Descartes Publicado 10 Junho 2022 Citação de Black Hawk, há 4 minutos: Eu não disse que era específica da Liga Portuguesa. Pois não. E a seguir vais dizer-me que a Liga dos Países Baixos não era uma daquelas em que estavas a pensar em que esta questão é irrelevante. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Junho 2022 Citação de Descartes, Agora: Pois não. E a seguir vais dizer-me que a Liga dos Países Baixos não era uma daquelas em que estavas a pensar em que esta questão é irrelevante. Não faço ideia, não acompanho a Liga Holandesa. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Junho 2022 Citação de Che, há 1 hora: Liga sub-23 de Portugal era fixe para uma pessoa se entreter. Podia ser que os jogos até fevereiro de tornassem interessantes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Junho 2022 Citação de Black Hawk, há 6 minutos: Não faço ideia, não acompanho a Liga Holandesa. Portanto, dizes que é um problema localizado mas falas apenas das 3 ou 4 Ligas que acompanhas. Ok. Percebido. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 10 Junho 2022 Citação de andriy pereplyotkin, há 10 horas: As minhas? Essa é central, há é muitas formas de lidar com ela e este tipo de mudanças de regras parecem-me surgir nesse seguimento. São precisas soluções para tornar o jogo mais rápido e vistoso. Para haver mais golos, mais festa. Tens jogos que acabam com meia dúzia de remates à baliza (e se calhar menos). Em 90 minutos é manifestamente pouco. Pode não resultar tudo, mas acho muito bem que a liga dos Países Baixos não tenha medo de testar. E vai-se criar regras em que obrigam as equipas a marcar golos ? Gostava mesmo que explicasses como se poderia mudar isto porque irá sempre haver equipas defensivas e jogos sem grandes interesses para os 2 lados, principalmente em finais de campeonato. O black Hawk toca num ponto muito importante, a mentalidade é que precisa de começar a ser mudada, em Portugal 90% estão formatadas para defender porque os treinadores estão formatados para isso e os que tentam mudar isso acabam queimados ou vão para fora porque sabem que aqui não irá mudar nada. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Junho 2022 Citação de Descartes, há 4 minutos: Portanto, dizes que é um problema localizado mas falas apenas das 3 ou 4 Ligas que acompanhas. Ok. Percebido. Não disse que apenas acompanho três ou quatro Ligas; disse apenas que a Liga Holandesa é uma das que não acompanho regularmente. Andas forte nas assumpções. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Junho 2022 Citação de Black Hawk, há 11 minutos: Não disse que apenas acompanho três ou quatro Ligas; disse apenas que a Liga Holandesa é uma das que não acompanho regularmente. Andas forte nas assumpções. Muito bem. Acho que já faço uma ideia sobre aquilo que não disseste. Fiquei, no entanto, sem perceber o que disseste. De qualquer maneira, não vale a pena aprofundar mais o tema. Fiquemos pela ideia revolucionária de que é preciso mudar as mentalidades. Talvez um dia a FIFA venha também a chegar a essa conclusão e emita uma comunicação a informar as Federações de que as mentalidades terão que mudar. Assinalando, naturalmente, os pontos em que deverão mudar e identificando as devidas penalizações caso estas não mudem num prazo que será definido. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 10 Junho 2022 Aqui no nosso cantinho antes de mudar as regras eu preferia ter gente mais competente a aplicar as regras...e que não tivessem critérios diferentes consoante a dimensão das equipas. Já era capaz de ajudar um bocadinho. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 10 Junho 2022 Citação de Lebohang, há 2 horas: Eu criava o Power Play, durante 5 minutos era 11 + todos os suplentes no banco exceto o GK contra 11 e na grande área dava para jogar com a mão. Até ouvir um caloroso e uníssono cântico de "De-fesa! De-fesa! De-fesa!" quando a equipa da casa estiver a defender nesse momento, por mim vale tudo. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 11 Junho 2022 Citação de Ricardo Pinto, há 5 horas: Se tivessem usado isso na nossa liga 2 esta época que passou, iria ficar chateado, mas se as equipas e adeptos lá, não se importam, fazem bem. Desde que as regras fossem iguais para todos... preferia isso ao nojo das equipas B. Citação de Banks29, há 3 horas: E vai-se criar regras em que obrigam as equipas a marcar golos ? Gostava mesmo que explicasses como se poderia mudar isto porque irá sempre haver equipas defensivas e jogos sem grandes interesses para os 2 lados, principalmente em finais de campeonato. O black Hawk toca num ponto muito importante, a mentalidade é que precisa de começar a ser mudada, em Portugal 90% estão formatadas para defender porque os treinadores estão formatados para isso e os que tentam mudar isso acabam queimados ou vão para fora porque sabem que aqui não irá mudar nada. Não, crias regras que aumentem o ritmo de jogo por exemplo. Parece-me evidente... Equipas defensivas vais ter sempre, até porque o jogo é heterogéneo e tens muitas abordagens diferentes. O papel de quem rege é criar as regras, não é definir a tática. Olhando a estas, a motivação parece-me simples: Tempo cronometrado: acabar com perdas de tempo e garantir mais tempo útil de jogo; Substituições ilimitadas: diminuir a carga física sobre cada atleta, permitir que os jogadores estejam a um melhor nível em cada jogo e aumentar a longevidade de épocas e carreiras; Lançamentos com o pé e livres com saída a jogar: tornar as bolas paradas potencialmente mais rápidas, agilizando a saída de imediato para seguir jogo. Ora se eu concordo com tudo? Não sei, tendo mais para umas e menos para outras. Se os raciocínios têm possíveis contrapontos (por exemplo a questão dos lançamentos passarem a ser livres)? Claramente. Agora SE NÃO SE TESTAR NÃO SE SABE. A arte da adivinhação é boa é para charlatões. Uma das formas mais fáceis de mudar mentalidades é guiar o jogo para o caminho desejado. Veja-se a evolução da regra do fora de jogo, por exemplo... Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Junho 2022 Ou a dos gk poderem agarrar a bola passada pelo colega. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 11 Junho 2022 Ou mesmo a regra de abolir os golos fora, que nos deu das Ligas dos Campeões mais interessantes dos últimos anos 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Junho 2022 Antigamente é que era bom e estragaram tudo quando deixaram de ter as balizas com os postes quadrados e implementaram as substituições. Saudades em que só jogavam 11 e se alguém tivesse uma lesão ficavam 10 em campo. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Junho 2022 Citação de Jimpo, há 54 minutos: Antigamente é que era bom e estragaram tudo quando deixaram de ter as balizas com os postes quadrados e implementaram as substituições. Saudades em que só jogavam 11 e se alguém tivesse uma lesão ficavam 10 em campo. Saudades de um capitão como Mário Coluna que fazia 90 minutos com o braço partido ao invés do Santos Aveiro que manda a braçadeira no crl sempre que lhe anulam um golo. Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 11 Junho 2022 Fds, já nessa altura havia colour clash. Não havia respeito, @IlidioMA. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Junho 2022 Citação de andriy pereplyotkin, há 11 horas: Desde que as regras fossem iguais para todos... preferia isso ao nojo das equipas B. Não, crias regras que aumentem o ritmo de jogo por exemplo. Parece-me evidente... Equipas defensivas vais ter sempre, até porque o jogo é heterogéneo e tens muitas abordagens diferentes. O papel de quem rege é criar as regras, não é definir a tática. Olhando a estas, a motivação parece-me simples: Tempo cronometrado: acabar com perdas de tempo e garantir mais tempo útil de jogo; Substituições ilimitadas: diminuir a carga física sobre cada atleta, permitir que os jogadores estejam a um melhor nível em cada jogo e aumentar a longevidade de épocas e carreiras; Lançamentos com o pé e livres com saída a jogar: tornar as bolas paradas potencialmente mais rápidas, agilizando a saída de imediato para seguir jogo. Ora se eu concordo com tudo? Não sei, tendo mais para umas e menos para outras. Se os raciocínios têm possíveis contrapontos (por exemplo a questão dos lançamentos passarem a ser livres)? Claramente. Agora SE NÃO SE TESTAR NÃO SE SABE. A arte da adivinhação é boa é para charlatões. Uma das formas mais fáceis de mudar mentalidades é guiar o jogo para o caminho desejado. Veja-se a evolução da regra do fora de jogo, por exemplo... No caso do tempo cronometrado esqueceste-te daquela que, para mim, é a maior vantagem e que tem a ver com a verdade desportiva. Com o tempo cronometrado todas as equipas jogam durante o mesmo tempo em todos os jogos. Hoje em dia há equipas que jogam 40 minutos, num jogo, 45 noutro, 50 noutro... Os adversários diretos jogam igualmente o que