Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eden Hazard

Leis do jogo. Novas propostas/regras

Publicações recomendadas

Citação de Seferogol, há 58 minutos:

Eu vejo vários, e não vejo que diferença o VAR faria. Falta preparação aos árbitros, mas não era o VAR que iria resolver isso. 

O problema é que cada erro do VAR é de tal forma ampliado que ofusca completamente as n decisões corretas.

O caminho é melhorar, não desistir ao primeiro percalço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 1 hora:

Nunca, basta ver um ou dois jogos da segunda liga para perceber o quão importante é o VAR.

Sem dúvida

Compartilhar este post

Link para o post

O Poeira diz isso porque prefere o futebol fluido à precisão a 100% (ou perto) das decisões, e é um ponto de vista que se percebe.

Contudo, eu vou sempre preferir a última, principalmente num desporto de margens tão curtas em que um golo mal avaliado tem um impacto enorme em qualquer encontro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 36 minutos:

O Poeira diz isso porque prefere o futebol fluido à precisão a 100% (ou perto) das decisões, e é um ponto de vista que se percebe.

Contudo, eu vou sempre preferir a última, principalmente num desporto de margens tão curtas em que um golo mal avaliado tem um impacto enorme em qualquer encontro.

Digo isto porque a precisão a 100% (ou perto) é uma ideia mais utópica do que o mundo encantado dos brinquedos da Leopoldina, num desporto subjectivo e cuja definição de "decisão correcta" dependerá sempre, mas sempre, dos olhos de quem vê. É algo que depende tanto do timing certo como uma qualquer acção de um jogador em campo. Transmite uma falsa sensação de segurança e de verdade, no máximo. Há quem se sinta melhor assim, também não estou aqui para discutir isso.

A partir do momento em que pomos essa noção total e impossível de "verdade desportiva" de parte, começamos a olhar para as possibilidades realistas e que não desvirtuam o futebol como todos o conhecemos. Dentro dessas, toda a tecnologia que possa ajudar é bem-vinda. 

Eu duvido muito destas declarações do Wenger, porque lançar uma ideia destas para o ar e não aprofundar é normalmente uma "red flag" para o que vem a seguir. Se de facto situações como esta ou como a da bola que sai ou não pelas linhas finais/laterais forem automatizadas nos próximos anos, fantástico. Mas temo que, pelo menos no caso dos foras-de-jogo, isto seja publicidade enganosa.

De qualquer forma, tendo em conta a palhaçada em que os lances de potencial fora-de-jogo se tornaram, já estou disposto a testar qualquer coisa, inclusive mudar a própria lei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 horas:

Nunca, basta ver um ou dois jogos da segunda liga para perceber o quão importante é o VAR.

Tem piada, a sensação com que fico é que mais do que o VAR ou sua ausência, o problema estará noutro lado. Faz-me lembrar daquela história de colocar câmaras na farda dos polícias para tentar evitar a brutalidade policial. Se calhar a raiz do problema não está na ausência de câmaras na farda...

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Tem piada, a sensação com que fico é que mais do que o VAR ou sua ausência, o problema estará noutro lado. Faz-me lembrar daquela história de colocar câmaras na farda dos polícias para tentar evitar a brutalidade policial. Se calhar a raiz do problema não está na ausência de câmaras na farda...

Claro que o problema está na falta de qualidade dos árbitros, e se existe essa falta de qualidade, o VAR sempre ajuda a diminuir os erros mais graves/com influência direta no resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 1 minuto:

Claro que o problema está na falta de qualidade dos árbitros, e se existe essa falta de qualidade, o VAR sempre ajuda a diminuir os erros mais graves/com influência direta no resultado.

Ajuda na mesma medida em que varrer o lixo para debaixo do tapete deixa a casa mais limpa ou que colocar uma rolha a tapar um buraco num barco evita um naufrágio 😁

O problema continuará lá e quem for mau e/ou desonesto continuará a sê-lo, com ou sem tecnologias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos:

Não é humanamente possível para um árbitro ou uma equipa de arbitragem decidir todos os lances bem em tempo real.

No dia em que se pretender realmente isso, ou o futebol deixou de ser futebol, ou quem tem poder de decisão enlouqueceu de vez. Não está na natureza do desporto um árbitro acertar em tudo, tão somente porque a definição concreta do que isso é não existe. Enquanto tivermos árbitros em campo a cometer erros como humanos que são, é bom sinal.

