Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Tirando as pessoas dos arquipélagos portugueses...

Nem acredito que ainda estamos a discutir este disparate. Lá atrás o Ascom pediu argumentos, mas até numa discussão há uma linha a partir da qual deixa de ser possível argumentar dada a parvoíce do assunto em questão. Não faz sentido nenhum o Sporting ser integrado numa liga estrangeira quando não há laços entre uma equipa de Lisboa e a Espanha que o justifiquem. Tirando casos muito específicos, como o Mónaco em França, o Vaduz na Suíça ou algumas equipas galesas no Reino Unido, entre outros poucos exemplos onde existem relações de proximidade e bases histórico/sociais que a justifiquem, integrar uma equipa numa liga estrangeira é isso mesmo: uma parvoíce.

É que nem a Liga Espanhola estaria interessada nisso, eles não precisam de nós, a relação polémica/benefício de tal integração não justifica que a mesma seja tomada. Não iríamos engrandecer por aí além a Liga, não aumentaria o prestígio da competição ou os lucros da mesma.

Ao início ainda pensei que fosse uma piada, mas quando o assunto continuou a ser levado de forma séria até me benzi. E nem católico sou.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Bashir disse:

@ascom

Acho que devias criar um tópico para discutir a mudança do Sporting (ou dos 3 grandes) para Espanha, provavelmente vais ter muito mais feedback.

Seja como for, o que tu propões é fugir para Espanha, quando a solução era fazer com que os confrontos entre clubes nacionais fosse vibrante. Mas é o same old, same old. Os grandes acham que deixar os pequenos crescer lhes vai tirar protagonismo (e vai) mas não percebem ou não querem perceber que acabam por não evoluir ao ponto de poder lutar contra os grandes estrangeiros. Basicamente somos os pequenos da europa, mas enquanto formos os grandes de Portugal está tudo bem.

O meu problema não são os pequenos crescerem. Até era bom, era sinal de uma liga mais competitiva, jogos mais interessantes e equipas menos predispostas a serem meras plataformas rotativas de clubes grandes. O meu problema é que isso nunca vai acontecer, as estruturas de poder estão demasiado implantadas para alguma vez a nossa liga sair deste pântano.

4 horas atrás, kareca disse:

Estás a ser injusto e pretensioso.

Essas equipas sentem tudo aquilo que dizes na viagem a Madrid, quando jogam com os grandes.

Sim ok, mas eu estou a defender a perspetiva do Sporting.

4 horas atrás, Bashir disse:

O problema é que era uma questão de tempo até os ditos 3M de apoiantes sportinguistas passarem a um terço. Ou achas que caso tivessemos dificuldades e não tendo estatuto de grande (O Real e o barça conseguem sacar o penaltizinho aos 90, tal como nos o sacamos aqui) as pessoas iam continuar a ir ao estádio? E como fazias com a bilheteira? Os preços seriam os espanhóis? Se sim, como é q os nossos adeptos iam pagar esses preços quando ganhamos metade do que eles ganham. E caso nao fossem os espanhois, mas sim os preços portugueses? Como é que teriamos receita de modo a competir com as receitas dos outros?

Porque dizes isso? Não vejo absolutamente nenhuma evidência para corroborar essa afirmação. Por o Sporting competir numa liga mais competitiva, perdia 2/3 dos adeptos? E btw, o que entendes por dificuldades? Não achas que o Sporting está em dificuldades há décadas? Não somos campeões e lutar pelo título até ao fim é de vez em quando. Isso está a tirar algum apoio ao Sporting? Fizemos épocas na liga portuguesa em 7º, em 4º em ou em distantes terceiros lugares. Tivemos 7anos sem ganhar nada! bola. Nem uma taçazinha. 7 anos!! O Sporting perdeu adeptos?

Eu não acredito nada nessa teoria de ''ah o sporting está numa liga mais competitiva, não está em 1º lugar por isso deixa-me cá apoiar o meu Olhanense ou Desportivo de Chaves.

3 horas atrás, Pickle Rick disse:

Mas aí terias uma solução bem mais simples que mudar um clube e toda a sua identidade em termos nacionais. Começas a apoiar um clube Espanhol...

Btw,  e o nosso dinheiro? Isso é tudo muito bonito mas os adeptos não seriam premiados pela La Liga com dinheiro para poderem acompanhar o clube. A viagem ao Camp Nou, ou outros estádios é excitante porque é única e acontece poucas vezes, se passarmos para o outro lado passa a ser normal e perde o interesse que gera neste momento.

Já apoio e tenho ligação a um clube espanhol há uns bons anos. Pelo menos uma vez por ano costumo ir lá. Mas, who cares? Isto não é uma situação para mim. É simplesmente por achar que o Sporting tem tudo a ganhar em estar numa realidade mais competitiva, financeiramente mais vantajosa e com maior exposição internacional.