calha... Há golos no último minuto que, se se tivesse jogado o mesmo tempo do que noutro jogo, já não existiria. Há jogos que terminam com menos tempo do que outros jogos impedindo as equipas de poderem marcar mais um golo nos 2, 3, 5 ou 10 minutos que ainda poderiam jogar se o tempo fosse cronometrado... Citação de Jimpo, há 4 horas: Antigamente é que era bom e estragaram tudo quando deixaram de ter as balizas com os postes quadrados e implementaram as substituições. Saudades em que só jogavam 11 e se alguém tivesse uma lesão ficavam 10 em campo. Como nos aconteceu no épico jogo na Checoslováquia de apuramento para o mundial de 66. Quando o Fernando Mendes partiu a perna aos 3 minutos de jogo e jogámos com 10 a partir daí. Ganhámos 1-0, golo do Eusébio, daqueles "à Eusébio" e o José Pereira defendeu um penalty. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Junho 2022 Citação de El Colosso, há 4 horas: Ou mesmo a regra de abolir os golos fora, que nos deu das Ligas dos Campeões mais interessantes dos últimos anos E eu tinha opinião contrária a isso. Citação de Jimpo, há 4 horas: Antigamente é que era bom e estragaram tudo quando deixaram de ter as balizas com os postes quadrados e implementaram as substituições. Saudades em que só jogavam 11 e se alguém tivesse uma lesão ficavam 10 em campo. Eu sou contra as 5 substituições (quanto mais ilimitadas), mas devia haver excepções para lesões. As equipas não deviam ficar reduzidas a 10, porque um jogador ter tido o azar de se lesionar. Ou pior, ser "obrigado" a jogar lesionado correndo o sério risco de agravar Citação de Descartes, há 5 minutos: No caso do tempo cronometrado esqueceste-te daquela que, para mim, é a maior vantagem e que tem a ver com a verdade desportiva. Com o tempo cronometrado todas as equipas jogam durante o mesmo tempo em todos os jogos. Hoje em dia há equipas que jogam 40 minutos, num jogo, 45 noutro, 50 noutro... Os adversários diretos jogam igualmente o que calha... Há golos no último minuto que, se se tivesse jogado o mesmo tempo do que noutro jogo, já não existiria. Há jogos que terminam com menos tempo do que outros jogos impedindo as equipas de poderem marcar mais um golo nos 2, 3, 5 ou 10 minutos que ainda poderiam jogar se o tempo fosse cronometrado... Não tinha pensado nisso. Eu que sou contra o tempo cronometrado, o que dizes é um argumento que me pode fazer mudar de ideias. Sem dúvida que, garantir que todas as equipas jogam x minutos durante y jornadas, é algo que me agrada 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Junho 2022 (editado) Citação de Seferogol, há 13 minutos: Não tinha pensado nisso. Eu que sou contra o tempo cronometrado, o que dizes é um argumento que me pode fazer mudar de ideias. Sem dúvida que, garantir que todas as equipas jogam x minutos durante y jornadas, é algo que me agrada Hoje em dia são decisões do árbitro. Facilmente imaginamos um cenário com duas equipas empatadas na classificação em que a última jornada pode decidir títulos, qualificações para competições europeias, subidas, descidas. A equipa A conquista o título, ou a subida com um golo no último minuto porque o árbitro deu 6 minutos de desconto e o jogo teve 50 minutos de jogo útil. A equipa rival empatou 0-0 e não ganhou o título ou desceu de divisão. No seu jogo o árbitro deu 5 minutos de desconto e o jogo teve 47 minutos de jogo útil. Quem poderá afirmar o que poderia ter acontecido se o árbitro deste último jogo tivesse dado 8 minutos e o jogo tivesse o mesmo tempo útil que o jogo do seu adversário direto? Editado 11 Junho 2022 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Junho 2022 (editado) Citação de El Colosso, há 5 horas: Ou mesmo a regra de abolir os golos fora, que nos deu das Ligas dos Campeões mais interessantes dos últimos anos Eu acho que isso foi (ou pode ter sido) coincidência, é relativamente simples desenhar cenários onde a regra dos golos fora torna as eliminatórias tão ou mais interessantes, perdem-se é muitos prolongamentos. E claro que o inverso também é possível. Assim de cabeça aquele Tottenham - City foi vibrante nos últimos minutos porque as equipas não tiveram de se acalmar e esperar pelo menos pelo prolongamento. A regra de abolir golos fora foi boa porque já não fazia tanto sentido como antigamente, onde o factor casa era muito mais preponderante, seja pela preparação mais rudimentar das equipas, seja porque os campos tinham características muito particulares que conferiam