. O João Marcelo tem potencial mas precisa de um empréstimo para poder evoluir. Acho que o Gil pode ser um clube interessante para o colocar por empréstimo. Vão perder o Tomás Araújo, que está emprestado pelo Benfica, e se realmente fizermos algum negócio com eles (Navarro e/ou Helton Jr.) podemos e devemos incluir jogadores nas negociações. O Carraça fica por lá em definitivo e ainda podemos emprestar o João Marcelo ou o próprio Gonçalo Borges.

Quanto à dupla titular, acho que na próxima época não haverá mudanças. Continuaremos com Pepe e Marcano (que acabará por renovar), o Cardoso tem lugar garantido no plantel e só me falta perceber que decisão vão tomar com o Carmo. Pessoalmente, despachava-o à 1ª oferta, é um caso perdido. O c*brão do Mendes que faça uma negociata e que o leve para o Wolves. Em último caso é metê-lo no Celta do Carvalhal, que deve estar disposto a recebê-lo de braços abertos.

Saindo o Carmo, precisamos de ir ao mercado por 2 centrais. O miúdo colombiano, a confirmar-se, fará o tal papel de 5.° central (fetiche de que o Conceição não abdica) e dava jeito trazermos alguém igualmente jovem mas mais preparado para começar a entrar na equipa, na ausência de um dos 2 velhotes. Atacava o Beraldo do São Paulo, está ali outro Militão. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Zé Pedro vai com sorte se conseguir afirmar se na segunda liga. Ainda hoje é para mim um mistério como chegou ao Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

O David Carmo está a ser trabalhado na sombra pelo Sérgio, como de resto aconteceu com tantos jogadores que passaram por ele.

Só o dou como perdido se não conseguir agarrar a titularidade até ao final da próxima temporada.

A dupla inicial será Marcano - Pepe, e por mim está tudo bem, não é por causa disso que estamos em vias de perder o campeonato. Por cada erro que o Marcano cometeu, marcou um golo decisivo. E o Pepe foi Pepe praticamente toda a época.

Importante é não ficar de calças na mão sempre que o João Mário se lesiona e sobretudo perceber que o tempo do Wendell já passou, em duas épocas mostrou menos que o Zaidu. Aliás, custa-me a perceber que mal fez o Zaidu para ser suplente do Wendell neste momento.

A par da questão dos laterais, preocupa-me também perceber como vamos substituir o Uribe. Quem eu queria era o Al Musrati.

De resto, se a equipa encaixar uma boa verba com o Diogo Costa, melhorar as laterais, substituir em condições o Uribe e mantiver Otávio, Pepê, Galeno e Taremi, é favorita ao título.

Compartilhar este post

Link para o post

Zé Pedro e João Marcelo. Só falta o António Alberto 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 3 minutos:

O Carmo está a ser tão trabalhado como o Loum.

Claro que está, mas agora sem ironias. Depende dele é se acaba como o Loum ou acaba como titular. Em nenhum dos cenários é culpa do treinador.

Ele teve oportunidades esta época e não as agarrou. Ninguém o queimou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

O David Carmo está a ser trabalhado na sombra pelo Sérgio, como de resto aconteceu com tantos jogadores que passaram por ele.

Só o dou como perdido se não conseguir agarrar a titularidade até ao final da próxima temporada.

A dupla inicial será Marcano - Pepe, e por mim está tudo bem, não é por causa disso que estamos em vias de perder o campeonato. Por cada erro que o Marcano cometeu, marcou um golo decisivo. E o Pepe foi Pepe praticamente toda a época.

Importante é não ficar de calças na mão sempre que o João Mário se lesiona e sobretudo perceber que o tempo do Wendell já passou, em duas épocas mostrou menos que o Zaidu. Aliás, custa-me a perceber que mal fez o Zaidu para ser suplente do Wendell neste momento.

A par da questão dos laterais, preocupa-me também perceber como vamos substituir o Uribe. Quem eu queria era o Al Musrati.

