Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

Recency bias no seu melhor.

O Fábio Vieira foi muito mais jogador que o Vitinha na sua época de Porto. Pelo menos sempre foi a ideia que tive.

E depois lembrei-me de ir ver o que cada um fez.

21/22 Liga Portugal Liga Portugal FC Porto 27 6 14

Fábio Vieira g/a

21/22 Liga Portugal Liga Portugal FC Porto 30 2 4

Vitinha g/a

Com isto, lembrar ainda que nenhum era titularíssimo porque o SC tinha aversão em jogar bom futebol, o homem quase que foi obrigado a colocá-los a jogar e foi das melhores épocas recentes do Porto.

edit: entretanto pus-me a ler o resto do tópico e vi que o @toze2 e o @Alonso. já tocaram no assunto, my bad

As estatísticas acabam uma vez mais por passar uma percepção errada do que aconteceu. Nessa época julgo que o Vitinha só agarrou a titularidade a partir da 4ª ou 5ª jornada porque até aí foi o craque Bruno Bosta a assumir a batuta no meio-campo, algo que já era habitual com o Conceição. A questão é que a partir desse momento o Vitão tornou-se imediatamente o patrão do meio-campo e todo o futebol do Porto passava pelos seus pés.

A utilização do Fábio Vieira foi sempre mais intermitente ao longo da época, nunca foi um indiscutível para o Conceição, mesmo com um Corona a arrastar-se em campo n meses. O que o Fábio conseguia era ter um impacto brutal a partir do banco, na maioria das vezes, daí esses números finais. Ficámos todos com a sensação que se tinha esse impacto no pouco tempo que estava em campo quando virasse titular seria ele + 10, daí as expectativas que se criaram para esta época.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Eu discordo de vocês porque pelo que disseste, o fábio nunca foi o vitinha, quando claramente esteve ao nível dele. Volto a dizer, a aversão do SC ao jogador não ajuda ao caso, pelo menos no número de jogos.

No entanto, vocês viram seguramente muito mais jogos que eu do Porto, por isso concordemos em discordar.

Supostamente o SC também tinha aversão ao Vitinha e não deixou de ser fundamental e moldar o seu estilo de jogo casmurro e teimoso. E isso tem um motivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Foi há 3 anos caramba, não foi há 20.

Mais ou menos. Esta época atual dura há uns 10, no mínimo. 🤒

• Triste 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Eu discordo de vocês porque pelo que disseste, o fábio nunca foi o vitinha, quando claramente esteve ao nível dele. Volto a dizer, a aversão do SC ao jogador não ajuda ao caso, pelo menos no número de jogos.

No entanto, vocês viram seguramente muito mais jogos que eu do Porto, por isso concordemos em discordar.

Para que fique claro, o Fábio Vieira entra de caras num top 5 dessa época, quiçá terá sido o terceiro jogador mais decisivo/importante/wtv. É nesse pedestal que o coloco.

Posto isto, o Vitinha revolucionou a forma de jogar do Porto, foi o upgrade mais claro em relação à época 20/21. Passar de Herrera para Vitinha foi o assistir a uma transformação do nosso futebol para muito melhor. Ainda por cima foi super consistente.

E a par do Vitinha é inevitável para mim colocar o Luís Díaz, porque explodiu de tal forma que se tornou um jogador demasiado grande para o nosso campeonato.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Para que fique claro, o Fábio Vieira entra de caras num top 5 dessa época, quiçá terá sido o terceiro jogador mais decisivo/importante/wtv. É nesse pedestal que o coloco.

Posto isto, o Vitinha revolucionou a forma de jogar do Porto, foi o upgrade mais claro em relação à época 20/21. Passar de Herrera para Vitinha foi o assistir a uma transformação do nosso futebol para muito melhor. Ainda por cima foi super consistente.

E a par do Vitinha é inevitável para mim colocar o Luís Díaz, porque explodiu de tal forma que se tornou um jogador demasiado grande para o nosso campeonato.

O Diogo Costa também fez grande época.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jardel_, há 1 hora:

Não duvido que vá para lá porque os rumores foram fortes mas não chegou a ser confirmado penso eu.

O Fabrizio confirmou-o lá, por muito que não se queira deve mesmo ser reforço. O que acredito é que pensamos nele por empréstimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, Agora:

O Diogo Costa também fez grande época.

