Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Se estão à espera destes 3 jogos para ver o que fazem ao Anselmi, então são uma cambada de amadores.

O Anselmi já deve ter uns 20 e tal jogos no clube, já todos sabemos grande parte das suas qualidades e defeitos.

Cabe a quem vê de dentro avaliar se a maior responsabilidade por esta tristeza de época é dos jogadores, e então que se dê ao Anselmi condições para fazer um trabalho melhor na próxima; ou se ele próprio é um problema, e nesse caso espero que já tenham escolhido o sucessor.

Se golearmos nos próximos 3 jogos, o que é que ia mudar? Da perspetiva de quem tem dúvidas sobre o valor do treinador, seriam estes 3 jogos isolados que nos dariam esperança, espera aí que o gajo afinal é bom?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se o futuro do Anselmi estiver dependente dos próximos jogos, seja para a saída ou para a permanência, isso deixa-me muito assustado, porque é a prova que não há qualquer projeto sólido. As conclusões já têm de estar tiradas. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 10 minutos:

@Boitswana  era este o ponto que eu queria chegar. 

Pois mas eu acho que a decisão deve ser tomada precisamente ANTES do mundial de clubes. Entre o fim do campeonato e o 1º jogo para o mundial estamos a falar de sensivelmente um mês. Se é para mudar tem que ser imediatamente porque desse modo o novo treinador poderá gozar de uma mini pré-época. Não esquecer que eventualmente tb podemos aproveitar esse período de pausa para começar a limpeza no plantel, com uma ou outra entrada e bastantes saídas. Seria a altura ideal para o novo treinador fazer a sua 1ª seleção.

Se a ideia é continuar com o Anselmi então é para ficar mesmo, independentemente dos resultados que tiver no Mundial. Não podemos andar ao sabor do vento. Despedi-lo depois do mundial seria caricato e preparar a nova época em cima do joelho.

O @Quan Chi como já é hábito nele resume muitíssimo bem a questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando chega ao ponto de “depender dos próximos jogos” já está visto que não serve. Em 95% dos casos no futebol. Se a dúvida sobre a competência e qualidade está nesse ponto está apresentado. Eu pessoalmente já cheguei a conclusão que não serve e que não sabe mais. Eu fazia uma revolução no plantel para jogar com 3 centrais se viesse o conte, o inzaghi ou nagelsman. Agora este senhor que cá está? Lol. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês esquecem-se da teimosia que foi para despedir o VB quando andámos três meses a dizer que ele não prestava. 

Ainda por cima agora foi uma aposta "caríssima". Já para não falar das palavras sobre a garantia dele ficar na próxima época.

É mais isto que está em causa do que a competência do Anselmi. Se ele se chamasse José Peseiro, Tiago Margarido ou João Pereira já estava mais do que sentaciado e ia fazer os próximos 3 jogos só como proforme. Agora...depois do que foi toda a envolvência da sua contratação. Não sei. Dá-me a ideia que estamos a passar aquilo que o Benfica passou com o Rui Costa + Schmidt. Ok, sei que tu não dás para isto mas eu comprometi-me fortemente contigo em público e agora estou amarrado. E depois o mais provável é acontecer o mesmo que aconteceu neste início de época ao Benfica. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 18 minutos:

Pois mas eu acho que a decisão deve ser tomada precisamente ANTES do mundial de clubes. Entre o fim do campeonato e o 1º jogo para o mundial estamos a falar de sensivelmente um mês. Se é para mudar tem que ser imediatamente porque desse modo o novo treinador poderá gozar de uma mini pré-época. Não esquecer que eventualmente tb podemos aproveitar esse período de pausa para começar a limpeza no plantel, com uma ou outra entrada e bastantes saídas. Seria a altura ideal para o novo treinador fazer a sua 1ª seleção.

Se a ideia é continuar com o Anselmi então é para ficar mesmo, independentemente dos resultados que tiver no Mundial. Não podemos andar ao sabor do vento. Despedi-lo depois do mundial seria caricato e preparar a nova época em cima do joelho.

O @Quan Chi como já é hábito nele resume muitíssimo bem a questão.

Não consegues fazer uma limpeza no plantel e colocar um treinador novo em 4 semanas

Este mundial de clubes tem um timing de m*rda que f*de tudo. Nem é da época anterior nem da seguinte

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 10 minutos:

Vocês esquecem-se da teimosia que foi para despedir o VB quando andámos três meses a dizer que ele não prestava. 