Viagens à Bielorrússia ou à Grécia são também únicas mas não têm tanta adesão como ir ver o atlético real ou Barça porquê? Porque é o adversário que faz a diferença. E não seria assim tão normal, seria algo que aconteceria uma vez por ano. Quanto ''ao nosso dinheiro'', os adeptos têm sempre a ganhar com um clube que esteja financeiramente mais desafogado.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o offtopic, mas hoje houve algum debate?

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, bug disse:

Desculpem o offtopic, mas hoje houve algum debate?

PMR e o mano de cabelo branco.

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, ascom disse:

O meu problema é que isso nunca vai acontecer, as estruturas de poder estão demasiado implantadas para alguma vez a nossa liga sair deste pântano.

Nós construimos esse pântano. Nós fazemos parte disso. Emprestamos jogadores para os repescar quando há uma birra, nós libertamos jogadores a custo zero para contornar a regra dos emprestas, nós rasgamos contratos pura e simplesmente porque é preferivel pagar o mesmo + juros + custas de tribunal mas numa altura mais confortável, nós temos gente a ser julgada por corrupção, nós fomentamos a violência e picardias quando o presidente está nas nossas boas graças (mas é um (censurado) quando não está). O que te faz pensar que as nossas ações e mentalidades iam simplesmente mudar para uma liga que não tem esse pantano (no teu entender, eu cá para mim penso diferente)?

17 minutos atrás, ascom disse:

Porque dizes isso? Não vejo absolutamente nenhuma evidência para corroborar essa afirmação. Por o Sporting competir numa liga mais competitiva, perdia 2/3 dos adeptos? E btw, o que entendes por dificuldades? Não achas que o Sporting está em dificuldades há décadas? Não somos campeões e lutar pelo título até ao fim é de vez em quando. Isso está a tirar algum apoio ao Sporting? Fizemos épocas na liga portuguesa em 7º, em 4º em ou em distantes terceiros lugares. Tivemos 7anos sem ganhar nada! bola. Nem uma taçazinha. 7 anos!! O Sporting perdeu adeptos?

Eu não acredito nada nessa teoria de ''ah o sporting está numa liga mais competitiva, não está em 1º lugar por isso deixa-me cá apoiar o meu Olhanense ou Desportivo de Chaves.

Não acreditas? Antes do Bruno de Carvalho o número de sócios estava em queda livre. As assistências também não eram grande coisa. Nem a dominar a população portuguesa (refiro-me aos tres grandes vs pequenos) conseguimos encher o estádio fora dum jogo grande. O Sporting está em dificuldades, mas teve uma nova esperança com o anterior presidente. Houve um forte regresse de sócios antigos e uma boa adesão por parte dos novos. Mas esta euforia é apenas isso, uma euforia, sustentada mais em ideias do que titulos, que infelizmente e por algum azar não aconteceram.

Tu estás a confundir: Eu não acredito que pura e simplesmente as pessoas fossem apoiar o Olhanense. Acredito que as pessoas se desligassem do futebol e arranjassem um novo hobbie. Ou achas que todos os adeptos são fãs de futebol? Eu acredito que temos muitos adeptos que aderem por moda, porque o Manel lá do trabalho tá-me sempre a picar por eu nao ganhar campeonatos, porque é fixe fazer parte da Juve Leo, porque quando estou no café com a malta parece mal não perceber nada de futebol, porque quando estou no trabalho no dia a seguir aquela figurinha triste do Guerra e do Serrao (e do outro banana que lá estava do Sporting que nem me lembro do nome) parece mal nao ter acompanhado. Agora futebol ou amor ao clube vejo pouco, sinceramente.
É só ver os atrasados mentais que apoiam atrasados mentais mesmo tendo diáriamente(para nao exagerar muito) actos que provam a sua demência, ou ver o @Simeone a dar pulinhos por ver que se calhar o Rafael Leão vai perder a primeira jornada devido a um problema do clube e a desejar-lhe todo o mal do mundo.

Adiantava-te muito ir para uma liga supostamente melhor, adiantava.

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Jimpo disse:

Que crl, há cá uma falta de noção relativamente ao tamanho de Portugal.

"3" milhões de Sportinguistas o que lá que isso seja num país de 46 milhões de pessoas. Nós em Portugal vivemos numa bolha, há uma falta de noção para o que o resto da Europa pensa de nós. 
Sporting nos últimos 10 anos entrou quantas vezes na Champions? Quantos vezes passamos da fase grupos? 1 acho. Nenhum puto de 15 anos conhece o Sporting na Europa por exemplo. Mesmo em Portugal, um puto de 15 anos não sabe quando o Sporting foi campeão.

Tenham noção. 

O Sporting neste momento não é conhecido sem ser por malta que é viciada em FM. 

Primeiro, tem calma.

Segundo, esses 46 milhões de pessoas apoiam todos o mesmo clube? Por acaso o apoio em Espanha até é bastante diversificado em termos regionais, ao contrário de Portugal. Um clube com 3 milhões no campeonato espanhol é dos que têm mais seguidores. Atrás do Real, Barça, atlético e eventualmente 1 ou outro mas estou a ser simpático. Certos clubes como Valência, Real Sociedad, Athletic têm um grande apoio, mas concentrado em determinadas regiões. E não sei mas acho que um puto de 15 anos na europa conhece ainda menos o Huesca, Getafe ou Legañes.

