Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Oficial: Rúben Amorim novo treinador do Sporting CP

Publicações recomendadas

Citação de Inka, há 6 horas:

@Pickle Rick salva-nos.

Volto a referir, parece-me improvável, as informações que tenho é que não há nada que aponte para isso. Mas o que hoje é verdade, amanhã é mentira.
Ainda assim, se estivesse alguma coisa minimamente tratada, aí já teria o mínimo de confirmação.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh @Genzo vais-me desculpar mas estás-te a tornar um user bastante chato e previsível.

Estás a dar channel ao teu inner Scurvy, pára lá com isso.

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se há gajo que eu não quero nem pintado de verde no Sporting é o Abel, até podia ser o próximo Mourinho e mesmo assim não o queria cá. Além de não gostar dele enquanto pessoa também o acho um treinador bastante fraco e limitado pelo que espero bem que essa ideia idiota não se concretize, especialmente a pagar por ele.

A acontecer o Varandas só tava a meter lenha na fogueira contra si próprio tbh

Compartilhar este post

Link para o post

É muito cedo para o Silas. Tenho dúvidas acerca da sua organização ofensiva contra equipas em bloco baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente de quem seja o próximo treinador, quem dirige e torce pelo Sporting tem de assentar os pés no chão e perceber uma coisa. O clube nos próximos anos, fruto da instabilidade que viveu nas últimas temporadas, muito provavelmente vai estar arredado da luta pelo título. Até podem vir a vencer a Liga, numa ocasião, mas não vejo o Sporting com um projeto sustentado de longo-prazo. 

Quem lidera o clube e quem o for treinar tem de ser honesto quanto a isso, não é bom criar expectativas irrealistas entre os adeptos e depois não as cumprir. Os adeptos não gostam deste tipo de conversas, de criar um projeto de longo-prazo, de um projeto que permita ganhar mais no futuro, etc., querem tudo para o aqui e agora. Mas isso, neste momento, não é possível no Sporting.

Embora não veja o Varandas a querer admitir isto, porque se o fizer é corrido do clube e o Sporting cai novamente num vazio, é isso que está a acontecer. O clube vendeu jogadores importantes, como Raphinha e Bas Dost (nunca mais foi o mesmo depois de Alcochete), e ficou com um plantel menos competitivo. Claro, mantém o Bruno Fernandes, um excelente jogador, mas isso não chega. Quase que faz lembrar o Benfica pós-93/94, onde era João Pinto e mais dez. Nesse tempo, entre 95/96 e 2003/2004, ganharam-se dois títulos, duas taças de Portugal, mais nada. É preciso refletir neste tipo de coisas e o Sporting precisa rapidamente de encontrar o seu rumo, para bem do clube e do futebol nacional.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post

bom post @Vaart10 . só acho que é que devia endereçar esse post não a quem dirige o Sporting, mas aos adeptos. (e não falo dos que aqui participam, estou a falar do adepto comum). Esses é que não se conformam com a realidade de o Sporting não poder lutar pelo título. Porque os dirigente, por mais que digam coisas para agradar à bancada, têm perfeita noção disso. Falta é haver o mesmo consenso entre o Sportinguismo. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo, por acaso. Num campeonato como o português, o Sporting tem sempre condições de lutar pelo título, porque vai ser sempre favorito em 90% dos jogos. Agora, é preciso é um projeto a sério. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Demasiado cedo para o Silas andar nestas andanças e, agravante, vai para aquele que é o pior dos Três Grandes no que toca a estabilidade para trabalhar.

Estou a ver uma repetição  da estadia do Paulo Fonseca no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo que escreveram antes é o verdadeiro, o Sporting precisa de ser comprado para que os sócios deixem de sabotar o clube. 

Comerem e calarem. Estabilidade. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

Demasiado cedo para o Silas andar nestas andanças e, agravante, vai para aquele que é o pior dos Três Grandes no que toca a estabilidade para trabalhar.

