Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Supermercados, Hipermercados e afins

Publicações recomendadas

Citação de Alonso., há 14 minutos:

Já ouviste falar em seguros? É nisso que eles querem vender...

Já ouvi, já trabalhei na área e sei que é lucrativo (embora já não tanto). Mas mesmo que se estenda à grande maioria dos produtos que vendem (e hoje em dia estende-se), isso não alimenta uma cadeia de lojas daquelas porque pura e simplesmente não tens taxas de conversão de 100% (nem perto disso).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 7 minutos:

Já ouvi, já trabalhei na área e sei que é lucrativo (embora já não tanto). Mas mesmo que se estenda à grande maioria dos produtos que vendem (e hoje em dia estende-se), isso não alimenta uma cadeia de lojas daquelas porque pura e simplesmente não tens taxas de conversão de 100% (nem perto disso).

Eu quando trabalhei numa loja desse gênero. Na altura a chefia disse-me que podiam fechar a loja e deixar de vender artigos que o importante é que dava mais dinheiro era os seguros e garantias. 

Como também convém sempre orientar o cliente para as marcas brancas pois aí a percentagem de lucro é elevada.

Agora se é transversal para todos as lojas, não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 minutos:

Eu quando trabalhei numa loja desse gênero. Na altura a chefia disse-me que podiam fechar a loja e deixar de vender artigos que o importante é que dava mais dinheiro era os seguros e garantias. 

Como também convém sempre orientar o cliente para as marcas brancas pois aí a percentagem de lucro é elevada.

Agora se é transversal para todos as lojas, não sei.

Provavelmente porque a margem desses artigos estava bem espremida, mas depois nos seguros era um valor fixo limpo e que representava a grande maioria do lucro da venda. Muito comum nos electrónicos.

E sim, as marcas brancas tendencialmente têm uma margem estúpida. Dando um exemplo óbvio na área: basta comparar o preço a que se arranja uma película de ecrã no AliExpress com o preço a que a Worten (ou qualquer outra loja) as vende. Depois é multiplicar essa diferença por um volume de milhares (que não é difícil de atingir mensalmente). Há algumas que chegam a dar uns 20€ de lucro por unidade.

E como este, há outros casos mais ou menos lucrativos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Já ouviste falar em seguros? É nisso que eles querem vender...

Eu até diria que 18/19mil diários para um continente é pouquíssimo. Trabalhei na área numa empresa que nem é concorrente direto ao Continente, com superfícies mais pequenas e esse valor era perfeitamente alcançável.

Já agora ao Continente funciona como franquia? Não sabia disso. Pensei que o Leclerc/Pingo Doce/Minipreço/Intermarché funcionavam assim

True, o Lidl onde trabalhei faturava cerca de 30k dia e não tem a dimensão física de um continente hiper. Aliás, tenho a sensação que o Continente deve ser dos supers/hiper que deve estar pior espremido em termos de € por m2.
E tenho também a mesma sensação que a Sonae não funciona com franchise e é tudo próprio, a não ser que seja uma realidade muito escondida do interior do país, por norma pertence tudo ao grupo, ao contrário do Intermarché, Pingo Doce, Spar, Minipreço e etc.

Já em relação às wortens, na minha altura através do programa que se usava dava para ter acesso ao preço de custo aproximado de um produto para se poder fazer preços forçados e acompanhar outras lojas e dava para ver que existiam produtos com margens brutais.
A worten dá dinheiro, aliás, ainda neste último ano foram eles e o Continente a trazer o grupo para valores positivos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 horas:

Provavelmente porque a margem desses artigos estava bem espremida, mas depois nos seguros era um valor fixo limpo e que representava a grande maioria do lucro da venda. Muito comum nos electrónicos.

E sim, as marcas brancas tendencialmente têm uma margem estúpida. Dando um exemplo óbvio na área: basta comparar o preço a que se arranja uma película de ecrã no AliExpress com o preço a que a Worten (ou qualquer outra loja) as vende. Depois é multiplicar essa diferença por um volume de milhares (que não é difícil de atingir mensalmente). Há algumas que chegam a dar uns 20€ de lucro por unidade.

E como este, há outros casos mais ou menos lucrativos.

Sim é bocado por aí. No geral as marcas brancas no sítio onde estava tem um lucro de quase 30% para a empresa.

Foi um bom abre de olhos para mim. Quando ia como cliente a esses sítios, aceitava seguros e conselhos para compra de marca branca por parte dos funcionários porque pensava que estavam a ser simpáticos e ajudar. Bem até podem estar ajudar mas puxam sempre a sua sardinha 😅

Sendo que ainda existe incentivos para os funcionários na venda de modelos específicos de uma determinada marca etc...

