Sandes. Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Tio Hans, há 1 hora: À data de hoje, e pelas sondagens, quero o Cotrim, quer o Seguro, quer o Almirante têm hipóteses reais de chegar à segunda volta e, se o conseguirem, e disputarem a segunda volta contra o Cabeça de Geleia são eleitos PR. Acho que todos concordamos que nem o António Filipe, nem o Jorge Pinto, nem a Catarina Martins têm reais hipóteses de chegar à segunda volta. Freudian slip 1 9 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 19 Dezembro 2025 Mas a questão que se põe é: se o Jorge Pinto, a Catarina Martins e o António Filipe desistirem, há certezas que os seus votantes votarão no Seguro em vez de num Manuel Vieira, ou um voto em branco desta vida? É que o Seguro passou meses a desdenhar a esquerda, agora vê o cu apertado vem chorar os votos. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Sandes., há 43 minutos: Freudian slip @freudianslip 3 Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de rcoelho14, há 43 minutos: Mas a questão que se põe é: se o Jorge Pinto, a Catarina Martins e o António Filipe desistirem, há certezas que os seus votantes votarão no Seguro em vez de num Manuel Vieira, ou um voto em branco desta vida? É que o Seguro passou meses a desdenhar a esquerda, agora vê o cu apertado vem chorar os votos. Diz que não é de esquerda mas quer que o pessaol de esquerda vote nele 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Dezembro 2025 Se o António Filipe, Catarina Martins, e Jorge Pinto são assim tão maus candidatos que devem desistir, o candidato António José Seguro não deveria ter problemas em absorver grande parte dos seus votos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Jamarcus, há 3 minutos: Se o António Filipe, Catarina Martins, e Jorge Pinto são assim tão maus candidatos que devem desistir, o candidato António José Seguro não deveria ter problemas em absorver grande parte dos seus votos. Olha que eu acho que o Seguro está a absorver votos que foram dos partidos desses candidatos nas legislativas. Nota que esse 3 partidos tiveram cerca de 9% do total de votos nas legislativas e nas sondagens os três candidatos têm 7 e tal %. O Seguro não consegue é segurar os votos do PS, o que é diferente. Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 19 Dezembro 2025 Volto a dizer o mesmo, voltem a ver eleições presidenciais França 2002 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Tio Hans, há 10 minutos: Olha que eu acho que o Seguro está a absorver votos que foram dos partidos desses candidatos nas legislativas. Nota que esse 3 partidos tiveram cerca de 9% do total de votos nas legislativas e nas sondagens os três candidatos têm 7 e tal %. O Seguro não consegue é segurar os votos do PS, o que é diferente. Sem qualquer lógica. O Seguro está à direita de muita gente do PS. Já ganhou o apoio público de figuras de centro direita. O seu eleitorado não está na esquerda, está ao centro e é lá que os votos dele estão. Essa diferença dos 9 para os 7 explica-se com muitas outras razões. Desde logo, o facto do Jorge Pinto estar a léguas do Tavares. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Tio Hans, há 25 minutos: Olha que eu acho que o Seguro está a absorver votos que foram dos partidos desses candidatos nas legislativas. Nota que esse 3 partidos tiveram cerca de 9% do total de votos nas legislativas e nas sondagens os três candidatos têm 7 e tal %. O Seguro não consegue é segurar os votos do PS, o que é diferente. Não me parece assim tanto, sinceramente. Mas mesmo se fosse, e que esses 2% fossem para o Seguro, mantenho o que disse. Se quer passar à 2ª volta e é assim tão bom, só tem de convencer esses 7% que ainda não mudaram de opinião. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 19 Dezembro 2025 Gouveia e Melo vai em último nos boletins de voto que batem recorde de 14 candidatos Podem votar Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 19 Dezembro 2025 Ricardo Sousa André Pestana Jorge Pinto José Cardoso Humberto Correia Wtf n conheço nenhum destes Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: Ricardo Sousa André Pestana Jorge Pinto José Cardoso Humberto Correia Wtf n conheço nenhum destes Ricardo Sousa Ex-vereador do PSD na Câmara Municipal de Paredes André Pestana Ex-militante do B.E. e do MAS Líder do Sindicato de Todos os Professores (STOP) Professor Jorge Pinto Deputado à Assembleia da República pelo Livre Engenheiro Ambiental José Cardoso Fundador e presidente do PLS e ex-militante da IL Humberto Correia Pintor Autor 5 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Dezembro 2025 (editado) Citação de Lebohang, há 1 hora: Gouveia e Melo vai em último nos boletins de voto que batem recorde de 14 candidatos Podem votar 1. Ricardo Sousa 2. André Pestana 3. Jorge Pinto 4. Joana Amaral Dias 5. Manuel João Vieira 6. José Cardoso 7. Catarina Martins 8. João Cotrim Figueiredo 9. Humberto Correia 10. António José Seguro 11. Luís Marques Mendes 12. André Ventura 13. António Filipe 14. Henrique Gouveia e Melo Ordem do boletim. Trocava-se o Humberto Correia pelo Jorge Pinto e havia separação perfeita entre candidatos levados a sério e candidatos meme. Editado 19 Dezembro 2025 por Jamarcus Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 19 Dezembro 2025 Eu estou genuinamente preocupado e até assustado com o que estas presidenciais vão significar para o país. Sendo este um povo de "brandos costumes", o mais certo é entrarmos noutra fase negra da nossa história. Contudo, ainda acalento a esperança que daqui possa vir a verdadeira revolução que Abril não deu. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de John Bonifácio, há 47 minutos: Eu estou genuinamente preocupado e até assustado com o que estas presidenciais vão significar para o país. Sendo este um povo de "brandos costumes", o mais certo é entrarmos noutra fase negra da nossa história. Contudo, ainda acalento a esperança que daqui possa vir a verdadeira revolução que Abril não deu. Até tenho medo perguntar. As presidenciais normalmente não representam "nada", ou não fazem assim tanta diferença real no prazo imediato. O presidente no dia a dia não "manda". O seu real poder é em momentos de crise política decidir quando deita abaixo o parlamento ou não - e em menor escala, decidir quem indigita como primeiro ministro após umas eleições. Em menor escala, porque quem "manda" é o número de deputados no parlamento - se uma pessoa não tiver o apoio de deputados suficientes no parlamento, não dura como primeiro ministro e não interessa que tenha o apoio do presidente. Se o Marques Mendes for presidente, não acontece nada. É mais ou menos idêntico a quando o Cavaco foi presidente - pode ter alguma tendência para favorecer a direita após os resultados das eleições, mas pouco mais. Se for o Seguro idem, o sistema mantém-se tudo como até antes. Se for o Cotrim, era um pouco bizarro, mas também não acredito que nada de importante mude, apesar de ele ter ideias um pouco extremistas que podem dificultar o tomar o poder da esquerda caso o equilíbrio de poder mude e a esquerda tenha uma vitória renhida/curta nas eleições. O cenário "perigoso" para mim é o Gouveia e Melo ganhar. O gajo não tem habilidade política reconhecida, e teremos situações no futuro próximo em que um presidente da república habilidoso dava imenso jeito, porque as eleições vão continuar a ser completamente condicionadas pelo Chega, vai continuar a haver maiorias relativas, e decidir os timings certos para mandar o país para eleições e saber gerir as situações é importante. A democracia precisa neste momento de um bom árbitro, e o Gouveia e Melo é o único candidato a árbitro que não tirou o curso de arbitragem. Depois claro que há o cenário Ventura presidente. Parece pouco provável neste momento porque todas as sondagens dizem que perde confortavelmente a segunda volta, mas nos últimos anos ele tem sempre tido melhores resultados que as sondagens, e há sempre a hipótese de nos dias antes às eleições haver um grande escândalo com o outro candidato contra quem vai concorrer. Mas claro que esse seria o cenário catastrófico, em que teríamos eleito como árbitro da democracia a pessoa que quer destruir a democracia. Não é o cargo que ele quer ter, mas poderia causar estragos. Acho que não vai acontecer, mas não é tão impossível como está a ser previsto neste momento. Já agora, vou votar Seguro. Não acho um candidato muito carismático, mas é quem melhor me representa e acho que era importante ter um contrapeso da "esquerda" (não que ele seja muito esquerdista) num momento que a política está muito inclinada para a direita em Portugal. Quase pondero votar útil no Marques Mendes, porque parece que vai ser entre ele e o Gouveia e Melo para ir à segunda volta com o Ventura, mas acho que numa eleição com duas voltas não se deve votar útil. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de noikeee, há 6 minutos: Até tenho medo perguntar. As presidenciais normalmente não representam "nada", ou não fazem assim tanta diferença real no prazo imediato. O presidente no dia a dia não "manda". O seu real poder é em momentos de crise política decidir quando deita abaixo o parlamento ou não - e em menor escala, decidir quem indigita como primeiro ministro após umas eleições. Em menor escala, porque quem "manda" é o número de deputados no parlamento - se uma pessoa não tiver o apoio de deputados suficientes no parlamento, não dura como primeiro ministro e não interessa que tenha o apoio do presidente. Se o Marques Mendes for presidente, não acontece nada. É mais ou menos idêntico a quando o Cavaco foi presidente - pode ter alguma tendência para favorecer a direita após os resultados das eleições, mas pouco mais. Se for o Seguro idem, o sistema mantém-se tudo como até antes. Se for o Cotrim, era um pouco bizarro, mas também não acredito que nada de importante mude, apesar de ele ter ideias um pouco extremistas que podem dificultar o tomar o poder da esquerda caso o equilíbrio de poder mude e a esquerda tenha uma vitória renhida/curta nas eleições. O cenário "perigoso" para mim é o Gouveia e Melo ganhar. O gajo não tem habilidade política