Ainda por cima agora foi uma aposta "caríssima". Já para não falar das palavras sobre a garantia dele ficar na próxima época.

É mais isto que está em causa do que a competência do Anselmi. Se ele se chamasse José Peseiro, Tiago Margarido ou João Pereira já estava mais do que sentaciado e ia fazer os próximos 3 jogos só como proforme. Agora...depois do que foi toda a envolvência da sua contratação. Não sei. Dá-me a ideia que estamos a passar aquilo que o Benfica passou com o Rui Costa + Schmidt. Ok, sei que tu não dás para isto mas eu comprometi-me fortemente contigo em público e agora estou amarrado. E depois o mais provável é acontecer o mesmo que aconteceu neste início de época ao Benfica. 

E agora prova-se que o VB era tudo menos o problema.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Como? No Porto? Isso nao existe!!!1

Perder, todos podemos perder e por isso pode existir. Existir no sentido de "vamos entrar neste ano sem expetativas de ganhar alguma coisa", não existe. Tanto não existe por acontecer exatamente o que seria expetável e estar toda a gente a agir como se fosse uma supresa. Era óbvio, mas não pode existir.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 18 minutos:

Tu estás a julgar a "teimosia" de um presidente porque ele demorou a tomar uma decisão baseada numa crença de adeptos da internet ? Tens noção do quão absurdo isso é ? Mais perto de estar errado estava quem andava a pedir a cabeça do homem desde outubro do que o presidente que não o quis despedir ao primeiro ou ao segundo contratempo.

Já nem vou pegar no post seguinte do Tio Hans. Tem toda a razão e estes meses de Anselmi, se serviram para alguma coisa, foi só mesmo para provar isso mesmo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 13 minutos:

E agora prova-se que o VB era tudo menos o problema.

Mas também não era parte da solução.

VB disse a 19 janeiro antes de ser despedido: Se calhar não somos aquilo que pensamos ser"

E tinha razão nisso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 minutos:

Mas também não era parte da solução.

VB disse a 19 janeiro antes de ser despedido: Se calhar não somos aquilo que pensamos ser"

E tinha razão nisso.

Claro que não era parte da solução.

O que se percebe facilmente é que nem o Guardiola seria parte da solução. Há demasiadas maçãs podres no balneário e fora dele.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 10 minutos:

Não consegues fazer uma limpeza no plantel e colocar um treinador novo em 4 semanas

Este mundial de clubes tem um timing de m*rda que f*de tudo. Nem é da época anterior nem da seguinte

Não, claro, esse período de transição serviria apenas para o treinador fazer uma 1ª avaliação do plantel, com alguns miúdos da equipa B e outros dos juniores já integrados, e podíamos fazer eventualmente os primeiros cortes.

Gajos como o Fábio Cardoso, que regressará de empréstimo, como o Grujic, que teve a época toda afastado e que muito provavelmente terá de ser dispensado (vamos ver se aceita uma rescisão amigável com mais um ano de contrato e um salário principesco), um gajo como o Zaidu que tb não poderá fazer parte do futuro do clube, independentemente de quem seja o treinador, ou um André Franco, por exemplo, à partida serão logo riscados dos planos. O resto é para ir trabalhando, seja entradas ou saídas.

Eu quero acreditar que se a ideia for despachar o Anselmi e tentar aproveitar uma oportunidade como o Alguacil (insisto no nome dele porque acho que já há um ano devia ser um dos alvos prioritários, juntamente com o Ernesto Valverde) então as coisas têm que ficar tratadas logo após o fecho da época.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o mister VB ainda estaríamos na luta pelo título, o Samu estaria em segundo lugar para a bota de ouro e seria vendido no verão pelos 100M.

Optaram pelo Gary Neville das pampas, agora estamos na luta pelo 4° lugar.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

Claro que não era parte da solução.

O que se percebe facilmente é que nem o Guardiola seria parte da solução. Há demasiadas maçãs podres no balneário e fora dele.

