Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

PJ trava no limite atentado terrorista em universidade de Lisboa

Publicações recomendadas

Btw, alguém com idade para pertencer às forças armadas e com idade para votar na constituição dum governo dum país não pode ser considerado um miúdo.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Um planeamento ou uma tentativa de matar outros não é punível? Isso não faz sentido nenhum

São coisas juridicamente diferentes, o que não significa que sejam ambos puníveis. No planeamento não há concretização da ação. Na tentativa, há ação mas não há concretização do resultado. Se o gajo chegasse ali com facas e matasse alguém, seria condenado por homicídio. Se as pessoas não morressem, seria condenado por tentativa de homicídio. Como irias condenar alguém por homicídio se não morresse ninguém? O planeamento é coisa distinta. Provavelmente de qualificação do crime em causa ou, não mais improvável, o preenchimento de outro tipo de crime previsto no Código Penal. Código Penal, esse, que está longe de ser ridículo, ao contrário do comentário abaixo:

Citação de Activate, há 1 hora:

Código penal ridículo.

Gostaria que aprofundasses. Afinal, para adjetivares de ridículo, sobre o assunto deves saber.

Citação de Pedro_Y2J, há 4 minutos:

Bem vindo ao nosso código penal.

Eu gosto de ver as visões românticas sobre a reinserção de criminosos na sociedade, é sinal que nunca vos tocou na pele. Dar o benefício da dúvida a quem planeia ou executa um crime destes é como jogar no euromilhões, pode-te calhar bem mas na maioria dos casos vais perder.

Eu prefiro jogar pelo seguro, em vez de nos preocuparmos enquanto sociedade a tentar recuperar criminosos, prefiro que o foco esteja em salvar as vítimas (e ainda há muito a fazer neste campo, especialmente a nível psicológico) e proteger eventuais novas vítimas. 

Partilho convosco um caso próximo, para no fundo justificar o porquê de eu não acreditar em todo o nosso sistema judicial.

Homem que já foi condenado por furtos e outros "pequenos crimes", cumpriu a sua pena e voltou para a sociedade. Pouco tempo depois, atropela duas pessoas sem motivo que o justificasse e de forma planeada, pois teve tempo de ir a casa buscar o carro para cometer um crime de tentativa de homicídio. Qual a consequência? Uma pulseira eletrónica, que permitiu que o mesmo a retirasse, fugisse do país e quando decidiu voltar a Portugal, voltou a atropelar um casal de forma premeditada. Vale a pena tentar reabilitar uma pessoa destas? As 4 vítimas têm de se sujeitar a passar por uma situação destas, porque nós enquanto sociedade devemos reabilitar uma pessoa que não tem o mínimo de respeito pelos valores básicos de viver em sociedade?

Para que conste, não sou apoiante do Chega nem nada que se pareça, mas percebo o porquê da ascensão de um partido que toca nas feridas de muita gente. 

ESTE DISCURSO É PERIGOSO FDS

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 2 minutos:

ESTE DISCURSO É PERIGOSO FDS

Perigoso em quê? Em ter partilhado uma história real?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 7 minutos:

Mal posso esperar pela reportagem que a rtp vai transmitir esta noite em que foram à "deep web", entrevistar "um dos melhores hackers do mundo". Tudo claro com grafismos a lembrar o Matrix e cabos de rede iluminados com leds rgb.

Se for este, é capaz de ser: Exame Informática | Pedro Ribeiro. O português que é campeão dos melhores hackers do mundo (sapo.pt)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 minuto:

Não a história, mas sim os teus princípios. Tu estás a dizer que não reintegras pessoas na comunidade, citando-te, "para jogar no seguro". Isto não é admissível num Estado de Direito e num mundo atual. Simplesmente não é. É o discurso do Chega sem tirar nem pôr.

• Like 1
  • Concordo! 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 minuto:

Não a história, mas sim os teus princípios. Tu estás a dizer que não reintegras pessoas na comunidade, citando-te, "para jogar no seguro". Isto não é admissível num Estado de Direito e num mundo atual. Simplesmente não é. É o discurso do Chega sem tirar nem pôr.