23 minutos atrás, Black Hawk disse:

Tirando as pessoas dos arquipélagos portugueses...

Nem acredito que ainda estamos a discutir este disparate. Lá atrás o Ascom pediu argumentos, mas até numa discussão há uma linha a partir da qual deixa de ser possível argumentar dada a parvoíce do assunto em questão. Não faz sentido nenhum o Sporting ser integrado numa liga estrangeira quando não há laços entre uma equipa de Lisboa e a Espanha que o justifiquem. Tirando casos muito específicos, como o Mónaco em França, o Vaduz na Suíça ou algumas equipas galesas no Reino Unido, entre outros poucos exemplos onde existem relações de proximidade e bases histórico/sociais que a justifiquem, integrar uma equipa numa liga estrangeira é isso mesmo: uma parvoíce.

É que nem a Liga Espanhola estaria interessada nisso, eles não precisam de nós, a relação polémica/benefício de tal integração não justifica que a mesma seja tomada. Não iríamos engrandecer por aí além a Liga, não aumentaria o prestígio da competição ou os lucros da mesma.

Ao início ainda pensei que fosse uma piada, mas quando o assunto continuou a ser levado de forma séria até me benzi. E nem católico sou.

ahah, queres mesmo entrar pela sociologia? Em primeiro lugar, bases histórico/sociais são justificação para todas as instituições se manterem imutáveis? Acho que nem os teóricos conservadores pensam assim. Vou mais longe, há 40/50 anos porque é que se começaram a contratar jogadores estrangeiros com frequência? Pode-te parecer banal agora, mas há 50 anos podia perfeitamente perguntar-te qual a base histórico/social de um clube português numa liga portuguesa contratar tantos estrangeiros. Para quê? Se és um clube português, numa liga portuguesa porque contratas carradas de estrangeiros? 

No mundo atual, para o bem ou para o mal este tipo de barreiras estão a ser ultrapassadas em todos os setores da sociedade e no futebol também. Vamos começar mais cedo ou mais tarde a discutir esta ideia de ligas Europeias. E agora dizes ''ah mas não é isso que estás a propôr'', pois não mas a lógica, os argumentos que sustentam a ideia de fazer uma liga europeia são os mesmos de querer que o Sporting esteja integrado numa competição como a La Liga.

Se eles querem ou não é outro assunto. Mas por ser bom para o Sporting é uma ideia que vale a pena ser discutida. É óbvio que o Sporting beneficiaria mais do que a La Liga, mas isso não quer dizer que não fosse também benéfico para eles. O Sporting é maior que a maioria dos clubes espanhóis, era a adição de mais um clube médio a uma liga. Tornava sempre os jogos mais atrativos para cada clube jogarem com um clube mais competitivo. 

A minha lógica não tem nada de estapafúrdio, é basicamente consensual que competições transnacionais vão ser o futuro. Eu estou só a aplicar esses argumentos ao futuro do Sporting. Não seria naturalmente algo fácil, mas longe de ser impossível. A La Liga este ano vai fazer jogos nos Estados Unidos e abriu portas a fazer jornadas lá no futuro, isto é muito mais grave para clubes espanhóis que ligam muito os clubes à identidade e cultura. Estamos a falar de clubes espanhóis começarem a jogar num continente diferente. Não acho demasiado exótico um clube do País vizinho venha jogar na liga. Isto é só uma questão de ultrapassar certos paradigmas.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Jimpo disse:

Tenham noção. 

O Sporting neste momento não é conhecido sem ser por malta que é viciada em FM. 

Que parvoíce, claro que o Sporting é conhecido lá fora.

Compartilhar este post

Link para o post

A La Liga vai fazer jogos nos EUA com o Tebas em campo a central, por este andar. É que os capitães das 20 equipas já se juntaram para comunicar à liga a intenção unânime de se recusarem a jogar partidas oficiais da liga nos EUA. Com toda a naturalidade.

Aliás, isso sim, é algo que se vê raríssimas vezes no futebol e que devia ser mais comum: posições conjuntas e de força por parte dos jogadores, que são a parte mais interessada de todas nas diversas mudanças que vão surgindo. Os profissionais que dão origem ao espectáculo, antes e acima de quaisquer outros. Existisse maior pró-actividade nesse campo, e provavelmente o futebol estaria hoje em melhor estado do que aquele em que se encontra.

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, ascom disse:

Primeiro, tem calma.

