Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 1 hora:

os votos que ele quer nao sao esses. sao os de quem votou Cotrim, General e Marques Mendes 

Mas o Almirante demonstrou publicamente não gostar minimamente do Ventura (e também do Contrim e Marques Mendes), não me parece que quem tenha votado nele, venha a votar no Ventura

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 6 minutos:

O Passos teve uma taxa de rejeição bastante alta, pelos motivos que sabemos, disso não tenho dúvidas. Mas, apesar desse histórico, fazer do Passos o "PM mais odiado de sempre" quando ganhou as duas Legislativas... Acho que concordaria se fosse o "PM mais odiado pela Esquerda de sempre".

Mas não te enganes. É uma figura altamente considerada por uma ala no PSD (e estou a falar com conhecimento de causa) e no dia em que se quiser posicionar formalmente, arrastará muitos votos com ele.

Então quem foi o PM mais odiado de sempre, se ganhar duas legislativas exclui alguém logo à partida? Montenegro ganhou duas; Costa ganhou duas; Passos ganhou duas; Sócrates, pasmem-se, ganhou duas; Guterres ganhou duas; Cavaco ganhou três; Soares ganhou três; Sá Caneiro ganhou duas.

Sobra o Durão, que só ganhou uma mas saiu antes de acabar a legislatura e não se candidatou mais. Portanto o Durão é o primeiro ministro mais odiados de sempre? Se ganhar pelo menos duas legislativas exclui todos os outros...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Então quem foi o PM mais odiado de sempre, se ganhar duas legislativas exclui alguém logo à partida? Montenegro ganhou duas; Costa ganhou duas; Passos ganhou duas; Sócrates, pasmem-se, ganhou duas; Guterres ganhou duas; Cavaco ganhou três; Soares ganhou três; Sá Caneiro ganhou duas.

Sobra o Durão, que só ganhou uma mas saiu antes de acabar a legislatura e não se candidatou mais. Portanto o Durão é o primeiro ministro mais odiados de sempre? Se ganhar pelo menos duas legislativas exclui todos os outros...

É o Santana Lopes, não ganhou nenhuma 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 3 minutos:

Não tenho esse barómetro, como tu bem sabes. A questão é que te referiste ao Passos como o "PM mais odiado de sempre" insinuando (corrige-me se estiver enganado) que um eventual posicionamento do Passos não seria assim tão importante.

Eu não sei se é o "mais odiado de sempre", talvez o seja pela Esquerda, mas é uma figura super respeita por um segmento da Direita e o seu posicionamento formal movimentaria votos. E, é uma percepção, parece-me que dentro do PSD, o Passos é muito mais admirado do que o Montenegro e Durão. Excluindo o Sá Carneiro, acho que o único que rivalizaria com o Passos seria o Cavaco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 9 minutos:

Não tenho esse barómetro, como tu bem sabes. A questão é que te referiste ao Passos como o "PM mais odiado de sempre" insinuando (corrige-me se estiver enganado) que um eventual posicionamento do Passos não seria assim tão importante.

Eu não sei se é o "mais odiado de sempre", talvez o seja pela Esquerda, mas é uma figura super respeita por um segmento da Direita e o seu posicionamento formal movimentaria votos. E, é uma percepção, parece-me que dentro do PSD, o Passos é muito mais admirado do que o Montenegro e Durão. Excluindo o Sá Carneiro, acho que o único que rivalizaria com o Passos seria o Cavaco.

Ok, compreendido.

Dá portanto, na minha opinião, para esclarecer mais uma diferença entre a esquerda e o PSD: Duvido que seja fácil encontrar alguém de esquerda que ainda defenda o Sócrates, enquanto que o PSD "endeusa" um Passos que, após sair do governo, fez mais para ajudar o Chega do que o PSD e que foge da associação com o partido o máximo possível, ao nível de um Sá Carneiro ou um Cavaco Silva.