O timing das eleições e da tomada de posse da SAD dificultaram e muito esta época. Com a situação financeira que a direcção apanhou em maio de 2024 era muito difícil de planear algo de fundo, como se especula que se faça agora. O treinador criado foi o treinado possível ao preço possível. O custo disso foi a saída de uma maça podre das grandes mas que também tinha sido o melhor jogador da equipa no ano anterior. Tentou-se reforçar as posições carenciadas nomeadamente com o reforço na defesa mas o que se está a verificar é que todos, sem excepção, reforços ou jogadores importantes no passado estão com rendimentos super inferiores ao esperado. Independente do treinador. O rendimento sobretudo do Pepê e do Alan Varela têm de ser estudados. Algo extra tem que se ter passado nestes casos. É que jogadores como o Nehuén, o Samu, o Moura ou até o Djaló em certo ponto quando entraram na equipa sentia-se que a equipa ganhava um boost de qualidade. Eu lembro-me de escrever aqui que o Nehuen era o patrão que realmente a equipa precisava. 

Ao dia de hoje,  AVB tem nas suas mãos o maior desafio em termos de construção de plantel que se calhar alguma direção já viu. Vamos ver o que faz. 

Citação de Le God, há 16 minutos:

Com o mister VB ainda estaríamos na luta pelo título, o Samu estaria em segundo lugar para a bota de ouro e seria vendido no verão pelos 100M.

Optaram pelo Gary Neville das pampas, agora estamos na luta pelo 4° lugar.

O 4º lugar está assegurado, o 3º é que está em luta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 4 minutos:

O 4º lugar está assegurado, o 3º é que está em luta.

Twas a'joke, mi lord.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu confio no AVB, mas cada vez mais receio que não vai ter tempo suficiente para fazer a limpeza que é necessária fazer (se é que ela é possível fazer, se os anticorpos que existem não estão mesmo demasiado instalados). Mais do que isso, receio que caia no erro de cometer erros ao tomar decisões precipitadas para lhe garantir resultados imediatos e ganhar tempo e que essas decisões se revelem falhadas e comprometam o seu futuro a longo prazo. Pescadinha de rabo na boca.

Editado por Bernas

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do problema de construir um plantel muito específico para um estilo de jogo, nomeadamente o 3-4-3, também não é algum excesso de zelo?

Com o Jorge Jesus havia sempre o problema do lateral esquerdo que era sempre uma adaptação. O Amorim teimava que queria exatamente o ponta-de-lança que pretendia ou ia só com o Paulinho. Mesmo o SC, também não andaram com problemas de centrais?

O 3-4-3 até pode ter mais margem do que de julga. Os laterais são muitas vezes adaptados a centrais das pontas. Extremos adaptados a alas. Pontas-de-lança ou médio adaptados a "extremos".

No caso do Sporting, mais do que o 3-4-3, o problema do plantel ao longo da época e na transição para o Rui Borges foi o facto de ser curto por preferência pessoal do Amorim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 13 minutos:

A questão do problema de construir um plantel muito específico para um estilo de jogo, nomeadamente o 3-4-3, também não é algum excesso de zelo?

Com o Jorge Jesus havia sempre o problema do lateral esquerdo que era sempre uma adaptação. O Amorim teimava que queria exatamente o ponta-de-lança que pretendia ou ia só com o Paulinho. Mesmo o SC, também não andaram com problemas de centrais?

O 3-4-3 até pode ter mais margem do que de julga. Os laterais são muitas vezes adaptados a centrais das pontas. Extremos adaptados a alas. Pontas-de-lança ou médio adaptados a "extremos".

No caso do Sporting, mais do que o 3-4-3, o problema do plantel ao longo da época e na transição para o Rui Borges foi o facto de ser curto por preferência pessoal do Amorim.

O problema é que o Anselmi parece ser ainda mais rígido na sua filosofia de jogo do que qualquer um dos nomes que citaste. Repara, o Amorim jogava com 3 centrais mas nenhum deles tinha esta particularidade da piç* de ser uma mistura de defesa com médio, quando na realidade nem é uma coisa nem outra e acaba por abrir verdadeiras crateras tanto no meio-campo como no espaço central da defesa. O papel que tem sido feito pelo Eustáquio é uma aberração mas ele não abdica dessa ideia e de certeza que há-de querer um zé qualquer que jogue na Argentina ou no México para fazer essas funções.

Depois aquilo que dizes relativamente aos alas é verdade, o Amorim adaptou e com o sucesso que é conhecido muitos extremos a esse papel (Quenda, N. Santos, Geny, etc) mas o Anselmi, por outro lado, joga invariavelmente com o Moura, que nem é um ala que ofereça grande largura e que consiga ter pulmão para aguentar 90' numa intensidade máxima, quando podia perfeitamente dar uns minutos ao William Gomes, que já demonstrou ter muito potencial para jogar aberto no corredor esquerdo.