Segundo, esses 46 milhões de pessoas apoiam todos o mesmo clube? Por acaso o apoio em Espanha até é bastante diversificado em termos regionais, ao contrário de Portugal. Um clube com 3 milhões no campeonato espanhol é dos que têm mais seguidores. Atrás do Real, Barça, atlético e eventualmente 1 ou outro mas estou a ser simpático. Certos clubes como Valência, Real Sociedad, Athletic têm um grande apoio, mas concentrado em determinadas regiões. E não sei mas acho que um puto de 15 anos na europa conhece ainda menos o Huesca, Getafe ou Legañes.

ahah, queres mesmo entrar pela sociologia? Em primeiro lugar, bases histórico/sociais são justificação para todas as instituições se manterem imutáveis? Acho que nem os teóricos conservadores pensam assim. Vou mais longe, há 40/50 anos porque é que se começaram a contratar jogadores estrangeiros com frequência? Pode-te parecer banal agora, mas há 50 anos podia perfeitamente perguntar-te qual a base histórico/social de um clube português numa liga portuguesa contratar tantos estrangeiros. Para quê? Se és um clube português, numa liga portuguesa porque contratas carradas de estrangeiros? 

No mundo atual, para o bem ou para o mal este tipo de barreiras estão a ser ultrapassadas em todos os setores da sociedade e no futebol também. Vamos começar mais cedo ou mais tarde a discutir esta ideia de ligas Europeias. E agora dizes ''ah mas não é isso que estás a propôr'', pois não mas a lógica, os argumentos que sustentam a ideia de fazer uma liga europeia são os mesmos de querer que o Sporting esteja integrado numa competição como a La Liga.

Se eles querem ou não é outro assunto. Mas por ser bom para o Sporting é uma ideia que vale a pena ser discutida. É óbvio que o Sporting beneficiaria mais do que a La Liga, mas isso não quer dizer que não fosse também benéfico para eles. O Sporting é maior que a maioria dos clubes espanhóis, era a adição de mais um clube médio a uma liga. Tornava sempre os jogos mais atrativos para cada clube jogarem com um clube mais competitivo. 

A minha lógica não tem nada de estapafúrdio, é basicamente consensual que competições transnacionais vão ser o futuro. Eu estou só a aplicar esses argumentos ao futuro do Sporting. Não seria naturalmente algo fácil, mas longe de ser impossível. A La Liga este ano vai fazer jogos nos Estados Unidos e abriu portas a fazer jornadas lá no futuro, isto é muito mais grave para clubes espanhóis que ligam muito os clubes à identidade e cultura. Estamos a falar de clubes espanhóis começarem a jogar num continente diferente. Não acho demasiado exótico um clube do País vizinho venha jogar na liga. Isto é só uma questão de ultrapassar certos paradigmas.

Estás a misturar coisas que não deveriam ser misturadas. A migração de pessoas faz parte da própria essência do ser humano, da evolução da espécie e do desenvolvimento humano. Desde a pré-história que os seres humanos viajam em busca de locais onde possam prosperar e encontrar melhores condições para exercer as suas profissões. Daí que não haja mal algum na existência de jogadores em equipas estrangeiras; se me oferecerem melhores condições para exercer a minha profissão no estrangeiro, porque não?

Aquilo que estás a tentar provar é que é exequível integrar equipas em campeonatos estrangeiros. O problema é que os campeonatos são nacionais. Estamos a falar, no caso, das ligas portuguesa e espanhola, onde se apuram os campeões de Portugal e Espanha. Independentemente de terem jogadores estrangeiros, são equipas dos respetivos países a disputarem as provas.

Eu falei em bases históricas e sociais porque são as únicas que podem justificar excepções a estas regras. O Vaduz, por exemplo, é a equipa da capital do principado do Lichtenstein, um principado que fica entre a Suíça e a Áustria que tem 30 ou 40 mil pessoas e, por isso, se justifica a sua participação nas provas domésticas de um deles. O mesmo para a França e o Mónaco. Mesmo as equipas de Gales que participam na Liga Inglesa, há que ter em atenção que nós chamamos Liga Inglesa ao que é, na verdade, a Liga Britânica - British Premier League. Gales pertence ao Reino Unido, tornando plausível que as equipas de Gales participem na British Premier League. Da mesma forma, seria plausível que o Celtic lá participasse, tal como se discutiu há uns anos, acabando por não se consumar.

Agora, pegar numa equipa e metê-la num campeonato estrangeiro, sem qualquer ligação plausível para o justificar? Pah, se criarem competições transnacionais, tudo bem, que seja. Mas isso seria um caso generalizado, uma reestruturação do modelo competitivo, o término das ligas domésticas como as conhecemos em prol de competições transnacionais. Poderá ser o futuro. O que não o pode ser é a transferência de equipas entre ligas domésticas estrangeiras de forma isolada. Mas quê, de seguida o Benfica vai para a Liga Francesa porque têm muitos emigrantes por lá? O Porto vai para a Liga Inglesa, o Ajax para a Alemã, o Shakhtar para a Russa, o Olympiacos para a Italiana? Começamos a ter um mercado de transferências para equipas, vão jogar para a Liga que pagar mais por elas? Mas isto faz algum sentido?

