Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lifehouse, há 7 minutos:

Eu reivindico "publicamente" várias coisas, sou de verbalizar, de dizer e noto numa geração acima a ideia de "mas, já é tão bom ter um trabalho". 

que geração é essa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 5 minutos:

que geração é essa?

Dos 45 adiante, com especial foco entre os 50 e 60

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 24 minutos:

Ir ao mercadona, encher o carro de compras, encher o depósito. Se utilizares ainda gás de garrafa em casa podes comprar uma garrafa a quase metade do preço.

Na altura só gastamos 1 garrafa de gás, por isso acabamos por mandar vir a preço de PT.

Mas se ficassemos mais tempo, teria compensado bem trazer de Espanha também

Citação de Lifehouse, há 6 minutos:

Dos 45 adiante, com especial foco entre os 50 e 60

Noto bastante isso, queixam-se imenso, mas vão sempre ficando a ser explorados porque é melhor que nada, ou porque já estão perto da reforma, etc

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Era ilegalizar os esquemas todos que se compras no continente tens desconto na Galp e vice versa que os preços iam abaixo um bocado. Acho ridículo que quase todas as "grandes" gasolineiras têm todo esse esquema associado, não vejo semelhante em mais lado nenhum 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

muito desse pessoal dos 45 anos entrou no mercado de trabalho na altura do pântano e depois apanhou com a troika. Acho natural que ainda tenham traumas com perder o emprego.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

Era ilegalizar os esquemas todos que se compras no continente tens desconto na Galp e vice versa que os preços iam abaixo um bocado. Acho ridículo que quase todas as "grandes" gasolineiras têm todo esse esquema associado, não vejo semelhante em mais lado nenhum 

o que me choca é mesmo as margens de lucro das cadeias de supermercado + gasolineiras.

Faço sempre compras no Pingo Doce para aproveitar os 20e que dão em produtos + 20e que dão na BP em cada 100euros gastos numa compra. 

Em 100 euros "oferecem" 40! Imagino o quanto somos roubados nos preços dos produtos...

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 8 minutos:

o que me choca é mesmo as margens de lucro das cadeias de supermercado + gasolineiras.

Faço sempre compras no Pingo Doce para aproveitar os 20e que dão em produtos + 20e que dão na BP em cada 100euros gastos numa compra. 

Em 100 euros "oferecem" 40! Imagino o quanto somos roubados nos preços dos produtos...

É aqui que entra a minha veia comuna.

O Estado só tem de montar uma cadeia de hiper e supermercados chamado "TugaMarket" (para podermos depois futuramente exportar)

Iria arrebentar com certeza com os jeronimos da vida e afins, margens de lucro mínimas, supermercado para o português, equilibrava o mercado para baixo e dava resposta aos portugueses a uma das 1ªs necessidades essenciais à vida, comida, a baixo preço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 33 minutos:

O Estado só tem de montar uma cadeia de hiper e supermercados chamado "TugaMarket" (para podermos depois futuramente exportar)

Iria arrebentar com certeza com os jeronimos da vida e afins, margens de lucro mínimas, supermercado para o português, equilibrava o mercado para baixo e dava resposta aos portugueses a uma das 1ªs necessidades essenciais à vida, comida, a baixo preço

Eu sempre achei que se devia fazer isso com telecomunicações (rip PT) só para ver o cartel chorar ainda mais

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 49 minutos:

Eles não te oferecem 40€, oferecem-te 40€ em produtos que lhes custaram menos do que isso.

Citação de Hammerfall, há 37 minutos:

Vai investigar quais são os produtos que têm as margens altas e depois cruza isso com os artigos que achas de primeira necessidade. Dito de outra forma, tenta procurar arroz, massa, nutella ou chocolate Nestlé e ver quanto custa no continente e quanto custa online ou em supermercados mais pequenos e depois vê onde é que eles ganham o dinheiro.

Citação de rcoelho14, há 4 minutos:

Eu sempre achei que se devia fazer isso com telecomunicações (rip PT) só para ver o cartel chorar ainda mais

Isso seria uma boa ideia para rebentar de vez com as finanças do Estado.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois a malta, que se vê à rasca no final de cada mês, anda a partilhar o vídeo do CEO da Jerónimo Martins a dar lições de moral sobre o facto de Portugal ser um país pobre porque quer. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 3 horas:

bafkreigz6c2cfk3cgspchuaxlu5wtvez63ythqu

Luís (Montenegro) no céu com diamantes

Mostrar conteúdo oculto

Resta saber que amigos é que vão encher os bolsos com esta medida. Somos dos países com uma oferta pública de habitação mais baixo da UE e ainda vamos concessionar parte delas a privados para poderem cobrar até 2.3k. Isto é criminoso.

Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Este discurso do Rui Rocha no debate da Lei dos Estrangeiros é uma prova oral para entrar formalmente no Chega?