E é também por isso que o Chega quer tirar os tintins aos pedófilos, para cortar (literalmente) o mal pela raiz.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não acreditar na reintegração social = apoiante do chega ta bonito isto aqui tá 

amanha voltaremos a falar de fulano assaltou alguem logo depois de ser libertado da prisão ou de citrano que violou alguem e que tem antecedentes pelo mesmo crime reintegração social é Portugal é um meme 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 10 minutos:

Eu gosto de ver as visões românticas sobre a reinserção de criminosos na sociedade, é sinal que nunca vos tocou na pele. Dar o benefício da dúvida a quem planeia ou executa um crime destes é como jogar no euromilhões, pode-te calhar bem mas na maioria dos casos vais perder.

Eu prefiro jogar pelo seguro, em vez de nos preocuparmos enquanto sociedade a tentar recuperar criminosos, prefiro que o foco esteja em salvar as vítimas (e ainda há muito a fazer neste campo, especialmente a nível psicológico) e proteger eventuais novas vítimas. 

Partilho convosco um caso próximo, para no fundo justificar o porquê de eu não acreditar em todo o nosso sistema judicial.

Homem que já foi condenado por furtos e outros "pequenos crimes", cumpriu a sua pena e voltou para a sociedade. Pouco tempo depois, atropela duas pessoas sem motivo que o justificasse e de forma planeada, pois teve tempo de ir a casa buscar o carro para cometer um crime de tentativa de homicídio. Qual a consequência? Uma pulseira eletrónica, que permitiu que o mesmo a retirasse, fugisse do país e quando decidiu voltar a Portugal, voltou a atropelar um casal de forma premeditada. Vale a pena tentar reabilitar uma pessoa destas? As 4 vítimas têm de se sujeitar a passar por uma situação destas, porque nós enquanto sociedade devemos reabilitar uma pessoa que não tem o mínimo de respeito pelos valores básicos de viver em sociedade?

Para que conste, não sou apoiante do Chega nem nada que se pareça, mas percebo o porquê da ascensão de um partido que toca nas feridas de muita gente. 

Mas retiraram-lhe a carta de condução, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

E é também por isso que o Chega quer tirar os tintins aos pedófilos, para cortar (literalmente) o mal pela raiz.

E depois vamos cortar as mãos aos assaltantes por esticão, que é para não repetirem a gracinha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, Agora:

É o discurso do Chega porque toca em N casos reais deste género, de pessoas que não se sentem seguras, de variadíssimas formas.

Eu estou a dizer que não acredito na reinserção na sociedade de pessoas condenadas por crimes violentos. Haverá casos de sucesso? Sim. Qual a taxa de sucesso? 

Não estamos a falar de um zé miguel que roubou uma mercearia. Estamos a falar de um tipo já condenado anteriormente e que depois de cumprir a sua pena, cometeu 2 tentativas de homicídio em situações distintas. Como podemos reintegrar uma pessoa deste género na sociedade?

Citação de bmfpcdm, há 4 minutos:

Mas retiraram-lhe a carta de condução, ou não?

Não precisas de carta para conduzir um carro.

Citação de Sumudica by Night, há 2 minutos:

O meu ponto não é o Chega, mas se queres ir por aí fica com a bicicleta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 6 minutos:

Não acreditar na reintegração social = apoiante do chega ta bonito isto aqui tá 

amanha voltaremos a falar de fulano assaltou alguem logo depois de ser libertado da prisão ou de citrano que violou alguem e que tem antecedentes pelo mesmo crime reintegração social é Portugal é um meme 

É que está mesmo bonito, mesmo. Qual a função da prisão, mesmo? Afastar os criminosos da comunidade? Apenas? É que se sim, porque não matá-los já? O que te impede? Qual a razão para existirem limites máximos para as penas prisionais? Qual a razão para saídas precárias das prisões? Qual a razão para existirem diferentes medidas de penas a considerar?

Já o disseram acima relativamente a assuntos de psicologia. Eu digo o mesmo relativamente a assuntos jurídicos: não falem do que não sabem, já que os princípios humanos não se coadunam com aquilo que é a realidade do século XXI.

Editado por Duda34
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 55 minutos:

Então uma pessoa faz um plano para me matar. Estuda as minhas rotinas, estuda a forma como vai fazer, compra as armas etc mas se não consumar o ato que planeou não é condenado? É que neste caso estamos a falar de uma pessoa que foi apanhada antes de ter hipótese de levar o plano para a frente.

É que um planeamento requer um ato pensado e refletido. Não é um ato que lhe deu na cabeça e simplesmente fez.