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Bashir disse:

Nós construimos esse pântano. Nós fazemos parte disso. Emprestamos jogadores para os repescar quando há uma birra, nós libertamos jogadores a custo zero para contornar a regra dos emprestas, nós rasgamos contratos pura e simplesmente porque é preferivel pagar o mesmo + juros + custas de tribunal mas numa altura mais confortável, nós temos gente a ser julgada por corrupção, nós fomentamos a violência e picardias quando o presidente está nas nossas boas graças (mas é um (censurado) quando não está). O que te faz pensar que as nossas ações e mentalidades iam simplesmente mudar para uma liga que não tem esse pantano (no teu entender, eu cá para mim penso diferente)?

Não acreditas? Antes do Bruno de Carvalho o número de sócios estava em queda livre. As assistências também não eram grande coisa. Nem a dominar a população portuguesa (refiro-me aos tres grandes vs pequenos) conseguimos encher o estádio fora dum jogo grande. O Sporting está em dificuldades, mas teve uma nova esperança com o anterior presidente. Houve um forte regresse de sócios antigos e uma boa adesão por parte dos novos. Mas esta euforia é apenas isso, uma euforia, sustentada mais em ideias do que titulos, que infelizmente e por algum azar não aconteceram.

Tu estás a confundir: Eu não acredito que pura e simplesmente as pessoas fossem apoiar o Olhanense. Acredito que as pessoas se desligassem do futebol e arranjassem um novo hobbie. Ou achas que todos os adeptos são fãs de futebol? Eu acredito que temos muitos adeptos que aderem por moda, porque o Manel lá do trabalho tá-me sempre a picar por eu nao ganhar campeonatos, porque é fixe fazer parte da Juve Leo, porque quando estou no café com a malta parece mal não perceber nada de futebol, porque quando estou no trabalho no dia a seguir aquela figurinha triste do Guerra e do Serrao (e do outro banana que lá estava do Sporting que nem me lembro do nome) parece mal nao ter acompanhado. Agora futebol ou amor ao clube vejo pouco, sinceramente.
É só ver os atrasados mentais que apoiam atrasados mentais mesmo tendo diáriamente(para nao exagerar muito) actos que provam a sua demência, ou ver o @Simeone a dar pulinhos por ver que se calhar o Rafael Leão vai perder a primeira jornada devido a um problema do clube e a desejar-lhe todo o mal do mundo.

Adiantava-te muito ir para uma liga supostamente melhor, adiantava.

Eu acho que o pântano existe em boa parte pela desigualdade de forças entre os 3 grandes e o resto da malta toda. Acho que isso não vai mudar. Mas se admites que é um pântano então o que se tem de fazer para o Sporting sair disso? Mesmo que não se concorde com a ideia de ir para a Liga Espanhola, porque não se começa a falar de criar uma liga ibérica com os três grandes mais 1 ou 2 e os melhores clubes espanhóis? É que para além de pântano que eu acho que ninguém pode negar seja de que clube seja, é um pântano muito pouco lucrativo... A Liga portuguesa é menos vista que a terceira divisão inglesa, que a eredvisie... acho que é tão vista como a liga belga.

E o que é que o clube ganhou depois do BdC ganhar. Nestes últimos 5 anos ganhamos o quê? 1 taça e uma taça da liga. E o apoio subiu. O que é que isto nos diz? Que vitórias são importantes, mas o que foi o fator x é teres um presidente carismático que fanatize as hostes. Ou se quiseres um bom departamento de marketing(que eu acho que não é tão eficaz mas pronto). Mas lá está, foi isso que fez a diferença. Nós nestes últimos anos continuamos a não ganhar nada, mas tivemos muito mais apoio.

Não acho isso. Lá está, tudo depende da liderança que tens no clube. É um problema qualquer que seja a competição em que estejamos. Não acho que existe nenhuma evidência que suporte a afirmação de que quando o sporting não joga uma vez por ano em determinada região, o apoio desvanece-se. Não creio que a implantação do Sporting pelo País fora dependa destes jogos em olhão ou em Portimão. Depois quando certos clubes descem e ficam não sei quantos anos sem jogar na primeira liga e sem ter aquele joguinho anual as pessoas cagavam no sporting 😛

A última parte que referes é importante, é óbvio que quando se fala em 3.5 milhões de adeptos não são esses 3.5 de adeptos fieis que vão a todo o lado, quando se fala em 3.5 fala-se, na minha opinião, em potencial de alcance da marca, mas só uns quantos milhares é que seguem o clube e fazem o clube render.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Black Hawk disse:

chamamos Liga Inglesa ao que é, na verdade, a Liga Britânica - British Premier League

Não é que importe muito, mas isto não é verdade. 

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Black Hawk disse:

Estás a misturar coisas que não deveriam ser misturadas. A migração de pessoas faz parte da própria essência do ser humano, da evolução da espécie e do desenvolvimento humano. Desde a pré-história que os seres humanos viajam em busca de locais onde possam prosperar e encontrar melhores condições para exercer as suas profissões. Daí que não haja mal algum na existência de jogadores em equipas estrangeiras; se me oferecerem melhores condições para exercer a minha profissão no estrangeiro, porque não?