Síndrome de vítima de violência doméstica. O que não deixa de ser caricato e algo esquizofrénico, quando a mesma direita põe as mãos no fogo pelo Cotrim depois das informações que vieram a público a semana passada. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 1 minuto:

Ok, compreendido.

Dá portanto, na minha opinião, para esclarecer mais uma diferença entre a esquerda e o PSD: Duvido que seja fácil encontrar alguém de esquerda que ainda defenda o Sócrates, enquanto que o PSD "endeusa" um Passos que, após sair do governo, fez mais para ajudar o Chega do que o PSD e que foge da associação com o partido o máximo possível, ao nível de um Sá Carneiro ou um Cavaco Silva.

Síndrome de vítima de violência doméstica. O que não deixa de ser caricato e algo esquizofrénico, quando a mesma direita põe as mãos no fogo pelo Cotrim depois das informações que vieram a público a semana passada. 

Ao fazeres esse paralelismo entre o tratamento da Esquerda para com o Sócrates e da Direita para com o PPC, é porque consideras que ambos estão ao mesmo nível, é isso? É que não podíamos discordar mais.

O que fez o Passos para ajudar o Chega ou prejudicar o PSD? Tanto quanto sei, deu a sua opinião em vários assuntos. Não foi sempre feliz, a correlação entre a imigração e o aumento da criminalidade foi um tiro ao lado, mas disse sempre o que pensava e nunca me pareceu interessado em voltar à vida politica.

Sobre o Cotrim, não percebi se era para mim, não pus as mãos no fogo por ele. Aliás, apesar de inocente até prova em contrário, o homem tem toda a pinta que gosta de andar aí a mandar umas bocas às miúdas. Agora, do "parecer" ao "ser" vai uma distância grande e as coisas têm de ser provadas.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Múltiplas figuras do PSD têm vindo a demonstrar o seu apoio ao AJS para a 2ª volta, e bem. A meu ver o Montenegro nao o pode fazer pois seria suicidio politico, e era fazer exatamente aquilo que o Ventura quer. O apoio do PSD ao AJS era a desculpa perfeita para o Ventura colar o PSD e o PS no mesmo saco, autoproclamando-se como o unico lider de direita viavel. Ia investir tudo numa descredibilização do PSD, e dada a fragilidade do governo que pode cair a qualquer altura, muito provavelmente teriamos o Chega a ganhar as proximas legislativas.

Aponto o dedo é ao Almirante, visto ser independente, um apoio declarado a AJS não trariam quaisquer consequências politicas para o país. Tinha que se impor pela democracia. 

Já o Cotrim foi só ridiculo...

Editado por Don Vito Corleone

Compartilhar este post

Link para o post

A campanha agora vai ser só que o Seguro é do PS e amigo do Sócrates. 

O Seguro vai ser acusado de ser um perigoso comunista que quer comer bébés. Já começou com a boca do Montenegro dos 2 extremos

Citação de Carson Wentz, há 1 hora:

Eu gostava de saber em que ponto na novela adormeci, em que entretanto o Passos passou de ser o primeiro ministro mais odiado de sempre, com milhões nas ruas na Geração à Rasca e batalhas campais regulares nas escadas da Assembleia da República, para se transformar numa qualquer figura sebastianica de suposta agregação da direita, centro-direita e centro. Deve ter sido de cortar o cabelo, ou isso ou este país é composto 50% por tias que ficaram malucas quando o homem ficou viúvo (coitada da mulher, viveu com um cancro e morreu com outro).

O PPC é visto como um injustiçado que salvou o pais e que depois lhe roubaram o cargo de Primeiro Ministro

Compartilhar este post

Link para o post

A campanha agora vai ser só que o Seguro é do PS e amigo do Sócrates. 