Acho um bocado absurdo.

O @Duda34 acabou por dizer algo que eu ia dizer!

Citação de Aiden, há 55 minutos:

em setembro mando mensagem privada para saber se estás disponível para colaborar durante o meu exame de penal iii

Só tens de me dizer a data porque sem estudo não faço nada!

Citação de Pedro_Y2J, há 22 minutos:

O teu post começa logo com uma ideia errada. Dizer "é sinal que nunca vos tocou na pele" é algo absolutamente irrelevante. Se há área do Direito que tem de agir livre de qualquer propósito vingativo é o Direito Penal. O que seria de um sistema penal onde o julgador devesse atender aos sentimentos dos ofendidos? Certamente um sistema penal que violaria aquele que é dos princípios mais importantes. O princípio segundo o qual a pena não pode ser superior à culpa do arguido. Caso contrário, de acordo com os ofendidos, era sempre aplicada a pena máxima.

Em seguida, achas que não devemos tentar recuperar os criminosos. Então devemos fazer o quê? O propósito de ressocializar os reclusos não exclui a proteção das vítimas nem é qualquer tipo de desconsideração para com estas. Uma não exclui a outra. Para além do mais, só através da ressocialização é que podemos proteger futuras vítimas, porque, eventualmente, o arguido vai regressar à liberdade. Qual era a solução? Prisão perpétua pelo sim pelo não?

Btw, @Alvin Kamara uma pessoa de 18 anos não é considerada um miúdo, mas queria só dizer que existe uma atenuação especial da pena quando o agente do crime tenha entre 16 e 21 anos.

• Like 16

Compartilhar este post

Link para o post

Sou a favor da prisão perpétua. Sou um votante do Chega. (Não há mais nada que o chega defenda, prisão perpétua é a única coisa está vista).

E sou a favor da reintegração social. Sou do livre também.

No boletim de voto faço duas cruzes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 minutos:

Não precisas de carta para conduzir um carro.

😲

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mikec, há 2 minutos:

O teu post começa logo com uma ideia errada. Dizer "é sinal que nunca vos tocou na pele" é algo absolutamente irrelevante. Se há área do Direito que tem de agir livre de qualquer propósito vingativo é o Direito Penal. O que seria de um sistema penal onde o julgador devesse atender aos sentimentos dos ofendidos? Certamente um sistema penal que violaria aquele que é dos princípios mais importantes. O princípio segundo o qual a pena não pode ser superior à culpa do arguido. Caso contrário, de acordo com os ofendidos, era sempre aplicada a pena máxima.

Em seguida, achas que não devemos tentar recuperar os criminosos. Então devemos fazer o quê? O propósito de ressocializar os reclusos não exclui a proteção das vítimas nem é qualquer tipo de desconsideração para com estas. Uma não exclui a outra. Para além do mais, só através da ressocialização é que podemos proteger futuras vítimas, porque, eventualmente, o arguido vai regressar à liberdade. Qual era a solução? Prisão perpétua pelo sim pelo não?

Btw, @Alvin Kamara uma pessoa de 18 anos não é considerada um miúdo, mas queria só dizer que existe uma atenuação especial da pena quando o agente do crime tenha entre 16 e 21 anos.

Amén fds!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 4 minutos:

Eu estou a dizer que não acredito na reinserção na sociedade de pessoas condenadas por crimes violentos. Haverá casos de sucesso? Sim. Qual a taxa de sucesso?

Não há grandes dados sobre isso, infelizmente. Pegando nos crimes de pedofilia e homicídio só se acha dados para o primeiro, os mais recentes apontam para taxas de reincidência de 3.6% (https://www.publico.pt/2019/06/11/sociedade/noticia/reincidencia-agressores-sexuais-apos-tratamento-36-1875680).

Citação de Alonso., há 3 minutos:

Sou a favor da prisão perpétua. Sou um votante do Chega. (Não há mais nada que o chega defenda, prisão perpétua é a única coisa está vista).

E sou a favor da reintegração social. Sou do livre também.

No boletim de voto faço duas cruzes

Como é que és a favor da prisão perpétua e da reintegração social? Não consigo compreender como podem ser conceitos compatíveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 16 minutos:

E como não podia faltar, dá o exemplo de um caso próximo para poder justificar a parvoíce do seu argumento, rematando com o clássico "Nunca vos tocou na pele, vocês têm visões românticas".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 26 minutos:

Caga nisso, não vale a pena bater mais no ceguinho, eles é que tão certos os que querem o menino de 18 anos na sociedade, ele é vitima da sociedade.