Com a diferença grande de trabalhos que ambos mostraram até chegar lá. E consistência dos mesmos, já agora. É que às vezes parece que falamos do Silas como se se tratasse dum gajo com um par de projetos interessantes, quando na verdade o Silas treinador tem 61 jogos disputados. Pa, é manifestamente curto. E mesmo nessa curteza, se virmos esses 61 jogos acho que fica claro o risco a que nos estamos a expor.

Anyway, vou deixar de bater no rapaz. Espero que surpreenda e consiga, sei lá como, encaixar bem no clube e que nos ajude a - pelo menos - estabilizar. Vou acender uma velinha, que no fundo era o que iria fazer na mesma caso viesse um Guardiola ou assim. 

Compartilhar este post

Link para o post

Cai-se constantemente num...ligeiro, vá, erro de interpretação do contexto actual (e dos últimos largos anos) do Sporting.

Seja em que condições for, o Sporting teve, tem e terá sempre condições para montar uma candidatura ao título e a todos os troféus nacionais. Sempre. Não é pela falta de resultados desportivos que deixa de ser um clube grande em Portugal. A sua dimensão possibilitará sempre esta exigência, quer falemos aqui de massa adepta, de infra-estruturas (que, estando decadentes e obsoletas para a dimensão que o clube deveria ter, continuam a ser incomparavelmente superiores a todos os outros clubes excepto Porto e Benfica) ou até de recursos financeiros.

Agora, o que se pode afirmar, assertivamente, é que o Sporting não tem condições para montar uma candidatura tão forte a essas competições como Porto e Benfica. Isso sim, é verdade e é uma ideia que precisa de ser interiorizada por todos aqueles que estão envolvidos com o clube, directa ou indirectamente, durante alguns anos. Temos as condições para essa candidatura, mas há dois clubes que têm condições claramente superiores às nossas. Somos candidatos, mas corremos sempre por fora.

Ora, a variável que determina o sucesso aqui é fácil de compreender: é a competência da estrutura humana do clube. Da direcção, de todo o staff, da equipa técnica, dos jogadores que compõem o plantel, dos jovens que despontam na formação, da estrutura que trabalha com eles e os desenvolve. Como em tudo: se há mais dinheiro para gastar, a competência poderá não ter de ser tão elevada para atingir o sucesso como terá de ser quando os recursos financeiros são mais apertados. Agora é mais difícil, mas continua a ser algo perfeitamente realista e ao alcance do clube.

O que tem faltado ao Sporting, desde... sei lá quando, é apenas e só competência. E há resultados e provas factuais disso. Quando é que o Sporting esteve, objectivamente, mais próximo de ser campeão? Nas épocas em que teve os melhores treinadores (Jardim, Jesus) e a estrutura mais competente para o futebol profissional (a do BdC que, apesar de estar a milhas daquilo que eu gostava de ver no clube, e focando estritamente na gestão desportiva, era mais competente do que a actual).

Arranjem um treinador de qualidade. Profissionalizem a estrutura (nem que seja aos poucos e de forma lenta). E, com exactamente os mesmos recursos que referi em cima, vejam a mudança da noite para o dia que o clube pode levar.

Citação de Lebohang, há 8 minutos:

Quem me dera a mim poder comparar o percurso do Silas com o do Paulo Fonseca.

O Fonseca tem o melhor percurso extra-grandes de que tenho memória em Portugal. O Silas tem 16 vitórias em 66 jogos oficiais.

• Like 5
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 3 minutos:

Seja em que condições for, o Sporting teve, tem e terá sempre condições para montar uma candidatura ao título e a todos os troféus nacionais. Sempre. 

Agora, o que se pode afirmar, assertivamente, é que o Sporting não tem condições para montar uma candidatura tão forte a essas competições como Porto e Benfica. Isso sim, é verdade e é uma ideia que precisa de ser interiorizada por todos aqueles que estão envolvidos com o clube, directa ou indirectamente, durante alguns anos. 

Ora, a variável que determina o sucesso aqui é fácil de compreender: é a competência da estrutura humana do clube. Da direcção, de todo o staff, da equipa técnica, dos jogadores que compõem o plantel, dos jovens que despontam na formação, da estrutura que trabalha com eles e os desenvolve. Como em tudo: se há mais dinheiro para gastar, a competência poderá não ter de ser tão elevada para atingir o sucesso como terá de ser quando os recursos financeiros são mais apertados. Agora é mais difícil, mas continua a ser algo perfeitamente realista e ao alcance do clube.

