smashing_pumpkin Publicado 27 Maio 2025 (editado) Citação de Mica, há 1 hora: Progressivamente vejo-os a falar disso cada vez menos. O que não me espanta. Os portugueses podem estar insatisfeitos com muita coisa, mas a maioria considera o 25 de abril como algo muito positivo e esta como sendo uma república que os representa. O Chega gosta de medir o pulso à população e acho que já percebeu isso. Da mesma forma é pró Ucrânia quando a maioria dos seus parceiros europeus tem posições ambíguas ou são putinistas. O André Ventura é muito inteligente, e se calhar por isso é que já ultrapassou o VOX em percentagem de votos no seu país, em muito menos tempo. Não fica agarrado a ideias se essas ideias não forem ao encontro do que os portugueses querem. Ele é uma caixa de ressonância de todos os tascos e comboios da CP, mas uma que funciona muito bem. A ideia que fico é que se ele fosse comunista e líder do PCP, o PCP estava a crescer outra vez. O PCP não estaria a crescer pois, por muitos defeitos que o PCP tenha, não é populista nem abertamente xenófobo e racista. E mais do que ser inteligente, o Ventura não tem valores morais (ou pelo menos aqueles que se espera que existam numa sociedade moderna) e por isso está disponível para mudar de opinião de acordo com o vento e também para defender ideias execráveis desde que isso lhe dê alguns votos. Vale tudo, o objectivo é subir. E isto não é ser muito ou mais inteligente que outros, é simplesmente ser um ser abjecto sem valores morais e para o qual o ser humano tem apenas um valor político. Editado 27 Maio 2025 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 27 Maio 2025 Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora: Os cartazes desta campanha fazem-no, só muda a forma: Quanto ao segundo bold: ao encontro de. Eu ainda não percebi é como é que a malta do Bloco (não digo do PCP porque não é o estilo deles) não mete uns cartazes engraçados com fotos do Ventura ao lado do LFV aludindo ao calote do Vieira com uma mensagem direta. Um pouco o que o Chega faz, "atacando" alguém em específico mas com uma mensagem verdadeira. E quem diz isto deve haver mais por onde pegar com o Ventura. Mas é como o Jon Stewart diz naquele clip do Daily Show, a esquerda quer parecer toda muito responsável e moralmente superior e depois é comida de cebolada. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 27 Maio 2025 Citação de Alonso., há 5 horas: Com todo o respeito mas isto é conversa de embalar. Vindo de uma família que do lado da minha mãe e do lado meu pai, trabalha/trabalhou toda na construção civil. Os "nichos" estão dominados por essas pessoas, porque recebem menos que um Português, normalmente exige, tem nada de jeito ou de aptidão. Temos toda uma comunidade emigrante na França que trabalha quase exclusivamente na construção cívil e as mulheres como empregadas de limpezas (sim, a nova geração já estudou). Na França também devem estar a perder o jeito, já que o pessoal do leste. BRs, etc lhes anda a "roubar" trabalho. Devem ser mais eficientes $$$. Tenho um familiar com uma empresa de construção na França, as equipas naturalmente eram só tugas, agora é quase tudo brasileiro, trabalham 6 dias em 7. Porque "querem", ninguém os obriga. Com todo o respeito, é o meu dia a dia, não o teu. Além disso, tu falas-me do tempo da tua mãe e do teu pai, não dos tempos atuais. Por isso não, não é conversa de embalar. Tenta lá encontrar um alpinista industrial português. Consegues numa proporção de 30 estrangeiros para 1 português. Só para te dar um exemplo. Depois, não, não recebem menos que um português. Recebem de acordo com a sua qualidade/produtividade. Antigamente, provavelmente no tempo do teu pai e da tua mãe, a maior parte dos pedreiros eram portugueses. Hoje em dia já não. Simplesmente não há mão de obra qualificada e o pessoal mais jovem também não tem interesse em seguir o ramo. Tens cursos em centros de formação, de pedreiro e ladrilhador, que não chegam a abrir por não terem formandos suficientes (por norma vai tudo para eletricidade, canalização e afins). Vais à Jorge Lozano e falas com o responsável e perguntas-lhe quantos certificados é que emitem de portugueses... e são residuais E estou à vontade para falar porque contacto diretamente com essas entidades. Já tentei recrutar, já tive pessoal a fazer estágio, e a maioria diz-me o mesmo, vão para esses