Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Citação de fns, há 36 minutos:

Estava a ser associado à seleção brasileira, na semana passada davam a sua saída do Al Hilal como garantida. E já começam a sair nomes para ir rumarem à Arábia.

Sim, o JJ até pelo resultado de hoje deve ter os dias contados nas arábias mas não é para assumir a canarinha porque esse lugar já parece reservado para o Ancelotti. É natural que se pense nele mas acho altamente improvável. Salário incomportável, exigências que não poderíamos satisfazer, postura questionável para os padrões que o AVB parece querer, os miúdos teriam que nascer 10x para ter uma oportunidade na equipa principal, etc, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

JJ a curto prazo sure, why not. O desespero é tanto. Dificilmente se arranja outro nome com provas firmadas no futebol português.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz mal, ficamos nós com o Ancelotti

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 13 minutos:

Não faz mal, ficamos nós com o Ancelotti

Péssimo 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 8 horas:

O problema é que o Anselmi parece ser ainda mais rígido na sua filosofia de jogo do que qualquer um dos nomes que citaste. Repara, o Amorim jogava com 3 centrais mas nenhum deles tinha esta particularidade da piç* de ser uma mistura de defesa com médio, quando na realidade nem é uma coisa nem outra e acaba por abrir verdadeiras crateras tanto no meio-campo como no espaço central da defesa. O papel que tem sido feito pelo Eustáquio é uma aberração mas ele não abdica dessa ideia e de certeza que há-de querer um zé qualquer que jogue na Argentina ou no México para fazer essas funções.

Depois aquilo que dizes relativamente aos alas é verdade, o Amorim adaptou e com o sucesso que é conhecido muitos extremos a esse papel (Quenda, N. Santos, Geny, etc) mas o Anselmi, por outro lado, joga invariavelmente com o Moura, que nem é um ala que ofereça grande largura e que consiga ter pulmão para aguentar 90' numa intensidade máxima, quando podia perfeitamente dar uns minutos ao William Gomes, que já demonstrou ter muito potencial para jogar aberto no corredor esquerdo.

Lá na frente, é outro caso flagrante. Tem um avançado que se destaca sobretudo pela pujança física, que grita espaço/profundidade por todos os lados e o burro quer fazer dele um falso nove para jogar em apoio. Já dei aqui o exemplo do João Pereira, tb ele tentou converter o Gyokeres dessa forma e foi o suficiente para o bicho se eclipsar durante uns jogos.

São decisões incompreensíveis, que não têm defesa possível, e que só dificultam ainda mais a revolução que se perspectiva. O Samu, goste-se ou não do estilo, é nesta altura o principal activo do clube, juntamente com o Mora, e isso obriga a ter uma atenção redobrada. A equipa devia ser construída para tirar partido das suas capacidade, para o alimentar da melhor forma, e não para o deixar numa ilha deserta como tem acontecido nos últimos meses.

São muitos factos (pelo menos do meu ponto de vista tudo isto é factual) que me levam a crer que manter um treinador com o perfil do Anselmi seria um verdadeiro suicídio.

O ponto onde quero pegar é que um plantel de uma equipa que joga em 3-4-3 não tem de ser composto por 6 centrais e 3 médios defensivos, que depois aparece o próximo Zé Manel a querer jogar em 4-4-2 losango e ardeu. Vejo muita gente a criticar a aposta em treinadores que joguem em 3-4-3 como se isso fosse algum outlier no futebol atual.

O problema que me parece mais óbvio é que o Porto está num período de transição difícil, com uma crise de identidade implícita, em que ninguém sabe bem para onde se virar. Ainda não consegui perceber sequer se o Anselmi foi uma aposta pensada ou de contenção.

Há confiança no Anselmi para o projeto? Então foi muito mal protegido e as expectativas muito mal comunicadas. Nenhum treinador ia pegar nesta casa a arder a meio da época, com um plantel fraco ao qual retiraram 2 dos jogadores mais importantes, e fazer um brilharete. O timing de uma aposta destas também não me parece o ideal. O Porto não está habituado a estar nesta situação. Clubes como o Sporting, o Manchester United ou o Liverpool tinham muito maior margem para acolher este risco junto dos adeptos.