O que tem faltado ao Sporting, desde... sei lá quando, é apenas e só competência. E há resultados e provas factuais disso. Quando é que o Sporting esteve, objectivamente, mais próximo de ser campeão? Nas épocas em que teve os melhores treinadores (Jardim, Jesus) e a estrutura mais competente para o futebol profissional (a do BdC que, apesar de estar a milhas daquilo que eu gostava de ver no clube, e focando estritamente na gestão desportiva, era mais competente do que a actual).

Arranjem um treinador de qualidade. Profissionalizem a estrutura (nem que seja aos poucos e de forma lenta). E, com exactamente os mesmos recursos que referi em cima, vejam a mudança da noite para o dia que o clube pode levar.

(1) Acabas por te contradizer, dizes que o Sporting tem condições para ganhar, o problema é que essas condições são maiores e melhores nos teus rivais. Ora, se tens dois pretendentes acima de ti na luta pelos títulos, dificilmente conseguirás lá chegar. Não estou a dizer que o Sporting não consegue, ganhou dois troféus o ano passado, agora fazer isso de forma consistente, neste momento, não me parece.

(2) Todos esses elementos são fundamentais para atingir o sucesso, tal como a estabilidade. E estabilidade é o que não tem existido no Sporting. De direções, de treinadores, adeptos e jogadores. 

(3) Não é só competência que falta, porque ela existiu, basta ver que tiveram o melhor treinador português ao leme. Se as pessoas não têm condições para fazer o seu trabalho corretamente (e.g., se há interferências da estrutura ou dos adeptos no trabalho feito), as coisas simplesmente não vão acontecer.

(4) Já tiveram treinadores de qualidade, o Jorge Jesus, no Sporting, era de longe o melhor treinador no nosso País, dava um largo avanço a todos os outros, e o que aconteceu? Perdeu para o Rui Vitória que, quanto a mim, só teve duas virtudes: (1) manteve parte do trabalho que o Jesus tinha feito; e (2) conseguiu motivar o plantel. Não bastou ao Sporting ter o treinador mais competente, de longe, faltou-lhe algo mais. Não sei se já disse, estabilidade.

E essa estabilidade é difícil de encontrar se não são dadas condições à direção, pelos adeptos, se os treinadores não têm tempo para implementar as suas ideias, se o plantel sofre remodelações e decresce qualitativamente, etc. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Vaart10 a questão é que é difícil pedir estabilidade quando a competência não existe.

Com o JJ houve estabilidade na primeira época. Na segunda a competência diminuiu e cresceu a instabilidade. Mas isso sucede com todos. Não estou muito atento à realidade do Benfica, mas tenho notado que já começam a surgir alguns focos de discórdia em relação ao Bruno Lage porque o Benfica tem jogado mal. A estabilidade para mim está directamente ligada à competência.

Agora, é preciso também existir bom-senso. Há que saber diferenciar o que é um período mau da equipa de falta de competência.

E o Sporting nos últimos anos, competentes apenas teve Leonardo Jardim, Marco Silva q.b. (a equipa jogava mal mas a escolha como treinador para mim fez todo o sentido porque demonstrou competência no Estoril) e JJ no primeiro ano. No segundo deram-lhe liberdade a mais e a coisa descambou.

Quanto ao Silas: eu acho que tem competência, ou melhor, quero acreditar que tem competência.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo a ideia, e tendo eu uma costela do Vitoria SC.

Andam anos e anos a não dar uma para a caixa, um ano em que estão melhor (e mesmo assim, isto ainda agora começou não sabe como acaba) vem logo mandar uma tacadinha lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 5 minutos:

Percebo a ideia, e tendo eu uma costela do Vitoria SC.