Citação de Pickle Rick, há 1 hora:

True, o Lidl onde trabalhei faturava cerca de 30k dia e não tem a dimensão física de um continente hiper. Aliás, tenho a sensação que o Continente deve ser dos supers/hiper que deve estar pior espremido em termos de € por m2.
E tenho também a mesma sensação que a Sonae não funciona com franchise e é tudo próprio, a não ser que seja uma realidade muito escondida do interior do país, por norma pertence tudo ao grupo, ao contrário do Intermarché, Pingo Doce, Spar, Minipreço e etc.

Já em relação às wortens, na minha altura através do programa que se usava dava para ter acesso ao preço de custo aproximado de um produto para se poder fazer preços forçados e acompanhar outras lojas e dava para ver que existiam produtos com margens brutais.
A worten dá dinheiro, aliás, ainda neste último ano foram eles e o Continente a trazer o grupo para valores positivos. 

Exato e o continente ainda tem secções muito desenvolvidas e importantes nas suas lojas que tem grande valor acrescentado para a empresa. Como o Talho, padaria/bar que são das secções mais lucrativas.

Para um continente 20k parece-me pouco. Mas também depende da dimensão 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, Em 27/07/2021 at 12:01:

A Worten deve ser um autêntico buraco negro (como qualquer grande cadeia de electrónicos, de resto). A maioria dos produtos electrónicos têm margens curtas (vou dar aqui de barato os electrodomésticos, porque não estou muito por dentro), e a empresa deve ter uma monstruosidade de investimento em stock, para as vendas que tem e para os clientes que atrai.

Aliás, o facto deles continuarem a fechar e/ou redimensionar lojas é capaz de apontar nesse sentido.

A Worten fatura mil milhões de euros ano lol

Fechar lojas é normal visto a aposta que têm no Online. Acabaram por desistir este ano das lojas físicas em Espanha por exemplo que venderam à Media Markt.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém sabe realmente o que dá ou não dinheiro, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 46 minutos:

Ninguém sabe realmente o que dá ou não dinheiro, certo?

Uma casa de alterne. Se der falência, comes o stock.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

A Worten fatura mil milhões de euros ano lol

Fechar lojas é normal visto a aposta que têm no Online. Acabaram por desistir este ano das lojas físicas em Espanha por exemplo que venderam à Media Markt.

Se calhar não me expressei da melhor forma, mas era precisamente aos espaços físicos que me estava a referir quando escrevi aquilo (da Worten e das outras). Não duvido de que o Online, pelo contrário, seja altamente lucrativo, como dizes. Basta a marca ter a dimensão que tem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O investimento no online é mesmo absurdo.. Está mil vezes à frente de fnacs, elcorteingles, auchan, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 15 horas:

Já agora ao Continente funciona como franquia?

Não. Apenas as lojas Meu Super são franchise (e os Modelos dos Açores, que não sendo propriamente franchise, são geridos por uma empresa externa).

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

Onde a Worten ganha muito do dinheiro deles é no Marketplace. Eram dos principais concorrentes da empresa onde trabalhava (que é um Marketplace) e nem sequer é o core business deles. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 19 minutos:

Não. Apenas as lojas Meu Super são franchise (e os Modelos dos Açores, que não sendo propriamente franchise, são geridos por uma empresa externa).

Pela Insco

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Pela Insco

Isso.

são tão chatinhos

:x

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 9 horas:

O investimento no online é mesmo absurdo.. Está mil vezes à frente de fnacs, elcorteingles, auchan, etc

A Worten já tem mais de 300 pessoas na equipa de IT deles. E a malta do online é gerida por um gajo que é mesmo muito bom.

Além de que a Worten está cada vez mais independente da Sonae.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia da Sonae é vender a Worten e ficar com uma participação, como fizeram com a Sportzone. 

Compartilhar este post

Link para o post

Como funciona uma loja sonae -> Sonae procura investidor -> investidor oferece o dinheiro para a compra o espaço (em certos casos até escolhe onde quer o espaço) e oferece um orçamento que a loja tem por ano/mês, depende da loja em concentro (há lojas que trabalham ao mês e outras ao ano e seja qual for a forma o orçamento do primeiro ano é superior aos restantes anos) -> Sonae compra o espaço por 25 anos normalmente -> cria a loja as 3 pancadas -> Gerente de loja já sabe o valor que tem para trabalhar nesse tempo -> loja aberta para começar a facturar -> Sonae recebe a sua parte e paga a parte do investidor. -> processo a repetir para cada loja.  Não é uma franquia propriamente esclarecida mas são franquias, simplesmente tal como referi não existe um gajo que ande lá a ver ou a gerir externo, é tudo feito pela sonae em si, o outro só dá e recebe dinheiro. 

