Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[Benfica] Direcção, SAD, Eleições & Assembleias

Publicações recomendadas

Citação de HIM, há 3 horas:

o Galinha já anda a espalhar m*rda na CMTV, a elogiar o Vieira e a falar em potenciais vendas de parte da SAD

A sad se for vendida ao príncipe Mohammed bin Salman ou ao Sr. John Textor, seria uma excelente notícia para todos os benfiquistas. 

Eu prefiro ter dinheiro para manter um João Neves no Benfica do que cantar o "Benfica é nosso e há-de ser". 

• Haha 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FManager, há 9 horas:

A parte em que ela diz "We're portuguese, originally from Portugal" ... 🤨

Sim, porque nasceram em Portugal os dois. Qual é a dúvida? Há imensos portugueses, sobretudo nos EUA, que não nasceram em Portugal. É isso que ela disse.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 9 horas:

A sad se for vendida ao príncipe Mohammed bin Salman ou ao Sr. John Textor, seria uma excelente notícia para todos os benfiquistas. 

Eu prefiro ter dinheiro para manter um João Neves no Benfica do que cantar o "Benfica é nosso e há-de ser". 

Eu prefiro não ser pau mandado de um multi clube onde nem somos o “principal” clube…

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 9 horas:

Isto é um tema que dá pano para mangas. 

A mim surpreende-me mesmo muito que ainda não tenhamos cá essas figuras ou similares a investir fortemente no futebol português. Portugal tem duas equipas em permanência na UCL, 2 equipas com potencial para coisas interessantes na Euroliga (estrutura, estádio, adeptos), um histórico de sucesso no que diz respeito à balança comercial (importamos bem, mas exportamos ainda melhor, fora aquilo que formamos para exportar), isto apesar de não teres um mercado interno forte e receitas televisivas loucas. Mas tudo isto são ingredientes suficientes para ser mais atrativo a um investidor árabe ou americano (de primeira ou segunda linha) para investir num dos 3 grandes, Braga ou Vitória, antes de investir no Tulipão ou Wafflão.

A minha opinião é que o Benfica - e nós, os sócios - temos de olhar para isto com pragmatismo. Quanto mais insistirmos que não nos vai acabar por acontecer, menos estaremos preparados para quando acontecer. Não acho possível o Benfica continuar a fugir desta realidade, o que é diferente de colocar um anúncio a dizer "Vende-se parte da SAD"

Defendo que o Benfica deve criar regras claras e garantir a aplicabilidade das mesmas caso um dia isso venha a acontecer, para evitar o "isso só acontece aos outros" e depois acontece-nos e somos apanhados de cu na mão.

Em tempos fiz uma brevissima reflexão sobre que tipo de regras me deixariam mais confortável.

Vou tentar resumir. 

1. O primeiro passo é o Benfica comprar tudo aos principais acionistas privados (rei dos frangos e afins) que queiram vender.
  2. Montar um parassocial bullet proof. Estabelecer - com as condições a serem públicas - o contrato entre a SAD e os novos investidores. Os destinos e decisões pertencem apenas aos nomeados pelo acionista principal - o Clube. Os investidores não têm direito de voto. Podemos atrair os investidores chave com ações preferenciais.
  3. ⁠Investidores estratégicos. Investidores que possam aportar no domínio da modernização da gestão de uma mega empresa de dimensão mundial. 
  4. No momento onde fechássemos com os investidores, o Benfica deveria tornar público o modelo de ROI (objetivo claro tem de passar por valorização das ações e distribuição regular de dividendos, isto tem de ser um investimento 100% financeiro sem truques e m*rda para influenciar decisões). Tem de tornar público o plano de ROI, os seus pressupostos e como será concretizado (ex. Depende muito do sucesso desportivo? Da liga dos campeões? De ser campeão? De vendas? Tornando isto claro, faz com que todos - especial os sócios - saibamos com que linhas nos orientamos. 
  5. ⁠Criação de um conselho consultivo. Nomeação sob proposta da direção mas aprovado em AGE, com maioria qualificada. Monitoring das decisões da SAD, controlo da execução do plano desportivo, comercial e financeiro. 
  6. Grupo de sócios com mais de X.000 votos pode contratar - do seu bolso - qualquer consultora top mundial para realizar uma auditoria à SAD. 
  7. Direção deve assinar tudo pre-acordos com cláusula resolutiva: caso o investidor não seja aprovado em AGE pela maiorias qualificada dos sócios presentes, a direção não está autorizada a vender ações do Clube na SAD. 