De resto, se a equipa encaixar uma boa verba com o Diogo Costa, melhorar as laterais, substituir em condições o Uribe e mantiver Otávio, Pepê, Galeno e Taremi, é favorita ao título.

Só me faz lembrar o Loum, a quantidade de noticias de que estava a ser trabalhado pela sombra...

De resto concordo contigo, é preciso colmatar a saída do Uribe, melhorar a lateral esquerda com 2 jogadores, porque ficar com Zaidu a suplente, é igual a ficar com o Manafá a suplente na direita...o que nem é muito mau, mas é preciso um lateral esquerdo para titular, e esse não pode ser o Wendell.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que um clube na situação financeira do Porto não se pode dar ao luxo de estar a trabalhar na sombra, durante 2 anos, um ativo (se ainda o é) que custou 20M€, mais objetivos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 2 minutos:

Eu acho é que um clube na situação financeira do Porto não se pode dar ao luxo de estar a trabalhar na sombra, durante 2 anos, um ativo (se ainda o é) que custou 20M€, mais objetivos.

Por outro lado, se ele efetivamente está a ser "trabalhado na sombra" diria que é precisamente por ter custado 20M€, caso contrário já teria sido despachado.

Compartilhar este post

Link para o post

e pelo lado das vendas - que são sempre fundamentais para os nossos grandes - quem são os jogadores que o Porto tem que são vendáveis?

Assim de repente...só o Costa.

O Veron é ainda um esboço, sem espaço na equipa.

O Galeno é inconsistente demais para conseguir mais que o interesse de um C. Palace.

O Pepê padece do problema de o Sérgio o colocar a jogar em todas as posições possíveis e imaginárias, fica difícil alguém que queira largar a nota por um extremo vir buscar um que jogou 15% dos jogos a segundo avançados, e 33% a lateral.

E mais ninguém

Claro que podem fazer sair um Grujic e um Taremi, mas nunca serão vendas dignas desse nome, não são vendas que paguem a época.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 2 minutos:

Por outro lado, se ele efetivamente está a ser "trabalhado na sombra" diria que é precisamente por ter custado 20M€, caso contrário já teria sido despachado.

Nós nem conseguimos despachar o Fernando Andrade quanto mais um gajo que custou 20M

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 11 minutos:

A partir do momento em que se contrata por esses valores (não concordando ou discordando da compra), o pior é fazer é vender um ativo com potencial no seu pico de desvalorização.

Aliás, neste caso em específico era o maior tiro no pé que se podia fazer. Tem contrato até 2027 e um salário "modesto" comparado com a média de vencimentos do plantel. Mais uma época na sombra não vai ser a diferença entre receber 10 milhões ou 1 milhão, como disse está no pico de desvalorização desde que chegou e não tem como ir muito abaixo disto. Manter este ativo em específico é completamente EV+.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

e pelo lado das vendas - que são sempre fundamentais para os nossos grandes - quem são os jogadores que o Porto tem que são vendáveis?

Assim de repente...só o Costa.

O Veron é ainda um esboço, sem espaço na equipa.

(2)O Galeno é inconsistente demais para conseguir mais que o interesse de um C. Palace.

(1)O Pepê padece do problema de o Sérgio o colocar a jogar em todas as posições possíveis e imaginárias, fica difícil alguém que queira largar a nota por um extremo vir buscar um que jogou 15% dos jogos a segundo avançados, e 33% a lateral.

E mais ninguém

Claro que podem fazer sair um Grujic e um Taremi, mas nunca serão vendas dignas desse nome, não são vendas que paguem a época.

(1) Irrelevante isso. 

(2) Se o Benfica conseguiu quase 20M no Cebolinha e no Pedrinho, porquê que o Porto não conseguiria tirar um coelho desses da cartola? Coloca-lo num Valência desta vida, acredito que seja perfeitamente possível para o Mendes.