cursos para não perderem os benefícios (subsídio de desemprego, por exemplo). Quando acabam o estágio, inscrevem-se noutro curso, e ficam lá em horário laboral, sendo que os cursos de nível II ocupam dois ou três dias por semana já que o resto é formação para dar equivalência ao 9º ano, que alguns já têm. Não há mais construção em Portugal também por falta de mão de obra qualificada. O que não falta por aí são empreiteiros que pagavam tranquilamente mais de 120€/dia por cada oficial para terem pessoal para levar obras para a frente... Citação de whatever, há 2 horas: Eu cá continuo a rir-me com a estupidez dos "tipos de trabalho" para os quais os "portugueses simplesmente não têm interesse ou jeito". Gosto desta nova vertente da eugenia que é ainda mais burra que a anterior. O teu conhecimento sobre esse tema é zero, por isso a única coisa que podes fazer é rir. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 27 Maio 2025 A mão de obra qualificada está toda na Suécia, Dinamarca e Noruega. São a mão de obra imigrante barata e escravizada dos escandinavos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 27 Maio 2025 Citação de André Sousa, há 10 minutos: Com todo o respeito, é o meu dia a dia, não o teu. Além disso, tu falas-me do tempo da tua mãe e do teu pai, não dos tempos atuais. Por isso não, não é conversa de embalar. Tenta lá encontrar um alpinista industrial português. Consegues numa proporção de 30 estrangeiros para 1 português. Só para te dar um exemplo. Depois, não, não recebem menos que um português. Recebem de acordo com a sua qualidade/produtividade. https://www.publico.pt/2010/12/21/economia/noticia/imigrantes-sao-mais-mal-pagos-do-que-os-portugueses-1471918 https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/imigrantes_ganham_menos_7_excepto_em_posicoes_de_topo https://executivedigest.sapo.pt/noticias/imigrantes-em-portugal-ganham-em-media-600-euros-por-mes-abaixo-do-salario-minimo-nacional A não ser que o panorama tenha mudado radicamente no pós COVID (o que duvido), tudo o que está aí em cima ainda se aplica. Quanto a ser o teu dia-a-dia, só torna o teu argumento tão falacioso como o dele. A tua realidade pode ser ou não a realidade geral do país. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Maio 2025 Citação de André Sousa, há 17 minutos: e o pessoal mais jovem também não tem interesse em seguir o ramo. Pergunto-me porquê. Deve ser preguiça e/ou subsidiodependência, certamente, pois só alguém muito acomodado não quereria ir para um emprego tão bom e tão bem pago. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 27 Maio 2025 Citação de Mica, há 1 minuto: https://www.publico.pt/2010/12/21/economia/noticia/imigrantes-sao-mais-mal-pagos-do-que-os-portugueses-1471918 https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/imigrantes_ganham_menos_7_excepto_em_posicoes_de_topo https://executivedigest.sapo.pt/noticias/imigrantes-em-portugal-ganham-em-media-600-euros-por-mes-abaixo-do-salario-minimo-nacional A não ser que o panorama tenha mudado radicamente no pós COVID (o que duvido), tudo o que está aí em cima ainda se aplica. Quanto a ser o teu dia-a-dia, só torna o teu argumento tão falacioso como o dele. A tua realidade pode ser ou não a realidade geral do país. Falava no sector da construção civil, não no geral. Desde o início que digo que a construção civil está longe de ser um trabalho mal pago, se estivermos a falar de pessoas com alguma qualificação técnica. E aí, com o desespero pela procura da mão da obra, tem-se assistido a um galopar do valor da diária da mão de obra. Sobre os imigrantes serem mais mal pagos do que os portugueses, não me surpreende. E aí sim, os portugueses não estão para trabalhar por valores ridículos que alguns recebem. Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Pergunto-me porquê. Deve ser preguiça e/ou subsidiodependência, certamente, pois só alguém muito acomodado não quereria ir para um emprego tão bom e tão bem pago. Ninguém nasce a querer assentar tijolo ou a querer ser carpinteiro. É o que é. As obras sempre foram vistas de lado, como o trabalho que se fazia quando não se arranjava mais nada. No entanto, e dependendo do tipo de profissão, é um trabalho bem pago, que com as necessidades atuais tem saído muito valorizado a nível salarial. E claro, não sendo tão exigente como era noutros tempos, não deixa o de ser. Um factor também importante é que muitos dos oficiais portugueses de hoje em dia já com alguma idade formaram-se a trabalhar com os pais, seguiram o ofício da família. É perguntar aos filhos desses quantos é que quiseram seguir o mesmo caminho... Agora chegamos ao ponto de questionar porque é que a malta não quer ir para as obras... eheh, já vale tudo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Maio 2025 Citação de André Sousa, há 7 minutos: Ninguém nasce a querer assentar tijolo ou a querer ser carpinteiro. É o que é. As obras sempre foram vistas de lado, como o trabalho que se fazia quando não se arranjava mais nada. No entanto, e dependendo do tipo de profissão, é um trabalho bem pago, que com as necessidades atuais tem saído muito valorizado a nível salarial. E claro, não sendo tão exigente como era noutros tempos, não deixa o de ser. Um factor também importante é que muitos dos oficiais portugueses de hoje em dia já com alguma idade formaram-se a trabalhar com os pais, seguiram o ofício da família. É perguntar aos filhos desses quantos é que quiseram seguir o mesmo caminho... Agora chegamos ao ponto de questionar porque é que a malta não quer ir para as obras... eheh, já vale tudo. Concordo que obras e profissões semelhantes são olhadas de lado, mas eu sou a última pessoa a fazê-lo ou a achar que ter um canudo é que vale, acredita. Mas se as obras fossem esse paraíso que pintas, certamente haveria muita mão de obra. E não há por uma razão bem simples: o que se recebe não é suficiente para compensar o lado negativo da profissão. Claro que há outras razões mais sistémicas, que tu até descreveste bem e com as quais concordo. Sermos (ou acharmos que somos) um país de doutores contribui certamente para esse "olhar de lado". Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 27 Maio 2025 O que é que são os bons ordenados da construção civil? É que os ladrilhadores, pedreiros, electricistas, pintores, etc. que ganham bem estão todos por conta própria, há 20 anos é que ainda se recebiam ordenados interessantes e e... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Maio 2025 Citação de Peplin, há 1 minuto: O que é que são os bons ordenados da construção civil? É que os ladrilhadores, pedreiros, electricistas, pintores, etc. que ganham bem estão todos por conta própria, há 20 anos é que ainda se recebiam ordenados interessantes e e... Eu já tentei essa conversa mas disseram me que estava errado e dps disseram exatamente o mesmo que tinha escrito para comprovar que estava errado Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Maio 2025 Citação de JohnyM, há 12 horas: Saudades do tempo em que este tópico dava para ter discussões úteis e em que se aprendiam coisas com outras pessoas Torna-se difícil aprender coisas quando tu tens uma lista de ignore maior que a do Pai Natal. Citação de Plagio o Original, há 3 horas: Ok eu tive a pensar nisto e preciso mesmo de um mindmap, ou daqueles quadros brancos cheios de postitos e linhas que ligam os assuntos de alguma maneira Citação de Mica, há 3 horas: Progressivamente vejo-os a falar disso cada vez menos. O que não me espanta. Os portugueses podem estar insatisfeitos com muita coisa, mas a maioria considera o 25 de abril como algo muito positivo e esta como sendo uma república que os representa. O Chega gosta de medir o pulso à população e acho que já percebeu isso. Da mesma forma é pró Ucrânia quando a maioria dos seus parceiros europeus tem posições ambíguas ou são putinistas. O André Ventura é muito inteligente, e se calhar por isso é que já ultrapassou o VOX em percentagem de votos no seu país, em muito menos tempo. Não fica agarrado a ideias se essas ideias não forem ao encontro do que os portugueses querem. Ele é uma caixa de ressonância de todos os tascos e comboios da CP, mas uma que funciona muito bem. A ideia que fico é que se ele fosse comunista e líder do PCP, o PCP estava a crescer outra vez. O B-A BA do populismo. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 27 Maio 2025 Esses 100€ a 120€ líquidos dia na construção civil, são com contrato de trabalho e descontos para a segurança social? É que em termos brutos estamos a falar de um custo para empresa perto, ou superio, dos 4 mil euros/mês. Na construção civil. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 27 Maio 2025 (editado) Com tamanha robustez no mercado da construção civil, custa me a perceber por que raio o meu empreiteiro diz que a obra está atrasada por falta de mão de obra. Editado 27 Maio 2025 por Solero 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Maio 2025 Citação de JoaoFer, há 5 minutos: Esses 100€ a 120€ líquidos dia na construção civil, são com contrato de trabalho e descontos para a segurança social? É que em termos brutos estamos a falar de um custo para empresa perto, ou superio, dos 4 mil euros/mês. Na construção civil. Citação de Solero, há 1 minuto: Com tamanha robustez no mercado da construção civil, custa me a perceber por que raio o meu empreiteiro diz que a obra está atrasada por falta de mão de obra. E isso significa que queremos mandar os brasileiros, os ucranianos e os angolanos embora ou não? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 27 Maio 2025 Citação de Solero, há 1 minuto: Com tamanha robustez no mercado da construção civil, custa me a perceber por que raio o meu empreiteiro diz que a obra está atrasada por falta de mão de obra. Os portugueses não querem trabalhar pelos preços que ele paga aos imigrantes... Citação de Peplin, há 30 minutos: O que é que são os bons ordenados da construção civil? É que os ladrilhadores, pedreiros, electricistas, pintores, etc. que ganham bem estão todos por conta própria, há 20 anos é que ainda se recebiam ordenados interessantes e e... Em alguns casos sim, é verdade. Um pedreiro, que é talvez a especialidade mais difícil de encontrar no mercado de trabalho da construção, não consegue fazer grande coisa por si só e acaba por refletir isso no preço do ordenado que ganha numa empresa qualquer. Um pintor, um canalizador, um eletricista, facilmente arranja trabalho por conta própria, nem que seja na biscatada. Não pode é ficar muito limitado à sua especialidade e não lhe garante um cronograma totalmente preenchido mas conseguem fazer o dinheiro que faziam a trabalhar 8h/diárias noutro lado mesmo com 50% do tempo trabalhado. Um ladrilhador a mesma coisa. Mas é um tema algo complexo porque de acordo com a obra há especialidades que estão dependentes uma da outra. Aliás, contratar um empreiteiro para uma remodelação e/ou para uma construção nova muitas vezes não é mais que contratar alguém para coordenar as especialidades (juntamente com o conhecimento técnico, obviamente). Há empresas que fazem moradias e nos quadros só têm um ou dois funcionários, o resto é tudo feito através de subempreitadas. Contudo, quanto maior a obra, maior o controlo que a mesma tem que ter. Numa moradia o empreiteiro pode conhecer um oficial que vai lá e em três ou quatro dias assenta o ladrilho nas IS e na cozinha, na construção de um prédio isso já não acontece, naturalmente. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 27 Maio 2025 Eu recorro sempre a drogados. Pago 20 euros e um maço de tabaco por dia. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Maio 2025 Citação de Plagio o Original, há 12 minutos: E isso significa que queremos mandar os brasileiros, os ucranianos e os angolanos embora ou não? Não. Só queremos mandar embora os condutores dos uber, os das entregas take-away e os paquistaneses que montam negócios de fachada para lá por a dormir os condutores dos uber e os das entregas take-away. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 27 Maio 2025 Citação de challenger, há 1 hora: Eu ainda não percebi é como é que a malta do Bloco (não digo do PCP porque não é o estilo deles) não mete uns cartazes engraçados com fotos do Ventura ao lado do LFV aludindo ao calote do Vieira com uma mensagem direta. Um pouco o que o Chega faz, "atacando" alguém em específico mas com uma mensagem verdadeira. E quem diz isto deve haver mais por onde pegar com o Ventura. achas que o pessoal que vota no ventura se importa com o que dizem sobre ele? lol olha para o trump, podia cagar na bandeira americana que os fanáticos diriam que é altura de desenhar uma nova Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 27 Maio 2025 Citação de Ghelthon, há 44 minutos: Concordo que obras e profissões semelhantes são olhadas de lado, mas eu sou a última pessoa a fazê-lo ou a achar que ter um canudo é que vale, acredita. Mas se as obras fossem esse paraíso que pintas, certamente haveria muita mão de obra. E não há por uma razão bem simples: o que se recebe não é suficiente para compensar o lado