Verdade, os tops são sempre subjetivos, também podia falar do Otávio (primeira grande época dele imo) e do Taremi.

Para mim existem aqueles dois que falei, e numa segunda fila colocaria FV, Otávio, Taremi e DC.

Pepe-Mbemba também funcionou bem mas não foi de encantar, JM e Pepê e Evanílson idem. E o Zaidu é o Zaidu.

E acho que está tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Verdade, os tops são sempre subjetivos, também podia falar do Otávio (primeira grande época dele imo) e do Taremi.

Para mim existem aqueles dois que falei, e numa segunda fila colocaria FV, Otávio, Taremi e DC.

Pepe-Mbemba também funcionou bem mas não foi de encantar, JM e Pepê e Evanílson idem. E o Zaidu é o Zaidu.

E acho que está tudo.

Eu acho que o jogador da época é o Vitinha. Foi a época que vi quase todos os jogos no Dragão e pqp era um deleite. Os ritmos de jogo controlados de forma magistral, as bolas teleguiadas e a capacidade de estar em todo o lado ("ah e tal não tem capacidade defensiva" lol) foi das coisas mais incríveis que tive o prazer de ver. Pena ter durado apenas uma época!

Editado por M. Porter
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 13 minutos:

O Fabrizio confirmou-o lá, por muito que não se queira deve mesmo ser reforço. O que acredito é que pensamos nele por empréstimo.

O que seria mais uma estupidez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 45 minutos:

Recency bias no seu melhor.

O Fábio Vieira foi muito mais jogador que o Vitinha na sua época de Porto. Pelo menos sempre foi a ideia que tive.

E depois lembrei-me de ir ver o que cada um fez.

21/22 Liga Portugal Liga Portugal FC Porto 27 6 14

Fábio Vieira g/a

21/22 Liga Portugal Liga Portugal FC Porto 30 2 4

Vitinha g/a

Com isto, lembrar ainda que nenhum era titularíssimo porque o SC tinha aversão em jogar bom futebol, o homem quase que foi obrigado a colocá-los a jogar e foi das melhores épocas recentes do Porto.

edit: entretanto pus-me a ler o resto do tópico e vi que o @toze2 e o @Alonso. já tocaram no assunto, my bad

Repara, as coisas não se resumem a números. O Vitinha faz a equipa jogar, e nem sequer entro em comparações entre os dois. Só digo que o Fábio fez uma época excelente sendo que o SC ainda assim era teimoso em o meter a jogar quando ele tinha sempre rendimento imediato. 

Obvuiamente que esta época foi uma sombra ao pé do que o Fábio fez nessa, mas eu acho que ele pode voltar a esse nível, precisa é de jogar e mais confiança. Claro que o Porto tem de pensar se faz sentido o esforço financeiro para o retorno potencial + até que ponto encaixa nas ideias do treinador + Mora é o Fábio no lado esquerdo em melhor e não sei até que ponto a equipa não fica demasiado previsivel jogando com dois jogadores de caracteristicas similares em cada lado. Acho que devíamos ter um jogador com mais capacidade de explosão e mais forte no 1v1 para balancear com jogadores mais de associação e definição (seja no remate ou na assistência).

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 horas:

btw, o regresso do Pepe parece-me virtualmente impossível. Não faz qualquer sentido e seria uma péssima notícia.

Não será por falta de vontade do Pepe. Já fez o período de nojo e tem tentado "aproximar-se" do clube.

Na função certa (entenda-se sem acesso ao balneário) até lhe dava uma hipótese.

Tenho perfeita noção que vai parecer ridículo o que vou dizer e estou a basear-me nos relatos de terceiros mas acho que o Pepe podia ter um papel no clube junto das camadas jovens. 

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao Vitinha, até me lembro que a meio da época seguinte após a sua saída andávamos aqui a brincar que o Estaquio já tinha melhores números de G/A que ele

Bem revelador da importância que isso tem 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

o Fabio fez uma grande época antes de ir po Arsenal, e é uma pena q o Conceição nunca o tenha tornado um titular indiscutivel porque provavelmente merecia

mas não há comparação com a época do Vitinha, e ir buscar os numeros para tentar provar algo... o Vitinha não é um gajo de golos\assistencias, só no PSG é q ta a assumir os penaltys

o Fabio Vieira quando tava em campo batia tudo, cantos livres

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 9 minutos:

Não será por falta de vontade do Pepe. Já fez o período de nojo e tem tentado "aproximar-se" do clube.

