Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, há 40 minutos:

Não tenho opinião sobre isso.

Neste momento temos cerca de 1 deputado por cada 40 mil eleitores. Se fossem os 180 que é o limite mínimo da constituição daria 1 por cada 51 mil eleitores, mais coisa menos coisa. Se fossem 250 daria um por cada 37 mil.

Não consigo dizer que número acho mais razoável. Talvez com informação adicional sobre os outros países.

O ChatGPT diz o seguinte:

image.thumb.png.7a810983f5c078c2065d590d34528077.png

Confiando que os números não estão errados, "deveríamos" ter entre 81 e 112 deputados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, Agora:

O ChatGPT diz o seguinte:

image.thumb.png.7a810983f5c078c2065d590d34528077.png

Confiando que os números não estão errados, "deveríamos" ter entre 81 e 112 deputados.

Isso diz-me muito pouco.

Junta aí a Suécia, a Dinamarca, os Países Baixos, a Bélgica, a Suiça, a Áustria, a Chéquia, a Hungria, a Grécia. Países com a nossa dimensão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

Já agora, fiz também as contas para perceber como ficaria um círculo de compensação nacional para aproveitar os "votos desperdiçados" que, para alguns, são um grande problema do nosso sistema eleitoral.

Este círculo depende de premissas que podem condicionar o resultado. As que utilizei foram as seguintes: manter os resultados conforme foram apurados, com a distribuição dos 226 + 4 deputados, e depois aplicar um círculo de compensação para mais 20 deputados. Ficaria um Parlamento com 250.

A distribuição desses 20 adicionais seria, então, assim:

• PS - 4
  • CH - 3
  • IL - 3
  • AD - 2
  • BE - 2
  • CDU - 2
  • LIVRE - 2
  • PAN - 1
  • ADN - 1

Mas isto é a seguir o critério mais abrangente de votos desperdiçados, certo? Que, por exemplo, se num círculo eleitoral bastar 10 mil votos para eleger um deputado e um partido tiver 19 mil votos e só eleger um deputado, esses 9 mil de diferença contam como votos desperdiçados.

Depois há a outra maneira, que salvo erro é a forma usada nos Açores. Se num círculo um partido eleger pelo menos um deputado, os votos não contam como desperdiçados. AD, PSD, PS só teriam votos contados para o círculo de compensação nos círculos onde não elegessem. AD em Portalegre, CH em Bragança. O PS, curiosamente, foi o único que elegeu em todo o lado, pelo menos por enquanto. Portanto, e não contando com Europa e Fora da Europa, teriam 0 votos contabilizados para o círculo de compensação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Isso diz-me muito pouco.

Junta aí a Suécia, a Dinamarca, os Países Baixos, a Bélgica, a Suiça, a Áustria, a Chéquia, a Hungria, a Grécia. Países com a nossa dimensão.

Tens razão. Os teus desejos são ordens:

País População Total (M) Pop. Eleitora (M) Nº Deputados Rácio Eleitores/Deputado Deputados PT com esse rácio
Portugal 10,2 9,3 230 ~40.435
Espanha 47,5 35,1 350 ~100.286 93
França 68,0 49,0 577 ~84.922 110
Alemanha 84,4 61,0 736 ~82.880 112
Itália 58,9 46,0 400 ~115.000 81
Suécia 10,5 7,8 349 ~22.350 416
Dinamarca 5,9 4,3 179 ~24.022 387
Países Baixos 18,2 13,5 150 ~90.000 103
Bélgica 11,7 8,5 150 ~56.667 164
Suíça 8,9 5,5 200 ~27.500 338
Áustria 9,1 6,4 183 ~34.972 266
Chéquia 10,7 8,0 200 ~40.000 233
Hungria 9,6 7,3 199 ~36.683 254
Grécia 10,3 7,5 300 ~25.000 372

Compartilhar este post

Link para o post

Neste assunto dos deputados por cidadão estamos perfeitamente a meio da tabela, tanto na Europa como no mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 9 minutos:

Tens razão. Os teus desejos são ordens:

País População Total (M) Pop. Eleitora (M) Nº Deputados Rácio Eleitores/Deputado Deputados PT com esse rácio
Portugal 10,2 9,3 230 ~40.435
Espanha 47,5 35,1 350 ~100.286 93
França 68,0 49,0 577 ~84.922 110
Alemanha 84,4 61,0 736 ~82.880 112
Itália 58,9 46,0 400 ~115.000 81
Suécia 10,5 7,8 349 ~22.350 416
Dinamarca 5,9 4,3 179 ~24.022 387
Países Baixos 18,2 13,5 150 ~90.000 103
Bélgica 11,7 8,5 150 ~56.667 164
Suíça 8,9 5,5 200 ~27.500 338
Áustria 9,1 6,4 183 ~34.972 266
Chéquia 10,7 8,0 200 ~40.000 233
Hungria 9,6 7,3 199 ~36.683 254
Grécia 10,3 7,5 300 ~25.000 372

Já não me parece muito mal os nossos 40 mil.