Vai-lhe correr bem o facto de sempre ter estado na ala do PS oposta ao Costa e, sobretudo, ao Sócrates.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 19 minutos:

Ao fazeres esse paralelismo entre o tratamento da Esquerda para com o Sócrates e da Direita para com o PPC, é porque consideras que ambos estão ao mesmo nível, é isso? É que não podíamos discordar mais.

O que fez o Passos para ajudar o Chega ou prejudicar o PSD? Tanto quanto sei, deu a sua opinião em vários assuntos. Não foi sempre feliz, a correlação entre a imigração e o aumento da criminalidade foi um tiro ao lado, mas disse sempre o que pensava e nunca me pareceu interessado em voltar à vida politica.

Sobre o Cotrim, não percebi se era para mim, não pus as mãos no fogo por ele. Aliás, apesar de inocente até prova em contrário, o homem tem toda a pinta que gosta de andar aí a mandar umas bocas às miúdas. Agora, do "parecer" ao "ser" vai uma distância grande e as coisas têm de ser provadas.

O Ventura começa na politica com apoio do Passos, mas estamos a brincar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

O Ventura começa na politica com apoio do Passos, mas estamos a brincar?

E então? É essa a culpa que imputas ao Passos? Ele sabia, na altura, que Ventura iria criar o Chega? 

• Triste 1
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 27 minutos:

Se houver alguém que respeite o Passos, por favor volte pa c*na da sua mãe

eu era puto e lembro me do impacto que foi o corte do subsidio de férias e de natal. Menos 2 salários por ano, ou 4 se assumirmos 2 adultos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

E então? É essa a culpa que imputas ao Passos? Ele sabia, na altura, que Ventura iria criar o Chega? 

Já sabia da retórica dele, é que os ataques aos ciganos, aos imigrantes, às minotias, não são de agora, foi algo que existiu sempre. Ao apoiar a candidatura dele, está a legitimizar o discurso que ele tinha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frederico.dr, há 1 minuto:

eu era puto e lembro me do impacto que foi o corte do subsidio de férias e de natal. Menos 2 salários por ano, ou 4 se assumirmos 2 adultos.

É o outro lado da moeda de se receber parte dos rendimentos em SF, SN ou ajudas de custo. A qualquer momento, mesmo que por razões excepcionais e temporárias, chapéu.

Era um bom ponto de partida para se tentar replicar o modelo de alguns países mais desenvolvidos: salário bruto anual + um holliday allowance por exemplo. Mas pronto, há quem veja isto como um retrocesso e que afete negativamente os aumentos de vencimentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 7 horas:

Porque nas próximas eleições vão ter de ir com a Rita Martins ou com o Pedro pinho como candidatos e ambos sabemos que o chega é o ventura, as pessoas que votam votam nele, não nos outros. Sem ele a frente do partido, acredito poderia ser interessante ver os resultados do chega se são realmente verdade ou apenas tem estes valores por ser uma seita com apenas um líder que não dá tempo de antena aos outros 

Não é preciso muita imaginação para chegar a este nível

https://en.wikipedia.org/wiki/Dmitry_Medvedev

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 5 minutos:

Já sabia da retórica dele, é que os ataques aos ciganos, aos imigrantes, às minotias, não são de agora, foi algo que existiu sempre. Ao apoiar a candidatura dele, está a legitimizar o discurso que ele tinha

Eu posso estar errado, mas da rápida pesquisa que fiz, o Passos não apoiou candidatura nenhuma do Ventura. Aliás, até é dito que o Ventura, quando era jovem, tinha um discurso totalmente diferente, até a famosa tese de Mestrado é tantas vezes referida.

No entanto, essa do "legitimar" (não querias ter dito legitimizar, certamente) é como dizeres que todos os que estiveram com o Sócrates são co-responsáveis pelo que ele fez ou que legitimaram todas as falcatruas. 

Desde que o Chega foi criado, não consegues indicar rigorosamente nenhum posicionamento de apoio do Passos ao Chega, certo?