Não acredito sequer que o próprio Villas-Boas consiga responder a esta questão. Está perdido e a trilhar novo terreno, como a maioria de vocês. Não ajudou também o facto de que, no cômputo geral, a construção do plantel deixou a desejar. O Samu é (por enquanto) consensual e o Moura talvez tenha utilidade — isto é manifestamente pouco para o que foi investido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hououin Kyouma, há 28 minutos:

O ponto onde quero pegar é que um plantel de uma equipa que joga em 3-4-3 não tem de ser composto por 6 centrais e 3 médios defensivos, que depois aparece o próximo Zé Manel a querer jogar em 4-4-2 losango e ardeu. Vejo muita gente a criticar a aposta em treinadores que joguem em 3-4-3 como se isso fosse algum outlier no futebol atual.

O problema que me parece mais óbvio é que o Porto está num período de transição difícil, com uma crise de identidade implícita, em que ninguém sabe bem para onde se virar. Ainda não consegui perceber sequer se o Anselmi foi uma aposta pensada ou de contenção.

Há confiança no Anselmi para o projeto? Então foi muito mal protegido e as expectativas muito mal comunicadas. Nenhum treinador ia pegar nesta casa a arder a meio da época, com um plantel fraco ao qual retiraram 2 dos jogadores mais importantes, e fazer um brilharete. O timing de uma aposta destas também não me parece o ideal. O Porto não está habituado a estar nesta situação. Clubes como o Sporting, o Manchester United ou o Liverpool tinham muito maior margem para acolher este risco junto dos adeptos.

Não acredito sequer que o próprio Villas-Boas consiga responder a esta questão. Está perdido e a trilhar novo terreno, como a maioria de vocês. Não ajudou também o facto de que, no cômputo geral, a construção do plantel deixou a desejar. O Samu é (por enquanto) consensual e o Moura talvez tenha utilidade — isto é manifestamente pouco para o que foi investido.

O que coloquei a negrito é muito verdade. Olhando em retrospetiva, mas claro que agora é mais fácil falar e apontar nesse sentido, talvez tivesse sido mais sensato apostar num treinador mais conhecedor do futebol português, com contrato de 6 meses, eventualmente renovável se cumprisse os objetivos mínimos. O Rui Borges foi escolhido um bocado nessa linha, uma aposta mais segura, apesar de estar a fazer um grande trabalho em Guimarães.

O AVB quis ser mais arrojado e apresentar alguém carismático, com ideias bem vincadas, provavelmente na tentativa de recuperar o ânimo do grupo e na esperança que a proposta de jogo algo disruptiva acabasse por produzir efeitos imediatos. Eu fico com a ideia que o VB só caiu porque acabou por perder o balneário, caso contrário, era coisa para se arrastar até ao final da época, estilo Paulo Fonseca, e só sair se o clima ficasse ainda mais insustentável. Trocando seria sempre por um treinador de projeto, não só para o presente mas também a pensar no futuro.

Quanto à construção do plantel, é verdade que alguns reforços ficaram aquém do esperado, mas no papel foi tudo muito bem pensado e o mercado para as dificuldades financeiras com que a nova direção se deparou até superou as melhores expectativas. Perdemos um líder como o Pepe e fomos capazes de contratar um central com 3 ou 4 anos de experiência na Série A e com passado no futebol português, perdemos o jogador mais influente da época transata, o Francisco Conceição, mas fomos capazes de o substituir por um suposto craque como o F. Vieira, que acabaria por fazer a diferença no campeonato português, e os primeiros meses do Samu tb comprovaram que tinha tudo para ser O reforço da época. À medida que o rendimento da equipa caiu os níveis exibicionais e de confiança dos jogadores foram por arrasto.

É impossível ter uma taxa de 100% de acerto num mercado de transferências, o problema é que o Porto com um plantel tão pobre estava praticamente obrigado a isso porque não existem alternativas. O Sporting tb falhou na aposta no Fresneda, de quem se esperava muito mais, o próprio Maxi Araújo acho que ainda não convenceu toda a gente tendo em conta o que custou, mas a cena é que isso acaba por passar mais despercebido porque há outros jogadores a assumir. O Porto na ausência do Samu, que atravessa uma fase negativa, vai ter quem a substitui-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho piada ao facto de que a maior crítica ao AVB é que parece não haver um fio condutor, que não há um projeto desportivo ou que este não está, pelo menos, bem construído e delineado. Mas depois querem e até pedem o JJ para treinador e, afinal, já nem se importam muito que seja a curto prazo ou a curto termo.

