Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Podem nao ouvir os pais aos 13 anos, mas quantas pessoas (incluindo voces mesmos) conhecem que votam de forma diferente dos vossos pais? E quando digo diferente, nao digo casos como PS e Livre/BE ou PSD e CDS.

Quantos conhecem que os pais votam no PS e os filhos vao votar no Chega? Ou que os pais sao do CDS e os filhos votam no Livre?

Podem nao ouvir os pais, mas com 20% da populacao a votar no Chega, sera mesmo um misterio que pelo menos 20% desses miudos tenham ideias cheganas? Nao estou a excluir o tema das redes sociais, mas tambem ai, por um lado qualquer partido tem uma plataforma para fazer o mesmo que faz o Chega e por outro "regular" as redes socias seria impedir que um partido que de momento esta legal e tem representatividade de expor as suas ideias (por mais palermas e racistas que sejam).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O exercício é simples. Quantas crianças destas com 13 anos é que já ouviram em casa pelos pais e avós algum comentário como "isto já nem parece Portugal, está cheio de brasileiros, pretos e monhés" (desculpem-me o comentário)? Eu diria que quase todas porque este comentário não é exclusivo do Chega e é praticamente transversal a quem vota mesmo nos outros partidos. 

Basta ouvirem este comentário à mesa e depois os tiktoks, youtubes, Instagram fazem o resto. Não estou a dizer que tem de ser a escola a educar, mas tem de ser a escola a permitir a possibilidade de perceberem que o colega cor de rosa/laranja/cinzento ao lado é uma pessoa igual a eles 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 horas:

Podem nao ouvir os pais aos 13 anos, mas quantas pessoas (incluindo voces mesmos) conhecem que votam de forma diferente dos vossos pais? E quando digo diferente, nao digo casos como PS e Livre/BE ou PSD e CDS.

Quantos conhecem que os pais votam no PS e os filhos vao votar no Chega? Ou que os pais sao do CDS e os filhos votam no Livre?

Podem nao ouvir os pais, mas com 20% da populacao a votar no Chega, sera mesmo um misterio que pelo menos 20% desses miudos tenham ideias cheganas? Nao estou a excluir o tema das redes sociais, mas tambem ai, por um lado qualquer partido tem uma plataforma para fazer o mesmo que faz o Chega e por outro "regular" as redes socias seria impedir que um partido que de momento esta legal e tem representatividade de expor as suas ideias (por mais palermas e racistas que sejam).

Por exemplo pela amostra de ex-colegas da faculdade conheço bastantes, inclusive eu.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Por exemplo pela amostra de ex-colegas da faculdade conheço bastantes, inclusive eu.

Eu também, que em minha casa sempre se votou PSD/CDS e eu saí um perigoso esquerdalha. 

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 10 minutos:

Eu também, que em minha casa sempre se votou PSD/CDS e eu saí um perigoso esquerdalha. 

o meu velhote também mas como não é desprovido de um cérebro já ganhou juízo nos últimos anos

Compartilhar este post

Link para o post

Esta geração tira o diploma de licenciado em contabilidade e acha que faz parte da elite e que o país lhes deve o mundo então votam chega porque as pessoas do bangladesh foram se embora com o seu macdonald que pediram pelo glovo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 37 minutos:

futuro, lol

Presentemente, há pessoas a perguntar ao chatgpt em quem votar? Provavelmente. Teria de lhe perguntar para ter a certeza.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 42 minutos:

Presentemente, há pessoas a perguntar ao chatgpt em quem votar? Provavelmente. Teria de lhe perguntar para ter a certeza.

No dia após as eleições americanas do ano passado havia gente a perguntar ao chat gpt se era possível mudar o voto depois dos votos contados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 58 minutos:

No dia após as eleições americanas do ano passado havia gente a perguntar ao chat gpt se era possível mudar o voto depois dos votos contados

Morning regret. Quem nunca?