Mas é possível atacar o problema de frente, e o problema é que a arbitragem em geral pode e deve ter uma panóplia de recursos a mais, a começar pelo bom senso (de todas as partes, mas isto é fácil de escrever e difícil de realizar), passando pela adaptação de uma ou outra lei de jogo, continuando na tecnologia objectiva e absoluta (não sujeita a interpretação humana, como a tecnologia da linha de golo, que devia ser universal asap) e terminando numa maior taxa de acerto de lances... menos subjectivos.

Para mim, o caminho para tal passa simplesmente por investir a sério. Os árbitros são o "parente pobre" do desporto e comem as migalhas do bolo quando deviam ter direito, no mínimo, a um par de fatias. É preciso investir muito mais, pagar muito mais, tornar a profissionalização nos principais futebóis europeus em algo tão banal como a profissionalização dos jogadores ou treinadores, premiar os árbitros de elite na conta bancária e não só no campo, aumentar e melhorar todos os recursos estruturais e humanos que os ajudam a formar-se, a treinar e a evoluir... enfim, uma série de coisas e uma realidade que até parece um pouco distante face à pobreza actual.

Se é algo que se anteveja do ponto de vista financeiro? Não, ninguém quer financiar isso. Se é uma medida popular? Não me parece. Se passa uma percepção de "melhoria" tão clara como a introdução da "novidade" que ainda é a tecnologia? Também não. Portanto, a modos que a opção mais equilibrada para a melhoria das coisas é também aquela que se afigura como mais irrealista, o que complica e muito a evolução deste tema.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Inglaterra são profissionais bem pagos há 20 anos e conseguem estar ao mesmo nível.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 horas:

Digo isto porque a precisão a 100% (ou perto) é uma ideia mais utópica do que o mundo encantado dos brinquedos da Leopoldina, num desporto subjectivo e cuja definição de "decisão correcta" dependerá sempre, mas sempre, dos olhos de quem vê. É algo que depende tanto do timing certo como uma qualquer acção de um jogador em campo. Transmite uma falsa sensação de segurança e de verdade, no máximo. Há quem se sinta melhor assim, também não estou aqui para discutir isso.

A partir do momento em que pomos essa noção total e impossível de "verdade desportiva" de parte, começamos a olhar para as possibilidades realistas e que não desvirtuam o futebol como todos o conhecemos. Dentro dessas, toda a tecnologia que possa ajudar é bem-vinda. 

Eu duvido muito destas declarações do Wenger, porque lançar uma ideia destas para o ar e não aprofundar é normalmente uma "red flag" para o que vem a seguir. Se de facto situações como esta ou como a da bola que sai ou não pelas linhas finais/laterais forem automatizadas nos próximos anos, fantástico. Mas temo que, pelo menos no caso dos foras-de-jogo, isto seja publicidade enganosa.

De qualquer forma, tendo em conta a palhaçada em que os lances de potencial fora-de-jogo se tornaram, já estou disposto a testar qualquer coisa, inclusive mudar a própria lei.

Não entendo como consegues desvalorizar o VAR com base na utopia da precisão a 100%, como se fosse de desvalorizar que a precisão, efetivamente, aumentou. É uma tecnologia jovem, que tem margem para melhorar, e muito mais potencial do que qualquer Collina sozinho dentro das quatro linhas. 

Por aqui não sinto qualquer sensação de segurança, só sinto que foi o passo dado na direção certa rumo a uma maior verdade desportiva. Esta verdade desportiva, lá está, nunca será atingida na sua plenitude, mas isso não pode nunca ser razão para abdicarmos de a procurar. Pedir a profissionalização dos árbitros e achar que resolvem o problema é o equivalente de 2021 ao que pediam no final dos anos 1890s, que era cavalos mais rápidos.

O futebol como todos o conhecemos, qual é? Eu já era nascido num futebol onde a vitória valia 2 pontos, e por isso o "jogar para o empate" era muito mais valorizado, e os atrasos para o GR eram naturalíssimos, o que tornava suicida a ideia de por os avançados (e médios ofensivos) a pressionar. Só estas duas mudanças provocaram uma alteração mais massiva ao jogo em si do que o VAR, e, tal como o VAR, vieram para melhorar o desporto.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 54 minutos:

Se é algo que se anteveja do ponto de vista financeiro? Não, ninguém quer financiar isso. 

Aconselho-te a ver qual o orçamento do CA da FPF. Depois espero por novo post para ver as novas sugestões

Compartilhar este post

Link para o post

O Wenger não devia estar na reforma ? Sempre que fala só diz m*rda ou pretende implementar m*rda sem nexo. 

Se a decisão de um fora de jogo passa por uma máquina voltamos ao mesmo problema que tínhamos só com as regras.