reconhecida, e teremos situações no futuro próximo em que um presidente da república habilidoso dava imenso jeito, porque as eleições vão continuar a ser completamente condicionadas pelo Chega, vai continuar a haver maiorias relativas, e decidir os timings certos para mandar o país para eleições e saber gerir as situações é importante. A democracia precisa neste momento de um bom árbitro, e o Gouveia e Melo é o único candidato a árbitro que não tirou o curso de arbitragem. Depois claro que há o cenário Ventura presidente. Parece pouco provável neste momento porque todas as sondagens dizem que perde confortavelmente a segunda volta, mas nos últimos anos ele tem sempre tido melhores resultados que as sondagens, e há sempre a hipótese de nos dias antes às eleições haver um grande escândalo com o outro candidato contra quem vai concorrer. Mas claro que esse seria o cenário catastrófico, em que teríamos eleito como árbitro da democracia a pessoa que quer destruir a democracia. Não é o cargo que ele quer ter, mas poderia causar estragos. Acho que não vai acontecer, mas não é tão impossível como está a ser previsto neste momento. Obrigado pela explicação, mas não me conforta em nada. E a analogia do árbitro não podia ser mais perfeita e, por isso mesmo, nada animadora. Porque este árbitro em concreto afigura-se com grande probabilidade de ser tendencioso a favor do clube grande. E todos sabemos o quão pernicioso isso pode ser, certo? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de John Bonifácio, há 6 minutos: Obrigado pela explicação, mas não me conforta em nada. E a analogia do árbitro não podia ser mais perfeita e, por isso mesmo, nada animadora. Porque este árbitro em concreto afigura-se com grande probabilidade de ser tendencioso a favor do clube grande. E todos sabemos o quão pernicioso isso pode ser, certo? Isso não existe nesta analogia. O presidente não pode dar o cargo de primeiro ministro a um partido pequeno, só pode dar a quem tiver o apoio duma maioria estável de deputados no parlamento. O que tu tás a escrever não faz sentido. Compartilhar este post Link para o post
quimmanel Publicado 19 Dezembro 2025 Cassete ventura. Até o Cotrim.. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de noikeee, há 7 minutos: Isso não existe nesta analogia. O presidente não pode dar o cargo de primeiro ministro a um partido pequeno, só pode dar a quem tiver o apoio duma maioria estável de deputados no parlamento. O que tu tás a escrever não faz sentido. Esquece os partidos. A verdadeira disputa não é política, mas social. Ter um presidente que ignora atropelos aos direitos de um povo em favor de uma classe privilegiada é um perigo que só quem anda adormecido e entretido com conversas da treta é capaz de ignorar. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 19 Dezembro 2025 Como e que este verme está em primeiro nas sondagens 2 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de Apocalypse Now, há 1 minuto: Como e que este verme está em primeiro nas sondagens Odeio o Cotrim, mas se ele espetar uma p*ta no focinho daquele corno, voto nele. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de John Bonifácio, há 2 minutos: Esquece os partidos. A verdadeira disputa não é política, mas social. Ter um presidente que ignora atropelos aos direitos de um povo em favor de uma classe privilegiada é um perigo que só quem anda adormecido e entretido com conversas da treta é capaz de ignorar. Não sei o que responder a isto. Vota Joana Amaral Dias. Parece ser a candidata que está no mesmo espaço mental que tu. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de HappyKing, há 4 horas: Sem qualquer lógica. O Seguro está à direita de muita gente do PS. Já ganhou o apoio público de figuras de centro direita. O seu eleitorado não está na esquerda, está ao centro e é lá que os votos dele estão. Essa diferença dos 9 para os 7 explica-se com muitas outras razões. Desde logo, o facto do Jorge Pinto estar a léguas do Tavares. Citação de Jamarcus, há 4 horas: Não me parece assim tanto, sinceramente. Mas mesmo se fosse, e que esses 2% fossem para o Seguro, mantenho o que disse. Se quer passar à 2ª volta e é assim tão bom, só tem de convencer esses 7% que ainda não mudaram de opinião. Gente, expliquem-me lá, então, onde foram parar os votos da esquerda e do centro esquerda? Compartilhar este post Link para o post
gonalois Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de smashing_pumpkin , há 7 horas: Se fosse madeirense ainda tinha a desculpa das missas do parto... É um Expresso com cheirinho... Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 19 Dezembro 2025 Citação de noikeee, há 16 minutos: Não sei o que responder a isto. Vota Joana Amaral Dias. Parece ser a candidata que está no mesmo espaço mental que tu. Não respondas, continua a ignorar. Ninguém te encomendou o sermão de qualquer das formas. 🤷 Citação de Tio Hans, há 20 minutos: Gente, expliquem-me lá, então, onde foram parar os votos da esquerda e do centro esquerda? Ao mesmo sítio que nas legislativas? Compartilhar este post Link para o post