Andam anos e anos a não dar uma para a caixa, um ano em que estão melhor (e mesmo assim, isto ainda agora começou não sabe como acaba) vem logo mandar uma tacadinha lol

Parece ser uma síndrome comum para os lados do Minho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

(1) Acabas por te contradizer, dizes que o Sporting tem condições para ganhar, o problema é que essas condições são maiores e melhores nos teus rivais. Ora, se tens dois pretendentes acima de ti na luta pelos títulos, dificilmente conseguirás lá chegar. Não estou a dizer que o Sporting não consegue, ganhou dois troféus o ano passado, agora fazer isso de forma consistente, neste momento, não me parece.

(2) Todos esses elementos são fundamentais para atingir o sucesso, tal como a estabilidade. E estabilidade é o que não tem existido no Sporting. De direções, de treinadores, adeptos e jogadores. 

(3) Não é só competência que falta, porque ela existiu, basta ver que tiveram o melhor treinador português ao leme. Se as pessoas não têm condições para fazer o seu trabalho corretamente (e.g., se há interferências da estrutura ou dos adeptos no trabalho feito), as coisas simplesmente não vão acontecer.

(4) Já tiveram treinadores de qualidade, o Jorge Jesus, no Sporting, era de longe o melhor treinador no nosso País, dava um largo avanço a todos os outros, e o que aconteceu? Perdeu para o Rui Vitória que, quanto a mim, só teve duas virtudes: (1) manteve parte do trabalho que o Jesus tinha feito; e (2) conseguiu motivar o plantel. Não bastou ao Sporting ter o treinador mais competente, de longe, faltou-lhe algo mais. Não sei se já disse, estabilidade.

E essa estabilidade é difícil de encontrar se não são dadas condições à direção, pelos adeptos, se os treinadores não têm tempo para implementar as suas ideias, se o plantel sofre remodelações e decresce qualitativamente, etc. 

Não há contradição nenhuma. Significa, simplesmente, que o Sporting precisa de fazer mais e melhor para ter as mesmas possibilidades de sucesso de Porto e Benfica. Mas é possível fazê-lo. E a consistência vem com a competência. Também essa faltou, na maioria dos períodos de ambos os mandatos, à direcção do BdC.

É utópico acreditar que o Sporting se vai estabilizar sem competência por parte de quem gere, estrutura, coordena e trabalha no futebol profissional. Em nenhum clube isso acontece. Prova disso mesmo é o Benfica, que apenas adquiriu essa estabilidade depois do Jesus e do sucesso desportivo que ele trouxe consigo. Não fosse isso, e hoje certamente que o presidente do Benfica não se chamava Luís Filipe Vieira, nem o treinador seria "um" Bruno Lage.

Existiu momentaneamente. E quando existiu, os resultados desportivos corresponderam. O Sporting fez, provavelmente, a melhor temporada das últimas décadas com o Jesus, em termos pontuais e de percentagem de vitórias (não fui confirmar dados, mas acho que não estou a errar aqui). Conquistou 86 pontos e conseguiu as maiores vendas da sua história como resultado dessa temporada. Teve uma época não só tranquila, como galvanizadora ao nível do estado de espírito geral da massa adepta. Quando o nível de competência baixou, os resultados também pioraram, como é lógico.

Nunca os adeptos do Sporting aceitarão uma diminuição assumida do estatuto e da dimensão do clube, e com toda a razão. A mensagem não pode ser transmitida com base na ideia de que o Sporting "já não é um grande". Qualquer presidente assina a sua sentença de morte no clube se o afirmar, por muita adoração que tenha por parte da massa adepta. O que tem de ser transmitido é que o clube precisa de seguir um caminho alternativo, não tão imediato (mas que permita manter sempre a competitividade no presente, porque isso é fulcral para "segurar as pontas"), mas que pode trazer a médio/longo-prazo os resultados e a dimensão que todos os adeptos desejam para o futebol do clube.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que a nível pontual é a maior marca do Sporting, essa do primeiro ano do JJ. E a segunda de qualquer clube na história da liga, atrás do Benfica. 

após certificar-me na wikipedia: esse Sporting tem o segundo maior nr de pontos da história, empatado com o Porto de 2003, que tmb fez 86 pontos.

Editado por Pablo Honey

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...