No caso do Mbappé, a máquina dará fora de jogo sem o ser e anulam uma jogada perigosa sem razão efetiva ? Será que isto tudo vai de acordo com as regras da arbitragem na questão do que é ou não um fora de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

O problema é que cada erro do VAR é de tal forma ampliado que ofusca completamente as n decisões corretas.

O caminho é melhorar, não desistir ao primeiro percalço.

Decisões corretas essas que, levam tanto, mas tanto tempo, a maioria das que a decisão final é mais que evidente, que matam o espetáculo que é um jogo de futebol.

Mas isto sou eu, que prefiro apreciar um jogo de futebol, do que andar semanas a falar do que é que o árbitro fez ou deixou de fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Decisões corretas essas que, levam tanto, mas tanto tempo, a maioria das que a decisão final é mais que evidente, que matam o espetáculo que é um jogo de futebol.

Mas isto sou eu, que prefiro apreciar um jogo de futebol, do que andar semanas a falar do que é que o árbitro fez ou deixou de fazer.

Corretíssimo, e agora há duas formas de solucionar o problema: demorar menos tempo a decidir ou acabar com a tecnologia. A que escolheres é que determina se concordas ou não comigo, pois eu já havia realçado que é uma tecnologia que tem margem para melhorar (principalmente aí).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 4 horas:

Constantes golos mal anulados ou mal validados, penaltis por assinalar, penaltis inexistentes...e isto não é algo raro, infelizmente é uma constante...eu quero é o VAR na segunda liga também.

Andamos a ver jogos diferentes. Eu não vejo isso acontecer na II Liga, de tal forma, que a introdução do VAR é uma matéria premente. Repito, é mais importante preparem os árbitros do que introduzirem algo que vai piorar, os já muitas vezes, paupérrimos jogos de futebol que se vê na II Liga.

Citação de Mica, há 1 minuto:

Corretíssimo, e agora há duas formas de solucionar o problema: demorar menos tempo a decidir ou acabar com a tecnologia. A que escolheres é que determina se concordas ou não comigo, pois eu já havia realçado que é uma tecnologia que tem margem para melhorar (principalmente aí).

Eu preferia menos tempo a decidir, como é óbvio. Mas já passaram 3 ou 4 anos com VAR, e não vejo melhorias a esse nível. Se calhar, é porque ninguem está a trabalhar nesse plano.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 54 minutos:

Em Inglaterra são profissionais bem pagos há 20 anos e conseguem estar ao mesmo nível.

O que é o mesmo nível? Em relação ao que estavam antes, em relação aos colegas de outros países?

O ponto nem é este, mas já agora fica para referência: ao contrário do que me parece ser opinião geral por aqui, eu gosto da arbitragem inglesa. Não principalmente pelos árbitros ingleses, está relacionado com a cultura futebolística por lá e isso é assunto que ultrapassa a arbitragem (e que por cá não ajuda os árbitros, como o @JohnyM fez questão de apontar aquando deste recente intercâmbio de equipas de arbitragem entre França e Portugal, por exemplo). Mas eles também fazem parte dela, e diria que são menos maltratados por lá quando em comparação com as outras realidades.

Citação de Mica, há 4 minutos:

Não entendo como consegues desvalorizar o VAR com base na utopia da precisão a 100%, como se fosse de desvalorizar que a precisão, efetivamente, aumentou. É uma tecnologia jovem, que tem margem para melhorar, e muito mais potencial do que qualquer Collina sozinho dentro das quatro linhas. 

Por aqui não sinto qualquer sensação de segurança, só sinto que foi o passo dado na direção certa rumo a uma maior verdade desportiva. Esta verdade desportiva, lá está, nunca será atingida na sua plenitude, mas isso não pode nunca ser razão para abdicarmos de a procurar. Pedir a profissionalização dos árbitros e achar que resolvem o problema é o equivalente de 2021 ao que pediam no final dos anos 1890s, que era cavalos mais rápidos.

O futebol como todos o conhecemos, qual é? Eu já era nascido num futebol onde a vitória valia 2 pontos, e por isso o "jogar para o empate" era muito mais valorizado, e os atrasos para o GR eram naturalíssimos, o que tornava suicida a ideia de por os avançados (e médios ofensivos) a pressionar. Só estas duas mudanças provocaram uma alteração mais massiva ao jogo em si do que o VAR, e, tal como o VAR, vieram para melhorar o desporto.