Vinha agora mesmo falar disso. Disse orgulhosamente no debate que "o multiculturalismo não funcionou nem funcionará" e que "temos de defender os nossos". Liberais até dizer Chega.

Quanto ao acordo em si, está à vista o valor do "não é não".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 15 minutos:

Resta saber que amigos é que vão encher os bolsos com esta medida. Somos dos países com uma oferta pública de habitação mais baixo da UE e ainda vamos concessionar parte delas a privados para poderem cobrar até 2.3k. Isto é criminoso.

Vinha agora mesmo falar disso. Disse orgulhosamente no debate que "o multiculturalismo não funcionou nem funcionará" e que "temos de defender os nossos". Liberais até dizer Chega.

Quanto ao acordo em si, está à vista o valor do "não é não".

O Miguel Relvas anda todo contente a defender os 2300€, deviam começar por lhe bater à porta.

Scratch a liberal...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 37 minutos:

E o Moedas que vai abrir a campanha com um comício com a Ayuso? 

Quero é pics da Ayuso

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 47 minutos:

Eles não te oferecem 40€, oferecem-te 40€ em produtos que lhes custaram menos do que isso.

Vai investigar quais são os produtos que têm as margens altas e depois cruza isso com os artigos que achas de primeira necessidade. Dito de outra forma, tenta procurar arroz, massa, nutella ou chocolate Nestlé e ver quanto custa no continente e quanto custa online ou em supermercados mais pequenos e depois vê onde é que eles ganham o dinheiro.

Isso seria uma boa ideia para rebentar de vez com as finanças do Estado.

Peço desculpa por falar nas 1as necessidades. Como país de 1° mundo, gostava de pensar que num supermercado não existe produtos de 1a e 2a necessidade.

Também achas que ter um carro em Portugal é um luxo?

Só um aparte, os 20€ são em todos os produtos, independentemente do que compres. Tanto vale levar 20€ de arroz como de nutella.

E já agora, porque fiquei curioso, sabes-me dizer onde posso checkar essas margens? 

Da mesma maneira que eu sei que um hambúrguer no mac sai a 4 cêntimos e depois os vendem a 8 euros, estávamos a hipotetisar que esses Jerónimos também teriam margens dessas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 26 minutos:

Peço desculpa por falar nas 1as necessidades. Como país de 1° mundo, gostava de pensar que num supermercado não existe produtos de 1a e 2a necessidade.

Também achas que ter um carro em Portugal é um luxo?

Só um aparte, os 20€ são em todos os produtos, independentemente do que compres. Tanto vale levar 20€ de arroz como de nutella.

E já agora, porque fiquei curioso, sabes-me dizer onde posso checkar essas margens? 

Da mesma maneira que eu sei que um hambúrguer no mac sai a 4 cêntimos e depois os vendem a 8 euros, estávamos a hipotetisar que esses Jerónimos também teriam margens dessas.

Não tens que pedir desculpa. As margens nos supermercados nos bens essenciais, i.e., na comida, e em outros bens que sejam de marca branca, são baixas. São baixas no arroz, são baixas na massa, são baixas na pasta dos dentes ou nos detergentes de marca branca. As margens são absurdas na Nutella, nos desodorizantes dove ou no café para a Dolce Gusto. A melhor forma de verificares é procurares online e veres se arranjas arroz muito mais barato do que no Pingo Doce, p.e.. Eu garanto-te que arranjas café Dolce Gusto muito mais barato do que no Continente.

Mas, só para que não haja dúvidas, fica aqui uma versão simplificada da demosntração de resultados da Jerónimo Martins no 1º semestre. A margem é 20,5% das vendas, ou seja, o que sobra das vendas da JM depois de se retirar o que os produtos vendidos custaram à empresa corresponde a 20,5% do total dessas vendas. E o resultado líquido da empresa corresponde a apenas 1,5% dessas vendas. Eu sei que, mesmo assim, 1,5% de 17 mil milhões de euros é muito dinheiro, mas não é um negócio particularmente rentável. Tem outras vantagens, liberta imensa tesouraria, é mais ou menos previsível, etc., mas está longe de ser extremamente rentável. E pagam mal e porcamente, imagina se pagassem bem.

Captura de ecrã 2025-09-30 144139.jpg

Só para complementar que a margem do Pingo Doce é de apenas 15%. Ou seja, por cada euro vendido, o Pingo Doce ganha 15 cêntimos.

Editado por Tio Hans
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 minutos:

Não tens que pedir desculpa. As margens nos supermercados nos bens essenciais, i.e., na comida, e em outros bens que sejam de marca branca, são baixas. São baixas no arroz, são baixas na massa, são baixas na pasta dos dentes ou nos detergentes de marca branca. As margens são absurdas na Nutella, nos desodorizantes dove ou no café para a Dolce Gusto. A melhor forma de verificares é procurares online e veres se arranjas arroz muito mais barato do que no Pingo Doce, p.e.. Eu garanto-te que arranjas café Dolce Gusto muito mais barato do que no Continente.