Eu acho que o problema do Porto não é o que vender, mas o que comprar, porque na minha opinião, é o grande com menos qualidade individual no plantel. O trabalho do Conceição em mascarar tanto jogador sem capacidade para a realidade, é muito bom.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Contando com uma saída do Diogo Costa, precisamos no mínimo de 3 laterais (ficava só com o João Mário) e 2 médios, sendo que a maioria destes jogadores teriam de ser de qualidade para assumir um lugar no onze. Também seria necessário reforçar a baliza, mas prefiro ficar com o Cláudio Ramos se isso significar que ajustamos o resto da equipa. Idealmente claro que também seriam necessários ajustes na frente, mas se estamos limitados financeiramente não dava prioridade aí. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 16 minutos:

@fns, tens aí a mítica capa ?

Capa Jornal O Jogo - 27 novembro 2019 - capasjornais.pt

3 anos depois nem vê-lo. E ainda tem 1 ano de contrato.

• Like 5
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 minuto:

É melhor nem dizer nada, em 2 anos desceu 2 vezes de divisão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, Agora:

True, mas com tempo viu-se o Luis Diaz, por exemplo. Cada caso é um caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto:

(1) Irrelevante isso. 

(2) Se o Benfica conseguiu quase 20M no Cebolinha e no Pedrinho, porquê que o Porto não conseguiria tirar um coelho desses da cartola? Coloca-lo num Valência desta vida, acredito que seja perfeitamente possível para o Mendes.

Eu acho que o problema do Porto não é o que vender, mas o que comprar, porque na minha opinião, é o grande com menos qualidade individual no plantel. O trabalho do Conceição em mascarar tanto jogador sem capacidade para a realidade, é muito bom.

(1) e (2), sim, certo, mas nenhum desses dois protagonizará uma venda que pague uma temporada né. 20M por cada, é possível, mas não sustenta o clube. Eu estou a falar da venda de 50M€+ que não só paga as contas coo dá uma certa capacidade de atacar o mercado. Só o Pepê e o Diogo Costo a podem protagonizar, mas tenho sérias dúvidas no caso do Pepê, por causa de não ter uma posição fixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

(1) e (2), sim, certo, mas nenhum desses dois protagonizará uma venda que pague uma temporada né. 20M por cada, é possível, mas não sustenta o clube. Eu estou a falar da venda de 50M€+ que não só paga as contas coo dá uma certa capacidade de atacar o mercado. Só o Pepê e o Diogo Costo a podem protagonizar, mas tenho sérias dúvidas no caso do Pepê, por causa de não ter uma posição fixa.

Depois um ponto relevante, que é a versatilidade do jogador. Um jogador que jogue bem em mais que uma posição, tende a ser ainda mais valorizado. 

Acredito eu que Galeno na casa dos 15M e Pepê 20-30M, seja possível.

É por isso que a qualidade de jogo duma equipa é, a meu ver, muito importante. Os jogadores acabarão por ser muitos mais valorizados. Na rassa e coração, muitas vezes os jogadores não mostram todo o seu potencial.

Um jogador de uma e da outra equipa podem ser os dois muitos bons, mas sairá mais valorizado aquele que jogava na equipa que praticava melhor futebol, na minha opinião.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

A partir do momento em que se contrata por esses valores (não concordando ou discordando da compra), o pior é fazer é vender um ativo com potencial no seu pico de desvalorização.

Aliás, neste caso em específico era o maior tiro no pé que se podia fazer. Tem contrato até 2027 e um salário "modesto" comparado com a média de vencimentos do plantel. Mais uma época na sombra não vai ser a diferença entre receber 10 milhões ou 1 milhão, como disse está no pico de desvalorização desde que chegou e não tem como ir muito abaixo disto. Manter este ativo em específico é completamente EV+.

O problema é que eu ainda não vislumbrei qq potencial no Carmo. Quando jogou mostrou ser pior solução do que o próprio F. Cardoso, já por si limitado para um clube como o Porto. Aqui partilho da ideia do @BrunoCardoso, se o Benfica se conseguiu desfazer de flops como o Valdo Smith, o cebolinha ou o Pedrinho sem ter grande prejuízo, o Porto tb teria obrigação de conseguir colocar o Carmo num clube da esfera do Jorge Mendes por um valor que lhe permitisse recuperar (ainda que só parcialmente) o investimento feito. Já o fizemos no passado com o Imbula e veja-se bem do que nos livrámos.