Aquilo que estás a tentar provar é que é exequível integrar equipas em campeonatos estrangeiros. O problema é que os campeonatos são nacionais. Estamos a falar, no caso, das ligas portuguesa e espanhola, onde se apuram os campeões de Portugal e Espanha. Independentemente de terem jogadores estrangeiros, são equipas dos respetivos países a disputarem as provas.

Eu falei em bases históricas e sociais porque são as únicas que podem justificar excepções a estas regras. O Vaduz, por exemplo, é a equipa da capital do principado do Lichtenstein, um principado que fica entre a Suíça e a Áustria que tem 30 ou 40 mil pessoas e, por isso, se justifica a sua participação nas provas domésticas de um deles. O mesmo para a França e o Mónaco. Mesmo as equipas de Gales que participam na Liga Inglesa, há que ter em atenção que nós chamamos Liga Inglesa ao que é, na verdade, a Liga Britânica - British Premier League. Gales pertence ao Reino Unido, tornando plausível que as equipas de Gales participem na British Premier League. Da mesma forma, seria plausível que o Celtic lá participasse, tal como se discutiu há uns anos, acabando por não se consumar.

Agora, pegar numa equipa e metê-la num campeonato estrangeiro, sem qualquer ligação plausível para o justificar? Pah, se criarem competições transnacionais, tudo bem, que seja. Mas isso seria um caso generalizado, uma reestruturação do modelo competitivo, o término das ligas domésticas como as conhecemos em prol de competições transnacionais. Poderá ser o futuro. O que não o pode ser é a transferência de equipas entre ligas domésticas estrangeiras de forma isolada. Mas quê, de seguida o Benfica vai para a Liga Francesa porque têm muitos emigrantes por lá? O Porto vai para a Liga Inglesa, o Ajax para a Alemã, o Shakhtar para a Russa, o Olympiacos para a Italiana? Começamos a ter um mercado de transferências para equipas, vão jogar para a Liga que pagar mais por elas? Mas isto faz algum sentido?

Então a migração de pessoas é algo super normal e aceitável mas deslocação de empresas ou captação de novos mercados por parte das mesmas é algo que não tem nenhum aderência com a realidade. Segundo, Isso que dizes não faz sentido porque eu falo de espanha por ser um País ser aqui ao lado. Muito fácil acesso. Não tem comparação com os clubes andarem na Ucrânia ou Russia.Terceiro, O que estou a falar implica, como é lógico,  a reestruturação da La liga, não é simplesmente atirar um clube português lá para dentro. Essa reestruturação poderá ir tão longe como a reformulação das duas ligas na tal liga ibérica que eu acho que é o futuro. Acho que seria bom para toda a gente, para uns mais do que outros ter uma competição mais internacional, competitiva e financeiramente mais vantajosa. E tem de ser o Sporting a mexer-se porque é o clube que está menos confortável nesta realidade competitiva, vulgo pantanal.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo sem ver os nossos ganhos. Em vez de nos preocupar-nos em ganhar cá preferimos tornar-nos um clube de média dimensão em Espanha. O nível que devíamos ambicionar não é competir com Valência e Sevilha.

Estás a sustentar a mudança no facto de achares que nunca iremos ganhar porque não dominamos fora das 4 linhas mas isso não é um facto. Não temos ganho mais porque temos sido manifestamente incompetentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo demasiada "Americano" para mim e isso é algo que dispenso. Aconselho a verem a peça do John Oliver sobre as equipas americanas e as mudanças de estado por causa das regalias financeiras.

Eu gostava de evitar isso a todo o custo, não faz sentido nenhum para o desporto.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque raio é que nos íamos mudar para uma liga onde estaríamos a lutar por um lugar no meio da tabela?

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Pickle Rick disse:

Isto é tudo demasiada "Americano" para mim e isso é algo que dispenso. Aconselho a verem a peça do John Oliver sobre as equipas americanas e as mudanças de estado por causa das regalias financeiras.

Eu gostava de evitar isso a todo o custo, não faz sentido nenhum para o desporto.

Ou, em alternativa (até diria como complemento), acompanharem a história dos Columbus Crew, que estão a um fio de irem parar a Austin. Fun fact: sabem qual é a distância entre Columbus, onde se encontra a base de fãs dos Crew desde 1994, e Austin? Só uns 2000 kms, mais coisa menos coisa.

Aliás, agora que falo nisso, nem sei se a peça do John Oliver não aborda especificamente esse caso.

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Pickle Rick disse:

Eu continuo sem ver os nossos ganhos. Em vez de nos preocupar-nos em ganhar cá preferimos tornar-nos um clube de média dimensão em Espanha. O nível que devíamos ambicionar não é competir com Valência e Sevilha.

Estás a sustentar a mudança no facto de achares que nunca iremos ganhar porque não dominamos fora das 4 linhas mas isso não é um facto. Não temos ganho mais porque temos sido manifestamente incompetentes.

