Puto Perdiz Publicado 20 Agosto 2021 e na 4ª já fizeram um raid à embaixada Indiana em Cabul à procura de documentos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Agosto 2021 De qualquer forma, esta discussão é e será sempre ideológica e, como tal, algo inútil de ter. Citação de antifa, há 2 minutos: Tudo de bom MURICA 🇺🇸 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 20 Agosto 2021 Vou dizer aos meus colegas de trabalho que renegociaram o seu contrato para 4 dias por semana (e continuam a render e a ganhar bem para tal) que caíram em medidas populistas de jovens de 20 anos sem responabilidades... se calhar é malta que percebe a importância do tempo na vida e na saúde mental duma pessoa, e não é por aí que deixam de ser produtivos. Não percebo essa ideia que alguém pedir menos do que 40h de trabalho (podemos acordar para vida e para a actualidade e entender que não precisas desse tempo para fazer o teu trabalho na maioria dos casos e há casos suficientes práticos disso mesmo?) está a cair no populismo. Desçam as horas para 35h e apanham mais rapidamente quem não tem pedalada e fazem bem melhor a seleção natural. De resto, quem se sacrifica em prol do trabalho a receber mal, se o faz e tem outras hipóteses o problema é dele, concordo. No entanto, em Portugal, tenho dúvida de quantos desses casos não têm a influência do ambiente de trabalho tóxico criado por empregador e colegas de trabalho, ou porque não têm margem de manobra para conseguir uma vida melhor. Se dou valor a algo na minha empresa é que valoriza-se o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal porque, quem diria, beneficia a produtividade em muitos casos. Conheço demasiada gente em Portugal que não tem vida senão o trabalho e vêem-se presos nesse cenário porque se começarem a sair às 17h ou a dar alguma prioridade à sua vida arriscam-se a não ter hipóteses de poupar ao fim do mês. E por conhecê-los sei que não é o que escolheram. É suposto isto ser a lição para o pessoal aprender a não cometer erros ou tomar más decisões de vida ou não se esforçar tanto quanto devia numa sociedade a um ritmo que não é natural para um ser humano? Se sim parabéns, vocês são sádicos para xuxu. E se discordam com esta última frase, quero ver quantas pessoas aguentavam este ritmo sem meter doping no sistema para aguentar a pedalada (cafeína ou o que quer que seja). Só porque as ambições de vida são diferentes não quer dizer que tenham de ter uma experiência de m*rda no trabalho. Que progridam menos, percebe-se. E volto a dizer, fingir que não há influencia nas tabelas de estágio IEFP e na cultura de trabalho e no poder de negociação empregador-empregado (que passou a ter uma diferença de vencimentos de 15x mais para 350x mais no espaço de 30 ou 40 anos) no valor desses contratos é tomar uma posição autista sobre o mundo que rodeia. Valha-nos que é obrigatório ter certos direitos como segurança no trabalho, saúde, entre outras coisas. Não invejo quem é empregador e empregado e tem de lidar com a carga fiscal que tem, mas não é desculpa para precariedade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 20 Agosto 2021 Para mim era tudo resolvido assim : Não queres trabalhar ? Levas com o dialogo Trabalhas mas não trabalhas num bom trabalho ? Levas com o dialogo Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Agosto 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora: E são esses que acabam na parte de baixo? Ou maioritariamente são pessoas que aos 20 já nem tinham grande escolha? E até estás a entrar por um campo pior, que é o assumir que alguém merece ter más condições laborais apenas porque tomou "más" decisões enquanto novo (seja porque motivo for) ou porque nunca quis mais do que um trabalho para ter um ordenado. E essa parte é que não percebes. Nem toda a gente quer sacrificar a vida em função da posição x ou y. E a maioria nem tem essa opção. EEnão há qualquer problema com isto e até é bom para a sociedade. O problema é que quem fica em baixo é explorado e usam-se todas e quaisquer artimanhas para os entalar (sim,porque a maioria até tem dificuldade em saber e perceber os seus direitos). Onde é que eu faço em merecer seja o que for? A única coisa que estou a tentar dizer é - se tens uma familia e contas para