Compartilhar este post

Link para o post

As únicas pessoas que conheço que votam como os pais são os que votam no CDS, conheço 3 casos assim de cabeça. E é tudo gente que perpetua o estilo de vida dos pais, que fumam cachimbo, têm um daqueles bares de sala dos anos 90, tapetes na parede, muitos livros sobre o Salazar e o estado novo e esculturas tradicionais que trouxeram de África.

Mas sou de Viseu, a amostra é muito particular naquela cidade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 6 horas:

Comigo também. O meu pai é comuna

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

têm um daqueles bares de sala dos anos 90

Meio que não me importava, confesso.

Isso e uma fotografia de vista aérea da casa era um must

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 5 horas:

yes sir, bastante, e sabe-se que o LLM (não necessariamente de propósito) tem dificuldades em identificar propostas políticas a partidos e dá preferências de intenções de voto, o que acho que não é de propósito mas aí está uma bela maneira dos partidos gastarem dinheiro da campanha no futuro e um bom business model para estas empresas.

Ver o exemplo das eleições holandesas (as captions automaticamente em inglês funcionam muito bem, portanto dá para ver), é o chapter "stemadvies van chatbots"

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

por falar em AI, hoje voltei a ter uma discussão com a minha mãe que já tive muitas vezes antes. Ela está constantemente a meter fotos minhas (e do meu irmão) naquelas apps de transformar em anime, de mudar penteados, idade, de criar vídeos, etc. Há empresas privadas pelo mundo fora que têm mais informação sobre mim do que eu próprio. É um bocado assustador que um gajo como eu que não tem redes sociais desde o hi5 e que não tem fotografias em lado nenhum esteja também forçado a viver nesta selva

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 53 minutos:

yes sir, bastante, e sabe-se que o LLM (não necessariamente de propósito) tem dificuldades em identificar propostas políticas a partidos e dá preferências de intenções de voto, o que acho que não é de propósito mas aí está uma bela maneira dos partidos gastarem dinheiro da campanha no futuro e um bom business model para estas empresas.

Ver o exemplo das eleições holandesas (as captions automaticamente em inglês funcionam muito bem, portanto dá para ver), é o chapter "stemadvies van chatbots"

A sociedade é constituída por pessoas sem convicções... pelo menos penso que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que são duas eleições completamente distintas, mas lembro-me de alguém aqui do fórum, nas eleições do Benfica, dizer que tinha alguém atrás ou à frente na fila para votar que estava a perguntar ao Chatgpt em quem devia escolher.

Não me admira que usem o mesmo método para umas legislativas ou presidenciais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 7 minutos:

Sei que são duas eleições completamente distintas, mas lembro-me de alguém aqui do fórum, nas eleições do Benfica, dizer que tinha alguém atrás ou à frente na fila para votar que estava a perguntar ao Chatgpt em quem devia escolher.

Não me admira que usem o mesmo método para umas legislativas ou presidenciais.

Citação de Almeno, Em 26/10/2025 at 14:56:

Quando atrás de mim na fila para votar, estava um casal não sabia quem eram os candidatos, só conheciam o Rui Costa e o Vieira, e pediram ao ChatGPT a opinião, perdi grande parte da esperança que tinha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 12 horas:

Saíram dois artigos recentemente, um na Science e outro na Nature, que falam precisamente sobre este fenómeno.

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 23 horas:

futuro, lol

O mais triste é que eu interpretei este comentário de forma incorreta. 

Pensei que estavas a dizer que não haveria votos no futuro.

Ou pior, que nem futuro havia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, Agora:

O mais triste é que eu interpretei este comentário de forma incorreta. 

Pensei que estavas a dizer que não haveria votos no futuro.

Ou pior, que nem futuro havia.

Eu interpretei assim lol

• Triste 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Em 06/12/2025 at 10:01:

Eu diria até que o mais comum é acontecer isto, é mais uma manifestação da rebelião que há contra os progenitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...