Dir-me-ao: pode afastar investidores? Sim. Mas os que ficarem serão dos bons.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Existe algum clube em que tenha assim um modelo de investidores e que não tenha perdido o poder de decisões e/ou esteja descaracterizado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 minutos:

Existe algum clube em que tenha assim um modelo de investidores e que não tenha perdido o poder de decisões e/ou esteja descaracterizado?

O Bayern com a adidas, audi e allianz

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@w0 falta aí uma condição. Os investidores deveriam comprovar que são do Benfica desde pequeninos. De preferência com uma foto aos 6 ou 7 anos de idade com a camisola do Eusébio ou do Chalana vestida. Já que estás a falar de filantropia convém ter a certeza que é mesmo por amor ao clube e não para branqueamento de capitais ou coisas do género.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 26 minutos:

@w0 falta aí uma condição. Os investidores deveriam comprovar que são do Benfica desde pequeninos. De preferência com uma foto aos 6 ou 7 anos de idade com a camisola do Eusébio ou do Chalana vestida. Já que estás a falar de filantropia convém ter a certeza que é mesmo por amor ao clube e não para branqueamento de capitais ou coisas do género.

Não acho que seja filantropia. Alias, a base é ser claro como é que eles vão ganhar o deles. Porque isto de filantropos só o Sr. Berardo e onde ele já vai...

Citação de kareca, há 45 minutos:

Não sei se tens um exatamente assim, o mais semelhante ao que dizes é o Bayern. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 58 minutos:

Não acho que seja filantropia. Alias, a base é ser claro como é que eles vão ganhar o deles. Porque isto de filantropos só o Sr. Berardo e onde ele já vai...

Eu estava na brincadeira. Mas estás aí a pôr tantas condições que me parece que só um filantropo é que estaria disposto a avançar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 4 horas:

Isto é um tema que dá pano para mangas. 

A mim surpreende-me mesmo muito que ainda não tenhamos cá essas figuras ou similares a investir fortemente no futebol português. Portugal tem duas equipas em permanência na UCL, 2 equipas com potencial para coisas interessantes na Euroliga (estrutura, estádio, adeptos), um histórico de sucesso no que diz respeito à balança comercial (importamos bem, mas exportamos ainda melhor, fora aquilo que formamos para exportar), isto apesar de não teres um mercado interno forte e receitas televisivas loucas. Mas tudo isto são ingredientes suficientes para ser mais atrativo a um investidor árabe ou americano (de primeira ou segunda linha) para investir num dos 3 grandes, Braga ou Vitória, antes de investir no Tulipão ou Wafflão.

A minha opinião é que o Benfica - e nós, os sócios - temos de olhar para isto com pragmatismo. Quanto mais insistirmos que não nos vai acabar por acontecer, menos estaremos preparados para quando acontecer. Não acho possível o Benfica continuar a fugir desta realidade, o que é diferente de colocar um anúncio a dizer "Vende-se parte da SAD"

Defendo que o Benfica deve criar regras claras e garantir a aplicabilidade das mesmas caso um dia isso venha a acontecer, para evitar o "isso só acontece aos outros" e depois acontece-nos e somos apanhados de cu na mão.

Em tempos fiz uma brevissima reflexão sobre que tipo de regras me deixariam mais confortável.

Vou tentar resumir. 