pagar, estás preso às tuas escolhas, tenham sido elas boas ou más (e se forem más, não é por isso que deves ter condições pouco dignas, como já referi mais que uma vez). Se és novo e não tens uma familia para sustentar nem grandes obrigações para ninguém, podes arriscar. E aqui o "podes" é essencial - ao contrário do que o Ghelton respondeu em cima, eu não estou a tentar impor nada a ninguém, nem a dizer que eu estou certo e os outros são todos uma m*rda. Simplesmente, digo que há opções que podem ser tomadas e que não precisam de ceder a uma visão fatalista do mercado de trabalho. Podem dizer à vontade que eu sou especializado, que trabalho numa área com muita procura, que posso sair hoje de onde estou e arranjar logo outra coisa. É verdade, mas quando tinha os meus 23 ou 24 anos e sai da banca por não gostar daquilo, ao fim de 6 meses sem trabalho ninguém me tocava sequer com um pau. Portanto, achar que eu sou privilegiado por estar na posição que estou e que não fiz nada por isso é errado. Citação de Ghelthon, há 59 minutos: Bem, o primeiro post dele demonstrou logo a sobranceria. Sou um sobranceiro, mas pelo menos leio tudo antes de escrever 😉 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Agosto 2021 Citação de ElliotReid13, há 8 minutos: Sou um sobranceiro, mas pelo menos leio tudo antes de escrever 😉 Ok, obrigado por prosseguires a discussão. Citação de ElliotReid13, há 8 minutos: Portanto, achar que eu sou privilegiado por estar na posição que estou e que não fiz nada por isso é errado. Mesmo que não sejas privilegiado em nada, porque hás-de achar que as tuas escolhas fazem mais sentido que as dos outros? E é como diz o Lip, reivindicar coisas não significa que as pessoas são acomodadas ou preguiçosas, de todo. A Islândia/Japão metem semana de 4 dias e são inovadores e pioneiros, o tuga quer uma semana de 35 horas e é preguiçoso... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Agosto 2021 (editado) Citação de Ghelthon, há 6 minutos: Ok, obrigado por prosseguires a discussão. Mesmo que não sejas privilegiado em nada, porque hás-de achar que as tuas escolhas fazem mais sentido que as dos outros? E é como diz o Lip, reivindicar coisas não significa que as pessoas são acomodadas ou preguiçosas, de todo. A Islândia/Japão metem semana de 4 dias e são inovadores e pioneiros, o tuga quer uma semana de 35 horas e é preguiçoso... No Japao se nao trabalhares 50-55 horas por semana (15-20 nao pagas) vais viver pior do que em Portugal A Islandia é um sitio tao bom e com tantas oportunidades que existem mais islandeses na Dinamarca do que na Islandia... So aqui um taste do Japao Japan has some of the longest working hours in the world. Nearly one quarter of Japanese companies require employees to work more than 80 hours of overtime a month, according to a 2016 government survey. Those extra hours are often unpaid. And the Japanese aren’t taking enough time off, either. A study by Expedia found that Japanese workers on average didn’t use 10 of their paid vacation days, and 63 percent of Japanese respondents felt guilty for taking paid leave. Yet long work hours don’t necessarily mean high productivity. In fact, Japan has the lowest productivity among G-7 nations, according to data from OECD Compendium of Productivity Indicators. ‘Death by overwork’ The term “karoshi” translates to “death by overwork” in Japanese, and is a legal term recognized as a cause of death. An employee of Japan’s largest advertising firm, Dentsu, jumped to her death in 2015. The cause was said to have been depression caused by overwork. The case generated widespread attention and renewed calls to change the long working hours and illegal unpaid overtime highly common in Japan. Dentsu’s CEO resigned over the controversy and the company was fined for violating labor standards as she had been reportedly forced to work 100 hours of overtime a month. After the death, Dentsu made changes within the company, including turning off lights in the office at 10 p.m. in an effort to force employees to leave. Editado 20 Agosto 2021 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Lip McBoatface, há 10 minutos: Vou dizer aos meus colegas de trabalho que renegociaram o seu contrato para 4 dias por semana (e continuam a