Descartes Publicado 22 Julho 2025 Citação de Elvis, Agora: Qual é a cartilha? Estar-me a borrifar para se sou tratado por colaborador ou por trabalhador como toda a gente está? Não ser nem amigo nem inimigo do meu patrão? Não há como tu para catalogar pessoas. Eu não estou a catalogar ninguém, deixa-te de parvoíces. É a cartilha destes tempos cujo objetivo é amaciar os trabalhadores na defesa dos seus direitos. Alguns chamam-lhe cartilha do neoliberalismo. Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 22 Julho 2025 Citação de rcoelho14, há 4 horas: O r/portugal desde as mudanças na APi há 2 anos que é um antro de bots do Chega, e antes já era a congregação de bots da IL. A mudança depois do blackout do sub foi gigante, de repente tornou-se uma cópia do r/portugueses, só não tão racista porque ainda há lá muita gente de esquerda que vai tentando equilibrar a cena. Não deixa de ser assustador ver tanta gente a pensar assim, independentemente do rácio estar enviesado Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 22 Julho 2025 Citação de Descartes, há 2 minutos: Eu não estou a catalogar ninguém, deixa-te de parvoíces. É a cartilha destes tempos cujo objetivo é amaciar os trabalhadores na defesa dos seus direitos. Alguns chamam-lhe cartilha do neoliberalismo. Bem, eu comentei um post de um user a dizer que queria cortar os pulsos depois de colocar uma notícia de uma medida que é acima de tudo uma mão cheia de nada e já estou numa conversa sobre se dizer colaborador em vez de trabalhador é uma cartilha do neoliberalismo ou não. Sinto que é a minha deixa para sair. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 22 Julho 2025 Citação de Elvis, há 16 minutos: Como é que beneficia mais o patrão se a alternativa era 22 dias de férias obrigatórios sem opção legal de mais dias e agora os trabalhadores podem optar por tirar dias adicionais de férias não remunerados?? É uma medida altamente inócua mas no limite o prejudicado é o patrão. Porque não é um direito realmente adquirido. Os dias de férias devem ser usados para momentos de repouso, o que esta medida vai trazer são momentos de stress adicional por tudo o que envolve tirar um dia extra às férias mesmo que não pago, em muitas empresas, e principalmente do ponto de vista financeiro, qual o real benefício que vai trazer a determinados trabalhadores de trabalhos menos bem pagos. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 22 Julho 2025 Citação de JoaoFer, há 1 minuto: Porque não é um direito realmente adquirido. Os dias de férias devem ser usados para momentos de repouso, o que esta medida vai trazer são momentos de stress adicional por tudo o que envolve tirar um dia extra às férias mesmo que não pago, em muitas empresas, e principalmente do ponto de vista financeiro, qual o real benefício que vai trazer a determinados trabalhadores de trabalhos menos bem pagos. what Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Julho 2025 Nos States 'e verdade que nalguns estados a empresa nao tem obrigacao de pagar ferias (PTO), o que nao quer dizer que o trabalhador nao tenha direito a unpaid time off. Dito isto a maioria das empresas (pelo menos as cotadas ou volumosas) para trabalhos fora do atendimento ao publico/vendas, tem contratos de trabalho com PTO que normalmente depende de senioridade. Na California empresas que nao tenham no minimo 30 dias de PTO, nao sao atractivas, regra geral... Agora a cena de ferias pagas em Portugal (como subsidio 'e que devia acabar). Como na maioria do mundo civilizado, o salario deveriam ser 12 meses pagos na mesma porporcao, independentemente de ser Natal, Ferias ou de ser ano de eleicoes. Esta medida que foi apresentada, nao 'e nada de excelente para os trabalhadores, mas tambem dizer que 'e para cortar os pulsos...'e so um bocadinho de nada exagerado...imaginem que also de realmente mau se passava, seria atirar-se da ponte no minuto seguinte a solucao? Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 22 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 11 minutos: Agora a cena de ferias pagas em Portugal (como subsidio 'e que devia acabar). Como na maioria do mundo civilizado, o salario deveriam ser 12 meses pagos na mesma proporção, independentemente de ser Natal, Ferias ou de ser ano de eleições. Eish, o que tu foste fazer. As pessoas não estão preparadas para ter essa discussão. Se bem que, do que pouco que conheço de outros países, acho que até é bastante comum fazer-se 12 meses + holliday allowance de ~8% Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 22 Julho 2025 Citação de xicantonio, há 1 hora: É assim tão difícil de perceber que isto é o início da caminhada para as férias deixarem de ser pagas tipo EUA? Não me parece nada claro que estejamos em direção nesse caminho Se o for, o governo que se f*da que aprecio os meus direitos laborais à moda europeia (meus e de toda a gente) Citação de Burkina2008, há 25 minutos: Nos States 'e verdade que nalguns estados a empresa nao tem obrigacao de pagar ferias (PTO), o que nao quer dizer que o trabalhador nao tenha direito a unpaid time off. Dito isto a maioria das empresas (pelo menos as cotadas ou volumosas) para trabalhos fora do atendimento ao publico/vendas, tem contratos de trabalho com PTO que normalmente depende de senioridade. Na California empresas que nao tenham no minimo 30 dias de PTO, nao sao atractivas, regra geral... Isto é um sistema de m*rda que, tirando casos ocasionais como esse da Califórnia que mencionas, incentiva a haver contratos de trabalho com poucos dias de férias e/ou pressão para não os tirar. O paid timeoff europeu como direito laboral de um mínimo entre 20 e qualquer coisa (não sei precisar se tem de ser 22 ou 25 ou 28) de dias anuais de férias pagas, deveria ser sagrado. Citação de Burkina2008, há 26 minutos: Agora a cena de ferias pagas em Portugal (como subsidio 'e que devia acabar). Como na maioria do mundo civilizado, o salario deveriam ser 12 meses pagos na mesma porporcao, independentemente de ser Natal, Ferias ou de ser ano de eleicoes. Isto sim, concordo. Embora já tive a experiência de meter duodécimos durante um ano, e de chegar a conclusão (talvez absurda) de que tendo a gerir melhor as minhas finanças quando recebo aqueles dois subsídios extra, por mero efeito psicológico. Mas admito que é um contrasenso Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Julho 2025 Citação de fornix, há 12 minutos: Eish, o que tu foste fazer. As pessoas não estão preparadas para ter essa discussão. Se bem que, do que pouco que conheço de outros países, acho que até é bastante comum fazer-se 12 meses + holliday allowance de ~8% Ha casos assim, na Alemanha em muitas empresas (porque dependem normalmente de contratos colectivos), recebe-se 13.21 salarios anuais (sendo as ferias pagas, exactamente no mes em que tiras ferias e apenas sob os dias que tiraste nesse mes) e nao existem bonus anuais dependentes de KPIs, sendo que apartir de certo nivel salarial/posicao, passa a 12 salarios mais bonus variavel. Na Grecia teem 16 salarios, ha paises com 15, 14, 13...e depois ha aqueles normais que normalmente ate sao os mais desenvolvidos/ricos dentro da Europa em que existem 12 salarios e nao ha subsidios de coisa nenhuma. Ou seja os paises que tratam os seus trabalhadores como pessoas responsaveis que nao necessitam que o governo ou o patrao lhes tenha que dar apenas parte do ordenado em Dezembro para poderem ter dinheiro para as compras do Natal (ou em Junho para irem de ferias) ou dinheiro para o almoco... 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 22 Julho 2025 Citação de Descartes, há 1 hora: Nas urnas. Nunca ouvi uma única pessoa dizer que não ia votar no Costa por não repor os 25 dias, e houve uma década inteira para se falar nisso Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 22 Julho 2025 Citação de Mayday, há 1 hora: Mãe e filho da p*ta também é uma questão de semantica, por exemplo. Colaborador, do Latim Cu Labor, aquele cujo trabalho é levar no cu do patrão. 2 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 22 Julho 2025 E o fim das restrições á subcontratação depois de despedimentos colectivos também vai prejudicar mais os patrões? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Julho 2025 Citação de noikeee, há 14 minutos: Nunca ouvi uma única pessoa dizer que não ia votar no Costa por não repor os 25 dias, e houve uma década inteira para se falar nisso Tens que me desculpar. Eu ainda sou do tempo em que as pessoas votavam pela avaliação que faziam do trabalho efetuado pelos governantes e pela avaliação que faziam das propostas dos seus opositores. Esqueci-me que agora as pessoas votam medindo os decibéis da gritaria no Twitter. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 22 Julho 2025 (editado) Esperem até lerem a lei e verem que as férias são, basicamente, decididas pelo empregador. Isto no que respeita a quando são gozadas. Eu não vejo nenhum inconveniente nesta medida. Bem pelo contrário. E escrevo enquanto “colaborador”. Editado 22 Julho 2025 por Duda34 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Julho 2025 Também não entendo a celeuma com essa medida. Podem colocar cenários futuros hipotéticos, mas a medida em si é boa. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 22 Julho 2025 Citação de Descartes, há 36 minutos: Tens que me desculpar. Eu ainda sou do tempo em que as pessoas votavam pela avaliação que faziam do trabalho efetuado pelos governantes e pela avaliação que faziam das propostas dos seus opositores. Esqueci-me que agora as pessoas votam medindo os decibéis da gritaria no Twitter. Não percebi absolutamente nada donde querias chegar. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Julho 2025 Citação de noikeee, há 26 minutos: Não percebi absolutamente nada donde querias chegar. Donde? Português à parte, queria chegar à conclusão que as pessoas avaliam a ação (ou inação, neste caso) dos Governos e expressam a sua satisfação ou revolta com o voto. No caso particular dos Governos do António Costa, e nos fundamentos da chamada Geringonça, esteve a reversão das medidas de austeridade implementadas com a Troika. Muito se fez nesse sentido no primeiro mandato e o PS viu a sua governação premiada com crescimento eleitoral. Depois até lhe foi concedida uma maioria absoluta castigando os partidos que, na opinião dos eleitores, desfizeram esse modelo governativo. Depois o povo correu com eles do Governo. Tenho a opinião que a estagnação da política de reversão das medidas da Troika teve também algo a ver com isso. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 22 Julho 2025 (editado) Primeiro, o Costa praticamente não reverteu coisa nenhuma. Pôs batom no porco e chamou-lhe de muito bonito. Decretou o fim da austeridade sem ela nunca ter acabado. Segundo, o Costa nunca chegou a ser penalizado nas urnas. Pirou-se a meio dum mandato em que até tinha maioria absoluta (!) e deixou a batata quente no PNS que nem representava a continuação das políticas do Costa nem representava uma quebra das políticas do Costa. Estou convicto que esta completa ausência de narrativa o penalizou mais do que uma suposta irritação do povo com a não reversão da austeridade Os dias de férias em particular foram um assunto esquecido que nunca foram tema. As pessoas estão muito mais preocupadas com coisas como habitação, falta de investimento público e congelamento de salários em carreiras públicas. Se há irritação com a austeridade será por aí Editado 22 Julho 2025 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 22 Julho 2025 Citação de noikeee, há 9 minutos: Os dias de férias em particular foram um assunto esquecido que nunca foram tema. https://www.publico.pt/2019/11/08/politica/noticia/texto-25-dias-ferias-1892636 Voltar aos 25 dias de férias? Bagão Félix alerta para discriminação do privado PCP entregou projecto-lei para repor os 25 dias de férias, o BE promete imitá-lo e o Governo fala de reintroduzir “incentivos” à assiduidade na função pública retirados no período da troika. - 8 de Novembro de 2019 Já em 2016, Bloco de Esquerda, PCP e PAN apresentaram propostas para a reposição dos 25 dias de férias 4 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 22 Julho 2025 Citação de Burkina2008, há 2 horas: Ha casos assim, na Alemanha em muitas empresas (porque dependem normalmente de contratos colectivos), recebe-se 13.21 salarios anuais (sendo as ferias pagas, exactamente no mes em que tiras ferias e apenas sob os dias que tiraste nesse mes) e nao existem bonus anuais dependentes de KPIs, sendo que apartir de certo nivel salarial/posicao, passa a 12 salarios mais bonus variavel. Na Grecia teem 16 salarios, ha paises com 15, 14, 13...e depois ha aqueles normais que normalmente ate sao os mais desenvolvidos/ricos dentro da Europa em que existem 12 salarios e nao ha subsidios de coisa nenhuma. Ou seja os paises que tratam os seus trabalhadores como pessoas responsaveis que nao necessitam que o governo ou o patrao lhes tenha que dar apenas parte do ordenado em Dezembro para poderem ter dinheiro para as compras do Natal (ou em Junho para irem de ferias) ou dinheiro para o almoco... Podes ver por esse prisma ou então como um modo que na altura se arranjou para obrigar as empresas a pagarem mais aos trabalhadores. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 22 Julho 2025 (editado) Citação de Elvis, há 4 horas: Acho que se a discussão foi simplesmente dar +5 dias de férias ou wtv e este foi o meio termo que se alcançou, não me parece que vão estar contra a medida, independentemente de no limite saírem prejudicados. Desculpa, a que meio termo te referes onde não são concedidos quaisquer dias de férias aos trabalhadores? Meio termo seria aumentar em 2, por exemplo, os dias de férias. O que realmente está a acontecer é o desprezo pela proposta e, por conseguinte, pelos trabalhadores, seguido de uma tentativa velada de enganar as pessoas a pensarem que basta abdicar do pagamento para conseguirem mais férias. Só falta designar o desemprego como férias indeterminadas. Esta proposta, não é só ofensiva. É um atentado descarado e desavergonhado ao bolso dos pobres, mal informados e fáceis de manipular: a maioria dos cidadãos deste país. Basta ver que tu próprio admites que a esmola é muita e o patronato vai, em última análise, sair a perder. Senão deixa-me que te diga que os nossos patrões são uns irresponsáveis por admitirem negociar uma medida que os prejudica numa altura que ninguém se importa com o assunto. Editado 22 Julho 2025 por John Bonifácio 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 22 Julho 2025 Citação de John Bonifácio, há 5 minutos: Desculpa, a que meio termo te referes onde não são concedidos quaisquer dias de férias aos trabalhadores? Meio termo seria aumentar em 2, por exemplo, os dias de férias. O que realmente está a acontecer é o desprezo pela proposta e, por conseguinte, pelos trabalhadores, seguido de uma tentativa velada de enganar as pessoas a pensarem que basta abdicar do pagamento para conseguir mais férias. Esta proposta, não é só ofensiva. É um atentado descarado e desavergonhado ao bolso dos pobres, mal informados e fáceis de manipular: a maioria dos cidadãos deste país. Basta ver que tu próprio admites que a esmola é muita e o patronato vai, em última análise, sair a perder. Senão deixa-me que te diga que os nossos patrões são uns irresponsáveis por admitirem negociar uma medida que os prejudica numa altura que ninguém se importa com o assunto. Não sei mesmo como é que uma medida destas é um ataque descarado e desavergonhado ao bolso dos pobres. Na verdade é uma modalidade que já existe sob outra forma, que são por exemplo os bancos de horas - também estás a pagar para ter direito a mais dias de férias (tipicamente), neste caso com trabalho. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 22 Julho 2025 Citação de Elvis, Agora: Não sei mesmo como é que uma medida destas é um ataque descarado e desavergonhado ao bolso dos pobres. Na verdade é uma modalidade que já existe sob outra forma, que são por exemplo os bancos de horas - também estás a pagar para ter direito a mais dias de férias (tipicamente), neste caso com trabalho. Outro belo assalto aos trabalhadores. No lugar de se cumprir com a lei, subverte-se a mesma. Imagino que a tua visão consiga, aqui também, ver alguma desvantagem para os patrões. Hesito em declarar-te ingénuo... Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 23 Julho 2025 (editado) Citação de John Bonifácio, há 12 minutos: Outro belo assalto aos trabalhadores. No lugar de se cumprir com a lei, subverte-se a mesma. Imagino que a tua visão consiga, aqui também, ver alguma desvantagem para os patrões. Hesito em declarar-te ingénuo... Pá é um regime que está muito bem definido legalmente, é regulado e absolutamente necessário em alguns sectores. Em que sentido é que esta medida é um ataque descarado aos pobres? Ainda não percebi esta parte. Editado 23 Julho 2025 por Elvis Compartilhar este post Link para o post