Lá na frente, é outro caso flagrante. Tem um avançado que se destaca sobretudo pela pujança física, que grita espaço/profundidade por todos os lados e o burro quer fazer dele um falso nove para jogar em apoio. Já dei aqui o exemplo do João Pereira, tb ele tentou converter o Gyokeres dessa forma e foi o suficiente para o bicho se eclipsar durante uns jogos.

São decisões incompreensíveis, que não têm defesa possível, e que só dificultam ainda mais a revolução que se perspectiva. O Samu, goste-se ou não do estilo, é nesta altura o principal activo do clube, juntamente com o Mora, e isso obriga a ter uma atenção redobrada. A equipa devia ser construída para tirar partido das suas capacidade, para o alimentar da melhor forma, e não para o deixar numa ilha deserta como tem acontecido nos últimos meses.

São muitos factos (pelo menos do meu ponto de vista tudo isto é factual) que me levam a crer que manter um treinador com o perfil do Anselmi seria um verdadeiro suicídio.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 8 minutos:

O problema é que o Anselmi parece ser ainda mais rígido na sua filosofia de jogo do que qualquer um dos nomes que citaste. Repara, o Amorim jogava com 3 centrais mas nenhum deles tinha esta particularidade da piç* de ser uma mistura de defesa com médio, quando na realidade nem é uma coisa nem outra e acaba por abrir verdadeiras crateras tanto no meio-campo como no espaço central da defesa. O papel que tem sido feito pelo Eustáquio é uma aberração mas ele não abdica dessa ideia e de certeza que há-de querer um zé qualquer que jogue na Argentina ou no México para fazer essas funções.

Depois aquilo que dizes relativamente aos alas é verdade, o Amorim adaptou e com o sucesso que é conhecido muitos extremos a esse papel (Quenda, N. Santos, Geny, etc) mas o Anselmi, por outro lado, joga invariavelmente com o Moura, que nem é um ala que ofereça grande largura e que consiga ter pulmão para aguentar 90' numa intensidade máxima, quando podia perfeitamente dar uns minutos ao William Gomes, que já demonstrou ter muito potencial para jogar aberto no corredor esquerdo.

Lá na frente, é outro caso flagrante. Tem um avançado que se destaca sobretudo pela pujança física, que grita espaço/profundidade por todos os lados e o burro quer fazer dele um falso nove para jogar em apoio. Já dei aqui o exemplo do João Pereira, tb ele tentou converter o Gyokeres dessa forma e foi o suficiente para o bicho se eclipsar durante uns jogos.

São decisões incompreensíveis, que não têm defesa possível, e que só dificultam ainda mais a revolução que se perspectiva. O Samu, goste-se ou não do estilo, é nesta altura o principal activo do clube, juntamente com o Mora, e isso obriga a ter uma atenção redobrada. A equipa devia ser construída para tirar partido das suas capacidade, para o alimentar da melhor forma, e não para o deixar numa ilha deserta como tem acontecido nos últimos meses.

São muitos factos (pelo menos do meu ponto de vista tudo isto é factual) que me levam a crer que manter um treinador com o perfil do Anselmi seria um verdadeiro suicídio.

Spoiler

Liga Portugal - Tomás Pérez

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 35 minutos:
  Mostrar conteúdo oculto

Liga Portugal - Tomás Pérez

Deve haver uma razão para esse Zé não jogar

Compartilhar este post

Link para o post

É curioso que esse mano chegou a ser apontado quando ainda estava pelo VSC. Não me parece que seja um claro upgrade ao Moura, muito pelo contrário, mas tem feito épocas interessantes em França. Talvez entre naquela lógica de trazer uma alternativa minimamente válida por um valor simpático - está avaliado em 3,5M€ e só tem mais um ano de contrato.

O Jubal que tb passou pela Liga Portuguesa é que tem feito grandes épocas no Auxerre, é capitão de equipa inclusive. Sempre me pareceu um central certinho, estilo Rolando (com as devidas diferenças de qualidade).

Editado por Boitswana

Compartilhar este post

Link para o post

Nós não precisamos de uma alternativa ao Francisco Moura. Precisamos é que o Francisco Moura seja alternativa.

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...