Não penso, de todo, que esse seja um problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 35 minutos:

Mas isto é a seguir o critério mais abrangente de votos desperdiçados, certo? Que, por exemplo, se num círculo eleitoral bastar 10 mil votos para eleger um deputado e um partido tiver 19 mil votos e só eleger um deputado, esses 9 mil de diferença contam como votos desperdiçados.

Depois há a outra maneira, que salvo erro é a forma usada nos Açores. Se num círculo um partido eleger pelo menos um deputado, os votos não contam como desperdiçados. AD, PSD, PS só teriam votos contados para o círculo de compensação nos círculos onde não elegessem. AD em Portalegre, CH em Bragança. O PS, curiosamente, foi o único que elegeu em todo o lado, pelo menos por enquanto. Portanto, e não contando com Europa e Fora da Europa, teriam 0 votos contabilizados para o círculo de compensação.

Sim. É o critério que me parece mais justo. Com esse outro critério os tais 20 lugares a distribuir num círculo de compensação ficariam assim:

• IL - 4
  • BE - 4
  • LIVRE - 4
  • CDU - 3
  • ADN - 3
  • PAN - 2
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A opinião popular é que temos deputados a mais, e o Chega, como partido populista que é, já levantou essa questão por mais que uma vez. É das tais que não tem hipóteses de passar sem o aval do PSD ou PS - e ainda bem, diga-se.

Se com 230 já temos uma representação reduzida nos territórios do interior, imaginem o que aconteceria com 150 (proposta do Chega).

Poderia fazer sentido se Portugal fosse um país homogéneo, mas não é e nem para lá caminha.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tinha feito na véspera esse mesmo cálculo que o @Descartes fez de como ficariam os votos com um círculo eleitoral único. Podia ter-te poupado trabalho, velhote 😁

Sinceramente, visto serem precisos 2/3 dos votos para aprovar uma alteração ao modelo e como actualmente favorece os maiores partidos, não acho que grande coisa alguma vez vá mudar a não ser que a opinião pública esteja fortemente desagradada com a situação e que isso comece a custar votos. Mas para isso acontecer, era preciso que as pessoas soubessem minimamente como funcionam os círculos eleitorais, portanto...

Eu não acho que 230 deputados sejam demasiados, de todo. Especialmente com o actual sistema de círculos eleitorais. E nem vou pela falta de representatividade de certas regiões, já que os partidos não se preocupam muito com essa mesma representatividade nas listas locais. Vou mesmo pela menor representação dos partidos mais pequenos.

Se a coisa passasse para um círculo eleitoral único, aí poderia aceitar uma redução. Mas acho mesmo que o problema, mais que no número de deputados, está mesmo na forma como funcionam os círculos eleitorais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 25/05/2025 at 16:00:

Eu meto TVI, CNN, CM tudo no mesmo pacote. 

És jornalista, não és? Deves ter aprendido como fazer uma reportagem jornalística. É tudo o que isto não é.

Não é trabalho do jornalista dizer se as coimas são baixas ou altas; não é trabalho do jornalista comentar se a ASAE está a trabalhar bem ou mal; não é trabalho do jornalista sequer dizer se a comida é boa ou má.

Como cereja no topo do bolo temos a Ana Leal ""disfarçada"" como uma peruca 😂

A now/cmtv perdeu a oportunidade de fazer um pesadelo na cozinha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 24/05/2025 at 23:29:

Não sei se viram a reportagem da Ana Leal para a TVI, mas costuma-me a entender como dão trabalho com jornalista de investigação a esta senhora 

O mais engraçado é ver essa reportagem e o que se acaba por ressalvar é a capacidade da Ana Leal como jornalista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 29 minutos:

O mais engraçado é ver essa reportagem e o que se acaba por ressalvar é a capacidade da Ana Leal como jornalista.

Isso deixo para ti

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 2 horas:

a não ser que a opinião pública esteja fortemente desagradada com a situação e que isso comece a custar votos.

Nem os próprios partidos que são prejudicados estão fortemente desagradados com isso quanto mais. Para mim é incompreensível como é que o tema não é abordado em todos os debates que envolvam partidos que são prejudicados pelo sistema eleitoral...
Gostava de ver alguém a justificar porque é que faz sentido perto de 10% dos votos dos Portugueses serem automaticamente desperdiçados.

Como é que não há uma plataforma comum entre sequer dois partidos para mudar o sistema eleitoral? É absolutamente incompreensível...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como sería o parlamento se na revisão constitucional adotassemos o sistema suíço? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 5 minutos:

Como sería o parlamento se na revisão constitucional adotassemos o sistema suíço? 