O Carmo terminou a época no Braga banhado em hype e supostamente até de Inglaterra havia abordagens. Conhecendo o Conceição como conheço, na próxima época será mais do mesmo. O Pepe e o Marcano continuarão de pedra e cal e só saem do 11 em caso de lesão. Isso só agravará a desvalorização e fará com que caia completamente no esquecimento. A tendência será virar outro Nakajima, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 1 minuto:

Um jogador que jogue bem em mais que uma posição, tende a ser ainda mais valorizado. 

sim e não.

O que eu teorizo é que um jogador que tenha polivalência pode ter mais mercado que um que não tenha. Mas isso não quer dizer que tenha mais valor. A transferência de 70M+ é mais facilmente protagonizada pelo PL que só joga ali mesmo, do que pelo Milner dos tempos mordernos que dê uma perninha em todo o lado, pois que, com toda a probabilidade, um jogador polivalente nunca será encarado como mais que um jogador para compor plantel, e não como titular indiscutível.

Digo eu, posso estar enganado. Mas acho difícil que alguém me demonstre que para o Pêpê foi melhor fazer 15 jogos nas costas do Taremi, 25 a LD e 30 a extremo, do que ter feito 60 a extremo, ali a assumir-se como dono do lugar, daquele lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Cláudio Ramos - Samuel PT

2 - João Mário

Pepe - Fábio Cardoso

3 - Marcano? - David Carmo

4 - 5

Eustáquio - Grujic

Otávio - 6 - Vasco Sousa

Pepê - Veron - Franco

Galeno - 7

Evanilson - Navarro

Toni - Loader

7 reforços, mínimo, para ter uma equipa competitiva. A contar com a saída do Diogo Costa e do Taremi e com o despejo do Wendell, Zaidu, Bruno Costa, Rodrigo Conceição, Manafá, João Marcelo, Uribe, Folha jr, Borges e o Fernando Andrade. Isto já a contar com o Navarro como contratado. Gostava do André Amaro ou o Penetra para central, o guarda-redes pode ser o do Arouca ou o do Fama sa f*da, para o meio-campo pode ser o Ivan Jaime e o Youssof do Famalicão ou até o Guga do Rio Ave, um dos laterais pode ser o Lelo do Casa Pia, se quiserem um extremo galenático têm o Godwin do Casa Pia também, para a lateral direita há o Malheiro, o Costinha ou o Tiago Santos.

resolvia metade dos problemas e tinha mais qualidade que este ano. os gordinhos da SAD que dêem ao chinelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 3 minutos:

conseguir colocar o Carmo num clube da esfera do Jorge Mendes por um valor que lhe permitisse recuperar (ainda que só parcialmente) o investimento feito. Já o fizemos no passado com o Imbula e veja-se bem do que nos livrámos.

eu acho que dá. É perfeitamente possível ele sair para um Nottingham por uma verba um pouco abaixo dos 20 milhões. Mas isso não deixará de ser um flop monumental pois que um jogador de 22 que um grande português compra por 20M, está pensado para revender dois anos depois por 50 ou 60. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

sim e não.

O que eu teorizo é que um jogador que tenha polivalência pode ter mais mercado que um que não tenha. Mas isso não quer dizer que tenha mais valor. A transferência de 70M+ é mais facilmente protagonizada pelo PL que só joga ali mesmo, do que pelo Milner dos tempos mordernos que dê uma perninha em todo o lado, pois que, com toda a probabilidade, um jogador polivalente nunca será encarado como mais que um jogador para compor plantel, e não como titular indiscutível.

Digo eu, posso estar enganado. Mas acho difícil que alguém me demonstre que para o Pêpê foi melhor fazer 15 jogos nas costas do Taremi, 25 a LD e 30 a extremo, do que ter feito 60 a extremo, ali a assumir-se como dono do lugar, daquele lugar.

Pois, Milner LOL

Se eu fosse treinador do profissional, se tivesse um jogador que fosse bom a jogar em mais que uma posição, assinava logo por baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...