Tudo isto num clube em plena reestruturação financeira e sabendo os valores que o JJ ganha.

Compartilhar este post

Link para o post

Os valores que ganha é o menos, a vir para aqui viria sempre a ganhar muito menos do que ganha atualmente. Eu não quero o JJ precisamente por não me parecer que enquadre na ideia do projeto. Feitio difícil, viria para aqui querer trazer os contentores de jogadores fetiche. Não duvido que no colocaria de volta à Champions e super competitivos mas isso também o Conceição e também não o quero de volta. Para além de que 1) não me parece que essa ideia passe sequer pela cabeça do AVB e 2) o JJ vai muito provavelmente treinar o Brasil.

Mas os valores que ganha tem de ser o fator menos importante na escolha do treinador. Óbvio que não vamos pagar 10M por época nem esses absurdos, isso não é para nós. Mas até ao 4/5/6. Tem é de ser um treinador de qualidade que logo à partida venha garantir o mínimo de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria mesmo era que resultasse com o Anselmi. Gostava mesmo de ser uma mosquinha e saber o que se pensa no Dragão.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 6 horas:

Quanto à construção do plantel, é verdade que alguns reforços ficaram aquém do esperado, mas no papel foi tudo muito bem pensado e o mercado para as dificuldades financeiras com que a nova direção se deparou até superou as melhores expectativas. Perdemos um líder como o Pepe e fomos capazes de contratar um central com 3 ou 4 anos de experiência na Série A e com passado no futebol português, perdemos o jogador mais influente da época transata, o Francisco Conceição, mas fomos capazes de o substituir por um suposto craque como o F. Vieira, que acabaria por fazer a diferença no campeonato português, e os primeiros meses do Samu tb comprovaram que tinha tudo para ser O reforço da época. À medida que o rendimento da equipa caiu os níveis exibicionais e de confiança dos jogadores foram por arrasto.

É impossível ter uma taxa de 100% de acerto num mercado de transferências, o problema é que o Porto com um plantel tão pobre estava praticamente obrigado a isso porque não existem alternativas. O Sporting tb falhou na aposta no Fresneda, de quem se esperava muito mais, o próprio Maxi Araújo acho que ainda não convenceu toda a gente tendo em conta o que custou, mas a cena é que isso acaba por passar mais despercebido porque há outros jogadores a assumir. O Porto na ausência do Samu, que atravessa uma fase negativa, vai ter quem a substitui-lo?

Exatamente, e o mesmo se aplica também a treinadores. O Sporting andou a penar com o Silas e com o Kaiser até finalmente encontrar o Amorim

Vamos falhar muito mais tanto em treinadores como jogadores, por muito bom que seja o scouting e o diretor desportivo. Isto demora tempo. Se agora no Verão trouxermos 12 a 15 jogadores, não esperem 12 a 15 contratações acertadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 15 horas:

É curioso que esse mano chegou a ser apontado quando ainda estava pelo VSC. Não me parece que seja um claro upgrade ao Moura, muito pelo contrário, mas tem feito épocas interessantes em França. Talvez entre naquela lógica de trazer uma alternativa minimamente válida por um valor simpático - está avaliado em 3,5M€ e só tem mais um ano de contrato.

O Jubal que tb passou pela Liga Portuguesa é que tem feito grandes épocas no Auxerre, é capitão de equipa inclusive. Sempre me pareceu um central certinho, estilo Rolando (com as devidas diferenças de qualidade).

O Jubal que esteve no Boavista?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 49 minutos:

Exatamente, e o mesmo se aplica também a treinadores. O Sporting andou a penar com o Silas e com o Kaiser até finalmente encontrar o Amorim

Vamos falhar muito mais tanto em treinadores como jogadores, por muito bom que seja o scouting e o diretor desportivo. Isto demora tempo. Se agora no Verão trouxermos 12 a 15 jogadores, não esperem 12 a 15 contratações acertadas.