O Sevilla que ganhou umas 3 ou 4 Ligas Europa nos últimos anos... o nível do Valência ou Sevilla está acima da do Sporting. Mas again, eu não disse que devíamos ambicionar isso, eu disse a nossa dimensão em termos de clube na liga seria à volta disso. Não seria para descer de divisão ou meio da tabela e podíamos construir coisas muito interessantes a partir daí. Estar num campeonato como este, que tem tão pouca visibilidade, puxa-nos para trás a níveis europeus.

Quanto aos outros dois clubes, não me interessa se houve corrupção ou não, interessa-me que ambos têm estruturas extra futebol montadas com o objetivo de serem beneficiados e nada pode negar isso. Ambos os clubes têm esta preocupação. O SCP se tivesse este savoir faire, provavelmente também o faria, mas não tem. Acho que estás completamente alucinado se pensas que isto não tem alguma influência. Até o Rui Jorge que foi campeão no porto dizia que um campeonato no sporting valia mais que 5 no Porto quando se referia a este tipo de coisas. Eu acho que é tão alucinado dizer que há corrupção em todos os jogos  e os árbitros estão todos comprados como achar que não existe nada e os clubes só dominam o futebol português durante anos e anos por puro mérito desportivo. Tem de ser dada importância ao jogo dentro e fora das 4 linhas.

Eu sou completamente contra mudar uma equipa de estádio. Eu não estou a dizer que o Sporting amanhã vai-se transferir para os emirados e começar a jogar lá. A sede do Sporting vai ser sempre em Portugal, os jogos vão ser sempre em Alvalade, o que estou a dizer é que, face a todas as mudanças que o futebol está a sofrer devido à globalização devemos pensar e discutir a possibilidade de jogar numa liga maior, mais competitiva. Não seria fácil, não seria feito de um dia para a noite, teria de existir uma reestruturação da competição espanhola. Como disse, eu não estou a dizer que o SCP amanhã bate a porta to tebas e a seguir é deitado lá. Teria de existir convergência numa série de aspetos, a competição teria de mudar. Possivelmente outros clubes portugueses iriam entrar também. Mas não acho impossível por uma razão muito simples: É esta a tendência do desporto no mundo. Competições cada vez mais transnacionais que potenciei a internacionalização e competição.

Acho bem menos extremo competir na liga do país ao lado, do que, por exemplo, clubes de futebol fazerem jogos noutro continente.

SAS, eu já respondi a isso. Sorry, mas não vou a andar ás voltas nesta discussão. Eu acho que o SCP não seria um clube de meio da tabela. Estás a imaginar o Sporting atual na La Liga atual e nem assim acho que isso fosse verdade. o SCP teria mais receitas por ventura de bilheteira, patrocínios e transmissões televisivas. Seríamos um clube diferente.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas de onde é que apareceu essa ideia de m*rda? nem percebo e acho que nunca na vida isso acontecia. Faz lembrar há uns anos quando o Celtic e os Rangers tentaram ir para a BPL e levaram nega.

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém quiser ouvir o João Benedito no podcast Sporting160. Não sei se é de mim, mas acho uma entrevista bem mais esclarecedora do que um debate. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 13 horas:

Então a migração de pessoas é algo super normal e aceitável mas deslocação de empresas ou captação de novos mercados por parte das mesmas é algo que não tem nenhum aderência com a realidade. Segundo, Isso que dizes não faz sentido porque eu falo de espanha por ser um País ser aqui ao lado. Muito fácil acesso. Não tem comparação com os clubes andarem na Ucrânia ou Russia.Terceiro, O que estou a falar implica, como é lógico,  a reestruturação da La liga, não é simplesmente atirar um clube português lá para dentro. Essa reestruturação poderá ir tão longe como a reformulação das duas ligas na tal liga ibérica que eu acho que é o futuro. Acho que seria bom para toda a gente, para uns mais do que outros ter uma competição mais internacional, competitiva e financeiramente mais vantajosa. E tem de ser o Sporting a mexer-se porque é o clube que está menos confortável nesta realidade competitiva, vulgo pantanal.

Mas qual deslocação de empresas? O Sporting não é uma multinacional. O Sporting é um clube desportivo que disputa provas domésticas. Epá, fiquemos por aqui, o que tu dizes é um tremendo disparate.

Compartilhar este post

Link para o post

Os capitães das equipas espanholas «estão contra» o acordo que a Liga fez para que jogos do campeonato do país vizinho sejam disputados nos EUA.

Reunidos nesta quarta-feira, os jogadores emitiram um comunicado, em conjunto com o sindicato, no qual dizem «não entender as decisões unilaterais» tomadas pela direção da Liga, presidida por Javier Tebas

O presidente da Associação de Futebolistas Espanhóis, David Aganzo, falou no final do encontro e afirmou que «estas ações unilaterais» da direção da Liga «surpreendem e não acontecem pela primeira vez».