A loja onde trabalhava não só tinha 2 pingo doces num raio de 2kms e apesar de não estar mal localizada a malta estava muito mais habituada aos pingo doces que já devem estar lá para ai há 7/8 anos ou mais. Então o primeiro já devia ter muitos mais anos. A loja era QB de espaço e produtos, não era um hiper além de que por exemplo a 10kms tinha outro continente o triplo maior e quase diariamente chegava aos 75 mil limpos e aos fim-de-semana rondavam muitas vezes os 200 mil euros limpos. O nosso melhor dia foi 45 mil euros limpos e chegamos a esse valor várias vezes mas o nomal foi os valores que por ai já referi.  

Em relação as secções - o Talho praticamente todos os dias bate todas as secções até o alimentar, o problema do talho, vem atrás com a má facturação das coisas e as quebras do talho. E apesar das inúmeras reclamações que a loja pode fazer 90% fica na mesma a arder, já vi o talho a ter quebra de 100 kgs de borrego que nunca recebeu e que teve de dar quebra e nunca mais se recuperou. Fruta é igual, entre quebra, venda e má facturação também é um fartote. Há dias em que podes fazer 3 mil euros de fruta mas como é um bem muito manuseado podes ter quebras de quase mil euros ou mais num dia. A peixaria depende do dia mas em termos de quebras a situação até é controlável tal como a má facturação visto que a peixaria tem um fornecedor próprio ao contrario das outras secções. 

A padaria acaba por ser a secção mais equilibrada, existem poucas quebras, vende bem e nunca há muita má facturação. 

Acho que há malta aqui a confundir entre o valor bruto que a loja recebe em si e o valor limpo com que fica no final de um dia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, Em 16/07/2021 at 12:10:

Eu trabalho no ramo, tenho um pequeno supermercado associado a uma marca, no caso "Loja Amanhecer", e cada vez tenho mais percepção que a malta dos hipers rouba descaradamente o pessoal.

Companheiro já passou algum tempo, mas tenho interesse na questão da loja amanhecer. Tu já tinhas esse supermercado e eles fizeram proposta? Dá para criar um supermercado de raiz com a própria marca? Gosto imenso dos produtos deles, têm muita qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A opção Meu Super também é boa? É que aqui na minha zona parecem cogumelos. Pessoalmente acho caro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 29/07/2021 at 12:19:

Como funciona uma loja sonae -> Sonae procura investidor -> investidor oferece o dinheiro para a compra o espaço (em certos casos até escolhe onde quer o espaço) e oferece um orçamento que a loja tem por ano/mês, depende da loja em concentro (há lojas que trabalham ao mês e outras ao ano e seja qual for a forma o orçamento do primeiro ano é superior aos restantes anos) -> Sonae compra o espaço por 25 anos normalmente -> cria a loja as 3 pancadas -> Gerente de loja já sabe o valor que tem para trabalhar nesse tempo -> loja aberta para começar a facturar -> Sonae recebe a sua parte e paga a parte do investidor. -> processo a repetir para cada loja.  Não é uma franquia propriamente esclarecida mas são franquias, simplesmente tal como referi não existe um gajo que ande lá a ver ou a gerir externo, é tudo feito pela sonae em si, o outro só dá e recebe dinheiro. 

A loja onde trabalhava não só tinha 2 pingo doces num raio de 2kms e apesar de não estar mal localizada a malta estava muito mais habituada aos pingo doces que já devem estar lá para ai há 7/8 anos ou mais. Então o primeiro já devia ter muitos mais anos. A loja era QB de espaço e produtos, não era um hiper além de que por exemplo a 10kms tinha outro continente o triplo maior e quase diariamente chegava aos 75 mil limpos e aos fim-de-semana rondavam muitas vezes os 200 mil euros limpos. O nosso melhor dia foi 45 mil euros limpos e chegamos a esse valor várias vezes mas o nomal foi os valores que por ai já referi.  

Em relação as secções - o Talho praticamente todos os dias bate todas as secções até o alimentar, o problema do talho, vem atrás com a má facturação das coisas e as quebras do talho. E apesar das inúmeras reclamações que a loja pode fazer 90% fica na mesma a arder, já vi o talho a ter quebra de 100 kgs de borrego que nunca recebeu e que teve de dar quebra e nunca mais se recuperou. Fruta é igual, entre quebra, venda e má facturação também é um fartote. Há dias em que podes fazer 3 mil euros de fruta mas como é um bem muito manuseado podes ter quebras de quase mil euros ou mais num dia. A peixaria depende do dia mas em termos de quebras a situação até é controlável tal como a má facturação visto que a peixaria tem um fornecedor próprio ao contrario das outras secções. 