render e a ganhar bem para tal) que caíram em medidas populistas de jovens de 20 anos sem responabilidades... se calhar é malta que percebe a importância do tempo na vida e na saúde mental duma pessoa, e não é por aí que deixam de ser produtivos. Não percebo essa ideia que alguém pedir menos do que 40h de trabalho (podemos acordar para vida e para a actualidade e entender que não precisas desse tempo para fazer o teu trabalho na maioria dos casos e há casos suficientes práticos disso mesmo?) está a cair no populismo. Desçam as horas para 35h e apanham mais rapidamente quem não tem pedalada e fazem bem melhor a seleção natural. De resto, quem se sacrifica em prol do trabalho a receber mal, se o faz e tem outras hipóteses o problema é dele, concordo. No entanto, em Portugal, tenho dúvida de quantos desses casos não têm a influência do ambiente de trabalho tóxico criado por empregador e colegas de trabalho, ou porque não têm margem de manobra para conseguir uma vida melhor. Não invejo quem é empregador e empregado e tem de lidar com a carga fiscal que tem, mas não é desculpa para precariedade. Duas notas. Concordo perfeitamente que 35h de trabalho pode levantar a maiores aumentos de produtividade, mas apenas em certos casos. E esses casos não incluem o eleitorado do PCP, que são pessoas que trabalham numa fábrica, ao balcão, ou noutro cargo qualquer em o produto do trabalho tem uma relação linear com as horas trabalhadas. Um operário vai ser mais produtivo ao final da semana porque trabalhou menos 5h? Um enfermeiro vai atender mais pacientes ao final de uma semana porque trabalhou menos 5h? Ao contrário do que se possa pensar, a maioria das empresas em Portugal são PMEs e, de igual forma, a maioria são pouco lucrativas ou dão prejuizo. Na indústria concretamente, mas não só, se reduzires 5h de trabalho semanais (uma redução de 12.5%), irá levar a mais casos deste género: a empresa não contrata ninguém e o volume de negócios cai (mas não os custos, porque a malta não quer trabalhar menos e ver o salário reduzido proporcionalmente), mas aguenta-se; a empresa dava bom dinheiro e agora passa a dar menos porque é preciso contratar mais pessoas; a empresa entra em esquemas e bullying para obrigar a malta a trabalhar as 5h adicionais por fora (se com as 40h já é o que é). Estás em Portugal, qual achas que será a situação mais provável? No segundo parágrafo, entraste pelo mesmo caminho que outros já tentaram, que é insinuar que estou a dizer que a precariedade é merecida como punição pelas más escolhas. Já dei o suficiente para esse peditório. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Ok, obrigado por prosseguires a discussão. Mesmo que não sejas privilegiado em nada, porque hás-de achar que as tuas escolhas fazem mais sentido que as dos outros? E é como diz o Lip, reivindicar coisas não significa que as pessoas são acomodadas ou preguiçosas, de todo. A Islândia/Japão metem semana de 4 dias e são inovadores e pioneiros, o tuga quer uma semana de 35 horas e é preguiçoso... Conheço alguns casos que foram para a Islândia trabalhar no Turismo e voltaram pouco tempo depois porque era um abuso de trabalho e em Portugal (nos Açores, mais especificamente) estava-se melhor Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: No Japao se nao trabalhares 50-55 horas por semana (15-20 nao pagas) vais viver pior do que em Portugal A Islandia é um sitio tao bom e com tantas oportunidades que existem mais islandeses na Dinamarca do que na Islandia... Citação de Seferogol, há 1 minuto: Conheço alguns casos que foram para a Islândia trabalhar no Turismo e voltaram pouco tempo depois porque era um abuso de trabalho e em Portugal (nos Açores, mais especificamente) estava-se melhor Não duvido do que dizem, apenas usei como exemplos de coisas que nos outros sítios são avant-garde e cá são sinal de preguiça, aparentemente. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Agosto 2021 (editado) Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Não duvido do que dizem, apenas usei como exemplos de coisas que nos outros sítios são avant-garde e cá são sinal de preguiça, aparentemente. Mas eu acho que aqui ninguem disse que nao concordava com 35 horas de trabalho...nao se pode é achar que se apenas trabalhares o que a lei diz, vais ter as mesmas oportunidades e/ou vencimento de alguem que faz mais do que isso Editado 20 Agosto 2021 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Agosto 2021 (editado) Citação de Ghelthon, há 16 minutos: Ok, obrigado por prosseguires a discussão. Mesmo que não sejas privilegiado em nada, porque hás-de achar que as tuas escolhas fazem mais sentido que as dos outros? E é como diz o Lip, reivindicar coisas não significa que as pessoas são acomodadas ou preguiçosas, de todo. A Islândia/Japão metem semana de 4 dias e são inovadores e pioneiros, o tuga quer uma semana de 35 horas e é preguiçoso... Tenho tentado, mas não consigo exprimir melhor do que isto: boas escolhas -> melhores condições de trabalho. Não estás numa situação em que possas fazer escolhas? -> Já dei a minha opinião sobre a necessidade de dar condições mínimas para que as pessoas passem a poder escolher. Estás na posição de fazer escolhas mas optas por não fazer? -> tudo bem, a única coisa que digo é que quem quer, consegue progredir. Estás na posição de fazer escolhas, mas preferes atacar os mauzões dos patrões em vez de fazeres alguma coisa por ti abaixo? -> expliquei as dinâmicas do mercado de trabalho e porque é que os patrões fazem o que fazem - é uma questão de incentivos e não se prende com a natureza do patrão ser patrão, mas com a natureza humana transversal a cada um de nós (daí o exemplo de ninguém ir comprar um pacote de leite mais caro ao Intermarché, se o mesmo pacote de leite está mais barato no Continente - princípio mais básico da racionalidade económica). Editado 20 Agosto 2021 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Agosto 2021 Citação de ElliotReid13, há 2 minutos: Tenho tentado, mas não consigo exprimir melhor do que isto: boas escolhas -> melhores condições de trabalho. Não estás numa situação em que possas fazer escolhas? J->á dei a minha opinião sobre a necessidade de dar condições mínimas para que as pessoas passem a poder escolher. Estás na posição de fazer escolhas mas optas por não fazer? -> tudo bem, a única coisa que digo é que quem quer, consegue progredir. Estás na posição de fazer escolhas, mas preferes atacar os mauzões dos patrões em vez de fazeres alguma coisa por ti abaixo? -> expliquei as dinâmicas do mercado de trabalho e porque é que os patrões fazem o que fazem - é uma questão de incentivos e não se prende com a natureza do patrão ser patrão, mas com a natureza humana transversal a cada um de nós (daí o exemplo de ninguém ir comprar um pacote de leite mais caro ao Intermarché, se o mesmo pacote de leite está mais barato no Continente - princípio mais básico da racionalidade económica). Ou aquele exemplo da Amazon, a malta espera one-day deliveries mas fica indignada por isso exiguir um esforco desumano... Da mesma forma que acho que ninguem acharia errado que o barbeiro ganhe o dobro do ordenado minimo, mas depois nao querem pagar o dobro pelo corte de cabelo... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Burkina2008, há 6 minutos: Mas eu acho que aqui ninguem disse que nao concordava com 35 horas de trabalho...nao se pode é achar que se apenas trabalhares o que a lei diz, vais ter as mesmas oportunidades e/ou vencimento de alguem que faz mais do que isso Não tem de ser obrigatoriamente o caso. Trabalhar mais nem sempre é igual a trabalhar melhor. Por exemplo (e deves saber bem disto), eu trabalho com vários holandeses onde muitos deles (mais até os seniores) só trabalham 4 dias por semana, alguns 9-10 horas diárias para compensar isso, mas outros não. E eu não sou menos competente do que eles por trabalhar 5 dias. Mas sim, tendencialmente é como dizes. Citação de ElliotReid13, há 5 minutos: Tenho tentado, mas não consigo exprimir melhor do que isto: boas escolhas -> melhores condições de trabalho. Não estás numa situação em que possas fazer escolhas? -> Já dei a minha opinião sobre a necessidade de dar condições mínimas para que as pessoas passem a poder escolher. Estás na posição de fazer escolhas mas optas por não fazer? -> tudo bem, a única coisa que digo é que quem quer, consegue progredir. Estás na posição de fazer escolhas, mas preferes atacar os mauzões dos patrões em vez de fazeres alguma coisa por ti abaixo? -> expliquei as