Nos desodorizantes a margem é ridícula, vejo-os à venda por uns 6€ enquanto no outro dia vi na normal o mesmo à venda por 2/3€ sem desconto.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 26 minutos:

Nos desodorizantes a margem é ridícula, vejo-os à venda por uns 6€ enquanto no outro dia vi na normal o mesmo à venda por 2/3€ sem desconto.

Eu nos ultimos anos até tenho mandado vir da Amazon em packs de 4.
Acabo por poupar uns valentes euros ainda (mas já foi mais barato)

Para não falar que estão sempre em "promoção", que na realidade é o preço real deles

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 42 minutos:

A normal também vende muita coisa que não é feita para vender em portugal, daí algumas coisas terem preços absurdamente baixos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos:

A normal também vende muita coisa que não é feita para vender em portugal, daí algumas coisas terem preços absurdamente baixos.

Como assim? não percebi 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 2 minutos:

Como assim? não percebi 

Há muitas marcas que ainda funcionam por representantes a nível nacional. Em teoria só eles é que vendem cá. Sei pelo menos 1 produto que está lá e não é vendido pelo representante nem o representante sabe de onde vem. E só se apercebeu disso porque teve reclamações da qualidade do produto que foi comprado na normal.

Também me disse que eles têm várias inspecções da ASAE nas quais têm que retirar imenso produto, mas que funcionam mesmo assim. Na semana seguinte volta à prateleira.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 4 horas:

Seria uma revolta que duraria pouco tempo, parece-me. 

A tal como no desconto fiscal que ainda está em vigor, as gasolineiras assim que apanham uma baixa de impostos fazem-se logo à margem de lucro. 

Era até os motoristas de materiais perigosos ou que fornecem os supermercados pararem outra vez. A partir daí começava logo o barulho do povo. Quer dizer, logo logo talvez não. 

Primeiro ficarão a ver a Catedral a arder, depois serão filas enormes nos postos de combustível para atestar o depósito e nos supermercados para os enlatados e papel higiénico. E antes de se revoltarem com o Governo, ainda maltratariam os motoristas que estão parados. 

Contudo, tenho as minhas dúvidas que o Montenegro será capaz de resolver o problema tão rápido como o seu antecessor.

Citação de antifa, há 2 horas:

E o Moedas que vai abrir a campanha com um comício com a Ayuso? 

Mas o Ayuso não tinha deixado a UAE para assinar pela Lidl Trek? Bom, ao menos vai ser um concelho que promove a ciclovia. Não pode ser só o autocarro com rodas numa "linha privada".

Citação de Lifehouse, há 2 horas:

E depois a malta, que se vê à rasca no final de cada mês, anda a partilhar o vídeo do CEO da Jerónimo Martins a dar lições de moral sobre o facto de Portugal ser um país pobre porque quer. 

Esses não fazem parte do grupo do "carcanhol" que financia o Chega ?

Compartilhar este post

Link para o post

O candidato do Chega às autárquicas da minha cidade tem muita dificuldade em articular frases. Nos debates conjuntos que vi, usa as ideias dos outros para responder e algumas vezes encaralhou-se todo sem saber o que responder, o que por si só mostra como é fraco.

Até parece um tipo pacato, apesar de meio envergonhado.

A minha questão é: as pessoas não têm noção das próprias limitações? Eu posso ter muita vontade, mas faltarem-me skills para determinada função. E assusta um bocado a população votar de cruz.

E aqui nem falo de ideologias políticas, é mesmo das competências mínimas que um presidente de câmara deve ter ao nível de se saber expressar e fazer entender.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Mas, só para que não haja dúvidas, fica aqui uma versão simplificada da demosntração de resultados da Jerónimo Martins no 1º semestre. A margem é 20,5% das vendas, ou seja, o que sobra das vendas da JM depois de se retirar o que os produtos vendidos custaram à empresa corresponde a 20,5% do total dessas vendas. E o resultado líquido da empresa corresponde a apenas 1,5% dessas vendas. Eu sei que, mesmo assim, 1,5% de 17 mil milhões de euros é muito dinheiro, mas não é um negócio particularmente rentável. Tem outras vantagens, liberta imensa tesouraria, é mais ou menos previsível, etc., mas está longe de ser extremamente rentável. E pagam mal e porcamente, imagina se pagassem bem.

Captura de ecrã 2025-09-30 144139.jpg

Só para complementar que a margem do Pingo Doce é de apenas 15%. Ou seja, por cada euro vendido, o Pingo Doce ganha 15 cêntimos.

255M de euros então. Mas antes desse resultado líquido, o que é que foi para o estado vs o que poderia ter ido se este exemplo em específico não tivesse a sua sede fiscal noutro país?

E se o lucro é de 15%, não poderia o estado como já disse anteriormente competir com o lucro a 5% e oferecer um serviço mais competitivo? Eu sei que estou aqui a "simplificar" demasiado a coisa, e se calhar está aí o meu erro lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...