A padaria acaba por ser a secção mais equilibrada, existem poucas quebras, vende bem e nunca há muita má facturação. 

Acho que há malta aqui a confundir entre o valor bruto que a loja recebe em si e o valor limpo com que fica no final de um dia. 

Hás de me dizer quem são os investidores por trás de algumas lojas da insígnia Continente. Cheira-me que tens por aí algumas confusões na tua cabeça...

Citação de bug, há 3 minutos:

A opção Meu Super também é boa? É que aqui na minha zona parecem cogumelos. Pessoalmente acho caro.

Os preços do MS são definidos pelo dono da loja. Isso sim, é um franchise. Não acho que seja loja para fazer as "compras do mês", nem é esse o conceito, aliás. É para um desenrasque, genericamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 2 minutos:

Os preços do MS são definidos pelo dono da loja. Isso sim, é um franchise. Não acho que seja loja para fazer as "compras do mês", nem é esse o conceito, aliás. É para um desenrasque, genericamente.

Claro, mas estão inseridos na sua grande maioria em aldeias e servem essencialmente população mais idosa com poucas possibilidades a nível de transportes. Daí terem o preço algo inflacionado. Jogam com a necessidade.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 4 horas:

Companheiro já passou algum tempo, mas tenho interesse na questão da loja amanhecer. Tu já tinhas esse supermercado e eles fizeram proposta? Dá para criar um supermercado de raiz com a própria marca? Gosto imenso dos produtos deles, têm muita qualidade.

O supermercado já existia há bastante tempo, aquando da mudança de instalações houve interesse de ambas as partes dado que abastecíamos no grupo, no caso nas lojas Recheio. Caso queiras abrir um supermercado de raiz com a marca também é possível, aliás eles estão empenhados em aumentar o número de lojas e têm aberto bastantes nos últimos tempos, mas como é lógico tens de passar por uma série de etapas para o poderem fazer.

Citação de bug, há 1 hora:

Não acho grande opção porque nessas lojas tu basicamente não tens grande autonomia, os preços são eles que definem e até mesmo em determinados casos são eles que definem aquilo que tens de comprar; relativamente às margens também tens vários contratempos, dou-te um exemplo: é normal que nos Continentes das cidades baixem o preço das caixas de cerveja na altura do verão, mas há aqui um Meu Super a 50 metros duma praia fluvial que, como tem de vender ao mesmo preço do Continente, ganha algo como 30 cêntimos em caixa quando isto é uma zona sazonal e em que tens de ganhar dinheiro nesta altura para teres um inverno mais desafogado.

Citação de verY, há 1 hora:

Muita malta que vai aos MS é precisamente para desenrascar ou para ir comprar os produtos do folheto; como é lógico, neste ramo, clientes de folheto é do pior que podes ter...

Citação de bug, há 1 hora:

Claro, mas estão inseridos na sua grande maioria em aldeias e servem essencialmente população mais idosa com poucas possibilidades a nível de transportes. Daí terem o preço algo inflacionado. Jogam com a necessidade.

Depende muito de zona para zona. Com o investimento inicial que te exigem, e com os preços que praticam, se houver concorrência perto é um problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando nisso dos iogurtes proteicos, do que tenho visto, o melhor é este do LIDL (embora seja queijo e não iogurte, mas acaba a saber ao mesmo):

gK4ObGC.png

Têm pouco açúcar, menos que os skyrs e iogurtes proteicos que vi, e mais proteína:

ut01A4a.png

O preço é bem parecido, 0.89€ se não me engano. Fica a dica.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 horas:

Falando nisso dos iogurtes proteicos, do que tenho visto, o melhor é este do LIDL (embora seja queijo e não iogurte, mas acaba a saber ao mesmo):

gK4ObGC.png

Têm pouco açúcar, menos que os skyrs e iogurtes proteicos que vi, e mais proteína:

ut01A4a.png

O preço é bem parecido, 0.89€ se não me engano. Fica a dica.

Confirmo. 

A Maria diz que esses e os do Aldi (tem uns idênticos, mesmo formato de embalagem e tudo) são os proteicos que come melhor (mais saborosos). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 9 horas:

Confirmo. 

A Maria diz que esses e os do Aldi (tem uns idênticos, mesmo formato de embalagem e tudo) são os proteicos que come melhor (mais saborosos). 

Mais saborosos não acho, mas comem-se bem.

Por exemplo, também o LIDL tem uns "pudins" proteicos que são, para mim, mais saborosos, mas têm mais açúcar e menos proteína do que esses queijos:

MS8sKIJ.jpg

c1MfI8G.jpg

(Já agora, tiro estas fotos deste site: http://cremedeavelas.blogspot.com/)

Não que seja mau, de todo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...