dinâmicas do mercado de trabalho e porque é que os patrões fazem o que fazem - é uma questão de incentivos e não se prende com a natureza do patrão ser patrão, mas com a natureza humana transversal a cada um de nós (daí o exemplo de ninguém ir comprar um pacote de leite mais caro ao Intermarché, se o mesmo pacote de leite está mais barato no Continente - princípio mais básico da racionalidade económica). Pronto, até ao último parágrafo estamos de acordo. Em relação ao último parágrafo, acho que estás a generalizar demasiado. Parece-me que todos concordamos que a maioria (ou muitos, pelo menos) dos patrões portugueses paga mal e tende mais a explorar as pessoas do que a recompensá-las. Portanto essa máxima "o patrão tem sempre razão" é super discutível. Mas lá está, diria que aqui é mesmo uma questão de ideologia, e portanto não vamos chegar a consenso nenhum. Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Ou aquele exemplo da Amazon, a malta espera one-day deliveries mas fica indignada por isso exiguir um esforco desumano... Da mesma forma que acho que ninguem acharia errado que o barbeiro ganhe o dobro do ordenado minimo, mas depois nao querem pagar o dobro pelo corte de cabelo... E com razão. Se a Amazon quer prestar esse serviço (que é excelente, acho que todos concordamos), porque é que quem paga (não literalmente) é o trabalhador? Porque é que a Amazon não contrata mais pessoas para poder prestar esse serviço com a mesma qualidade mas com menos sofrimento da parte dos trabalhadores? Vais responder-me que, assim, não compensa. E eu digo-te que provavelmente continuaria a compensar mas, para isso, a Amazon teria de ligar a algo mais do que às receitas, e claramente não é o caso. Ou, por outras palavras, porque a Amazon é uma empresa 100% capitalista. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 20 Agosto 2021 Eu trabalho todos os dias da semana das 12h às 00h30min. Sem responsabilidades. Dá-me vergonha trabalhar tanto. Não acredito naqueles vídeos motivacionais com clips dos peaky blinders ou discursos do dan pena the billion dollar man. E prefiro que a lei seja igual para todos.35h semanais. Votarei nesse sentido sempre. A vida não é trabalhar. Pelo menos tenho a plena consciência de que não me vou suicidar quando houver outra crise. Um bem haja às vitimas do capitalismo, ninguém as avisou que o modelo econômico colapsa ciclicamente. Boom and bust babbyyyy 4 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Che, há 9 minutos: Eu trabalho todos os dias da semana das 12h às 00h30min. Sem responsabilidades. Dá-me vergonha trabalhar tanto. Não acredito naqueles vídeos motivacionais com clips dos peaky blinders ou discursos do dan pena the billion dollar man. E prefiro que a lei seja igual para todos.35h semanais. Votarei nesse sentido sempre. A vida não é trabalhar. Pelo menos tenho a plena consciência de que não me vou suicidar quando houver outra crise. Um bem haja às vitimas do capitalismo, ninguém as avisou que o modelo econômico colapsa ciclicamente. Boom and bust babbyyyy https://fortune.com/2021/06/06/corporate-psychopaths-business-leadership-csr/ Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Pronto, até ao último parágrafo estamos de acordo. Em relação ao último parágrafo, acho que estás a generalizar demasiado. Parece-me que todos concordamos que a maioria (ou muitos, pelo menos) dos patrões portugueses paga mal e tende mais a explorar as pessoas do que a recompensá-las. Portanto essa máxima "o patrão tem sempre razão" é super discutível. Mas lá está, diria que aqui é mesmo uma questão de ideologia, e portanto não vamos chegar a consenso nenhum. E com razão. Se a Amazon quer prestar esse serviço (que é excelente, acho que todos concordamos), porque é que quem paga (não literalmente) é o trabalhador? Porque é que a Amazon não contrata mais pessoas para poder prestar esse serviço com a mesma qualidade mas com menos sofrimento da parte dos trabalhadores? Vais responder-me que, assim, não compensa. E eu digo-te que provavelmente continuaria a compensar mas, para isso, a Amazon teria de ligar a algo mais do que às receitas, e claramente não é o caso. Ou, por outras palavras, porque a Amazon é uma empresa 100% capitalista. Mas eu não digo que o patrão tem