Eu a penar com o KEIZER

336db643f908ac7c65023d41129a7dc9?w=860&q

MXB19zcLgyR9k7bs=

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

No FCP não nos contentamos com taças da carica. 😎

Incluindo a taça de Portugal? Hmmm tá certo

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não tenho memória nenhuma do gajo ter ganho essas taças

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

Sinceramente não tenho memória nenhuma do gajo ter ganho essas taças

O maior problema do Keizer e o que levou a ser despachado é que perdeu um bocado de gás, apesar de ganhar a taça de Portugal, e teve um mercado em que perdeu bas dost e raphinha e foram buscar jese e bolasie para substituir...e depois levou 5-0 do Benfica na supertaça. Depois lá veio o Leonel pontes e o Silas até vir o Amorim. Acho que o varandas acusou a pressão em despachar o Keizer mais cedo do que merecia, mas a verdade é que o mercado já tinha sido um desastre por si só

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 14 horas:

Sim. Quem paga é o dinheiro que entrou este ano em transferência, em bilheteiras, Mundial de clubes, Liga Europa (é pouco mas é o que é) e Ithaka.

Eu quero é ser campeão. 

É curioso que os adeptos se manifestas de tão diferentes formas. Abdicava facilmente do título da próxima época se me garantissem um Porto financeiramente mais saudável e se me garantissem que foram tiradas ilações de tudo o que aconteceu esta época. Tudo em prol de ter mais condições de voar alto no longo prazo, e de forma consistente.

Eu não quero um "vamos investir ainda mais a ver se resulta". Acredito que indiretamente até possa ter os seus resultados (top 2 => Champions), mas devem ser traçados todos os cenários possíveis e nenhum deles pode ser ter um clube em risco de falência.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 15 minutos:

O maior problema do Keizer e o que levou a ser despachado é que perdeu um bocado de gás, apesar de ganhar a taça de Portugal, e teve um mercado em que perdeu bas dost e raphinha e foram buscar jese e bolasie para substituir...e depois levou 5-0 do Benfica na supertaça. Depois lá veio o Leonel pontes e o Silas até vir o Amorim. Acho que o varandas acusou a pressão em despachar o Keizer mais cedo do que merecia, mas a verdade é que o mercado já tinha sido um desastre por si só

Além desse 5-0 há o baile em alvalade. Depois desse jogo ainda conseguimos ultrapassá-los a 2 mãos na taça mas a sensação que ficava sempre nos jogos mais complicados é que estavamos sempre a 1 golo do descarrilar total. Ele merecia mais tempo (e um mercado melhor) mas ao mesmo tempo perdeu qualquer coisa quando se tentou adaptar e parecia que os bons tempos iniciais nunca iriam regressar.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

É curioso que os adeptos se manifestas de tão diferentes formas. Abdicava facilmente do título da próxima época se me garantissem um Porto financeiramente mais saudável e se me garantissem que foram tiradas ilações de tudo o que aconteceu esta época. Tudo em prol de ter mais condições de voar alto no longo prazo, e de forma consistente.

Eu não quero um "vamos investir ainda mais a ver se resulta". Acredito que indiretamente até possa ter os seus resultados (top 2 => Champions), mas devem ser traçados todos os cenários possíveis e nenhum deles pode ser ter um clube em risco de falência.

Sem resultados desportivos não tens Champions. Sem Champions não tens o caminho mais sustentado. Sem títulos o AVB perde as eleições. E depois veremos o que vem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 17 minutos:

O Keizer começou muito bem e com goleadas, chegou-se a pensar que ia passar o Porto na tabela, mas no final do campeonato foi muito mau, penso que perdeu 1-4 ou 2-4 contra o Benfica e começa a época seguinte a levar 5 do mesmo Benfica, como disseste.

Naquele jogo da última jornada em 18/19 contra o Porto conseguiu jogar pior que o Porto, que nessa altura estava moralmente de rastos até porque o Benfica ia ser campeão nessa tarde.

Ganhou as taças, é certo, e acho que foi uma aposta com sentido por parte do Varandas. A do Silas é que foi demasiado na fé, não tinha sido assim tão extraordinário na B SAD.

Citação de fns, há 1 minuto:

Sem resultados desportivos não tens Champions. Sem Champions não tens o caminho mais sustentado. Sem títulos o AVB perde as eleições. E depois veremos o que vem.

O Porto sem Champions neste ano melhorou a sua condição financeira.

Um Porto que acabe um mercado de transferências no negativo e atinja a Champions pode ou não melhorar, e se não atingir a Champions piora de certeza, e em níveis de grandeza que simplesmente não se pode dar ao luxo de ter.

E falta o outro cenário, o Porto pode ser responsável financeiramente e mesmo assim atingir a Champions.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...