1. O primeiro passo é o Benfica comprar tudo aos principais acionistas privados (rei dos frangos e afins) que queiram vender.
  2. Montar um parassocial bullet proof. Estabelecer - com as condições a serem públicas - o contrato entre a SAD e os novos investidores. Os destinos e decisões pertencem apenas aos nomeados pelo acionista principal - o Clube. Os investidores não têm direito de voto. Podemos atrair os investidores chave com ações preferenciais.
  3. ⁠Investidores estratégicos. Investidores que possam aportar no domínio da modernização da gestão de uma mega empresa de dimensão mundial. 
  4. No momento onde fechássemos com os investidores, o Benfica deveria tornar público o modelo de ROI (objetivo claro tem de passar por valorização das ações e distribuição regular de dividendos, isto tem de ser um investimento 100% financeiro sem truques e m*rda para influenciar decisões). Tem de tornar público o plano de ROI, os seus pressupostos e como será concretizado (ex. Depende muito do sucesso desportivo? Da liga dos campeões? De ser campeão? De vendas? Tornando isto claro, faz com que todos - especial os sócios - saibamos com que linhas nos orientamos. 
  5. ⁠Criação de um conselho consultivo. Nomeação sob proposta da direção mas aprovado em AGE, com maioria qualificada. Monitoring das decisões da SAD, controlo da execução do plano desportivo, comercial e financeiro. 
  6. Grupo de sócios com mais de X.000 votos pode contratar - do seu bolso - qualquer consultora top mundial para realizar uma auditoria à SAD. 
  7. Direção deve assinar tudo pre-acordos com cláusula resolutiva: caso o investidor não seja aprovado em AGE pela maiorias qualificada dos sócios presentes, a direção não está autorizada a vender ações do Clube na SAD. 

Dir-me-ao: pode afastar investidores? Sim. Mas os que ficarem serão dos bons.

Outra coisa que afasta muito os investidores é a falta de seriedade. Promessas por cumprir, por exemplo.

Mas vou-me afastar do teclado, tenho que poupar as teclas para outros afazeres como introduzir dados no Excel ou jogar jogos como League of Legends.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ants falir do que daqui a 3 anos jogar com camisolas azuis e com o nome de Prime Hydration Benfica

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 11 minutos:

Eu não estou a ver investidores a entrarem com tanto obstáculo 

Porque não vão. Em que realidade é que um bilionário vem gastar o seu tempo e dinheiro nestes termos, para ser acionista minoritário de um clube de futebol de uma liga europeia secundária sem perspectivas de lucro significativo?

Os bilionários, que por definição não acumulam todo esse dinheiro devido a serem propriamente bons rapazes, estão interessados em duas coisas: ter uma lavandaria e/ou jogar FM na vida real (é um diagrama de Venn que deve ser praticamente um círculo).

Aliás, chamar-lhes "investidores" é... é o que é.

Editado por Hououin Kyouma

Compartilhar este post

Link para o post

Chamar investidores com esses obstáculos todos nem sonhador é ser. É só ser idiota.

E era o que faltava para o Sport Lisboa e Benfica morrer de vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 10 horas:

Eu não estou a ver investidores a entrarem com tanto obstáculo 

Citação de Almeno, há 9 horas:

Chamar investidores com esses obstáculos todos nem sonhador é ser. É só ser idiota.

E era o que faltava para o Sport Lisboa e Benfica morrer de vez.

Que obstáculos? Há 3 condições essenciais:

1. Trata-se de um investimento puramente financeiro. O investidor coloca X na perspectiva de receber Y (seja em dividendos, seja na expectativa de uma valorização e venda futura), dai as ações preferenciais e não o direito de voto.
  2. O Benfica terá de divulgar a política do investimento: se depende de vendas, de sucesso desportivo, de um mix.
  3. O investidor ser confirmado em AGE.

São obstáculos que deixam de fora alguns dos perfis mais comuns, como os mega fundos. Mas considero que, ainda assim, deixam a porta aberta a outros investidores (e não só os Benfiquistas desde pequeninos). 