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 16 minutos:

É o outro lado da moeda de se receber parte dos rendimentos em SF, SN ou ajudas de custo. A qualquer momento, mesmo que por razões excepcionais e temporárias, chapéu.

Era um bom ponto de partida para se tentar replicar o modelo de alguns países mais desenvolvidos: salário bruto anual + um holliday allowance por exemplo. Mas pronto, há quem veja isto como um retrocesso e que afete negativamente os aumentos de vencimentos.

Subsídios fazem parte do bruto anual, simplesmente em Portugal divide-se o bruto anual em 14 vezes e não a 12. Não podem ser cortados assim à toa, tanto que só aconteceu numa situação muito excepcional e de forma temporária. Esse holiday allowance que falas é exatamente o mesmo conceito de subsídio de férias, também pode ser cortado nas mesmas situações excepcionais.

Não tem nada a ver com receber com ajudas de custo, que não aparecem sequer no contrato de trabalho que assinas.

Bom ponto de partida era ensinar literacia financeira básica para as pessoas perceberem os recibos de vencimento, o que é taxado e não e porque se deve negociar e falar em valores brutos anuais e não em valores líquidos.

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 3 minutos:

Subsídios fazem parte do bruto anual, simplesmente em Portugal divide-se o bruto anual em 14 vezes e não a 12. Não podem ser cortados assim à toa, tanto que só aconteceu numa situação muito excepcional e de forma temporária. Esse holiday allowance que falas é exatamente o mesmo conceito de subsídio de férias, também pode ser cortado nas mesmas situações excepcionais.

Não tem nada a ver com receber com ajudas de custo, que não aparecem sequer no contrato de trabalho que assinas.

Quanto menos o teu bruto anual depender de subsídios, menos cortes estás sujeito. Era este o ponto que queria transmitir. E sim, eu sei que o holliday allowance é o mesmo conceito, passível de corte. Mas neste caso, em vez de te cortarem 2 subsídios, cortavam-te apenas 1 ( que em alguns países acho que até é inferior ao vencimento mensal). Aumentas o bolo não afeto a subsídios, reduzindo a porção dos subsídios.

As ajudas de custo foi no sentido de serem passíveis de serem cortadas a qualquer momento também. E não é só no privado que há ajudas de custo. Na FP elas estão bem definidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 3 minutos:

Quanto menos o teu bruto anual depender de subsídios, menos cortes estás sujeito.

Se voltar a estar em causa a sustentabilidade financeira do país, que foi o caso, vão arranjar sempre forma de te cortar o salário, nem que seja passando impostos extraordinários ou algum outro esquema de não pagar a 100%.

Não acho que foi pelo x14 em vez de x13 ou x12 que se tornou possíveis as medidas (provavelmente até desnecessárias) de austeridade. 

E é como disse, faz-me confusão a falta de literacia financeira básica e ouvir para aí muita gente a achar que ganha mais/menos ao fim de um ano se estiver a receber a 14 vezes em vez de duodécimos, e mais confusão quando pessoas como o António Filipe vêm dizer que duodécimos não é bom para o trabalhador e que perdes dinheiro.

E é o maior entrave a simplificar o modelo porque as pessoas iam achar que se lhes estava a roubar dinheiro quando na verdade o bruto anual não mexe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 59 minutos:

Tendo em conta que ele começou logo com a conversa dos Ciganos no PSD e o Passos assobiou para o ar...

Citação de SAS_Robben, há 50 minutos:

Fds só vi depois.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 41 minutos:

Bom ponto de partida era ensinar literacia financeira básica para as pessoas perceberem os recibos de vencimento, o que é taxado e não e porque se deve negociar e falar em valores brutos anuais e não em valores líquidos.

Finanças à Lupa

Início | Todos Contam

Mas não inventem e metam como meteram miúdos do 9º ano, no ano passado e neste, a mostrar como se faz o IRS ou se passa um recibo por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...