Seria assim:

cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844.jpeg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 4 minutos:

O cantão do Algarve decreta a castração química de pedófilos e o cantar do hino nacional todos os dias de manhã nas escolas, o cantão do Alentejo a expropriação de toda a propriedade privada, o cantão de Lisboa a semana de trabalho de 3 dias, o cantão do Norte e Centro um voto de louvor pelo que as empresas familiares e o networking fazem pela economia, e o cantão da Madeira a adoção do Bitcoin como moeda oficial.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

O cantão do Algarve decreta a castração química de pedófilos e o cantar do hino nacional todos os dias de manhã nas escolas, o cantão do Alentejo a expropriação de toda a propriedade privada, o cantão de Lisboa a semana de trabalho de 3 dias, o cantão do Norte e Centro um voto de louvor pelo que as empresas familiares e o networking fazem pela economia, e o cantão da Madeira a adoção do Bitcoin como moeda oficial.

Vamos a isso. A descentralização é a chave do progresso! 

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora parte dessa reportagem da Ana Leal, não vou avaliar a performance jornalística até porque eu não estou por dentro do código deontológico dos jornalistas, mas o conteúdo é algo chocante, sim, e aquela m*rda só tem de fechar e todos os envolvidos podem e devem ser indentificados, como é óbvio.

Infelizmente, a origem dos intervenientes vai acabar por ser mais importante do que o conteúdo e como é óbvio já serviu de desculpa para exponenciar o número de comentários racistas e xenófobos. O vídeo foi uma delícia para quem quis tentar validar os seus preconceitos.

A reportagem será tanto um sucesso quanto o número de restaurantes como esses fechados, seja quem for o dono, sem que isso sirva de desculpa para tomar uma parte como um todo. Para já não está famoso, mas vamos dar mais uns dias.

btw também conheço pessoal com CC português mas que não sabe falar o nosso idioma, ou se sabe não parece. Basta ir para a France um par de anos.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 minutos:

Vi agora parte dessa reportagem da Ana Leal, não vou avaliar a performance jornalística até porque eu não estou por dentro do código deontológico dos jornalistas, mas o conteúdo é algo chocante, sim, e aquela m*rda só tem de fechar e todos os envolvidos podem e devem ser indentificados, como é óbvio.

Infelizmente, a origem dos intervenientes vai acabar por ser mais importante do que o conteúdo e como é óbvio já serviu de desculpa para exponenciar o número de comentários racistas e xenófobos. O vídeo foi uma delícia para quem quis tentar validar os seus preconceitos.

A reportagem será tanto um sucesso quanto o número de restaurantes como esses fechados, seja quem for o dono, sem que isso sirva de desculpa para tomar uma parte como um todo. Para já não está famoso, mas vamos dar mais uns dias.

btw também conheço pessoal com CC português mas que não sabe falar o nosso idioma, ou se sabe não parece. Basta ir para a France um par de anos.

E começa logo por chamar France à França.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Origem dos intervenientes? Ia jurar que se tinha dito por aqui neste tópico que só havia racismo e xenofobia contra imigrantes do Bangladesh, Nepal e afins, e fenómenos dessa natureza envolvendo chineses era coisa do passado, "quando cá chegaram".

Adiante, que o mais importante não é isso mas sim o que se ressalvou aqui tantas vezes, negócios de fachada que servem apenas para fazer chegar imigrantes ao país.

Mas ai ui, imigração controlada, fachos, racismo, yada yada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 10 minutos:

Origem dos intervenientes? Ia jurar que se tinha dito por aqui neste tópico que só havia racismo e xenofobia contra imigrantes do Bangladesh, Nepal e afins, e fenómenos dessa natureza envolvendo chineses era coisa do passado, "quando cá chegaram".

Adiante, que o mais importante não é isso mas sim o que se ressalvou aqui tantas vezes, negócios de fachada que servem apenas para fazer chegar imigrantes ao país.

Mas ai ui, imigração controlada, fachos, racismo, yada yada.

Um parágrafo em condições ladeado de outros dois cínicos ou provocatórios. Não és assim lá em cima.

Mas eu vou morder o isco (na esperança que desta vez não me deixes a falar sozinho - não é provocação, deixaste mesmo 😞 )

Primeiro parágrafo: é a clássica simplificação excessiva de uma mensagem para depois poder ser atacada. Não tenho muito por onde desenvolver aqui.

Segundo parágrafo: negócios de fachada existem e possivelmente estão na origem destes casos. Contudo, atacam-se fugas ao fisco e outro tipo de esquemas com fiscalização e não políticas de exclusão em massa. Acho que se houvesse realmente interesse em entrar por aqui poderíamos ficar muito surpreendidos com os resultados. Pelo menos quem acha que o grosso dos casos provém da imigração ficaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...