Tenho perfeita noção que vai parecer ridículo o que vou dizer e estou a basear-me nos relatos de terceiros mas acho que o Pepe podia ter um papel no clube junto das camadas jovens. 

Pf, esqueçam o Pepe. Esqueçam o Pepe. Esqueçam o Pepe. Lembrem-se dele como o jogador que foi e pronto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 1 hora:

As estatísticas acabam uma vez mais por passar uma percepção errada do que aconteceu. Nessa época julgo que o Vitinha só agarrou a titularidade a partir da 4ª ou 5ª jornada porque até aí foi o craque Bruno Bosta a assumir a batuta no meio-campo, algo que já era habitual com o Conceição. A questão é que a partir desse momento o Vitão tornou-se imediatamente o patrão do meio-campo e todo o futebol do Porto passava pelos seus pés.

A utilização do Fábio Vieira foi sempre mais intermitente ao longo da época, nunca foi um indiscutível para o Conceição, mesmo com um Corona a arrastar-se em campo n meses. O que o Fábio conseguia era ter um impacto brutal a partir do banco, na maioria das vezes, daí esses números finais. Ficámos todos com a sensação que se tinha esse impacto no pouco tempo que estava em campo quando virasse titular seria ele + 10, daí as expectativas que se criaram para esta época.

Vá, uma última vez para ver se me consigo esclarecer sobre o Fábio nunca ter sido um Vitinha.

Não foi, porque, na minha opinião, não o deixaram. Porque um jogador que tem menos 1000 mins e produziu aqueles números, ambos com idades semelhantes, têm (e tiveram, daí o ter falado recency bias) potenciais tremendos e, de novo, na minha opinião, deveriam ser considerados jovens da mesma (futura) valia. Porque tanto um como o outro, como já referiram, jogam em posições diferentes e devem ser julgados também em coisas diferentes. Não tenho a mínima dúvida que se o SC fosse menos casmurro, o Fábio tinha tido ainda números melhores.

Ou um médio ofensivo faz jogar como o Vitinha faz ou tem números mais "assertivos", decidam-se nisso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Pf, esqueçam o Pepe. Esqueçam o Pepe. Esqueçam o Pepe. Lembrem-se dele como o jogador que foi e pronto.

E mesmo como jogador no regresso, teve atitudes bem infelizes, para quem é tido como um líder. 

Compartilhar este post

Link para o post

Diz lá mais qualquer coisinha, para quem acompanha 0 das redes sociais do clube, claques, outras páginas de apoio, adeptos ilustres, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Pf, esqueçam o Pepê. Esqueçam o Pepê. Esqueçam o Pepê. Lembrem-se dele como o jogador que foi e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 hora:

Pf, esqueçam o Pepê. Esqueçam o Pepê. Esqueçam o Pepê. Lembrem-se dele como o jogador que foi e pronto.

Nem isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 5 horas:

O JOGO diz que recusamos em Janeiro uma proposta de 20M€ do Zenit pelo João Mário 🥲

Isso está ao nível daquelas propostas que a antiga direção recusava frequentemente.

Mas pode ser que ainda volte uma proposta dessas, ainda é novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entre o Pepe e o Pepê despachava os 2 para uma ilha na Austrália para nunca mais estarem ao pé do clube. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 3 horas:

Tipo o post que fez umas horas depois da polémica que os Super Dragões se lembraram de criar? 

A mim parece-me que é só um dos que continua recalcado sabe-se lá porquê e que se tiver oportunidade no futuro aparece mas é ligado a uma lista contra a atual direção. 

Citação de Banks29, há 4 horas:

O Fabrizio confirmou o Samu no Chelsea.

Ele ter dito isso não quer dizer que tá confirmado. O que repito, não duvido que até seja verdade mas confirmado não está.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 8 minutos:

Entre o Pepe e o Pepê despachava os 2 para uma ilha na Austrália para nunca mais estarem ao pé do clube. 

A prova que até mesmo um relógio parado está certo duas vezes por dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 7 minutos:

497669616_1101055302051666_7421684883673

foda-se 😂

"o plantel é este!"

"vá, pode entrar alguém..."

"vamos ver quem sai também"

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...