Já expus inúmeras vezes a minha opinião sobre o assunto por aqui, mas pode ser resumida desta forma: não estou disposto a trocar a natural fluidez do jogo e do golo com que o VAR veio interferir (e que é algo que vai bem para lá de evoluções técnico-tácticas do jogo por alteração de leis) a troco de uma melhoria ligeira na procura da proclamada "verdade desportiva". Não é tema em que possam existir cedências sem graves consequências, porque considero que isso é o "core" do jogo, é a sua essência e aquilo que o diferencia de qualquer outro desporto.

Aceito o erro humano da arbitragem como parte do jogo, e nem sequer peço a profissionalização dos árbitros como forma de resolver o problema, porque no meu entender não existe um problema concreto que necessite de uma solução concreta. Peço, isso sim, que se faça tudo o que é possível para que mais árbitros façam melhores exibições em mais jogos. E isso envolve dar-lhes condições na mesma medida das responsabilidades que lhes apontamos quando erram.

Citação de JohnyM, há 4 minutos:

Aconselho-te a ver qual o orçamento do CA da FPF. Depois espero por novo post para ver as novas sugestões

Dificilmente não vejo o teu post como um sinal de concordância com o que escrevi. A menos que entendas que os árbitros já comem essa parte do bolo, já são tratados como parte essencial do jogo e já têm todos os recursos e mais alguns de que precisam e a que têm direito face ao contexto do futebol actual, e não me parece que seja o caso.

As minhas sugestões são irrealistas, está lá escrito com todas as letras e eu tenho perfeita noção disso. Mas não por irem de encontro à natureza do jogo, ao contrário de algumas tecnologias (pelo menos por agora, até dou o benefício da dúvida aí).

Compartilhar este post

Link para o post

O VAR está em cena, em Portugal desde 2017, na PL desde 2018 (?), já está nas competições europeias todas, já teve presente no Mundial 2018, e, sem ler estudos sobre a temática, não acho que tenha tido impacto negativo significativo sobre a modalidade.  Ao que concerne à verdade desportiva melhorou imenso, mesmo com as falhas que existiram, existem e existirão. 

Compartilhar este post

Link para o post

O VAR não pode ser a desculpa para equipas que não jogam um crl depois virem dizer que o jogo não teve emoção ou não foi bem jogado. 

Pode e deve ser melhorado, mas o objetivo é repor a veracidade do resultado. O espectáculo têm de ser as equipas a dar

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Dificilmente não vejo o teu post como um sinal de concordância com o que escrevi. A menos que entendas que os árbitros já comem essa parte do bolo, já são tratados como parte essencial do jogo e já têm todos os recursos e mais alguns de que precisam e a que têm direito face ao contexto do futebol actual, e não me parece que seja o caso.

Não concordo quando falas que é uma questão de investimento porque isso é falso. O orçamento do CA da FPF é de 8.6 milhões para a época 21/22 portanto o problema não é investimento.

Temos vários problemas estruturais em que os árbitros têm parte de culpa, temos problemas em que os dirigentes são muito culpados e depois há coisas em que os árbitros não têm culpa porque é impossível competir com 40 câmaras por jogo a ver frame a frame quando o árbitro decide em movimento em milésimos de segundos.

Cada um tem direito às suas ideias e à sua sentença sobre aquilo que se podia mudar mas a verdade é que temos constantemente 8/9 milhões por ano dedicados à arbitragem e a evolução que se vê é reduzida por isso, volto a dizer, que problema de investimento não é certamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 horas:

Andamos a ver jogos diferentes. Eu não vejo isso acontecer na II Liga, de tal forma, que a introdução do VAR é uma matéria premente. Repito, é mais importante preparem os árbitros do que introduzirem algo que vai piorar, os já muitas vezes, paupérrimos jogos de futebol que se vê na II Liga.

Eu não vejo muitos, vejo os do Chaves e mais alguns, e são imensos os erros, então nos jogos do Chaves é uma constante, e nos outros acredito que também o sejam, ainda no último jogo, o Penafiel beneficiou de um penalti fruto de uma simulação, e o Chaves de um penalti, que não consigo dizer se estava dentro ou fora da área, dois lances em que o VAR interferia, um seria amarelo para o atacante, e outro, tirava todas as dúvidas, e confirmava o penalti ou daria falta fora da área.

Compartilhar este post

Link para o post

City - Tottenham. Golo de Sterling no último minuto, o estádio vai ao rubro. VAR anula, outro volta face. 

Foi dos momentos mais emocionantes que vi nos últimos anos no futebol de topo. O var é fixe. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

City - Tottenham. Golo de Sterling no último minuto, o estádio vai ao rubro. VAR anula, outro volta face. 

Foi dos momentos mais emocionantes que vi nos últimos anos no futebol de topo. O var é fixe. 

Se é contra o bald fraud ou Benfica adoro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...