negativo da profissão. Claro que há outras razões mais sistémicas, que tu até descreveste bem e com as quais concordo. Sermos (ou acharmos que somos) um país de doutores contribui certamente para esse "olhar de lado". A diferença da construção civil para os operadores de caixa de supermercado, os ubers, etc., etc., é que na primeira tu tens oportunidade de te "formar". É uma profissão. Nas restantes isso já não acontece. Agora, como é óbvio, não se forma um oficial numa semana de trabalho e quem acha que ao fim de um ano sabe tudo sobre a sua área está enganado. Não é nenhum paraíso. É uma área que sai do corpo. Numas mais que outras, até porque os tempos têm evoluído, as ferramentas estão cada vez mais modernas... mas continua a sair do corpo. No entanto, a nível financeiro, pode compensar muito, principalmente com tanta procura e tão pouca oferta. E claro, depois de se aprender, podes sempre fazer aquilo que o Peplin referiu e trabalhar por conta própria. A pessoa que me trata de grande parte da climatização era funcionário de uma grande empresa em Portugal, ganhava 1.200€/mês, despediu-se e agora presta serviços para a mesma empresa por um valor três/quatro vezes superior. Agora tem a responsabilidade pela boa execução do trabalho mas compensa, naturalmente. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 27 Maio 2025 Citação de Ghelthon, há 46 minutos: Mas se as obras fossem esse paraíso que pintas, certamente haveria muita mão de obra. E não há por uma razão bem simples: o que se recebe não é suficiente para compensar o lado negativo da profissão. Claro que há outras razões mais sistémicas, que tu até descreveste bem e com as quais concordo. Sermos (ou acharmos que somos) um país de doutores contribui certamente para esse "olhar de lado". O trabalho nas obras não é fácil, é bastante duro e ainda tem muito estigma, para além das consequências a longo prazo. Citação de Peplin, há 41 minutos: O que é que são os bons ordenados da construção civil? É que os ladrilhadores, pedreiros, electricistas, pintores, etc. que ganham bem estão todos por conta própria, há 20 anos é que ainda se recebiam ordenados interessantes e e... É como a construção civil funciona. No início os ordenados não são nada de especial, onde começas a ganhar mais é nos biscates fora de horas. Depois dás o salto para a conta própria, mas mesmo assim é difícil porque agora, ao contrário de antigamente, já tens empresas que oferecem vários serviços e tens bastante dificuldade em fazer face aos orçamentos que eles apresentam. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 27 Maio 2025 Citação de Che, há 8 minutos: Eu recorro sempre a drogados. Pago 20 euros e um maço de tabaco por dia. Se pagares mais maços de tabaco talvez consigas recrutar o Rui Costa 6 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Maio 2025 (editado) Citação de Descartes, há 8 minutos: Não. Só queremos mandar embora os condutores dos uber, os das entregas take-away e os paquistaneses que montam negócios de fachada para lá por a dormir os condutores dos uber e os das entregas take-away. ok eu não entendo nada, eu começo a achar que as pessoas no fundo só querem que ouçamos o que elas têm para dizer, e que perguntemos o que aconteceu a seguir Editado 27 Maio 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 27 Maio 2025 Tenham lá um bocadinho de juízo. 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 27 Maio 2025 (editado) Citação de Descartes, há 1 hora: Torna-se difícil aprender coisas quando tu tens uma lista de ignore maior que a do Pai Natal. São só 28 pessoas não acho que seja assim tanto. De qualquer forma, tendo em conta o padrão de grande parte das pessoas que lá estão é um sossego. Não percebo em que medida discutir com pessoas com ideias xenófobas ou racistas me vai ajudar Editado 27 Maio 2025 por JohnyM Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Maio 2025 Citação de JohnyM, há 12 minutos: São só 28 pessoas não acho que seja assim tanto. De qualquer forma, tendo em conta o padrão de grande parte das pessoas que lá estão é um sossego. Não percebo em que medida discutir com pessoas com ideias xenófobas ou racistas me ajudar ajudar acho mal. parece que o tempo destas pessoas é muito valioso e estás tu aqui a ignorar todo o tempo que eles gastaram, estás a atirar dinheiro ao lixo Compartilhar este post Link para o post