Coitadinho não teve atenção, olha, ocupava o tempo a planear atentados, quem nunca?

Falam muito, se fosse uma naifada desse filho da p*ta a um dos vossos ou mesmo a vocês e queria ver se iriam ter a mesma lenga-lenga no "ai, tem de ser reabilitado".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mikec, há 12 minutos:

Acrescentar aqui, está mais que provado que o desenvolvimento total do cérebro é feito até aos 25-30 anos.

Understanding the Teen Brain

Citação

The rational part of a teen’s brain isn’t fully developed and won’t be until age 25 or so.

In fact, recent research has found that adult and teen brains work differently. Adults think with the prefrontal cortex, the brain’s rational part. This is the part of the brain that responds to situations with good judgment and an awareness of long-term consequences. Teens process information with the amygdala. This is the emotional part.

In teens' brains, the connections between the emotional part of the brain and the decision-making center are still developing—and not always at the same rate. That’s why when teens have overwhelming emotional input, they can’t explain later what they were thinking. They weren’t thinking as much as they were feeling.

E por isso, com 18 anos é um miúdo sim. Aliás, 18 anos ser a maioridade não é nada mais que uma norma social baseada em nada concreto.
Aliás, durante muita da história, com 12 anos já se era considerado adulto e podia-se ir para a guerra e casar.
Isso quer dizer que não deviamos considerar estas pessoas crianças?

Nos USA, a idade de adulto eram 21 anos até à Amenda 26, por causa do "Old Enough to Fight, Old Enough to Vote" e aí baixou-se a idade para os 18 anos e dados direitos totais.

Editado por rcoelho14
acrescentar link sobre a Amenda 26 da constituição dos USA
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mikec, há 13 minutos:

Eu acho que alguém que é recorrente no mesmo tipo de crime, dificilmente será recuperado. 

Depois há crimes, e há o crime de homicídio. Se defendo a prisão perpétua para alguém que cometeu um homicídio de forma voluntária ou uma tentativa de homicídio? Sim. Faz de mim apoiante do Chega? Não.

Também defendo que pagamos demasiados impostos em Portugal e que devemos investir no SNS. Vai-se a ver e se calhar ainda sou apoiante do Chega, da IL e do PCP. 

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 2 minutos:

Caga nisso, não vale a pena bater mais no ceguinho, eles é que tão certos os que querem o menino de 18 anos na sociedade, ele é vitima da sociedade.

Coitadinho não teve atenção, olha, ocupava o tempo a planear atentados, quem nunca?

Falam muito, se fosse uma naifada desse filho da p*ta a um dos vossos ou mesmo a vocês e queria ver se iriam ter a mesma lenga-lenga no "ai, tem de ser reabilitado".

Quanto muito, com esse discurso, começa-se a ter medo do que um dia possas fazer se não tiveres o acompanhamento apropriado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

E depois vamos cortar as mãos aos assaltantes por esticão, que é para não repetirem a gracinha.

Isto concordo, caraças. Odeio ladrões

Compartilhar este post

Link para o post

A PJ trabalhou bem, se existe indicios de que algo pode acontecer, fez bem em evitar que algo acontecesse e não esperar para ver se teria "coragem" em executar o plano...protegeu a sociedade, e é assim que deve proceder.

Em relação à reintegração de criminosos na sociedade, não sei muito bem como funciona o sistema prisional após cumprir a pena, mas na minha opinião deveria ter uma pena que se adeque ao crime que fez, sou a favor da prisão prepétua, e ao fim de cumprir o tempo de pena, ou em casos de prisão de vários anos, como uns 50 ou 60 anos de pena, ao fim de 25 anos serem avaliados por profissionais se essas pessoas estão preparadas para se reintegrarem na sociedade e se não constituem qualquer perigo para a sociedade.

Cumprir a pena de 25 anos, e após 25 anos andar na rua novamente podendo ser um perigo para a sociedade é um erro, tal como ficar na prisão 60 anos, e ser uma pessoa que se arrepende do que fez, que aprendeu com os erros, wtv, e que está preparada para uma segunda oportunidade, mas ter de ficar a cumprir pena, também é um erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...