razão, atenção! Aliás, nem faço sequer juizos de valor aos patrões na minha justificação. O que eu tentei explicar é o sistema de incentivos - o patrão paga o mínimo que tem de pagar para ter alguém que faça o trabalho: se houver muita gente disposta a fazer o trabalho, isso cria pressão sobre as condições de trabalho (aka salário); se houver pouca gente disposta a fazer aquele trabalho, ele tem de subir as condições até encontrar alguém que esteja interessado. É racionalidade económica 1x1. Agora, se dentro desta lógica entrarmos em exploração, como aquilo que vimos em Odemira, isso é ilegal e devem ser reportados à Autoridade do Trabalho. Simples, não vais ver nenhuma apologia minha para esses casos. Onde julgo que há discussão é na definição daquilo que são as condições mínimas aceitáveis, às quais também já dei resposta anteriormente. Relativamente ao tema da Amazon, a pergunta não era para mim, mas é importante lembrar que as margens no e-commerce para revendedores como a Amazon são minúsculas. O lucro que a Amazon tira daí resulta simplesmente da escala das operações - uma boa análise para fazer, se alguém tiver interesse em procurar essa informação, seria ver qual é o valor da margem / gastos com pessoal. Diria que andará pelo 1 dígito, o que significa que um aumento do pessoal acabaria logo com a rentabilidade desse segmento (temos de ver que a Amazon emprega 1M de pessoas, nem todas na logística, e qualquer aumento marginal em % é uma barbaridade em valores absolutos). Posto isto, não quer dizer que eles não pudessem fazer melhor, porque poderiam. Da mesma forma que nós também poderíamos esperar uma semana para receber as coisas em casa ou ir à própria loja física comprar, mas a comodidade que eles proporcionam acaba por se sobrepôr ao que todos sabemos que se passa "debaixo do capot". Citação de Che, há 1 hora: Eu trabalho todos os dias da semana das 12h às 00h30min. Sem responsabilidades. Dá-me vergonha trabalhar tanto. Não acredito naqueles vídeos motivacionais com clips dos peaky blinders ou discursos do dan pena the billion dollar man. E prefiro que a lei seja igual para todos.35h semanais. Votarei nesse sentido sempre. A vida não é trabalhar. Pelo menos tenho a plena consciência de que não me vou suicidar quando houver outra crise. Um bem haja às vitimas do capitalismo, ninguém as avisou que o modelo econômico colapsa ciclicamente. Boom and bust babbyyyy A lei atual é de 40h e mesmo assim trabalhas 62.5h por semana? O que te leva a crer que ias passar a trabalhar menos? btw, és remunerado por essas horas extraordinárias? Se a resposta for negativa, faz uma participação à ACT. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 20 Agosto 2021 Eu só tenho a dizer que eu não vivo para trabalhar, trabalho para viver. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 20 Agosto 2021 (editado) Resumir o sucesso ou insucesso a boas e más decisões não me parece sensato. Nem sempre estão reunidas as condições para o indivíduo as tomar, por uma série de factores desde já o contexto familiar, condições de saúde, educação e área de actuação. Os dois primeiros condicionam o terceiro e este por sua vez influencia o último. E não é por não viver obcecado com a carreira e com o sucesso que as pessoas não têm legitimidade para exigir mais e melhores condições que lhes permitam ter uma vida digna. 635€ 665€ não permitem a ninguém ter uma vida digna. Editado 20 Agosto 2021 por Solero 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Agosto 2021 Citação de ElliotReid13, há 1 hora: A lei atual é de 40h e mesmo assim trabalhas 62.5h por semana? O que te leva a crer que ias passar a trabalhar menos? btw, és remunerado por essas horas extraordinárias? Se a resposta for negativa, faz uma participação à ACT. Ele trabalha na Avenida da Liberdade 168 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Solero, há 10 minutos: Resumir o sucesso ou insucesso a boas e más decisões não me parece sensato. Nem sempre estão reunidas as condições para o indivíduo as tomar, por uma série de factores desde já o contexto familiar, condições de saúde, educação e área de actuação. Os dois primeiros condicionam o terceiro e este por sua vez influencia o último. E não é por não viver obcecado com a carreira e com o sucesso que as pessoas não têm legitimidade para exigir mais e melhores condições que lhes permitam ter uma vida digna. 