Dependendo do objetivo do investidor, ele até pode 'controlar' a política desportiva nomeando um administrador com esse pelouro, ou obrigando à contratação de um diretor desportivo ou o quer que seja. Há formas de manter o controlo efetivo em algumas áreas-chave, mesmo com esses obstáculos

Um Benfica com uma gestão competente é uma cash cow super interessante. Se descontarmos todos os negócios que serviram apenas para fazer dinheiro rodar, ou comprar influência junto de clubes na nossa liga (aqueles empréstimos manhosos que o Porto e Benfica foram aperfeiçoando ao longo dos anos para dominarem as votações na Liga de Clubes), é um clube financeiramente apetecível. E é isso que, na minha opinião, nos tem salvado de investidores. O facto de quem lá anda a servir-se do Benfica não ter interesse em partilhar o bolo com mais ninguém.

@Almeno nota que eu não defendo a entrada de investidores no Benfica. Apenas considero que, mais cedo do que tarde, é uma forte possibilidade, infelizmente. E nesse dia é melhor estarmos defendidos e preparados do que ser feito na calada da noite e matarem o Benfica.

EDIT: Aliás, não é à toa o que ficou disposto no n.º 3 do artigo 6.º da Proposta de Consenso/Versão Final dos novos estatutos que transcrevo.

Citação

3. Nas sociedades desportivas, em Portugal, em especial as relativas ao futebol, o SPORT LISBOA E BENFICA indicará sempre para presidente do conselho de administração e da comissão executiva, se existir, o presidente ou um vice-presidente da Direção do Clube

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Se o investidor se afastar por causa daquelas condições é porque estamos no bom caminho

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nada grita "as eleições estão a chegar", como o w0 descer do panteão dos benfiquistas de primeira para nos evangelizar, pobres pecadores benfiquistas de segunda e terceira que nunca conseguiram sentir o clube de verdade como eles ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Maffu, há 12 minutos:

Nada grita "as eleições estão a chegar", como o w0 descer do panteão dos benfiquistas de primeira para nos evangelizar, pobres pecadores benfiquistas de segunda e terceira que nunca conseguiram sentir o clube de verdade como eles ❤️

Que raio de conclusão...

Desde os estatutos que eu vim, amiúde, falar do tema aqui. Depois lembro-me porque é que abandonei o CMPT. Aliás, nem estou envolvido com nenhuma campanha ou candidato. Que conclusão mais estranha 🤯

Aliás, nem sei onde está essa "evangelização", fds. Vocês sonham com ladrões.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 50 minutos:

Que raio de conclusão...

Desde os estatutos que eu vim, amiúde, falar do tema aqui. Depois lembro-me porque é que abandonei o CMPT. Aliás, nem estou envolvido com nenhuma campanha ou candidato. Que conclusão mais estranha 🤯

Aliás, nem sei onde está essa "evangelização", fds. Vocês sonham com ladrões.

Que me lembre, nunca tive sonhos contigo.

Eu tambem me lembro, não te preocupes. E como eu, outros se lembrarão. E ainda bem que não estás, pode ser que agora elas tenham credibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 minutos:

Há aqui algum histórico que não estou a apanhar

Verdade, os posts do @w0 nesta secção são dos poucos que mesmo sem tempo faço questão de ler.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Também não percebi

Compartilhar este post

Link para o post

Devia ser para o Tibracw0

Agora a sério, o que fez o w0?

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 7 minutos:

Devia ser para o Tibracw0

Agora a sério, o que fez o w0?

Que personagem do crl. O assunto tem zero a ver comigo e, ainda assim, arranjas espaço para essa tirada. Teve zero piada, zero contexto, é apenas uma bicada completamente tonta.

Tens uma obsessão doentia comigo e com o @Boitswana . Cura-te, a sério.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vakjew, há 16 horas:

O Bayern com a adidas, audi e allianz

O Bayern nunca poderia ser porque o Bayern, pelas regras da Bundesliga, nunca poderá ser "vendido". Mesmo que o clube queira vender 49.9% das acções (que é basicamente como está feito), os investidores nunca terão qualquer poder de decisão no clube

Não fui eu que falei, mas se calhar ter dito à uns anos atrás que só era Benfiquista a sério quem ias às Assembleias pode influenciar o pessoal de forma negativa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...