uma grande vantagem à equipa caseira. Para te dar exemplos, o Tirsense desceu em último lugar em 1996 com este registo caseiro: 6V 6E 5D. No ano passado, Gil, Portimonense, Benfica e Marítimo fizeram mais pontos fora do que em casa. E creio que o Sporting também esteve nessa condição algum tempo. Em 2019/20 recordo-me do Tondela ter feito quase 2/3 dos seus pontos fora de casa. Isso antigamente era inimaginável. Editado 11 Junho 2022 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 11 Junho 2022 Citação de Descartes, há 17 minutos: Hoje em dia são decisões do árbitro. Facilmente imaginamos um cenário com duas equipas empatadas na classificação em que a última jornada pode decidir títulos, qualificações para competições europeias, subidas, descidas. A equipa A conquista o título, ou a subida com um golo no último minuto porque o árbitro deu 6 minutos de desconto e o jogo teve 50 minutos de jogo útil. A equipa rival empatou 0-0 e não ganhou o título ou desceu de divisão. No seu jogo o árbitro deu 5 minutos de desconto e o jogo teve 47 minutos de jogo útil. Quem poderá afirmar o que poderia ter acontecido se o árbitro deste último jogo tivesse dado 8 minutos e o jogo tivesse o mesmo tempo útil que o jogo do seu adversário direto? E acabava com a problemática que árbitros inexperientes sofrem, para acabar o jogo: a equipa atacante está com a bola nos últimos 30m, acaba ou não o jogo? A equipa tem direito a um canto, apita ou deixa bater o canto? Aliás, com tempo cronometrado, acho que deviam ser bem rigorosos: se a bola foi para canto em cima do minuto 60 (se for esse o tempo definido), não há canto para ninguém. Se num remate, a bola sair do pé ao minuto 60, não conta (ao contrário do basket). Citação de Mica, há 1 minuto: Eu acho que isso foi (ou pode ter sido) coincidência, é relativamente simples desenhar cenários onde a regra dos golos fora torna as eliminatórias tão ou mais interessantes, perdem-se é muitos prolongamentos. E claro que o inverso também é possível. Assim de cabeça aquele Tottenham - City foi vibrante nos últimos minutos porque as equipas não tiveram de se acalmar e esperar pelo menos pelo prolongamento. A regra de abolir golos fora foi boa porque já não fazia tanto sentido como antigamente, onde o factor casa era muito mais preponderante, seja pela preparação mais rudimentar das equipas, seja porque os campos tinham características muito particulares que conferiam uma grande vantagem à equipa caseira. Por falar em prolongamentos, eu acaba com eles. São, muitas vezes, 30 minutos penosos de futebol. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Junho 2022 Citação de Seferogol, há 6 minutos: Por falar em prolongamentos, eu acaba com eles. São, muitas vezes, 30 minutos penosos de futebol. Se não gostas dos prolongamentos, então não deves ser muito fã desta nova regra, porque a longo prazo acho que vai criar mais prolongamentos do que suprimir. O tempo cronometrado e mais substituições vão ajudar a dar algum dinamismo aos prolongamentos...ou assim espero. Irás ter jogadores mais frescos, logo outro ritmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 11 Junho 2022 Citação de C-4, há 3 horas: Fds, já nessa altura havia colour clash. Não havia respeito, @IlidioMA. realmente. Acho que o futebol, mesmo o profissional, devia-se basear na tradicional regra dos "camisa" contra os "sem camisa". Assim, sim! Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 11 Junho 2022 Citação de Seferogol, há 2 horas: Eu sou contra as 5 substituições (quanto mais ilimitadas), mas devia haver excepções para lesões. As equipas não deviam ficar reduzidas a 10, porque um jogador ter tido o azar de se lesionar. Ou pior, ser "obrigado" a jogar lesionado correndo o sério risco de agravar Ia haver simulações de lesões para efetuar mais uma ou duas substituições. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 11 Junho 2022 Eu sobre as subsituições, acho que ilimitadas é exagero. Mas defendo as 5 ou 6 substituições + 1 no prolongamento (em jogos em que haja, óbvio). Cada vez se fazem mais jogos por ano, há que começar a dar mais armas aos treinadores para protegerem a equipa. E adoro que finalmente se vai testar os 60 minutos cronometrados, finalmente vai-se tirar esta dúvida. Sobre o resto, meh. Lançamentos com o pé não sei se gosto da ideia muito honestamente, o mesmo com sair a jogar dos livres. Como funcionariam as penalizações de 5 minutos? Compartilhar este post Link para o post