«Estamos cansados», sublinhou Aganzo. «Pensamos que o futebol tem outros valores, como adeptos, sentimento, camadas jovens e estamos a acostumarmo-nos a ver o futebol negócio», argumentou.

«Temos muitas coisas para dizer, é uma falta de respeito», considerou Aganzo, que revelou que «os capitães estão indignados, contra [o acordo]» e que essa é uma posição «plena e unânime».

Para Aganzo, «o problema é a falta de bom senso, com horários em que apenas se beneficia a exportação do futebol» para outros países.

«Jogar à segunda-feira, vamos acostumarmo-nos a coisas que não são naturais, ninguém se importa com os adeptos, para nós futebolistas isso é claro», frisou.

«Digo a Javier Tebas que se coloque na pele do futebolista, que pensa na própria saúde e nos adeptos», repetiu, para depois lembrar: «Não faz sentido que o Sevilha tenha de ir aos Estados Unidos. Estamos a falar de um acordo com uma vigência de 15 anos e sem consultar [ninguém].»

De acordo com a Marca, entre os futebolistas presentes estiveram Sergio Ramos, Nacho, Sergio Busquets, Sergi Roberto, Leo Baptistao, Bruno Soriano, Koke, Juanfran, e Joaquín entre outros.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ascom, há 19 horas:

Primeiro, tem calma.

Citação de Wincing Hálldor, há 19 horas:

Que parvoíce, claro que o Sporting é conhecido lá fora.

Eu tenho calma. Faz-me confusão é o que a malta que vive em Portugal acha dos jogadores, do seu campeonato e dos seus clubes.

O Sporting não tem expressão europeia é um facto.

O Sporting não vende jogadores para grandes clubes e os jogadores vendidos para clubes medianos não singram, é um facto. 

Portanto como é que o Sporting é conhecido lá fora? Pelo Ronaldo? Para os estrangeiros o Ronaldo foi criado no Manchester. Ou daqui alguém sabe em que clube jogou o Kanté antes de ir para o Leicester? ou do Bale antes do Tottenham? Do clube do Modric antes de ir para o Tottenham também? Ou algum estrangeiro sabe onde jogou o Ederson antes do Benfica? Posso continuar. Tirando fanáticos de FM que é este meio onde estamos, ninguém sabe. 
Posso também perguntar quem foi o semi finalista da liga Europa no ano 2012/2013, ou os clubes que foram aos quarto de final em 2009/2010, etc. A liga Europa só tem expressão para quem joga lá, e é com os clubes que calham, é assim que eu conheço o Skanderbeu e o Vikings e o Videoton. Fora isso nem sabia que iam à Europa. 

Hoje por curiosidade perguntei a 3 miúdos na clínica os clubes que conheciam em Portugal. Primeiro estou a viver numa zona onde impera o Rugby, ou seja, nem toda a Europa segue o futebol religiosamente como se segue em Portugal com 10 a 15 minutos de tempo de antena no telejornal. Mas desses 3 miúdos, havia um fanático do Marselha que conhecia o Sporting e até sabia alguns jogadores (William e Patrício), 1 que só me soube dizer o Porto e o Benfica, e outro que só me disse o Porto e o.... Lisboa. Onde tive de lhe explicar que havia 2 clubes em Lisboa. 

Vou continuar a fazer este questionário.

Ninguém segue o campeonato portugues sem serem portugueses e filhos de emigrantes, alguma malta que aposte e alguns fanáticos. Mas isso são minorias numa europa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 10 minutos:

Digo a Javier Tebas que se coloque na pele do futebolista

Não pode. Não sabe o que isso é.

Isto para além de estarmos a falar de um dos maiores cancros do futebol actual (e não é nada fácil conquistar essa distinção). Se por um qualquer acaso pegassem nele e o largassem na Sibéria, os únicos que sairiam a perder seriam aqueles que por lá também habitam.

É também por isto que em cima referi que os jogadores deviam tomar posições de força destas com uma frequência muito maior. Há demasiada gente no futebol, a mandar no futebol, a viver do futebol e a decidir coisas no futebol que nunca entrou sequer num balneário e calçou um par de botas, ou que manda em clubes/ligas com os quais tem pouca, nenhuma ou incompleta afinidade. E isso é um problema que só os jogadores (e treinadores, e restantes agentes que andam por dentro do jogo) podem lutar para resolver.

Isto é relevante para o tópico, btw, e podemos pegar no exemplo do Ricciardi. É um homem competente naquilo que faz (é o que consta), percebe mais que os outros da parte económica, conhece essas tretas todas. Tudo muito bonito. Mas depois escolhe o José Eduardo para o futebol (a modalidade que faz todo o clube subsistir) e, se lhe perguntarem algo sobre a equipa de futebol, a probabilidade da resposta ter 0 conteúdo de relevo vai para lá dos 500%. Não pertence a este mundo, e até ele sabe que não pertence. Por muito que seja um ás em tudo o resto (e vamos até fazer de conta que não tem o passado que tem), é uma solução aceitável? Eu cá acho que não. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...