John Bonifácio Publicado Julho 4 Giro seria se os pais e as respetivas associações se unissem e exigissem a revisão dos exames por suspeitas de erros nas correções. Porque, no meio desta trapalhada, duvido que venham a ser poucos os exames corrigidos à pressa. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado Julho 4 Citação de Axadrezado, há 1 hora: Espera. A informatização dos exames, é fazer em papel e digitalizar? FDS Sim! Supostamente a escolha multipla é um sistema automático, mas tudo o que é escrita é só digitalizado tipo scanner Citação de John Bonifácio, há 28 minutos: Giro seria se os pais e as respetivas associações se unissem e exigissem a revisão dos exames por suspeitas de erros nas correções. Porque, no meio desta trapalhada, duvido que venham a ser poucos os exames corrigidos à pressa. A minha dúvida é quando os alunos pedirem revisão dos exames como é que isso vai ser apresentado, tipo a resposta original e a correção, em que formato. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado Julho 4 Acho que a Amália resolve isso, tranquilo 1 8 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado Julho 4 Isto com IA a corrigir, temo que a escolha múltipla vá passar a ser a norma. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado Julho 4 Este gajo deve ser dos ministros mais (censurado) que temos. Sempre que fala diz m*rda. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Julho 4 Este governo, de alto abaixo, é lixo lixo lixo. E o pior disto mesmo é a falta de vergonha na cara, dizem e fazem sem consequências, e agem como se toda a m*rda que fazem fosse normal. E no meio disto, os OCS vão dando umas palmadinhas nas costas, quando há 2-3 anos qualquer coisa era notícia de abertura durante dias. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Julho 5 Citação de Scirea, há 12 horas: Sim. No exames nacionais tinhas isto ara preencher: Cada caderno da folha de exame tem no canto superior direito um código QR com um número que o vigilante deve preencher naquele género de totobola onde cada digito do código deve ter uma bola preenchida (como aparece no exemplo acima). Depois numa outra folha tens de fazer o mesmo mas onde preenches a versão e as folhas de continuação dos exercicios que não foram feitos no caderno matriz. Para isso os alunos têm folhas de continuação onde tens de colocar o código QR para a resposta que for continuada. As respostas das escolhas múltiplas ficam numa folha unica: Tanto o Qr code como aqueles quadradinhos nos cantos dão-me a impressão disto ser uma forma de digitalizar os exames e da escolha multipla ser corrigida por IA. Os números com aquelas bolas também me parece ser para a IA conseguir associar as folhas aos nomes porque como a IA ainda é muito burrinha e para não haver confusão com numeros eles resolveram fazer aquela coisa das bolas para não haverem enganos ou números mal lidos pelo scan. Só sei que se tem tanto papel para preencher enquanto vigilante por cada aluno que se mata um pinhal de Leiriapara fazer um exame... Só uma adenda, se for IA a corrigir isso é gravíssimo porque escolha múltipla respondida com "bolinhas" é algo feito, por exemplo, nos EUA já há décadas, num processo automatizado mas sem usar modelos de linguagem nem nada parecido. Entregues aos bichos, é o que me parece Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Julho 5 Citação de Sandes., há 12 minutos: Só uma adenda, se for IA a corrigir isso é gravíssimo porque escolha múltipla respondida com "bolinhas" é algo feito, por exemplo, nos EUA já há décadas, num processo automatizado mas sem usar modelos de linguagem nem nada parecido. Entregues aos bichos, é o que me parece Eu lembro-me de em 2007 ou 2008 ir fazer o exame do B2 de inglês da Cambridge e nos exames ser assim escolha multipla de bolinhas a serem preenchidas e depois eles metiam aquilo numa maquineta que corrigia tudo automaticamente. Não é preciso IA nenhuma para isso. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Julho 5 Citação de Ego Sum, há 9 minutos: Eu lembro-me de em 2007 ou 2008 ir fazer o exame do B2 de inglês da Cambridge e nos exames ser assim escolha multipla de bolinhas a serem preenchidas e depois eles metiam aquilo numa maquineta que corrigia tudo automaticamente. Não é preciso IA nenhuma para isso. A verdade é que esses exames são em fichas muito mais standard que aquela página aqui partilhada. Por isso não ponho as mãos no fogo por este governo Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado Julho 5 Citação de Ego Sum, há 37 minutos: Eu lembro-me de em 2007 ou 2008 ir fazer o exame do B2 de inglês da Cambridge e nos exames ser assim escolha multipla de bolinhas a serem preenchidas e depois eles metiam aquilo numa maquineta que corrigia tudo automaticamente. Não é preciso IA nenhuma para isso. Talvez não tenha de ser um modelo de IA avançado mas para fazer a leitura dos QR code, a leitura das bolas da escolha múltipla, as unificações das folhas dos cadernos de respostas com as de continuação e as versões de cada exame, tens de ter algum tipo de programação que entenda o que são estas coisas ou não? Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado Julho 5 Citação de antifa, há 17 horas: A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Exactamente, por isso é que ainda está a passar pelos pingos da chuva. Se fosse outro ministro acho que a coisa já tinha tomado outras proporções. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Julho 5 Citação de Ego Sum, há 2 horas: Eu lembro-me de em 2007 ou 2008 ir fazer o exame do B2 de inglês da Cambridge e nos exames ser assim escolha multipla de bolinhas a serem preenchidas e depois eles metiam aquilo numa maquineta que corrigia tudo automaticamente. Não é preciso IA nenhuma para isso. Eu acho que isso dá IA só apareceu aqui no CMPT Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Julho 5 Também duvido que isso use IA, só se for agora numa decisão parola qualquer. Como hoje em dia “tudo fica melhor com IA”, nunca se sabe. 2 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Julho 5 Melhor só a Amália a corrigir isso. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado Julho 5 Gostava de saber quando este flagelo dos incêndios vai ser abordado. Há 30 anos a mesma m*rda. Já perdi familiares em 2017 que ficaram presos em Pedrogao. 10 anos depois está tudo na mesma Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Julho 5 Os campos de golfe da Aroeira ch*param a água toda e agora não há água em Almada. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado Julho 5 Citação de Mayday, há 34 minutos: Os campos de golfe da Aroeira ch*param a água toda e agora não há água em Almada. Palhaçada Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Julho 5 Citação de Mayday, há 37 minutos: Os campos de golfe da Aroeira ch*param a água toda e agora não há água em Almada. Já apanhei vários relatos no reddit de não terem água das 6 da manhã às 22 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Julho 5 A grande substituição do eleitorado Caiu a máscara ao projecto político do qual o Observador faz parte. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Julho 5 (editado) Citação de Lebohang, há 1 hora: A grande substituição do eleitorado Caiu a máscara ao projecto político do qual o Observador faz parte. Tens o artigo completo? A lógica faz zero sentido, mesmo assumindo que os imigrantes se tornassem majoritários, até porque no muito longo prazo (gerações depois) muitos dos imigrantes tendem a votar em partidos mais conservadores devido a valores religiosos, tradições, etc. Possivelmente a maioria não, mas está longe de ser uma maioria de esquerda consensual que faz a esquerda ganhar as eleições todas da Europa. Na população em geral em eleições pouca diferença fará a inclusão de um novo eleitorado de origem imigrante. Em muitos dos países de origem dos imigrantes eles votam em candidatos bem à direita, vide Brasil com os Bolsonaros e outros países da América Latina. Na Ásia idem. Na África não dá para tirar conclusão nenhuma quanto à ideologia do povo, porque é quase tudo à base da ditadura e da oligarquia. E não se vê essa "esquerdização" eleitoral nos países com a imigração, muito pelo contrário. Portanto não passa de mera especulação sem qualquer tipo de argumentação de fundamentação base por trás. Editado Julho 5 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado Julho 5 Citação de Lebohang, há 1 hora: A grande substituição do eleitorado Caiu a máscara ao projecto político do qual o Observador faz parte. Que máscara? 3 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado Julho 6 Citação de Jamarcus, há 10 horas: Que máscara? 9 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Julho 6 Só hoje ouvi a maravilha dos agrafos, como é que isto, e apenas isto, não resulta logo em pedido de demissão? É uma falta de vergonha sem limites. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Julho 6 Citação de Ego Sum, há 22 horas: Eu lembro-me de em 2007 ou 2008 ir fazer o exame do B2 de inglês da Cambridge e nos exames ser assim escolha multipla de bolinhas a serem preenchidas e depois eles metiam aquilo numa maquineta que corrigia tudo automaticamente. Não é preciso IA nenhuma para isso. Antes disso, eu já tinha exames na faculdade que usavam esse sistema. Citação de antifa, Em 04/07/2026 at 17:42: A maioria das pessoas nem metade sabe do filme que estão a ser os exames. E se houvesse interesse isto daria uma cagada gigante para o ministro, infelizmente é o tal de quem 3 em 4 comentadores sempre que falam nele fazem a ressalva de dizer que são amigos pessoais ou já trabalharam com ele. Quando as datas chegarem e os pais sentirem na pele pode ser que haja problemas a sério. Mas tenho uma pessoa de família que há anos corrige e basicamente o que me disse do caso dela foi: O ministério decidiu mudar toda a forma como se corrigem exames, até ao ano passado x profs eram designados por escola, geralmente os mais experientes, iam recolher y número de exames anónimos designados, corrigiam esses exames de uma ponta à outra, colocavam as classificações num site, feito. Este ano decidiram tornar o processo "digital", sendo que o ano passado houve um teste ao sistema com os pouquíssimos exames de filosofia. Basicamente o governo enviou milhares de exames para digitalização e na plataforma de correção, onde antes só se inseriam resultados, os profs designados teriam lá os exames digitalizados para corrigir. O que está mal aqui e que eu vi com os meus olhos, primeiro, os profs receberam links com erros para a plataforma e passaram dias sem conseguir aceder. Digo erros, sendo que no caso que eu vi basicamente partilharam um url onde fazia parte do link um ");" tipo meteram a pontuação de final do paragrafo no texto de hiperligação lol. Isto para professores na casa dos 60's é grave e depois não foi emitida nenhuma errata, andaram os professores a ligar a tudo o que era desgraçado de informático que há nas escolas. Depois, acedendo à plataforma muitos e muitos profs estão até hoje sem um único exame para corrigir lhes ser atribuído. Aos que foi atribuido descobriram que não vão corrigir exames inteiros como sempre fizeram, o que fazem é despejar um bolo, tipo 100 perguntas, sempre a mesma pergunta de 100 exames de alunos diferentes, depois quando acabam pode ou não cair mais um bolo de perguntas para corrigir, é aleatório e uma coisa repetitiva absurda. Só isto já prejudica os alunos bastante, era norma os professores corrigirem o exame de uma ponta a outra e assim entendiam as particularidades de cada aluno, adaptavam-se à letra, etc, e podiam fazer compensações aqui e ali, isso acabou. Depois outros problemas, digitalizações mal feitas e texto que não aparece, tudo o que os profs podem é reportar mas dos reports que eu tive conhecimento ainda não houve respostas. Depois há os casos em que os alunos não conseguiram responder tudo no espaço designado e tiveram de usar outra folha, essa folha não vem anexada no ficheiro e portanto está perdida algures e os profs ficam sem meia resposta, etc. E para mim o mais grave ainda é o sistema em si, os professores escolhidos como sempre foram os mais velhos, de repente dão-lhes um sistema digital novo sem terem feito nenhum tipo de formação e é a primeira vez que olham para aquilo. E pior, onde é que cabe na cabeça corrigir respostas escritas à mão num ecrã? É totalmente absurdo, imaginemos um exame de português, ou do género, os professores estão a corrigir texto manuscrito de forma repetitiva a olhar para um ecrã, sem terem onde riscar, apontar, nada. Não sou da área mas diria que vai contra tudo o que são os principios do UI/UX. E isto foram coisas com que alguém a quem o processo correu supostamente bem se deparou. Depois há tudo o resto, tipo o envio de códigos errados que também foi massivo. Eu concordo com a questão do mesmo professor corrigir sempre as mesmas as perguntas, ou tender para isso. Reduz a aleatoriedade na correção. Fora isso, isto é tudo uma cagada de proporções bíblicas. É sempre a mesma m*rda, sempre que se tenta implementar uma alteração qualquer, dá porcaria da grossa. Erros em barda, sistemas a crashar, etc. Parece que não testam porra nenhuma. Compartilhar este post Link para o post