635€ não permitem a ninguém ter uma vida digna. São 665€ e não é verdade que não permita a ninguém ter uma vida digna. Depende da zona do País, se moras sozinho, se és o único a receber um salário ou não, etc. Mas isso também se aplica a salários de 800€ ou 900€ em determinados casos. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 20 Agosto 2021 Citação de Mica, há 4 minutos: São 665€ e não é verdade que não permita a ninguém ter uma vida digna. Depende da zona do País, se moras sozinho, se és o único a receber um salário ou não, etc. Mas isso também se aplica a salários de 800€ ou 900€ em determinados casos. Obrigado pela correção. Certo, depende da zona do país e do que consideramos dignidade. A minha intenção com isto nem é discutir o SMN, é isso sim, dizer que não me faz espécie nenhuma ver as pessoas (ou partidos) lutarem por melhores condições, bem pelo contrário. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 20 Agosto 2021 Citação de ElliotReid13, há 2 horas: Mas eu não digo que o patrão tem razão, atenção! Aliás, nem faço sequer juizos de valor aos patrões na minha justificação. O que eu tentei explicar é o sistema de incentivos - o patrão paga o mínimo que tem de pagar para ter alguém que faça o trabalho: se houver muita gente disposta a fazer o trabalho, isso cria pressão sobre as condições de trabalho (aka salário); se houver pouca gente disposta a fazer aquele trabalho, ele tem de subir as condições até encontrar alguém que esteja interessado. É racionalidade económica 1x1. Agora, se dentro desta lógica entrarmos em exploração, como aquilo que vimos em Odemira, isso é ilegal e devem ser reportados à Autoridade do Trabalho. Simples, não vais ver nenhuma apologia minha para esses casos. Onde julgo que há discussão é na definição daquilo que são as condições mínimas aceitáveis, às quais também já dei resposta anteriormente. Relativamente ao tema da Amazon, a pergunta não era para mim, mas é importante lembrar que as margens no e-commerce para revendedores como a Amazon são minúsculas. O lucro que a Amazon tira daí resulta simplesmente da escala das operações - uma boa análise para fazer, se alguém tiver interesse em procurar essa informação, seria ver qual é o valor da margem / gastos com pessoal. Diria que andará pelo 1 dígito, o que significa que um aumento do pessoal acabaria logo com a rentabilidade desse segmento (temos de ver que a Amazon emprega 1M de pessoas, nem todas na logística, e qualquer aumento marginal em % é uma barbaridade em valores absolutos). Posto isto, não quer dizer que eles não pudessem fazer melhor, porque poderiam. Da mesma forma que nós também poderíamos esperar uma semana para receber as coisas em casa ou ir à própria loja física comprar, mas a comodidade que eles proporcionam acaba por se sobrepôr ao que todos sabemos que se passa "debaixo do capot". A lei atual é de 40h e mesmo assim trabalhas 62.5h por semana? O que te leva a crer que ias passar a trabalhar menos? btw, és remunerado por essas horas extraordinárias? Se a resposta for negativa, faz uma participação à ACT. Trabalho de segunda a domingo. Trabalhador independente. Quero as 35h semanais por dois motivos. As famílias tradicionais triunfam sobre o marxismo cultural e ganham mais tempo para disfrutar. E porque os liberais deixam de chorar por causa da função pública. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 20 Agosto 2021 Tudo bem que muitos dos pequenos e médios empresários dão muito pelo país e estão muitas vezes em posições ingratas, mas o bater punho também não se devia aplicar também a estes? Quantos empresários que andam por aí que não se reinventam, não tentam acompanhar as novas tecnologias ou métodos produtivos, não fazem o mínimo esforço para eles próprios ou para os trabalhadores aprofundarem a sua formação (curiosamente, há uns dias saiu uma notícia de que a maioria das empresas não cumpre com a obrigação de oferecer esta formação - que, curiosamente, ajudaria os tais trabalhadores a sair da mó de baixo e a "bater punho") e que, qualquer coisa que aconteça, é culpa do Estado e dos políticos e etc etc? 1 Compartilhar este post Link para o post